Novato
CruizeControl - consumo vs KM/H
Boas!

Da vossa experiência, utilizando o CruizeControl qual é a velocidade ideal entre consumo e KM/h?
Mais especificamente no 1.2 TSi 105cv.

Tenho feito alguns testes, falando em AE:
- em 6ª a 80km/h consigo baixar para 5,6L ou menos, deve andar nas 1700rpm, mas em subidas noto que o carro perde bastante fulgor e o consumos instântaneo dispara bastante.
- em 5ª a 80km/h ronda os 6L, com rpm mais altas e em subidas tem mais fulgor, não o vejo a gastar tanto.
- em 6ª a 90km/h, o consumo fica à volta dos pelos 6,2L, mas claro o carro tem mais força por as rpm estarem mais acima.

Pergunto isto, pois no fim de semana vou fazer uma viagem de 500KM em AE e quero gastar o menos possível de combustível VS não ir literalmente a pastelar, senão levo 6h a lá chegar.

Estou inclinado para os 90km/h em 6ª, mas o ideal era os 5,5L para quase conseguir fazer ida e volta com o depósito inteiro :hum:
Bronze
Re: CruizeControl - consumo vs KM/H
LeonV Escreveu:Boas!

Da vossa experiência, utilizando o CruizeControl qual é a velocidade ideal entre consumo e KM/h?
Mais especificamente no 1.2 TSi 105cv.

Tenho feito alguns testes, falando em AE:
- em 6ª a 80km/h consigo baixar para 5,6L ou menos, deve andar nas 1700rpm, mas em subidas noto que o carro perde bastante fulgor e o consumos instântaneo dispara bastante.
- em 5ª a 80km/h ronda os 6L, com rpm mais altas e em subidas tem mais fulgor, não o vejo a gastar tanto.
- em 6ª a 90km/h, o consumo fica à volta dos pelos 6,2L, mas claro o carro tem mais força por as rpm estarem mais acima.

Pergunto isto, pois no fim de semana vou fazer uma viagem de 500KM em AE e quero gastar o menos possível de combustível VS não ir literalmente a pastelar, senão levo 6h a lá chegar.

Estou inclinado para os 90km/h em 6ª, mas o ideal era os 5,5L para quase conseguir fazer ida e volta com o depósito inteiro :hum:
A velocidade ideal para baixos consumos depende muito do motor do carro, mas andará normalmente entre os 90/100...

Não sou muito adepto de usar o cruise control para consumos porque faz médias superiores aquelas que consigo fazer (quase mais 1L/100km), para teres uma ideia o meu carro a 90 em 6ª faz-me consumos médios entre 4,8/5,5 sem cruise control e é um 1.4TSI...

Agora fazer 500km a 90km/h, vais demorar bastante tempo...O ano passado também tentei fazer uma viagem assim longa e a cerca de 90, ainda aguentei mais de meia viagem mas depois tive que acelerar um pouco...
Novato
TSI_SpUp Escreveu:Não sou muito adepto de usar o cruise control para consumos porque faz médias superiores aquelas que consigo fazer (quase mais 1L/100km), para teres uma ideia o meu carro a 90 em 6ª faz-me consumos médios entre 4,8/5,5 sem cruise control e é um 1.4TSI...
Eu sem CC não consigo fazer consumos baixos... :choque:
Mas posso tentar fazer parte do percurso a ver que consumos obtenho.
Também só ontem cheguei aos 6900KM, tenho notado que após os 5000KM o consumo está ligeiramente mais baixo.
Novato
É normal os consumos baixarem um pouco, e provavelmente ainda nao conheces suficientemente bem o carro porque depois de o conheceres bem consegues baixar os consumos na boa ; ) abraço
Bronze
RuidCi Escreveu:É normal os consumos baixarem um pouco, e provavelmente ainda nao conheces suficientemente bem o carro porque depois de o conheceres bem consegues baixar os consumos na boa ; ) abraço
Concordo...E não sei se o LeonV costuma fazer viagens grandes, mas se não costuma, depois desta viagem de 500km vai notar que o carro consome menos...
Novato
TSI_SpUp Escreveu:Concordo...E não sei se o LeonV costuma fazer viagens grandes, mas se não costuma, depois desta viagem de 500km vai notar que o carro consome menos...
São 500 para lá e 500 para cá.. ao todo pertinho de 1000.
AS viagens maiores que faço normalmente é de 30KM a Lisboa, de resto é casa-trabalho 5km e as voltinhas da vida pessoal que também não são muitos KM de seguida.

:)
Bronze
Depois diz os consumos que conseguiste fazer...Boa viagem.
Novato
Boas!

Já fui e já estou de volta.
Como os meus pais foram comigo nesta viagem, não alinharam muito na paciência de eu ir mais devagar para economizar combustível, queriam era chegar mais rápido a casa e hoje tive que vir nos limites de velocidade para baixo.
Para cima é que durante 2h ainda fui a 100Km/h a controlar o consumo, mas começaram a reclamar comigo para acelerar o andamento senão não chegávamos a horas do almoço. :mad12:

Dito este resumo, deixo aqui os resultados:
Rota: setúbal/Bragança/setúbal - A1, A23, A25, IP2 e estradas municipais
Total: 967KM
Consumidos: 68 litros - 125,07€ de BP98
Consumo IDA CB: 6,6
Consumo IDA Real: 6,8
Consumo VOLTA CB: 6,9
Consumo VOLTA Real: 7,4

Nota:
Ida com 40% Cruize Control
Volta com 95% Cruize Control

Para tirar o carvão, na A23 dei umas rectas a esticar até aos 180, mas depois retomei aos 120.
Amanhã devo fazer mais uns 130km e estou curioso para ver se o consumo depois destes 967KM baixou como disseram :D
Relativamente ao CruizeControl, quando fui para cima, senti claramente a "excitação" de ir a controlar o acelerador nas subidas e descidas da AE, mas mesmo se tentar ter controlo para o consumo, noto que tenho o pé pesado, tenho mesmo dificuldade em conseguir que o consumo não suba em manter-me nos 100km/h. Com o cruizecontrol, a viagem hoje para baixo foi uma maravilha, vim 5h a conduzir, mas estou "fresquinho", dá bastante conforto à viagem! :)
Bronze
Boas!

Notaste alguma diferença no consumo com e sem cruise control? Achas que ficou a consumir um pouco menos?
Novato
Boas,

Sinceramente não notei algo notório. Agora desde que voltei, já com 8300KM, noto é que o carro chega mais facilmente a consumos abaixo dos 7,0L/100. :cool:
Responder