Bronze
Arranhar da embraiagem
Vamos a ver se me podem ajudar....

No passado fim de semana, no dia seguinte a uma viagem a ritmos bem calmos de cerca de 150km, ao colocar o motor a trabalhar logo de manhã, notei um ruído estranho vindo do motor...carreguei na embraiagem e quando vou a levantar o pé, parecia que toda a engrenagem da caixa e embraiagem estavam a arranhar (isto com pedal quase no fim do curso ao levantar)...voltei a carregar e a largar devagarinho e o mesmo...e lá pensei eu...tá tudo fu..... :assobiar:

Engatei a marcha atrás, 1ª e sempre que o levantava o ´pé da embraiagem, ao passar por aquela zona do curso do pedal sentia uma zoada... parecia ferro a raspar em ferro....aquilo deixou-me :mad: :mad: :mad: o carro tá de origem, tem cerca de 46000km, e um tratamento muito bom, sem grandes apertos...

lá regressei a Coimbra e para meu espanto quando cheguei a casa, o barulho tinha desaparecido...a quente simplesmente despareceu...
Daí para cá, em dois dias, ao colocar o carro a trabalhar de manhã, faz barrulho mas menos intenso...hoje foi a Seat ver o que se passa...e passou lá o dia sem fazer ponta de barulho...

Alguém já teve este problema? Tou à nora sem saber o que fazer e a garantia termina dentro de dias :assobiar: e se não resolver isto, depois quem fica a arder sou eu :dah:
Leon FR TDI
Bruno Carmo
o que é mais provável : rolamento de encosto

o menos provável: molas de engrenagem desafinadas (pouco provável pois a embraiagem não foi mexida)

rolamento de enconsto não chega a 90€ da origem... rolamento de encosto hidráulico!
Bronze
Pois, o rolamento do encosto :hum: Já em tinha lembrado disso, mas para tirar as teimas o carro vai ficar hoje na oficina para ver se eles detectam alguma coisa amanhã ao colocar a trabalhar de manhã...é que ontem passou lá o dia parado e ao final da tarde nem barulho...mas hoje de manhã lá estava o dito outra vez a grilar.... :chorar:

Uma dúvida: esse rolamento tem algum tipo de lubrificação, fora a que ele trás dentro da blindagem? É que o estranho é que depois de aquecer ao longo de uns kilómetros o barulho desaparece.... :hum:
Leon FR TDI
Novato
Amigo,prepara-te.... Caso seja só o rolamento de encosto não fokes mto contente, pois podes-te preparar k em mão d'obra vais pagar o mesmo k fosse para mudar a embraiagem.... :hum: (isto se o carro ja nao tiver garantia)....
ToledoTDI
Se não tiver dentro da garantia, faz o serviço fora da Seat, para não seres chulado. Os preços que eles praticam são um abuso. :rtfm:

Um rolamento de encosto aí fora custa menos de metade do preço ke o Bruno deu aí em cima, e a mão de obra desce para menos de metade. :?
Bruno Carmo
ToledoTDI Escreveu:Se não tiver dentro da garantia, faz o serviço fora da Seat, para não seres chulado. Os preços que eles praticam são um abuso. :rtfm:

Um rolamento de encosto aí fora custa menos de metade do preço ke o Bruno deu aí em cima, e a mão de obra desce para menos de metade. :?
desculpa?? um rolamento de encosto para o PD 150 a metade do que eu indiquei?? deves tar enganado... 40€ custam os rolamentos de enconsto normais, e neste caso é hidráulico que com boa vontade se arranja por 80€ por fora, e que na Seat custa 120€!!!! :choque:
Bronze
O carro ficou na Seat ontem...agora quero ver o que eles me vão dizer....
o mais provável é que voltem a insistir em que não é nada...mas eu cá estou para me certificar que as coisas vão ser resolvidas ainda na garantia...faltam 10 dias para terminar :assobiar:

Se o carro continuar com estas tretas, não sei não...gosto muito dele, mas não estou para continuar a correr para a oficina com tão poucos kilómetros :mad:
Leon FR TDI
Blacklion
Bem o meu ja faz essa brincadeira uma vez, ou 2...
caguei na cena
Só faz de vez em kuando, parece k os carretos estao todos a arranhar...
isso para mim vem carreto bendix do motor de arranke k fica a meio curso e arranha na cremalheira do volante do motor.
desliguei e voltei a ligar ficou bom...
e mais um dos amokes k este carro tem...
deixa andar...
Bronze
Bem, o carro ficou na Seat hoje, vão abrir a caixa e ver o que se passa. Está na garantia, por isso que ponham as coisas em ordem. O mecânico pensa que deve ser o rolamento de encosto, mas só depois de abrir é que vai ver :assobiar:

