Respondendo a outra questão, depois de fazer o aumento de porosidade, a FAP é vitalícia. Só mesmo apodrecendo, o que demoraria muitos anos mesmo.
madlima obrigado pelas respostas
já agora para q preços vai esse trabalho todo de aumento de porosidade na fap?!
madlima Escreveu:Number12, repito e digo que falas da boca para fora. Estragar que nogocio? Eu tenho negocio de faps? Nops; nâo sou mecânico nem trabalho em escapes: estás enganado. Lolololol, as conclusões precipitadas dão nestas coisas, lol.
Depois o que leste daí é falso, lol e prova-me o contrario.
Caso não saibas ha muita coisa escrita só pra fazer bonito.
A marca tem de tentar seguir parametros e leis impostas.
Até a comprar um carro de X consumo, X poluição e X cavalos, quando vais a medir, tudo é ligeiramente diferente.
Eu faço mais de 1000kms sem regenerar, mas bem mais. Se fosse como aí descrito, como explicas o A5 do meu irmão e a minha A3 regenerarem tão pouco? E agora o meu irmão já fez o aumento de porosidade no mês passado e quase nunca regenera. Eu sou a seguir.
Eu sou electricista e já trabalhei numa marca e digo-te que erros e parvoíces não faltavam nas bíblias da marca. Garanto que é valido para todas, ou não tivesse passado por algumas dores de cabeça por causa disso.
Só um pequeno esclarecimento para que ninguém se chateie, a regeneração faz-se assim que for necessário e pronto, digo isto porque o meu já fez mais de três regenerações e só tem 3400 KMs e faço cerca de 50 KMs por dia... O que quero dizer com isto é que, teoricamente podem dizer que faz de 1000 em 1000, de 5000 em 5000 etc, na pratica ele faz quando tem de fazer e pronto
O ultimo a la ir foi o meu irmão e pagou 170€.joaoreis00 Escreveu:madlima obrigado pelas respostas![]()
Demora o dia todo a alterar, pois o carro chega de manha mas tem
de arrefecer bem, para depois ser desmontada a fap. Obviamente
conforme o carro pode demorar mais 2 ou menos 2 horas do dia.
Qd acabar a garantia é uma coisa a fazer. tymadlima Escreveu:O ultimo a la ir foi o meu irmão e pagou 170€.joaoreis00 Escreveu:madlima obrigado pelas respostas![]()
Demora o dia todo a alterar, pois o carro chega de manha mas tem
de arrefecer bem, para depois ser desmontada a fap. Obviamente
conforme o carro pode demorar mais 2 ou menos 2 horas do dia.
Em que consiste a porosidade da FAP ?

Seat Leon 1.9 TDI 105 Cv
É só fazer um search...pmmsilva Escreveu:Em que consiste a porosidade da FAP ?
Boas... tenho um 1.6TDi e o FAP andava a regenerar, (isto é, se o facto de ficar acelerado ao relanti (1000rpm) e com um barulho diferente é ele estar a regenerar). Ontem fiz uma viagem de 80km para cada lado sempre a mais de 100km/h. Hoje está a "regenerar" outra vez, isto é normal? Já n sei o que fazer a isto....
Além disso andava a tremer ao relanti, levou 3 injectores novos (diz a oficina da seat), pagos por eles, e parece que ja anda querer tremer outra vez. Caraças... ja tou farto disto... :s
Além disso andava a tremer ao relanti, levou 3 injectores novos (diz a oficina da seat), pagos por eles, e parece que ja anda querer tremer outra vez. Caraças... ja tou farto disto... :s
Boas amigo, desculpa a pergunta, mas quantos KMs tem o teu carro?fabiofarinha Escreveu:Boas... tenho um 1.6TDi e o FAP andava a regenerar, (isto é, se o facto de ficar acelerado ao relanti (1000rpm) e com um barulho diferente é ele estar a regenerar). Ontem fiz uma viagem de 80km para cada lado sempre a mais de 100km/h. Hoje está a "regenerar" outra vez, isto é normal? Já n sei o que fazer a isto....
antes dessa vez quando te tinha feito a regeneração??
o tremer é em frio ou em quente?? o bimassa não te está a fazer barulho?
espero conseguir ajudar...
Hey. O carro está com 34 mil km. Ele andava a fazer antes da viagem, quando voltei já não fazia. No dia a seguir (ontem) já estava a regenerar outra vez, mas hoje já não está... Se calhar quando hoje vier do trabalho já vai fazer outra vez...AMAFR Escreveu:Boas amigo, desculpa a pergunta, mas quantos KMs tem o teu carro?fabiofarinha Escreveu:Boas... tenho um 1.6TDi e o FAP andava a regenerar, (isto é, se o facto de ficar acelerado ao relanti (1000rpm) e com um barulho diferente é ele estar a regenerar). Ontem fiz uma viagem de 80km para cada lado sempre a mais de 100km/h. Hoje está a "regenerar" outra vez, isto é normal? Já n sei o que fazer a isto....
antes dessa vez quando te tinha feito a regeneração??
o tremer é em frio ou em quente?? o bimassa não te está a fazer barulho?
espero conseguir ajudar...
