Vaso de Expansão - Anti-Congelante
Boas tardes pessoal estou com um pequeno problema, aliás, dois, no entanto continuo sem me ajudarem num outro topico que abri sobre o Sensor da Temperatura do Gasoleo que ja mudei e não consigo apagar o erro, continua a dar o mesmo erro com sensor novo.

Mas em relação ao Anti-Congelante anda a acontecer uma coisa estranha, a mulher anda com o carro diariamente, trabalho casa, casa trabalho, não perde liquido nenhum, ou se perde é mesmo pouco!

No entanto quando eu lhe toco, sempre aquece mais qualquer coisa, e quando aquece em demasia o gaijo "mija" o anti-congelante todo, acho que sai pelo "respiradouro" que o vaso de expansão tem, uma vez que vejo tudo molhado por baixo do vaso e começa a pingar no chão.

Já mudei o Vaso, ja mudei o termostato e continua tudo na mesma. Isto tera alguma coisa a haver com a Bomba de Água?!

Ajuda precisa-se!!

Desde ja Obrigado!

Cumps. AJ
Gold
Re: Vaso de Expansão - Anti-Congelante
pode ser amigo...assim como tb da cabeça.......... :hum: :hum:
:choque:

Se for na cabeça não deveria sair por outro lado?!

O carro tem 136.000, de 2007 e levou o kit da correia no ano passado, so espero que a bomba esteja incluída e acho que me lembro de ele a ter mudado... esta com 1 ano e espero que a garantia se accione.

O carro é 1.9 tdi SportUp de 2007 e conta com os 136.000!!

Desde ja obrigado companheiro e espero que seja mesmo da bomba... estamos a chegar a um ponto de ferias e o Algarve não fica a 100 km!!! Alentejo power!! lolo
Sócio Leon Club
Pode estar a perder nos tubos de ligação á bomba de água, aquece, abre o termoestacto e perde agua.

O trabalho da tua mulher de ser perto, o carro nem chega á temperatura.

Tenta mete-lo a trabalhar até aquecer e depois mete-te debaixo (tiras o resguardo) e tentas ver de onde sai a agua,a minha bomba de agua só foi mudada aos 205 mil Kms (a primeira vez) e agora novamente aos 310mil.
Novato
Amigo se ela sai por cima e porque num tens fuga senao nao saia por cima, ainda esta semana apanhei um Skoda Fabia 1.4 Tdi que acontecia isso e era a tampa do vaso de expansao que estava estragada, testei-a e nem meio bar aguentava, troquei ficou impecavel...tambem ha a hipotese de ser da bomba de agua mas para isso a parte interior da bomba tinha que ter descravado,,,abraçao
RuidCi Escreveu:Amigo se ela sai por cima e porque num tens fuga senao nao saia por cima, ainda esta semana apanhei um Skoda Fabia 1.4 Tdi que acontecia isso e era a tampa do vaso de expansao que estava estragada, testei-a e nem meio bar aguentava, troquei ficou impecavel...tambem ha a hipotese de ser da bomba de agua mas para isso a parte interior da bomba tinha que ter descravado,,,abraçao
Mas ja mudei o vaso de espansao e termostato e continuava a fazer o mesmo...

Como a Seat mais proxima fica a 50km resolvi meter na Opel, que é do vizinho, so mesmo para tirar as teimas e disseram que era, quase de certeza, da bomba de água.

No entanto foi mudada no ano passado, no kit da correia de distribuição, ou seja, esta na garantia, agora o mecanico que me mudou o kit quer saber se lhe dão garantia so na bomba se é no kit todo, ou seja, muda o kit todo novamente!

No dia-a-dia continua sem perder liquido...

Sexta feira dou mais noticias. Desde ja obrigado pelas respostas e peço desculpa pela minha resposta tardia!

Fiquei "escaldado" pela não-ajuda no caso do sensor da temperatura do gasoleo, que por sinal, após o ter trocado, não consigo apagar o erro atraves do vag-com.
1 Fault Found:
000387 - Fuel Temp. Sensor A (G81)
P0183 - 000 - Open or Short to Plus
Freeze Frame:
Fault Status: 01100000
Fault Priority: 0
Fault Frequency: 1
Mileage: 136745 km
Time Indication: 0
Date: 2000.00.00
Time: 17:59:39

Freeze Frame:
RPM: 798 /min
Speed: 0.0 km/h
Load: 0.0 %
Voltage: 13.98 V
Temperature: 51.3°C
Temperature: 87.3°C
Temperature: 38.7°C

Readiness: 0 0 0 0 1

Existe pouca informação sobre tal e ainda não fui capaz de resolver o problema que muito provavelmente será uma coisa muito simples, digo eu.

Já saquei o ElsaWin (grupo vag-com) e vou agora ver se me safo por ali... (praticamente 50GB)

Abraço AJ
Actualização:

- na Opel disseram-me que muito provavelmente sera da bomba de água;

- hoje o mecânico que me mudou o kit da correia de distribuição foi dar uma volta no carro, apertou com ele, e disse-me que os tubos estavam com pressão, que começou a deitar liquido fora. Disse-me que da bomba de agua nao deve ser e que provavelmente a junta cabeça deve ter um "toque"!!

