Estou a pensar fazer uma reprogramação no meu carro, e queria saber a vossa opinião uma vez que grande parte dos menbros do Leonclube já fez!!
O carro tem 14 000km, e estava quase decidido a fazer na Seat, porque dão grarantia e assim qq problema estava coberto, infelizmente e depois de estar à espera de uma resposta disseram-me que já não dava para fazer na Seat por causa da inpecção e das emissões de CO. (não percebo!) Acho que não queram é ter problemas com turbos partidos, etc etc
Agora estou a ponderar outras opções..
Só uma nota, queria fazer uma repro sem correr riscos de fiabilidade, ou seja não abusar muito! Não tendo nada contra aqueles que o fazem, mas não estou para gastar dinheiro em IC´s, radiadores, etc etc...
Só para ficarem com uma ideia, faço cerca de 3500/4000 km p/ mês, não ando em picanços, não me interessam comparações... mas é claro tenho 150 cv e utilizo-os todos constantemente...
Já me falaram da superchips, MB, entre outras, mas como não gosto de meter aquilo que não conheço agradecia a quem tem ou percebe do assunto que desse a opinião.
Já agora, e por ultimo, mm com uma repro "soft" , é necessário reforçar a embraiagem, tenho ideia que não mas digam-me vocês!!
Epa, ha inumeros topicos aqui que falam em reprogramações, em casas que o fazem, etc...
Claro que o melhor é chegares ao sitio onde vais fazer a repro e dizeres exactamente para que efeitos queres a reprogramação, pois a priori, ninguem sabera melhor oq ue fazer que o xispador que te ira reprogramar o carro!
Quanto a embraiagem, nao percebo mt da coisa, mas quere.me parecer q a durabilidade dela, varia consoante os carros e quem os conduz!
Tens o exemplo da minha, que fez 11 mil km's com repro e nunca patinou, isto com 420Nm e ate com a 2a repro que fiz, ela nunca vassilou!
Mas tb os ha aqui no forum que no dia a seguir a terem reprogramado, começaram a ter problemas com a embraiagem... Outros ha tb que ate dp de reforçada, começou a patinar
Como diria o Einstein... Isto é relativo...
Claro que o melhor é chegares ao sitio onde vais fazer a repro e dizeres exactamente para que efeitos queres a reprogramação, pois a priori, ninguem sabera melhor oq ue fazer que o xispador que te ira reprogramar o carro!
Quanto a embraiagem, nao percebo mt da coisa, mas quere.me parecer q a durabilidade dela, varia consoante os carros e quem os conduz!
Tens o exemplo da minha, que fez 11 mil km's com repro e nunca patinou, isto com 420Nm e ate com a 2a repro que fiz, ela nunca vassilou!
Mas tb os ha aqui no forum que no dia a seguir a terem reprogramado, começaram a ter problemas com a embraiagem... Outros ha tb que ate dp de reforçada, começou a patinar
Como diria o Einstein... Isto é relativo...
Pois em relação á fiabilidade da embraiagem axo k é tdo mto relativo...o meu leon por exemplo mm tdo de origem e sem grandes abusos teve k levar embraiagem nova aos 27mil kms
...Tdo bem k ate possa ter side defeito de fabrico, mas k me deixa um pco inseguro em relação á fiabilidade desta deixa...
Em relação á repro na Seat, embora n kerendo falar mto pois n conheço a repro em kestao apenas deixo uma pregunta, será k a relação custo / ganhos obtidos é vantajosa? Pois tenho ideia k as repros da marca sao deveras frakitas, pelo k se calhar n compensa o k se gasta a efectua-la...
Um abraço
Smoooking
Em relação á repro na Seat, embora n kerendo falar mto pois n conheço a repro em kestao apenas deixo uma pregunta, será k a relação custo / ganhos obtidos é vantajosa? Pois tenho ideia k as repros da marca sao deveras frakitas, pelo k se calhar n compensa o k se gasta a efectua-la...
