Bruno Carmo
Arrefecimento - Turbo ?
Boas Pessoal... este tópico é so mesmo numa de trocar umas ideias e esclarecer uns pontos por mera curiosidade! Sabe-se que alguns carros com repro, pode-se dar o caso de a geometria agarrar certo? por causa do calor como é obvio!

Normalmente recorre-se ao uso de radiadores extra para o circuito de oleo que vão de certa forma conseguir arrefecer o oleo, oleo este que estará no turbo a uma menor temperatura, logo com uma maior fiabilidade!

será que há mais algum tipo de mod´s de forma melhorar a temperatura do "conjunto" do turbo incrementando a fiabilidade?

Por exemplo, a caixa de velocidades, tem uma tubagem que lhe permite uma entrada de ar para arrefecimento... seria possivel ter algum esquema semelhante para o turbo? :? :hum:

espero que me entendam!
Novato
A ideia é boa.. mas será que o ar ainda chega fresco ao turbo? É que as temperaturas no cofre do motor, aquecem qualquer tubagem que por ali passe...

Mas é uma mod que nao parece dificil de experimentar..
Bruno Carmo
Pois... mas eu acho dificil, pelo menos para os PD150... pois ser fosse para colocar uma tubagem no sentido descendente era facil, mas tal como referiste e bem esta iria aquecer facilmente, logo teria de ser uma que viesse da parte frontal do carro para ter uma entrada dinamica, mas deta forma é quase impossivel fazer passar uma tubagem até ao turbo por causa das correias! :(
Silver
Para baixar a "temperatura" do turbo, um dos melhores métodos é baixar a backpressure do sistema de escape, nomeadamente através da montagem de um downpipe decated. Deste modo melhora-se (marginalmente) a performance e a fiabilidade.
'02 VW Golf TDI
PKE remap || 80mm intake || Free-flow exhaust || FK hightec kit || Sparco strut bar || S3 lower strut bar || Powerflex bushes || CC || Parking sensors || Aerotwin front and rear wipers ||
Silver
Podes eventualmente colocar umas saídas de ar no capô do motor, embora, dependendo de como é feito, possa dar um ar de xuning.
O ar quente sai do motor e tb há a possibilidade de colocar uma entrada que conduza o ar para a zona do turbo.
É um dos contras de ter o turbo atrás do motor. Muito calor.
Imagem
Bruno Carmo
trqster Escreveu:Para baixar a "temperatura" do turbo, um dos melhores métodos é baixar a backpressure do sistema de escape, nomeadamente através da montagem de um downpipe decated. Deste modo melhora-se (marginalmente) a performance e a fiabilidade.
Não me tinha lembrado disso! Sóestava a associar isso a ganhos de potencia e não fiabilidade! :)
Novato
O Golf TDI de competiçao usava um tubo que captava ar na frente e enviava para tras do bloco , onde esta o turbo , para ajudar a baixa a temperatura naquela zona.
É sem duvida uma mod a pensar...
Bruno Carmo
SuperSport Escreveu:O Golf TDI de competiçao usava um tubo que captava ar na frente e enviava para tras do bloco , onde esta o turbo , para ajudar a baixa a temperatura naquela zona.
É sem duvida uma mod a pensar...
ora já estamos a falar melhor! Enrão e a disposição - Trajecto - desse tubo? Tem alguma ideia?! :hum: :?
Race
A ideia ate não é ma,o problema e o sr agente ao ver esse tubo vai mandar o carro para uma IPO B,como tal os ganhos não existem,pelo contrario só vais arranjar problemas :D mas na boa segue em frente :)

parece que estou a ver o bimbo do bofia a dizer que o tubo não consta no livrete e como tal 250€ e reboque :D

cump
Bruno Carmo
Race Escreveu:A ideia ate não é ma,o problema e o sr agente ao ver esse tubo vai mandar o carro para uma IPO B,como tal os ganhos não existem,pelo contrario só vais arranjar problemas :D mas na boa segue em frente :)

parece que estou a ver o bimbo do bofia a dizer que o tubo não consta no livrete e como tal 250€ e reboque :D

cump
teoricamente, o tubo não era visto devido á protecção plástica do carter, e pela tua lógica, tambem o tubo de arrefecimento da caixa seria motivo de implicação por parte do senhor agente, pois este tubo "tambem" não está no livrete! 8)
Race
Bruno Carmo Escreveu:
Race Escreveu:A ideia ate não é ma,o problema e o sr agente ao ver esse tubo vai mandar o carro para uma IPO B,como tal os ganhos não existem,pelo contrario só vais arranjar problemas :D mas na boa segue em frente :)