Eu de carros percebo pouco amigo, faz um barulho normalmente a frio, já me disseram que pode o rolamento de encosto. Questionei um mecânico da Seat Arrábida sobre este barulho e ele só me disse "pode ir ver estes seats todos aqui da oficina, todos fazem esse barulho, é normal é normal..." Quando não sabem ou não querem é sempre normal, um carro novo não faz isto.
Em relação ao tremer, é normalmente a frio.
Ando a informar-me sobre remover o filtro de partículas, sobre os beneficios e chatices que isso me possa trazer... É o que dá uma pessoa que não é entendida na matéria ser enrolada pelo vendedor, sabendo ele que carros com FAP não são aconselháveis a quem faz muitos percursos pequenos... enfim.. Agora já sei, mas é tarde de mais..
e quando está a regenerar deixas fazer a regeneração até ao fim ou desligas antes de finalizar??
com 30 mil não deveria fazer tantas...
mas isso depende da forma como andas com ele, se costumas puxar por ele ou se andas em baixa rotação...
e claro, do combustível que metas...
não te aconselho a meteres nas bombas de marca branca...
mas isso depende da forma como andas com ele, se costumas puxar por ele ou se andas em baixa rotação...
Já fiquei uns 10/15 minutos a espera que pare mas não, pelos vistos só mesmo a partir de X rpm durante alguns minutos é que ele deve parar. Se bem que, como alguém já disse, se eu der uma aceleradela ao relanti, assim um pouco curta, ele para e volta a ter as rotações ao normal.. se acelerar mais um pouco outra vez ele volta a meter as rotações a 1000. Algum sensor talvez?AMAFR Escreveu:e quando está a regenerar deixas fazer a regeneração até ao fim ou desligas antes de finalizar??
Em relação a falar com alguém que perceba de DPF / repros na zona de Setúbal ou arredores, aconselham alguém ou alguma oficina ?
Um abraço e obgd
Há duas evidências que facilmente dá para ver se o carro está a regenerar:fabiofarinha Escreveu:Boas... tenho um 1.6TDi e o FAP andava a regenerar, (isto é, se o facto de ficar acelerado ao relanti (1000rpm) e com um barulho diferente é ele estar a regenerar). Ontem fiz uma viagem de 80km para cada lado sempre a mais de 100km/h. Hoje está a "regenerar" outra vez, isto é normal? Já n sei o que fazer a isto....
Isto no motor 2.0 CR de 170cv, não sei se os valores no 1.6 serão iguais
* carro no relantim e parado as rpm serão 1000rpm em vez das 750/800rpm normais
*Valores de consumo istantaneo (ar condicionado desligado) serão 0.9 l/h em vez dos 0.5 l/h normais
Eu faço mta AE estrada, todos os dias faço duas viagens de 45km de casa para o trabalho e vice-versa, sendo 25km AE, 15km Nacional e 5KM cidade.
Esses 80KM a 100km/h que fizeste aposto que foram feitos em AE.
Na mudança mais alta? No teu caso será 5ª não é?
Isto é importante porquê, o carro em AE PÁRA o processo de regeneração.
Mtas vezes acontece-me o seguinte: de manhã saio de casa pro trabalho e quando estaciono no trabalho noto que ele está a regenerar. Já fiquei à espera que ele terminasse mas nada, então desisti disso e simplesmente desligo-o. Já questionei a Seat portugal sobre se isto tem efeitos nocivos e não deve ser feito, e qual era o procedimento correcto a tomar, mas a resposta foi para rir sempre a fugir de dar uma resposta, aposto que nem sabem a resposta. Depois coloco aqui a troca de e-mails com eles.
voltando ao assunto: interrompo a regeneração para ir trabalhar, no final do dia pego no carro frio para ir para casa e assim que arranco um km mais ou menos ele retoma a regeneração de imediato.
Faço os 5km até à AE, meto a 6ª e lá vou eu a 120-150 durante os 25km de AE, quando saio da AE reparo que ele já não está a regenerar.
Estrada nacional durante 15km em 4ª/5ª 60-90km/h e quando estou a chegar a casa lá está ele a regenerar novamente.
Se leres o manual do carro, o meu diz que para ajudar o carro na regeneração deve-se andar em 4ª ou 5ª (caixa de 6) entre os 70-100km/h (se não estou e erro nas velocidades) não me recordo se também fala nas rpm, mas acho que sim (logo já confirmo) mas eu costumo fazer nestas situações entre as 2000-2200rpm estaveis.
E isto acontece-me N vezes ele parar a regeneração em andamento de AE e retomar a mesma quando saio da AE.
Por isso ele ter feito a regeneração essas vezes seguidas depois de teres andado em AE não me parece nada de errado pelo menos para já.