Um abraço
Smoooking
Seat Leon FR TDI - Powered by PKE / Prata Sport - De volta ao fumo!
TDI Power - vencedor 24h Le Mans 2006/2007/2008
feedback - http://leonclubpt.com/forum/viewtopic.php?t=11797
Também n sei como é a repro, mas a principal razão para fazer na Seat era mm a Garantia!! Se fizer uma repro noutro sitio qq e tiver problemas ninguém me dá garantia e na Seat tou seguro!! Acho que esse é umk bom motivo... até porque na própria Seat começam a meter entraves a nivel e Garantia qd acontecem alguns problemas como Turbo, motor com problemas e isto porque eles sabem que a maior parte do pessoal anda com carros reprogramados!!
Eu sei por experiencia propria kto os Srs. da Seat sao desconfiados kto a avarias verificadas nas viaturas enkuanto na garantia, eu por exemplo tive k deixar o carro 1 semana na seat ate k assumissem k o prob verificado com a embraiagem era defeito de origem...devem ter andado a ver tdo á lupa a tentar encontrar alguma indicio de alteração no motor p me poderem negar a troca da embraiagem sem custos...Efectivamente efectuando a repro no Seat mantens a garantia, mas n sei ate k ponto n te colocaram entraves na mm caso surja algum prob (tipo dizerem k a avaria foi devido a ma utilização e n defeito das peças) e ate k ponto é viavel do ponto de vista economico o k vais gastar vs o k vais ganhar em potencia extra...Sei por exemplo k a nivel do ibiza de 130 cvs a repro da seat passa o carro p 160cvs, no entanto se estes carros de origem em banco de potencia ja costumam acusar potencias reais em torno dos 150cvs sera k val a pena gastar o k vais gastar por um incremento de 10cvs ou pco +? Depois tens sempre a hipotese de colocar a repro exteriormente e se houver algum prob colocares o carro de novo de origem e deslocares-te a Seat com o carro dessa maneira...ruisilva80 Escreveu:Também n sei como é a repro, mas a principal razão para fazer na Seat era mm a Garantia!! Se fizer uma repro noutro sitio qq e tiver problemas ninguém me dá garantia e na Seat tou seguro!! Acho que esse é umk bom motivo... até porque na própria Seat começam a meter entraves a nivel e Garantia qd acontecem alguns problemas como Turbo, motor com problemas e isto porque eles sabem que a maior parte do pessoal anda com carros reprogramados!!
Nao kero de maneira nenhuma tentar fazer-t ver k a minha maneira de pensar é k é a correcta, apenas te deixo aki a minha opiniao de que axo k a relação custo / ganhos verificados nao compensa (atencao k falo sem dados concretos pelo k posso estar enganado) e k + vale manter o carro de origem ate terminar a garantia pois ai tenhas ou n repro o k possa surgir será de qq maneira por tua conta...
1abraço
Smoooking
Pois....tens razao...n devia seker ter sugerido tal hipotese...shame on me!!!Jota Escreveu:Epa isso nao... Eu nunca faria isso...Smoooking Escreveu:Depois tens sempre a hipotese de colocar a repro exteriormente e se houver algum prob colocares o carro de novo de origem e deslocares-te a Seat com o carro dessa maneira...
Por mais repros que faças, tens de ter consciência que a maior fiabilidade vai depender de ti e da tua maneira de conduzires.
Podes meter uma repro soft e passado 5mil km's (ou nem isso) rebentares o turbo ou agarrares a geometria como podes meter cerca de 215cv e aguentares o carro muito tempo.
Há exemplos para tudo. Eu, por exemplo, tenho uma repro "normal" há já 60mil km's....problemas ? Zero.
Podes meter uma repro soft e passado 5mil km's (ou nem isso) rebentares o turbo ou agarrares a geometria como podes meter cerca de 215cv e aguentares o carro muito tempo.
Há exemplos para tudo. Eu, por exemplo, tenho uma repro "normal" há já 60mil km's....problemas ? Zero.