cump
teoricamente, o tubo não era visto devido á protecção plástica do carter, e pela tua lógica, tambem o tubo de arrefecimento da caixa seria motivo de implicação por parte do senhor agente, pois este tubo "tambem" não está no livrete! 8)
Pelo que sei ate os parafusos se estiverem pintados de alguma cor que não seja a normal(preto,cinzento) podes estar sujeito a que te mandem para uma IPO B,tenho um amigo meu que foi por ter as pinças de travão pintadas de vermelho :dah:

cump
Bruno Carmo
Bruno Carmo Escreveu:

cump

mas isso não invalida o que referi aqui! :?
Race
Bruno Carmo Escreveu:
Bruno Carmo Escreveu:

cump

mas isso não invalida o que referi aqui! :?
ok o meu contributo foi dado desculpa la ter postado :hum:
Bruno Carmo
ó lá tás tu dass... nada a ver.. percebo onde queres chegar, mas só te estou a dizer que a mod ficaria discreta por causa da protecção do carter!

e fiz a referencia ao tubo de refrigeração da caixa! :dah:
Race
Bruno Carmo Escreveu:ó lá tás tu dass... nada a ver.. percebo onde queres chegar, mas só te estou a dizer que a mod ficaria discreta por causa da protecção do carter!

e fiz a referencia ao tubo de refrigeração da caixa! :dah:
mas no golf de competição o tubo esta em cima, e é bem grosso,se for por baixo não sei se consegues passar um tubo razoavel para esse efeito,de qualquer modo o interessante é fazer o ar arrefecer turbo e colectores(admissão e escape) o que por baixo já é mais dificil e não deve ter tanto efeito mas.....

cump
Bronze
O mais usual mesmo é meter uma linha de escape maior,tirares o catalizador e se possivel panela directa!!
Bronze
Ora depois de ler este tópico e ter passado o fim de semana a matutar no assunto, estou com intenção de fazer o seguinte:

- Tendo em conta que os choques do Fr com o Lip do Cupra têm uma zona central em que permite a passagem de ar ( o mesmo se poderá dizer em relação ao choques do Cupra), que depois não tem qualquer finalidade, é possivel colocar um tubo largo e ahatado (de modo a não ficar visível quando se vê de frente) que vá até à curvatura da protecção do carter. Depois é só abrir uns furos na protecção para permitir passagem do ar (esta parte ainda estou a pensar como fazer).
Claro está que esse tubo terá de ser fixado, mas com uns parafusos consegue-se com facilidade, de modo a ficar agarrado à protecção do carter, e terá de ter a entrada do ar protegida com uma rede de malha bem fina, para evitar a entrada de pedras ou outro lixo.

Parece-em que o ar, canalizado deste modo, vai dar directamente ao carter do motor, logo arrefecer o mesmo e o óleo, e por conseguinte melhorar as capacidades do óleo.

O que vos parece :hum: ? Ainda não passei à prática esta ideia, mas parece-me que se conseguirá diminuir um pouco a temperatura do cofre do motor e do óleo.
Leon FR TDI
Bruno Carmo
Sim... está porreiro, não deixa de ser uma ideia! :D
Bronze
E um radiador de oleo não??
Bruno Carmo
Re: Arrefecimento - Turbo ?
Bruno Carmo Escreveu: Normalmente recorre-se ao uso de radiadores extra para o circuito de oleo que vão de certa forma conseguir arrefecer o oleo, oleo este que estará no turbo a uma menor temperatura, logo com uma maior fiabilidade!
:assobiar:
Bronze
Bruno Carmo Escreveu:Sim... está porreiro, não deixa de ser uma ideia! :D
Bruno Carmo
Bruno Carmo Escreveu:Carlos!! Vai-ta fuck! :lol:
Race
_cupra_ Escreveu:E um radiador de oleo não??
eheheh,ele prefere um tubo a fazer barulho :dah: mas deve baixar 0.001 grau C no oleo do motor :D

cump
Bruno Carmo
Race Escreveu:
eheheh,ele prefere um tubo a fazer barulho :dah: mas deve baixar 0.001 grau C no oleo do motor :D

cump
pelos vistos os gajos dos golf´s de competição que tu falaste que usam esse tubo são mesmo uns otários para terem só o tubo a fazer barulho e a baixar 0,001º de temperatura do oleo do motor!

são teus amigos? :hum:
Race
Bruno Carmo Escreveu:
Race Escreveu:

cump
pelos vistos os gajos dos golf´s de competição que tu falaste que usam esse tubo são mesmo uns otários para terem só o tubo a fazer barulho e a baixar 0,001º de temperatura do oleo do motor!

são teus amigos? :hum:
ya são meus amigos :D

que eu saiba no golf de competição a intenção não é baixar a temperatura do oleo mas enfim....para isso usam radiadores da mocal com termostato A HOMEM :)

CUMP

cump
Responder