Tenho 45mil km no meu e nunca tive problemas com o FAP, nem nunca ligou a luz do mesmo. Geralmente lá o apanho a fazer uma regeneração de vez em quando, faz mais ou menos uma regeneração por depósito de combustível (800km de autonomia), nunca tomei atenção ao intervalo de km.
Para removeres a FAP tens de reprogramar o carro, podes não alterar os CV na repro, mas tens de apagar do ficheiro tudo o que seja do DPF para ele não voltar a regenerar. Depois é só ires a uma casa de escapes remover o DPF e substituir por um tubo sem DPF. Ou podes fazer o tal aumento de porisidade, mas isso eu já não estou dentro do assunto.
Abraço
O meu e-mail para a seat portugal:
Boa tarde,
O meu nome é Hugo , tenho um Seat Leon FR 2.0Tdi CR 170cv DPF da série Tiago Monteiro de Julho de 2010, código motor CEGA, número de quadro: VSSZZZ1PXXXXXXXXX.
De vez em quando reparo que o carro se encontra a efectuar a regeneração do filtro de partículas (DPF), pois o mesmo fica com com as rotações de relanti mais elevadas nas 1000rpm em vez das 750/800rpm normais, o consumo instantâneo sobe de 0,5l/h para 0,9l/hora, som do motor mais rouco, entre outras.
A minha duvida é a seguinte:
-Geralmente, por azar, esta regeneração começa quando estou a chegar ao destino, nestes casos qual o melhor procedimento que devo optar?
- Desligar o carro?
-Ficar com o carro parado no relanti até a regeneração terminar sozinha?
-Ficar com o carro parado, mas acelerar estavelmente até algumas rpm até a regeneração terminar? Que rpm?
-Evitar a todo o custo desligar o carro antes da regeneração terminar, indo dar mais uma volta com o mesmo (evitar ficar parado no relanti ou a acelerar)?
Já li o manual, mas não encontrei informação sobre este assunto, só contém informação sobre o procedimento que se deve fazer quando a luz do dpf acende, o que não é o caso.
A acumulaçao de fuligem no filtro de particulas para motores diesel provoca que o aviso se acenda, o condutor pode contribuir para que o filtro se limpe automaticamente, ao conduzir de forma adequada para que tal aconteça deverá proceder da seguinte forma:
Conduzir, cerca de 15 minutos em quarta ou quinta velocidade (caixa de velocidades automatica: gama de velocidades s) a uma velocidade minima de 60 km/h e com o motor num regime aproximado de 2000 rpm.
Com isso, aumenta a temperatura e é queimada a fuligem acumulada no filtro. Após ser realizada a limpeza com exito, o aviso desliga-se.
A regeneração do filtro de partículas é uma operação de manutenção, desenvolvida de forma a ser aplicada pelos próprios utilizadores, sem recorrer ao apoio oficinal, e cuja descrição está disponível no Manual de Instruções da sua viatura, no capítulo “Conselhos Práticos”, na Secção “Condução e Ambiente”.
Aproveitamos a oportunidade para apresentar os mais respeitosos cumprimentos,
Atenciosamente,
Sónia Silva
SEAT Responde
Telf: (+351) 808 202 150
Fax: (+351) 213 147 183
mailto: seat-responde@seatportugal.seat.es
http://www.seat.pt
Obg
Já li o manual todo, e como refiro no e-mail o mesmo só contém informação sobre o que fazer quando a aviso do filtro de partículas acende, o que não é o meu caso, pois o referido aviso nunca acendeu.
Tal como sabem, o motor inicia a regeneração activa sem que a luz acenda, só depois de várias tentativas de regeneração activas falhadas e com o filtro a continuar a acumular fuligem é que o referido aviso aparece. Podem verificar pdf em anexo de um ssp do grupo VAG, regeneração activa inicia-se às 18gramas de fuligem sem que a referido aviso apareça. O aviso só aparecerá mais tarde caso o filtro acumule 24gramas. Outra coisa que o ssp refere é que se nos últimos 750 a 1000km não tenha ocorrido uma regeneração activa, mesmo que o filtro não esteja obstruído a precisar de ser regenerado essa irá ocorrer como segurança adicional, "Distance regeneration".
A regeneração activa sem que o aviso apareça é facilmente detectada pelos seguintes sintomas:
- relanti mais elevado nas 1000rpm em vez das 750/800rpm normais
- o consumo instantâneo sobe de 0,5l/h para 0,9l/hora
- som do motor mais rouco
- etc
A minha duvida é:
Quando chego ao destino, após estacionar o carro e antes de desligar o motor detecto que ele está a efectuar a regeneração activa sem acender o aviso de DPF (detectado através dos sintomas acima referidos). Como já tenho o carro estacionado, é um pouco "chato" ter de ir dar uma volta com ele até a regeneração terminar, mas se tiver de ser para não danificar.
Assim sendo neste cenário de já ter o carro estacionado, motor ainda ligado e regeneração activa sem luz do aviso dpf ligada, qual o melhor procedimento que devo optar? E qual devo evitar a todo o custo?