Se é para andar sempre no prego qualquer repro vai dar problemas.
Agora quem so usa a repro para ultrapassagens e pequenas "brincadeiras" ate pode andar com algo mto puxado que acaba por durar muito.
Conheço os dois tipos de pessoas e fora a fiabilidade do motor e turbo(uma boa repro nao compromete mto estas duas "partes") o que sofre sempre é a embraiagem , pneus.
Resumindo, tens de ter mais "respeito" pelo carro depois de qualquer tipo de repro... e se for muito puxada ainda mais
Agora quem so usa a repro para ultrapassagens e pequenas "brincadeiras" ate pode andar com algo mto puxado que acaba por durar muito.
Conheço os dois tipos de pessoas e fora a fiabilidade do motor e turbo(uma boa repro nao compromete mto estas duas "partes") o que sofre sempre é a embraiagem , pneus.
Resumindo, tens de ter mais "respeito" pelo carro depois de qualquer tipo de repro... e se for muito puxada ainda mais
E qual é a condução q fazes agora..?ruisilva80 Escreveu:Eu não quero uma coisa muito puxada... mas quero continuar a fazer a condução que faço agora, se não não justificava muito fazer a repro!
Depois de meteres carga é como já foi dito, tens q passar a tratar com "carinho" o material e de preferência encurtar os intervalos de manutenção, p evitar desgostos...
Lembra-te apenas disto: em mecânica n há milagres - td tem uma consequência.
Posto isto, carga nisso!
'02 VW Golf TDI
PKE remap || 80mm intake || Free-flow exhaust || FK hightec kit || Sparco strut bar || S3 lower strut bar || Powerflex bushes || CC || Parking sensors || Aerotwin front and rear wipers ||
PKE remap || 80mm intake || Free-flow exhaust || FK hightec kit || Sparco strut bar || S3 lower strut bar || Powerflex bushes || CC || Parking sensors || Aerotwin front and rear wipers ||
bem dito sim senhorVinnie_D Escreveu:Men 130 mil kms, e ZERO probs, nem uma MAF levou.... Reprogramado desde os 17mil..... Os ultimos 50 mil com um VNT Hibrido e 210 cvs![]()
Reprograma isso á vontade![]()
(agora escolhe é um bom xispador....)
pois o segredo é mesmo esse,muita gente baralha-se com os cvs e depois......
ps:hoje cruzei-me contigo em frente ao s joâo!
Lá está... Uma repro soft, é para poderes manter todos os componentes originais por tmo tempo!
Claro está, se há carros de origem, q levarem embraiagens, turbos, etc,... pq é q com uma repro soft não poderá tb dar?! É um pouco uma questão de uso, e sorte!
Mas duvido q possar ter qq tipo de problema!!
Carga nisso!
Claro está, se há carros de origem, q levarem embraiagens, turbos, etc,... pq é q com uma repro soft não poderá tb dar?! É um pouco uma questão de uso, e sorte!
Mas duvido q possar ter qq tipo de problema!!
Carga nisso!
Poix pessoal, eu sei que ninguém me poderá garantir que não tenha problemas, até porque o material de origem tb dá! 
Quanto à Seat acho que repro só se for em Espanha, cá não querem fazer!!
Só tenho uma pergunta, em caso de qq problema com o turbo/motor, etc.., e se o carro estiver com repro, eles conseguem descobrir na Seat??
P.S. é claro que se tiver um problema tenho de tirar a reprogramação, o que quero saber é se mm assim eles sabem que o carro foi "mexido"?
E depois para fazer nova reprogramação terá de se pagar novamente a totalidade??
Quanto à Seat acho que repro só se for em Espanha, cá não querem fazer!!
Só tenho uma pergunta, em caso de qq problema com o turbo/motor, etc.., e se o carro estiver com repro, eles conseguem descobrir na Seat??