A temperatura que me da no habitaculo nao passa dos 90, se fosse na cabeça nao era suposto aumentar?!

Ja agora, alguem me sabe dizer preços para a junta da cabeça?!

Cumps. AJ
Anyone?! :chorar:
Gold
A temperatura pode não aumentar, se não faltar anticongelante e se o termostato tiver a funcionar pode nao aquecer..
Novato
Amigo não desfazendo que a culaça pode estar nas couves, como ja disse antes e eu nao falei em trocar o vaso mas sim a tampa, ja a trocas.te? abraço
Comecei mesmo por ai, pela tampa, depois mudei mesmo o vaso com a tampa incluida, termostato foi o que se seguiu.

Ontem tirou a bomba e agora vai devolver para enviarem a fabrica e ver se a turbina descrava (acho que foi o termo) a altas temperaturas.

Tenho o KIT da correia na garantia e espero que seja isso, problema na bomba de agua.

Se fosse na junta não haveria misturas de oleo com agua?!
Gold
Se fosse na junta não haveria misturas de oleo com agua?![/quote]

:nop: :nop: Tanto pode haver mistura como não.
hmmm ok

Vamos ver no que isto vai dar, depois dou mais noticias...

Cumps. AJ
update

Depois de mudar a bomba de água, continua tudo na mesma, umas vezes deita o liquido fora, outras vezes nem por isso. O mecanico testou e foi o que me disse... que o mais certo era a junta da cabeça.

Quando o fui buscar o liquido estava no nivel. Fui buscar a minha filha e depois de 10km, sensivelmente, quando parei o carro o liquido tinha subido, mas não estava a deitar fora.

Estava tudo bem (pensava eu), os tubos estavam com alguma pressão e depois quando comecei a abrir a tampa do anti-congelante, aos poucos, começou o liquido a regressar ao vaso, e foi ai que começou a deitar fora, pelo respiradouro do vaso, deu-me ideia que tinha liquido a mais e parou no nível.

Quando a pressão saiu toda, ou seja, o liquido regressou todo, ficou nivelado no vaso.

Passados 5km, luz vermelha no quadrante, liquido de refrigeração no mínimo. Parei de imediato, esperei um pouco e voltei a abrir a tampa do vaso, ou seja, começou novamente o liquido a regressar ao vaso, ficou ligeiramente abaixo do mínimo, dai ter apitado. Desta vez voltei a encher ate ao nivel com agua!

Para alem da bomba de água e junta da cabeça, não poderá haver algum tubo ou outra coisa qualquer obstruída, algum tubo?!

Se o levar a SEAT e expor o caso que acham que irão fazer?! Que testes se podem fazer?!

Cumps. AJ
:chorar:
Gold
Boas amigo!

Os sintomas que descreves tive do género no meu Citroen zx, em poucos km aquecia mt :( foi a ver tinha ar no sistema de circulação do anti-congelante, conclusão como tinha ar no sistema a "bolha" de ar ao chegar á bomba de agua deixava de haver circulação da agua visto que ficava a trabalhar em "seco" e a temperatura ia logo ao maximo, solução sangrei o sistema e ficou porreiro :)

quando "queima" a junta da colaça pode acontecer uma ou varias coisas:
- Passa óleo para a agua;
- Passa Agua para o óleo;
- passa agua para o escape;
- Passa óleo para o escape.
Se não tens nenhum dos sintomas não deve ser problema da junta :yap:(em principio :hum: )

Abraço e boa sorte a encontrar o problema :happy72:
A diferença é que no meu a temperatura nunca passa dos 90!!

Terça feira vou a SEAT e fazem os devidos testes.

Depois dou noticias!

Cumps. AJ
Gold
antonio_janota Escreveu:A diferença é que no meu a temperatura nunca passa dos 90!!

Terça feira vou a SEAT e fazem os devidos testes.

Depois dou noticias!

Cumps. AJ
Boas amigo!!

Tb tive um situação com o zx... tive um problema com sensor da temperatura que estava lixado (eu não sabia) e acusava sempre 90º e dessa forma não ligava a ventoinha do radiador :( conclusão o carro aquecia de carrago e não ligava a ventoinha resultado, junta da colaça "queimada" :(
Poe o carro a trabalhar no relantim e vê se liga a ventoinha :hum: como já mudas-te o sensor pode ser que a ventoinha esteja lixada :hum:

Abraço :happy72:
Sócio Leon Club
O tubo de retorno ao vaso de expansão, o mais fino está desentupido? na minha Passat a junta foi ao ar por causa disso, não fazia retorno.

A junta é barata, o problema é a mão de obra, desmontar, testar cabeça, eventualmente facear, pernos novos, aproveitar para meter retentores na arvore de cam (que motor tens?.

Com isso fora aproveitar para limpar EGR, colector de admissão e dependendo dos KMs touches...

Dá uma conta jeitosa.
Responder