Tenho de fazer a revisão dos 75mil e como faz agora 3anos está na altura de trocar o óleo dos travões também.
É um Leon FR TDI 170CR de Julho/2010.
Que óleo travões estão a colocar nos vossos? Tem de cumprir alguma norma especifica do grupo VW?
Estou indeciso entre dois:
- O ATE Super Blue Racing, que é um DOT4 melhorado a 15€/litro
- O Motul dot5.1, baixa viscosidade melhor para o abs, o mais barato que vi foi 10€/meio litro.
Quantos litros são necessários?
Vou aproveitar para colocar linhas malha de aço da goodridge.
Abraço
O meu carro fez 3 anos em maio e tem 80k km e falei ao mecanico sobre a eventual troca do oleo dos travões e a conclusão é que o oleo esta transparente e não deixa mancha num pano, ou seja, impecavel, por isso o teu a partida tambem esta bom.
A minha ideia é a mesma quando for preciso troca-lo.
Bela maneira de ver se o óleo tá bomskiller Escreveu:O meu carro fez 3 anos em maio e tem 80k km e falei ao mecanico sobre a eventual troca do oleo dos travões e a conclusão é que o oleo esta transparente e não deixa mancha num pano, ou seja, impecavel, por isso o teu a partida tambem esta bom.
A ÚNICA forma de ver isso é medindo o ponto de ebulição com uma caneta própria para isso, como não conheço quem a tenha, e no plano de revisão da seat diz 3 anos a primeira vez e 2 anos as seguintes, não vou arriscar.
se precisas de ir tanto ao pormenor
levas o carro para a cama?
na brinca, apenas acho-te demasiado extremista pelo que vejo nos teus posts, o que não deixa de ser bom!
levas o carro para a cama?
na brinca, apenas acho-te demasiado extremista pelo que vejo nos teus posts, o que não deixa de ser bom!
Acho que não é ser extremista, é já que tenho de fazer ao menos tento-me informar e fazer logo as coisas bem à primeira em vez de ir remediando. mas na boaskiller Escreveu:se precisas de ir tanto ao pormenor![]()
levas o carro para a cama?![]()
E no que diz respeito à segurança, gosto de ir ao pormenor.
Principalmente num carro que quase dá 250km/h, onde um metro a menos na travagem faz mta diferença...
O que o teu mecânico fez ao usar um pano era ver se o óleo tinha resíduos, a humidade ele nunca a via nesse método, e é normal um óleo com 3 anos não ter resíduos, já humidade é bem diferente. E 4% de humidade, sim só 4% já é considerado critico! O pessoal é que não liga mto a isso...
http://www.youtube.com/watch?feature=pl ... DqVqLsfQJs
Água e fluido hidráulico são mto diferentes ao serem comprimidos, um é "elástico" o outro não, adivinha qual é "elástico".
Por isso ao fim de uns anos ficas com a sensação de travão esponjoso.
Para além disso ainda tens o problema dessa humidade te começar a corroer todos os componentes internos, tipo tubos de ferro, a bomba central e ainda as pinças de travões.
O oleo na vw custa uns 14€ por litro, um semelhante custa 6,5€ por litro.
Dá trabalho trocar aquilo, ter de sangrar tudo, mas por 20 ou 30 euros podes vir a poupar mtos mais euros...
E como quero meter as linhas, assim que as desapertar o óleo vai sair todo, assim fica já o assunto resolvido de uma vez...
Tenho é imensas duvidas no óleo a usar
Última edição por Number12 em 26 jul 2013, 01:14, editado 1 vez no total.
é da bmw mas os princípios são os mesmos...
Boas informações e boas dicas, mas em inglês
http://www.youtube.com/watch?feature=pl ... H3mkxeHWmU
http://www.youtube.com/watch?feature=pl ... iHWkU5ckAk
Boas informações e boas dicas, mas em inglês
http://www.youtube.com/watch?feature=pl ... H3mkxeHWmU
http://www.youtube.com/watch?feature=pl ... iHWkU5ckAk
Voltando ao tema dos óleos de travões, depois de alguma pesquisa acho que já não vou meter nenhum daqueles dois que falei ao inicio...
O dot 5.1 até poderia meter pela sua baixa viscosidade, mas o Super blue racing não é o mais aconselhado devido à sua elevada viscosidade o que pode trazer problemas aos sistemas eléctricos de travagem e controlos de tracção.
Basicamente, ao ser demasiado viscoso vai demorar mais a passar nos orifícios dos tubos das bombas abs pois as bombas abs mais recentes têm orifícios mais pequenos. O que atrasa a reacção do sistema abs e depois...
...depois pode ser tarde demais quando actua! Falamos logico de fracções de segundos claro, mas representam metros em distancias de travagem.
O grupo VW, à semelhança do óleo de motor, tem normas que recomendam/exigem, neste caso do óleo de travões é a norma VW 501 14 que no fundo é um DOT 4 de baixa viscosidade.
Assim temos:
-Óleo original grupo vw - ref: B 000 750 M3 - 1 litro +- 14€