P.S. é claro que se tiver um problema tenho de tirar a reprogramação, o que quero saber é se mm assim eles sabem que o carro foi "mexido"?
E depois para fazer nova reprogramação terá de se pagar novamente a totalidade??
O não é para tudo Rui...
Eles na SEAT, pelo menos ate a presente data, nao têm como descobrir se houveram ou nao alterações nos ficheiros da centralina, q basicamente é o q constitui a reprogramação. Tens o meu exemplo que à um e mes e tal parti o turbo, tranquei o motor e enchi todo o sistema de admissao e de escape do carro com oleo!!! Tirei a reprogramação, deixei o carro na SEAT e so lhes disse: Telefonem-me quando estiver pronto!
E é mesmo assim q se tem q falar com eles, pq os gajos batem-se de malucos ate a ultima. Tb devem ter andado de volta do meu carro a ver se havia alguma mexidela, mas como eu a nivel de hardware tenho tudo de origem, nao tiveram nada por onde pegar! Bastava q ja lhe tivesse tirado o catalisador, por exemplo, para ter q ser eu a pagar a despesa! E repara que eles nem te dizem nada, apenas te ligam a dizer q o carro ta pronto e qd la chegas mandam-te pagar a factura, no caso da coisa correr mal pro nosso lado! E se tu te bateres de maluco que nao pagas e tal, que se assim for, queres o carro estragado outra vez para ires arranjar a outro lado, acabas por pagar a mão de obra do monta-desmonta!
è como te digo, se for tudo bem feitinho, como no meu caso, tas a vontade!
Quanto a repro, pagando uma vez ja és cliente para sempre! Eu ja pus e tirei a minha 3 ou 4 x e ninguem me pediu mais guito por isso!
Eles na SEAT, pelo menos ate a presente data, nao têm como descobrir se houveram ou nao alterações nos ficheiros da centralina, q basicamente é o q constitui a reprogramação. Tens o meu exemplo que à um e mes e tal parti o turbo, tranquei o motor e enchi todo o sistema de admissao e de escape do carro com oleo!!! Tirei a reprogramação, deixei o carro na SEAT e so lhes disse: Telefonem-me quando estiver pronto!
E é mesmo assim q se tem q falar com eles, pq os gajos batem-se de malucos ate a ultima. Tb devem ter andado de volta do meu carro a ver se havia alguma mexidela, mas como eu a nivel de hardware tenho tudo de origem, nao tiveram nada por onde pegar! Bastava q ja lhe tivesse tirado o catalisador, por exemplo, para ter q ser eu a pagar a despesa! E repara que eles nem te dizem nada, apenas te ligam a dizer q o carro ta pronto e qd la chegas mandam-te pagar a factura, no caso da coisa correr mal pro nosso lado! E se tu te bateres de maluco que nao pagas e tal, que se assim for, queres o carro estragado outra vez para ires arranjar a outro lado, acabas por pagar a mão de obra do monta-desmonta!
è como te digo, se for tudo bem feitinho, como no meu caso, tas a vontade!
Quanto a repro, pagando uma vez ja és cliente para sempre! Eu ja pus e tirei a minha 3 ou 4 x e ninguem me pediu mais guito por isso!
O software de diagnóstico da Seat não detecta as repros. O ke pode acontecer é eles irem dar uma volta com o carro e aperceberem-se disso, e depois está o caldo entornado. Por isso, em carros que aínda estão na garantia, o ideal é fazer como o Jota fez. Assim não há stresses.
Qualquer reprogramador ke se preze (pelo menos é assim ke funciona nos mais conhecidos/conceituados) só cobra 1x pela repro. Os restantes ajustes e tira/mete para ir à revisão costumam ser à borlix. No meu e no do Jota é assim ke funciona...
Qualquer reprogramador ke se preze (pelo menos é assim ke funciona nos mais conhecidos/conceituados) só cobra 1x pela repro. Os restantes ajustes e tira/mete para ir à revisão costumam ser à borlix. No meu e no do Jota é assim ke funciona...