Só me ocorrem as seguintes hipóteses neste cenário:
- Desligar o carro, e mais tarde ele volta a tentar a regeneração activa?
- Ficar com o carro parado no relanti até a regeneração activa terminar?
- Ficar com o carro parado, mas acelerar estavelmente até algumas rpm até a regeneração activa terminar? Neste caso que rpm?
- Evitar a todo o custo desligar o carro antes da regeneração terminar, indo dar mais uma volta com o mesmo (evitar ficar parado no relanti ou a acelerar)?
Obg
As questões que nos coloca são particularmente técnicas, pelo que como deve compreender a linha de apoio a clientes não esta direccionada para responder a este tipo de questões.
A SEAT Portugal não dispõe de oficinas próprias, nem procede a diagnósticos ou reparações assim como não transmite esclarecimentos técnicos directos ao cliente, delegamos nos nossos SEAT Service® essa missão, nos quais confiamos em pleno, sugerimos que para obter um melhor esclarecimento sobre as funcionalidades do Sistema DPF se dirija ao SEAT Service® da sua área de residência ou caso assim o entenda a um outro que lhe fique nas proximidades, coloque todas as dúvidas ao assessor de serviço e este terá todo gosto em prestar-lhe todas as informações que necessitar.
Informamos adicionalmente que poderá contactar-nos através da linha de apoio a clientes SEAT Responde, cujo número é o 808 202 150.
Atenciosamente,
Sónia Silva
SEAT Responde
De vez em quando reparo que o carro se encontra a efectuar a regeneração do filtro de partículas (DPF), pois o mesmo fica com com as rotações de relanti mais elevadas nas 1000rpm em vez das 750/800rpm normais, o consumo instantâneo sobe de 0,5l/h para 0,9l/hora, som do motor mais rouco, entre outras.
A minha duvida é a seguinte:
-Geralmente, por azar, esta regeneração começa quando estou a chegar ao destino, nestes casos qual o melhor procedimento que devo optar?
- Desligar o carro?
-Ficar com o carro parado no relanti até a regeneração terminar sozinha?
-Ficar com o carro parado, mas acelerar estavelmente até algumas rpm até a regeneração terminar? Que rpm?
-Evitar a todo o custo desligar o carro antes da regeneração terminar, indo dar mais uma volta com o mesmo (evitar ficar parado no relanti ou a acelerar)?
Já li o manual, mas não encontrei informação sobre este assunto, só contém informação sobre o procedimento que se deve fazer quando a luz do dpf acende, o que não é o caso.
A acumulaçao de fuligem no filtro de particulas para motores diesel provoca que o aviso se acenda, o condutor pode contribuir para que o filtro se limpe automaticamente, ao conduzir de forma adequada para que tal aconteça deverá proceder da seguinte forma:
Conduzir, cerca de 15 minutos em quarta ou quinta velocidade (caixa de velocidades automatica: gama de velocidades s) a uma velocidade minima de 60 km/h e com o motor num regime aproximado de 2000 rpm.
Com isso, aumenta a temperatura e é queimada a fuligem acumulada no filtro. Após ser realizada a limpeza com exito, o aviso desliga-se.
A regeneração do filtro de partículas é uma operação de manutenção, desenvolvida de forma a ser aplicada pelos próprios utilizadores, sem recorrer ao apoio oficinal, e cuja descrição está disponível no Manual de Instruções da sua viatura, no capítulo “Conselhos Práticos”, na Secção “Condução e Ambiente”.
Atenciosamente,
Sónia Silva
SEAT Responde
Obg
Já li o manual todo, e como refiro no e-mail o mesmo só contém informação sobre o que fazer quando a aviso do filtro de partículas acende, o que não é o meu caso, pois o referido aviso nunca acendeu.
Tal como sabem, o motor inicia a regeneração activa sem que a luz acenda, só depois de várias tentativas de regeneração activas falhadas e com o filtro a continuar a acumular fuligem é que o referido aviso aparece. Podem verificar pdf em anexo de um ssp do grupo VAG, regeneração activa inicia-se às 18gramas de fuligem sem que a referido aviso apareça. O aviso só aparecerá mais tarde caso o filtro acumule 24gramas. Outra coisa que o ssp refere é que se nos últimos 750 a 1000km não tenha ocorrido uma regeneração activa, mesmo que o filtro não esteja obstruído a precisar de ser regenerado essa irá ocorrer como segurança adicional, "Distance regeneration".
A regeneração activa sem que o aviso apareça é facilmente detectada pelos seguintes sintomas:
- relanti mais elevado nas 1000rpm em vez das 750/800rpm normais
- o consumo instantâneo sobe de 0,5l/h para 0,9l/hora
- som do motor mais rouco
- etc
A minha duvida é:
Quando chego ao destino, após estacionar o carro e antes de desligar o motor detecto que ele está a efectuar a regeneração activa sem acender o aviso de DPF (detectado através dos sintomas acima referidos). Como já tenho o carro estacionado, é um pouco "chato" ter de ir dar uma volta com ele até a regeneração terminar, mas se tiver de ser para não danificar.