Blacklion, mas o meu não é só de vez em quando, todos os dias de manhã, se largar o pedal da embraiagem devagarinho, ouço um barulho de algo que parece ferro a roçar em ferro a certo ponto do curso do pedal. E se manter o pedal nesse sítio, o barulho não desaparece :hum:

Só espero ter carro antes do fim de semana...queria ver se conseguia dar um pulo a Leiria durante a tarde e não queria aparecer de Rover (que diga-se, é máquina :D )
Leon FR TDI
Bruno Carmo
ok, depois relata aí a resolução do problema! :) garantia... menos mal! :lol:
Bronze
Ora bem, update :assobiar:

Ou melhor, tá na mesma :dah: ...trocaram o rolamento de encosto e o barulho continua...pediram um volante bi-massa, pensam que deverá ser daí...

Mas em principio tenho carro no fim de semana :yupii:
Leon FR TDI
Bruno Carmo
LEON FR Escreveu:Ora bem, update :assobiar:

Ou melhor, tá na mesma :dah: ...trocaram o rolamento de encosto e o barulho continua...pediram um volante bi-massa, pensam que deverá ser daí...

Mas em principio tenho carro no fim de semana :yupii:
eu "quase" aposto que tb não vai ser dái... :assobiar:
Bronze
Então pensas ser do quê? :hum:
Leon FR TDI
Bruno Carmo
as embraiagens teem umas molas que provocam a força dinamica para mover o conjunto no seu curso total.. se elas tiverem desafinadas faz o tipico barulho que tu tás a ter, e que eu tenho! e até pode ser mesmo uma questão de afinação (menos provável) das molas mas na peça que fica por cima da caixa de onde partem os cabos para o pedal da embraiagem... isso é um sistema tb de afinação!
Bronze
O mecânico na seat anda de volta do assunto...vou-lhe falar nisso...
Leon FR TDI
Bruno Carmo
eu digo isto porque a minha caixa foi toda fora na GBS e uma volante não tava novo como é obvio, mas não tava marado, e depois começou a fazer essses barulhos... lá na GbS mesmo me disseram isso das mols que é frquente acontecer... tenho de lá voltar a meter o carro, mas arranjar 3 dias de folga é complicado! :( é por isso que ainda ando com o barulho...
Bronze
Ora bem, convem colocar aqui os updates à situação:

- O carro levou um volante bi-massa novo, na passada 4ª feira. Até hoje, passada mais de uma semana, o barulho não se voltou a ouvir, a embraiagem está mais leve, e pode ser psicológico ou não, o carro tá a desenvolver melhor, parece mais solto. Mas aqui não tenho base de comparação, simplesmente tenho essa sensação.

- Por outro lado ganhei um estalido que se ouve na zona central-esquerda do cofre do motor, que ocorre por exemplo quando o carro vai quase a parar mas ainda com o motor com rotação e se carrega na embraiagem... penso ser algo nos apoios que tiveram de ser mexidos, já falei com o mecânico e vou deixar andar mais uns dias. Se não passar vai ter de lá voltar para eles averiguarem.

Como nem tudo é mau, numa das visitas à oficina repararam que o fole da manete da caixa de velocidades estava um pouco para o russo, com aspecto feio, fruto de alguma falta de limpeza e de um produto de conservação de peles que não aprovou....e para meu espanto colocaram-me um novo, o conjunto do fole e punho :D ( os meus agradecimentos ao Chefe de oficina e ao mecãnico que me tem acompanhado o carro :) pois consideraram que aquilo andava feio para um carro destes)
Leon FR TDI
Bruno Carmo
LEON FR Escreveu:
- Por outro lado ganhei um estalido que se ouve na zona central-esquerda do cofre do motor, que ocorre por exemplo quando o carro vai quase a parar mas ainda com o motor com rotação e se carrega na embraiagem... penso ser algo nos apoios que tiveram de ser mexidos, já falei com o mecânico e vou deixar andar mais uns dias.
Já sabes alguma coisa sobre este assunto? sempre é algo que tem a ver com os apoios? De Motor ou de Caixa? :hum:
Bronze
Sim, já está resolvido o estalido...ao montarem o apoio da caixa do lado esquerdo ele ficou alinhado correctamente, mas não ficou como ele veio de origem...ou seja, ao longo de 45.000km, ganhou cama num ponto e ao ser corrigido não encaixou muito bem...teve de voltar ao ponto de origem (que tem um desvio de 4mm), e o barulho desapareceu... :)

Pelo que me foi dito, o desvio é somente a folga que o apoio tem para os encaixes dos parafusos, como tal é mínimo :)
Leon FR TDI
Antes isso!

:)
Responder