Novato
Ligar Ecran para Câmara de Marcha Atrás
Boas,

Preciso da ajuda do pessoal aqui do fórum. Já andei a pesquisar e não encontro o que pretendo.

Quero instalar uma câmara de marcha atrás (vai ficar no lugar da luz de matrícula), mas a minha grande dúvida é que não sei onde é que poderei ligar o ecran lcd da câmara. O ecran tem dois fios (um preto e um vermelho) e não sei se posso, por exemplo, retirar a consola central que fica entre os bancos e ligá-los ao isqueiro do carro.

Alguém me pode ajudar com umas dicas sobre onde é que posso ligar o ecran?

Obrigado
Sócio Leon Club
Re: Ligar Ecran para Câmara de Marcha Atrás
eu quando instalei a minha, liguei a lampada de marcha atras, assim nao preciso de carregar num botao sempre k a kero ligar, basta por a marcha atras e ela liga automaticamente no ecra do radio.
isso nao tem nada que enganar.
eu tambem tive para por dessas, mas nao gostei pois o buraco da lampada da matricula nao fica totalmente tapado nem isso fica bem seguro sem andares por la a inventar uma chapa para segurar isso, alem de que nunca iras conseguir ter as 2 lampadas da mm cor, que a que vem com a camera nao da para trocar e tem um tom alaranjado :s
fica sempre diferente caso tenhas led ou lampada amarela de origem :s
acabei por comprar um apoio de matricula k em cima tem a camera.
nao se nota por ai alem, e assim mantive as 2 lampadas de matricula da mm cor ;)
Novato
Boas. Obrigado pelas dicas. Eu de momento ainda não tenho a câmara mas pelas medidas que me deram ela encaixa lá perfeitamente e não é preciso inventar outras cenas para a fixar. Espero bem que não :)
Em relação à luz da matrícula é que não tinha pensado nisso. Espero que a diferença das cores não seja muito grande.
Para o lcd já estive a ver e dá para ligar ao isqueiro... a minha ideia é que quando ligo o carro ele fica em standby, e como a câmara vai estar ligada à luz de marcha-atrás, ele só liga/só mostra imagem quando engatar a marcha atrás.
Pelo menos fiz aqui em casa uns testes com uma máquina fotográfica e foi isso que aconteceu. Ele só ligava quando ligava a máquina.
Vamos esperar pelo material todo para ver se sempre dá.
Abraço
Sócio Leon Club
tutankhamon Escreveu:Boas. Obrigado pelas dicas. Eu de momento ainda não tenho a câmara mas pelas medidas que me deram ela encaixa lá perfeitamente e não é preciso inventar outras cenas para a fixar. Espero bem que não :)
Em relação à luz da matrícula é que não tinha pensado nisso. Espero que a diferença das cores não seja muito grande.
Para o lcd já estive a ver e dá para ligar ao isqueiro... a minha ideia é que quando ligo o carro ele fica em standby, e como a câmara vai estar ligada à luz de marcha-atrás, ele só liga/só mostra imagem quando engatar a marcha atrás.
Pelo menos fiz aqui em casa uns testes com uma máquina fotográfica e foi isso que aconteceu. Ele só ligava quando ligava a máquina.
Vamos esperar pelo material todo para ver se sempre dá.
Abraço
Eu na altura procurei por medidas para encaixar e nao encontrei :s
tive uma, mas era de facto pequena para o buraco das nossas luzes.
alem disso, tinha a tal situacao da luz, que e mesmo muito chato.
tentei abri-la para trocar a luz e acabei por estragar a camera :S
desisti e comprei esta que esta por cima do apoio da matricula e fica 5* :)
Novato
Boas. Já instalei tudo e quase que já está a funcionar tudo na perfeição.

Em relação à colocação da câmara encaixou de forma perfeita no lugar da luz. A cor da luz que vem como a câmara é branca, pelo que tive de trocar a do lado por uma luz led branca. Apenas tive um problema, pois quando liguei a câmara aos fios da luz, no painel de comandos aparece o erro de luz fundida. Entretanto já mandei vir uma ligação com resistência que em principio irá colmatar esse erro. De momento a solução que encontrei foi deixar a luz que estava (está literalmente dentro do pára-choques) e fazer uma "puxada" para a câmara.
Outro probleminha com que me deparei foi que quando acelero ou quando não tenho as luzes ligadas existe interferência na imagem do ecran (fica a tremer) e por vezes não se consegue ver quase nada. Um colega meu disse que com um aparelho (acho que é corretor de corrente) isso fica resolvido.
No geral a instalação correu muito bem e até é fácil de se fazer, sendo que é importantíssimo saber quais são os fios positivos e negativos para fazer as ligações.
A parte mais complicada foi ligar o ecran ao isqueiro (foi a solução que encontrei), uma vez que tive de desmontar a consola central toda. A parte de ligar a câmara à marcha-atrás foi complicado mas apenas pelo sitio onde ficou ligada e pela falta de espaço de tinha (não sei existe algum sitio mais fácil (liguei no topo do porta bagagens onde os fios que vêm da porta traseira se juntam no teto do carro).
Em relação à câmara, tinha imaginado algo ligeiramente mais pequena, mas estou satisfeito.
Mais tarde irei pôr algumas fotos.
Abraço
Novato
As fotos :hum:
Novato
Instalar Câmara de marcha atrás e LCD de 4.3''
Boas. Após alguns imprevistos aqui estão as fotos e um resumo do que fiz.