Assim sendo neste cenário de já ter o carro estacionado, motor ainda ligado e regeneração activa sem luz do aviso dpf ligada, qual o melhor procedimento que devo optar? E qual devo evitar a todo o custo?
Só me ocorrem as seguintes hipóteses neste cenário:
- Desligar o carro, e mais tarde ele volta a tentar a regeneração activa?
- Ficar com o carro parado no relanti até a regeneração activa terminar?
- Ficar com o carro parado, mas acelerar estavelmente até algumas rpm até a regeneração activa terminar? Neste caso que rpm?
- Evitar a todo o custo desligar o carro antes da regeneração terminar, indo dar mais uma volta com o mesmo (evitar ficar parado no relanti ou a acelerar)?
Obg
As questões que nos coloca são particularmente técnicas, pelo que como deve compreender a linha de apoio a clientes não esta direccionada para responder a este tipo de questões.
A SEAT Portugal não dispõe de oficinas próprias, nem procede a diagnósticos ou reparações assim como não transmite esclarecimentos técnicos directos ao cliente, delegamos nos nossos SEAT Service® essa missão, nos quais confiamos em pleno, sugerimos que para obter um melhor esclarecimento sobre as funcionalidades do Sistema DPF se dirija ao SEAT Service® da sua área de residência ou caso assim o entenda a um outro que lhe fique nas proximidades, coloque todas as dúvidas ao assessor de serviço e este terá todo gosto em prestar-lhe todas as informações que necessitar.
Informamos adicionalmente que poderá contactar-nos através da linha de apoio a clientes SEAT Responde, cujo número é o 808 202 150.
Atenciosamente,
Sónia Silva
SEAT Responde
quando paro e ele está a regenerar encosto o acelerador a fundo, que sobe só ate as 2300 RPM durante o tempo de regeneração, assim que termina ele treme um pouco e o som do motor muda...
quando estou em andamento tento manter sempre acima das 2000 RPM e puxar por ele sempre que posso, alem de o sentir com mais poder ajuda a limpar mais de pressa.
isto é o que faço quando se lembra de regenerar...
mas os intervalos de regeneração dependem da forma como conduzes, não tem a ver com KMs feitos ou depósitos...
mas cada caso é um caso...
já cheguei a fazer mais de 2000KMs sem regenerar e ja fez duas regenerações em menos de 800KMs...
espero ter ajudado em alguma coisa...
o que eu faço no meu duas formas
quando paro e ele está a regenerar encosto o acelerador a fundo, que sobe só ate as 2300 RPM durante o tempo de regeneração, assim que termina ele treme um pouco e o som do motor muda...
quando estou em andamento tento manter sempre acima das 2000 RPM e puxar por ele sempre que posso, alem de o sentir com mais poder ajuda a limpar mais de pressa.
isto é o que faço quando se lembra de regenerar...
mas os intervalos de regeneração dependem da forma como conduzes, não tem a ver com KMs feitos ou depósitos...
mas cada caso é um caso...
já cheguei a fazer mais de 2000KMs sem regenerar e ja fez duas regenerações em menos de 800KMs...
espero ter ajudado em alguma coisa...
Boas!
Como disse anteriormente, o meu carro tinha levado 3 injectores novos e eu tenho vindo a achar que o carro não tá a 100%, pois de vez em quando ainda treme (suavemente) mais do que aquilo que considero normal.
Coincidência ou não, ontem cheirava-me a gasoleo, fui a ver: o tubo de um injector (novo) de retorno de gasoleo tinha-se soltado, era gasoleo por todo o lado lol... Encaixei de novo, pensei que ate tivessem sido eles que encaixaram mal aquilo. Hoje saltou o tubo outra vez...
Amanhã de manhã tou lá caído na SEAT, mas o que acham que pode ser?
Abraços
Como disse anteriormente, o meu carro tinha levado 3 injectores novos e eu tenho vindo a achar que o carro não tá a 100%, pois de vez em quando ainda treme (suavemente) mais do que aquilo que considero normal.
Coincidência ou não, ontem cheirava-me a gasoleo, fui a ver: o tubo de um injector (novo) de retorno de gasoleo tinha-se soltado, era gasoleo por todo o lado lol... Encaixei de novo, pensei que ate tivessem sido eles que encaixaram mal aquilo. Hoje saltou o tubo outra vez...
Abraços
Há uns tempos atrás houve um recall em que consistia colocar uns amortecedores de borracha nas linhas de combustível dos injectores pois os mesmos com as vibrações geradas pelas regenerações esses tubos estavam a sofrer fissuras e logo fugas de combustível. Isso acontecia nos primeiros motores CR se não estou em erro. O meu é de Julho/2010 e não foi abrangido por esse recall.fabiofarinha Escreveu:Boas!
Abraços
Seat com ele...