O unico que encontrei com essa norma na concorrência foi:
- Pentosin Dot 4 LV (de low viscosity)

Porque será que é o único com aquela norma vw???
Estranha semelhança nas embalagens da pentosin e da vw não?? lol
Não consigo é encontrar disso à venda aqui na zona de lisboa e arredores.
Se alguém souber de algum local que avise.
E depois um mto semelhante também de baixa viscosidade da ATE, mas que supostamente não tem essa dita norma da VW, mas tem as outras que o da pentosin tem, mesmo nivel de viscosidade, graus de ebulição em seco e molhado pelo que me dá a entender que são iguais ou mto semelhantes.
Só não deve ter a dita norma por questões comerciais, quase que aposto!
ATE SL.6
http://www.ate-na.com/generator/www/us/ ... l6_us.html
Vende-se na Azauto por 6,22€ 1litro ou 26,72€ 5litros.
Em principio só precisam de 2 litros! Mas como vou trocar em dois carros compensa mais o de 5litros.
O dot 5.1 até poderia meter pela sua baixa viscosidade, mas o Super blue racing não é o mais aconselhado devido à sua elevada viscosidade o que pode trazer problemas aos sistemas eléctricos de travagem e controlos de tracção.
Basicamente, ao ser demasiado viscoso vai demorar mais a passar nos orifícios dos tubos das bombas abs pois as bombas abs mais recentes têm orifícios mais pequenos. O que atrasa a reacção do sistema abs e depois...
...depois pode ser tarde demais quando actua! Falamos logico de fracções de segundos claro, mas representam metros em distancias de travagem.
O grupo VW, à semelhança do óleo de motor, tem normas que recomendam/exigem, neste caso do óleo de travões é a norma VW 501 14 que no fundo é um DOT 4 de baixa viscosidade.
Assim temos:
-Óleo original grupo vw - ref: B 000 750 M3 - 1 litro +- 14€

O unico que encontrei com essa norma na concorrência foi:
- Pentosin Dot 4 LV (de low viscosity)

Porque será que é o único com aquela norma vw???
Estranha semelhança nas embalagens da pentosin e da vw não?? lol
Não consigo é encontrar disso à venda aqui na zona de lisboa e arredores.
Se alguém souber de algum local que avise.
E depois um mto semelhante também de baixa viscosidade da ATE, mas que supostamente não tem essa dita norma da VW, mas tem as outras que o da pentosin tem, mesmo nivel de viscosidade, graus de ebulição em seco e molhado pelo que me dá a entender que são iguais ou mto semelhantes.
Só não deve ter a dita norma por questões comerciais, quase que aposto!
ATE SL.6
http://www.ate-na.com/generator/www/us/ ... l6_us.html
Vende-se na Azauto por 6,22€ 1litro ou 26,72€ 5litros.
Em principio só precisam de 2 litros! Mas como vou trocar em dois carros compensa mais o de 5litros.