1. Ligar o ecrã ao isqueiro
Como o meu carro não tinha nenhum ecrã tive necessidade de instalar um. Optei por um lcd de 4.3'' que instalei por baixo do rádio. A instalação do ecrã foi fácil. O que deu mais trabalho foi tirar a consola central, para ligá-lo ao isqueiro. Não é que seja difícil, mas para quem nunca tinha feito nada deste género, aquele monte de plástico deu luta. Então, para retirar a consola só é preciso retirar uns 6 parafusos e puxar uns plásticos. Depois é só desligar as fichas e já está. Para ligar o ecrã é só fazer uma ligação simples positivo com positivo e negativo com negativo.
Imagem

2. Posicionar o ecrã
O sítio onde pus o ecrã foi fácil de escolher. Como não o queria no tablier, a única solução seria por baixo do rádio. O único senão era pô-lo lá. A solução que encontrei foi adaptar um suporte de gps que tinha aqui para casa. Assim, tirei a ventosa que serve para o fixar ao vidro e aparafusei ao ecrã. Este suporte vinha com um encaixe que fixei na consola central e onde encaixa a outra extremidade. Assim dá para mudar a posição do ecrã sempre que necessário.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

3. Fio de vídeo
O fio de vídeo fui passando sempre pelo chão, junto às portas. Para tal não precisei de retirar qualquer plástico. Foi mesmo a tarefa mais fácil. Num ou noutro sítio tive que empurrar o fio com a ajuda de uma chave de fendas, mas no geral foi sempre com a mão.

4. Colocar a câmara e ligar luz de matrícula
A colocação da câmara foi facílima. Foi só retirar a luz de matrícula e no mesmo sítio pôr a câmara. Antes disso, e uma vez que esta câmara já traz luz (um pequeno led branco) tive de fazer uma ligação para essa mesma luz (foi só descarnar um pouco os fios que lá estavam e ligar os da luz da câmara e pôr isolar com fita). Também tive de trocar a luz do lado para um led branco. Ainda antes de encaixar a câmara tive de passar os fios para o interior da bagageira. Para tal usei uma vara de ferro com uns 50cm que passei do interior da bagageira até ao buraco da matrícula (pondo o ferro na diagonal é super fácil). Depois foi só colar os fios que queria passar (alimentação e de video) com fia adesiva e puxar. Depois disto foi só encaixar a câmara.
Em relação ao problema que ainda tenho com a luz avisadora de lâmpada de matrícula fundida, ainda estou à espera de umas peças que supostamente vão resolver isso. Por enquanto a luz de matrícula antiga continua dentro do pára-choques.
Imagem
Imagem
Imagem

5. Puxar os fios da marcha atrás
O local que escolhi para fazer a ligação à marcha atrás, foi na passagem dos fios da carroçaria para a porta. O acesso não é muito fácil e temos pouco espaço para trabalhar, mas acabou por resultar bem. A outra opção que me ocorreu foi ligar mesmo junto à luz de marcha atrás, mas para isso teria de passar os fios ao longo da porta e achei que iria dar muito mais trabalho. Assim sendo, foi só encontrar os respetivos fios da marcha atrás, descarnar um pouco, ligar os novos e isolar bem com fita. Para encontrar os fios de marcha atrás basta ter a marcha atrás ligada (quando a porta está aberta a luz desliga-se, pelo que é necessário com uma chave de fendas fechar o trinco da porta - como se a porta estivesse fechada) e com um busca pólos encontrar o fio certo. Depois de feita a ligação foi só passar os fios (positivo e massa) junto à borracha e ao forro (que antes tinha tirado) até à bagageira.
Imagem

6. Ligar o relé de 4 pinos
Inicialmente tinha ligado a câmara diretamente à marcha atrás. Contudo, a imagem estava quase sempre a tremer. Segundo um eletricista, isto acontece porque a corrente que chega à câmara não é certa e para resolver isso foi necessário instalar um relé de 4 pinos (12V - 40A). Assim, é necessário outra corrente mais estável. Neste caso fui buscar à luz interior da bagageira. Para ligar o relé também é super fácil. Não sei se a forma como liguei os diferentes fios aos pinos é a correta mas, após uma pesquisa e várias formas diferentes encontradas, optei por fazer assim e está a funcionar de forma impecável. Inicialmente tinha isto montado sem nenhum fusível, mas li algures que era melhor pôr um. O que pus é de 1AMP e deve ser suficiente (o ecrã já vinha com um fusível e também é de 1AMP). Para o porta fusível, optei por fazer um buraco junto à luz interior e colocá-lo lá,de forma a facilitar uma eventual necessidade de troca de fusível.
Em relação às ligações propriamente ditas são precisas quatro. Assim, fiz uma puxada do fio positivo da luz interior para o pino 30 (a meio liguei o fio ao fusível). O fio positivo da marcha atrás liguei ao pino 85, enquanto que o positivo da câmara liguei ao pino 87. Ao pino 86 liguei o fio de massa da marcha atrás e da câmara.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

7. Resultado final
Neste momento está tudo a funcionar perfeitamente. O ecrã só liga quando a marcha atrás é metida e a imagem aparece nitidamente. Este é um exemplo da distância a que os carros estão parados e como aparece no ecrã.
Imagem
Imagem
Imagem

Todo este procedimento é bastante simples mas dá trabalho. Optei por ser eu a fazê-lo pois pediram-me 70€ para a montagem. Recusei-me a dar esse valor. Após ter instalado tudo e ter o problema com a imagem fui a um eletricista que me pediu 50€ para instalar o relé. Também recusei. Fiz eu mesmo e estou muito contente com o resultado final.

!!!ATENÇÃO!!!
Fiz todo este procedimento sem desligar os cabos da bateria. Já me avisaram que deveria ter desligado para precaver qualquer acidente. Não sei se foi por isso ou não, mas após ligar tudo a luz avisadora do airbag do passageiro ficou sempre acesa. Só a consegui apagar ligando o VAG-COM.

Espero que este post não esteja demasiado grande e seja útil para alguém.

Cumprimentos!
Responder