Boas pessoal preciso da vossa ajuda
Como já comentei atrás neste topico..!! desde que comprei o carro (Leon 1.6tdi maio 2010) o aviso da fap já ligou sem mentir umas 30x, atenção ñ estou a inventar (antes estive-se
)
Logo de inicio fui reclamar á seat e a resposta é sempre a mesma "é normal"
Neste momento estou mt precupado com o carro está sempre a ligar o aviso
em pesquisa na net reparei que mt gente tem o mesmo problema e em varias marcas tipo Fiat BMW etc. Mas o que vi lá tb é que quando a regeneração era parada sem terminar o processo de regeneração, o gasoleo que era injetado para fazer a regeneração de alguma forma que eu desconheço passa para oleo do motor
fazendo subir o nivel de oleo pondo em risco o motor para alem de alterar as caracteristicas do oleo
Conclusão fiz a revisão dos 30.000km passado pouco tempo vi o nivel estava bom, agora passados 7.000km da revisão vou ver o nivel do oleo e para meu espanto verifico que está um bom bocado acima do maximo
A minha pergunta é o que vou eu fazer
Agradeço ajuda de quem souber o que devo fazer!!
Grande abraço
Como já comentei atrás neste topico..!! desde que comprei o carro (Leon 1.6tdi maio 2010) o aviso da fap já ligou sem mentir umas 30x, atenção ñ estou a inventar (antes estive-se
Logo de inicio fui reclamar á seat e a resposta é sempre a mesma "é normal"
Neste momento estou mt precupado com o carro está sempre a ligar o aviso
Conclusão fiz a revisão dos 30.000km passado pouco tempo vi o nivel estava bom, agora passados 7.000km da revisão vou ver o nivel do oleo e para meu espanto verifico que está um bom bocado acima do maximo
A minha pergunta é o que vou eu fazer
Agradeço ajuda de quem souber o que devo fazer!!
Grande abraço
NunoManíaco
Projeto--» SEAT LEON 1.6TDI CR SPORT CINZENTO "Luna"
Projeto--» Citroën ZX BY nunozx
Feedback
LEONMANÍACOS

Feedback
LEONMANÍACOS

aperta com eles!
o meu tem 35.000km e nunca me acendeu a luz mas tb tenho o cuidado de qd vejo q a FAP está a regenerar, deixo sempre acabar! claro q as vezes interrompo a regeneração mas nunca o faço duas vezes seguidas!!
o meu tem 35.000km e nunca me acendeu a luz mas tb tenho o cuidado de qd vejo q a FAP está a regenerar, deixo sempre acabar! claro q as vezes interrompo a regeneração mas nunca o faço duas vezes seguidas!!
O meu nada de luzes acesas mas como o number12 falou já me aconteceu por várias vezes desligar o carro e a ventoinha ficar ligada.
Não sei se faço bem ou mal mas costumo ligar o carro por uns segundos e quando desligo a ventoinha desliga
Não sei se faço bem ou mal mas costumo ligar o carro por uns segundos e quando desligo a ventoinha desliga
Feedback: http://leonclub.pt/phpbb2/viewtopic.php?f=40&t=32530
Projeto: http://leonclub.pt/phpbb2/viewtopic.php ... start=1575
MBPOWER

SEAT LEON - TECHNOLOGY TO ENJOY
Projeto: http://leonclub.pt/phpbb2/viewtopic.php ... start=1575
MBPOWER

SEAT LEON - TECHNOLOGY TO ENJOY
Que tipo de utilização dás ao teu carro? Ou seja que percurso fazes de rotina diáriamente?
Quero saber tipo isto, eu faço duas vezes por dia durante a semana, 5km cidade/ 20km AE/ 15 km nacional. Actualmente tenho 60mil km e zero luzes.
O meu carro é um FR 2.0Tdi cr 170cv CEGA, médias entre 5,5 e os 6,5 nessas viagens que referi, Estico bem na AE e aproveito a nacional para equilibrar os consumos.
Quanto às regenerações isso que dizes do diesel descer até ao oleo é possivel de acontecer, mas é em mto pouca quantidade só ao fim de mtas vezes mesmo ias notar diferença no nivel do oleo.
Essa diferença no nivel do oleo que notaste quase aposto que é outra coisa! Viste o nivel na vareta com o carro quente? Vê o nivel com o oleo frio, pois aposto que isso que viste é a vareta suja com o mexer do oleo com o carro a trabalhar.
Posso-te dar o meu exemplo, falta 2mil km para mudar o oleo ao meu, e se desligar o carro, esperar 15 minutos para o oleo escorrer. Num dos lados da vareta está no maximo, no outro está um pouco abaixo do maximo.
Se for ver passado umas 5h com o carro já frio, de um lado está entre meio e maximo, e do outro lado um pouco acima de meio.
Vê com o carro frio o nivel, se aí estiver acima do maximo, pode ser um problema.
Voltando à FAP, o meu actualmente está a fazer a regeneração em intervalos de 500km's, e o que mais me estranha é que são de 500 em 500 certos!!
Sempre que posso evito parar a regeneração, mas mtas vezes quando chego ao trabalho e estaciono lá está ele a regenerar, nessa situação interrompo-a. Mas ao final do dia quando vou para voltar para casa assim que o ligo ele retoma IMEDIATAMENTE o processo de regeneração e faz-na no regresso a casa.
Atenção a uma coisa, em AE é bom para quando ele começa a regeneração, mas não em velocidades altas senão ele interrompe a regeneração. Imensas vezes ao inicio entrava com ele na AE a regenerar e era esticar a 6ª, saía da AE e nao tava a regenerar, a chegar a casa lá começava ele de novo a regenerar. Ficava bem F.... quando isto acontecia.
Até que me comecei a perceber o que se passava. Façam em 4ª (caixa de 5) e em 4ª ou 5ª (caixa de 6) algures entre as 2000 e as 2300 rpm se lessem o manual é isto que lá diz, acho que até diz um intervalo de velocidade também.
Referente ao teu caso se isso acontece assim tanto, vai à seat e pede para eles verem se não há software novo para o teu carro, pessoal que tem feito actualizações de software tem resolvido esse problema do FAP. Se isso não resolver tens duas hipoteses, eliminas a FAP electronicamente (podes aproveitar e meter mais uns cv) e fisicamente. Ou então fazes um aumento aos poros do filtro FAP (processo quimico) que aumenta os poros e logo não vai entupir tanto.
Mais uma coisa, que diesel usas regularmente?
Abraço
Quero saber tipo isto, eu faço duas vezes por dia durante a semana, 5km cidade/ 20km AE/ 15 km nacional. Actualmente tenho 60mil km e zero luzes.
O meu carro é um FR 2.0Tdi cr 170cv CEGA, médias entre 5,5 e os 6,5 nessas viagens que referi, Estico bem na AE e aproveito a nacional para equilibrar os consumos.
Quanto às regenerações isso que dizes do diesel descer até ao oleo é possivel de acontecer, mas é em mto pouca quantidade só ao fim de mtas vezes mesmo ias notar diferença no nivel do oleo.
Essa diferença no nivel do oleo que notaste quase aposto que é outra coisa! Viste o nivel na vareta com o carro quente? Vê o nivel com o oleo frio, pois aposto que isso que viste é a vareta suja com o mexer do oleo com o carro a trabalhar.
Posso-te dar o meu exemplo, falta 2mil km para mudar o oleo ao meu, e se desligar o carro, esperar 15 minutos para o oleo escorrer. Num dos lados da vareta está no maximo, no outro está um pouco abaixo do maximo.
Se for ver passado umas 5h com o carro já frio, de um lado está entre meio e maximo, e do outro lado um pouco acima de meio.
Vê com o carro frio o nivel, se aí estiver acima do maximo, pode ser um problema.
Voltando à FAP, o meu actualmente está a fazer a regeneração em intervalos de 500km's, e o que mais me estranha é que são de 500 em 500 certos!!
Sempre que posso evito parar a regeneração, mas mtas vezes quando chego ao trabalho e estaciono lá está ele a regenerar, nessa situação interrompo-a. Mas ao final do dia quando vou para voltar para casa assim que o ligo ele retoma IMEDIATAMENTE o processo de regeneração e faz-na no regresso a casa.
Atenção a uma coisa, em AE é bom para quando ele começa a regeneração, mas não em velocidades altas senão ele interrompe a regeneração. Imensas vezes ao inicio entrava com ele na AE a regenerar e era esticar a 6ª, saía da AE e nao tava a regenerar, a chegar a casa lá começava ele de novo a regenerar. Ficava bem F.... quando isto acontecia.
Até que me comecei a perceber o que se passava. Façam em 4ª (caixa de 5) e em 4ª ou 5ª (caixa de 6) algures entre as 2000 e as 2300 rpm se lessem o manual é isto que lá diz, acho que até diz um intervalo de velocidade também.
Referente ao teu caso se isso acontece assim tanto, vai à seat e pede para eles verem se não há software novo para o teu carro, pessoal que tem feito actualizações de software tem resolvido esse problema do FAP. Se isso não resolver tens duas hipoteses, eliminas a FAP electronicamente (podes aproveitar e meter mais uns cv) e fisicamente. Ou então fazes um aumento aos poros do filtro FAP (processo quimico) que aumenta os poros e logo não vai entupir tanto.
Abraço
Boas Amigo!!Number12 Escreveu:Que tipo de utilização dás ao teu carro? Ou seja que percurso fazes de rotina diáriamente?
Voltando à FAP, o meu actualmente está a fazer a regeneração em intervalos de 500km's, e o que mais me estranha é que são de 500 em 500 certos!!![]()
Abraço
Em relação á utilização do carro neste momento é quase nula
Em relação ao nivel de oleo vejo sempre com o carro frio (pelo menos de um dia para o outro) ñ sou mecanico mas gosto bastante de mecanica mas com carros mais recentes é mais complicado. No meu outro carro sou que faço tudo (citroen zx).
Este problema já acontece desde que comprei o carro!!
Agora vendo bem nunca vi o carro a fazer as regenerações para alem das que eu fazia “Forçadas”. Começo a achar que o carro ñ está a fazer as regenerações como devia.
Em relação á seat já reclamo desde que o comprei mas dizem que é normal. Fui lá a semana passada disseram que nunca tiveram reclamação do genero. Mas se eu quiser fazer actualização de software tenho de pagar!!
Em relação ao diesel até hoje só levou uma marca BP nem uma gota de outra marca.
Se ñ conseguir resolver vou ter de pensar nessas opções que falas-te!
O meu receio neste momento é que o nivel subiu devido ao gasoleo e se assim foi o oleo perdeu as suas propriedades
Abraço
NunoManíaco
Feedback
LEONMANÍACOS

Feedback
LEONMANÍACOS

Já me recordo do teu carro, compraste mais ou menos quando eu, mas pensava que o teu era um 2.0nunozx Escreveu:Boas Amigo!!Number12 Escreveu:Que tipo de utilização dás ao teu carro? Ou seja que percurso fazes de rotina diáriamente?
Voltando à FAP, o meu actualmente está a fazer a regeneração em intervalos de 500km's, e o que mais me estranha é que são de 500 em 500 certos!!![]()
Abraço
Em relação á utilização do carro neste momento é quase nulaPara teres uma ideia fiz a revisão dos 30.000km em dezembro de 2011 e neste momento tem 37.000km.
As poucas viagens que faço consite num percurso de +- 50km ida e volta nacional embora apanhe uma via rapida de 11km em que faço sempre o que está “descrito no manual” ou sejá 4º velocidade entre as 2000 e as 2300 rpm.
Em relação ao nivel de oleo vejo sempre com o carro frio (pelo menos de um dia para o outro) ñ sou mecanico mas gosto bastante de mecanica mas com carros mais recentes é mais complicado. No meu outro carro sou que faço tudo (citroen zx).
Este problema já acontece desde que comprei o carro!!Na altura fazia cerca de 100km dia mistos e mesmo assim estava sempre a ligar a luz da fap
Agora vendo bem nunca vi o carro a fazer as regenerações para alem das que eu fazia “Forçadas”. Começo a achar que o carro ñ está a fazer as regenerações como devia.
Em relação á seat já reclamo desde que o comprei mas dizem que é normal. Fui lá a semana passada disseram que nunca tiveram reclamação do genero. Mas se eu quiser fazer actualização de software tenho de pagar!!Mas ñ me conseguem explicar pq é que o carro tem o oleo acima do nivel e ñ é tão pouco como isso são cerca de 0,5cm na vareta por isso deve ser o equivalente a +- 0.5l de oleo a mais
![]()
Em relação ao diesel até hoje só levou uma marca BP nem uma gota de outra marca.
Se ñ conseguir resolver vou ter de pensar nessas opções que falas-te!
O meu receio neste momento é que o nivel subiu devido ao gasoleo e se assim foi o oleo perdeu as suas propriedades![]()
Abraço
Pode ser mesmo esse o problema, andar pouco.
Quanto ao nivel do oleo se o mudaste em dezembro de 2011, faz agora um ano e tá na altura de o trocar (15mil km ou 1ano).
Quanto à actualização de software, envia e-mails para outras seats ài da zona a expor os teus problemas com a FAP e a perguntar se à actualizações para o teu carro. Pode não ter havido reclamações nessa oficina mas outras acredita que as há. Envia também para seats de Lisboa, apesar de ser longe, só para ver o que eles dizem.
Mesmo que tenhas de pagar a actualização, desde que fique bom, também não há de ser nenhuma fortuna.
ou então experimenta o aumento de porosidade:
http://www.audipt.com/f70/historial-pro ... ndex4.html
Tenta falar com o madlima29 desse forum que ele fez ao audi dele e é aí de cima do norte (gaia)
Abraço
O gasoleo de facto passa para o Óleo, aconteceu-me à três semanas o mesmo. Isso é derivado a serem efectuadas muitas regenerações em cidade, como não são terminadas o gasoleo passa para o óleo. Tens de controlar os niveis mais regularmente. Eu no meu caso tinha quase um litro de óleo a mais. Felizmente estava na altura de trocar-lo, mas mesmo que nao estivesse iria mudá-lo na mesma.
Pois é amigo já reparei que isso é verdadenmmca Escreveu:O gasoleo de facto passa para o Óleo, aconteceu-me à três semanas o mesmo. Isso é derivado a serem efectuadas muitas regenerações em cidade, como não são terminadas o gasoleo passa para o óleo. Tens de controlar os niveis mais regularmente. Eu no meu caso tinha quase um litro de óleo a mais. Felizmente estava na altura de trocar-lo, mas mesmo que nao estivesse iria mudá-lo na mesma.
Espero que ñ tenha sido suficiente para estragar alguma coisa na maquina
Moral da historia ter mt cuidado com o nível de óleo fazendo a verificação do mesmo frequentemente
Abraço
NunoManíaco
Feedback
LEONMANÍACOS

Feedback
LEONMANÍACOS