Novato
Barulho muitooo estranho
boas pessoal leonino

é o seguinte.. o meu pd150.. anda.me a fazer uma barulhao muito estranho... ao ligar o carro nos primeiros segundos faz esse barulho, mas depois o barulho desaparece.. :hum: ... nao sei se algum de voces alguma vez ouviu o carro a trabalhar com um tubo do intercooler fora do sitio ou com o filtro de ar tirado... este barulho a que me refiro é exatamente igual ao barulho que o carro faz quando lhe é tirado o filtro de ar ou tem um tubo do ic fora do sitio.. tem alturas que so faz nos 1s segundos de trabalho.. como tá um pouco mais... ainda hoje vim qase 10 kms a ouvir o barulho.. e quando tentava puxar sentia uma vibracao no carro e falta de potencia..
será algum sensor do ic?!... plo que estive a ver tenho os tubos do ic todos bem no sitio, nao vejo o pq dakele barulho.. alguem ja passou por isto ?!

obrigado pela vossa ajuda

cumpts
Novato
Re: Barulho muitooo estranho
bem pessoal depois de muita pesquisa em foruns, encontrei um video no forum do ibizas... em que é duma ford com o motor pd150.. e neste video nota-se o dito barulho que eu oico no meu.. akele barulho grave de fundo que se houve.....
a unica diferenca é que o meu tanto faz so uns segundos dp de por a trabalhar como tambem pode ficar mais algum tempo como é o caso deste video.. qe cena :mad:

agora o gajo diz que meteu touches novas e ficou bom :choque: .... será isso ?!

precos para uma reparação destas, se é de facil montagem, algum DiY sobre isto ?!

aqui fica o video

http://www.ibizaclubpt.com/forum/showthread.php?t=71199

obrigado pela vossa ajuda..
Novato
pussleon Escreveu:bem pessoal depois de muita pesquisa em foruns, encontrei um video no forum do ibizas... em que é duma ford com o motor pd150.. e neste video nota-se o dito barulho que eu oico no meu.. akele barulho grave de fundo que se houve.....
a unica diferenca é que o meu tanto faz so uns segundos dp de por a trabalhar como tambem pode ficar mais algum tempo como é o caso deste video.. qe cena :mad:

agora o gajo diz que meteu touches novas e ficou bom :choque: .... será isso ?!

precos para uma reparação destas, se é de facil montagem, algum DiY sobre isto ?!

aqui fica o video

http://www.ibizaclubpt.com/forum/showthread.php?t=71199

obrigado pela vossa ajuda..

Sim pode ser as touches! com o carro frio ate o oleo chegar la a cima fazem barulho! depois normaliza por isso ainda nao é grave :assobiar:
Administrador
O oleo q usaram/usas-te na mudança, respeita a norma 505.01?
guiZmo
Imagem
There is a new FR in Town his licence plate is xx-BG-xx
== FeedBack ==
== guiZmo's Project ==
Novato
o oleo é o castrol edge 0-30w se n me engano... ms respeita essas normas ya... eu ja ha muito tempo que tinha ouvido aqele barulho, mas ultimamente faz com mais frequencia ms nem todos os dias, tipo hje de manha a frio foi 5 estrelas impecavel msm.. é estranho ser das touches, pq qnd no otro dia fez este barulho durante mais algum tempo, eu arrankei e qnd tentei puxar por ele senti o carro a terpidar e a puxar mal..
q bruxedo :mad:
Bronze
pussleon Escreveu:o oleo é o castrol edge 0-30w se n me engano... ms respeita essas normas ya... eu ja ha muito tempo que tinha ouvido aqele barulho, mas ultimamente faz com mais frequencia ms nem todos os dias, tipo hje de manha a frio foi 5 estrelas impecavel msm.. é estranho ser das touches, pq qnd no otro dia fez este barulho durante mais algum tempo, eu arrankei e qnd tentei puxar por ele senti o carro a terpidar e a puxar mal..

man, atenção! o castrol 0w 30 não respeita a 505.01...eu acho que ja foste..
da castrol é o castrol edge turbo diesel 5w40
Novato
Filipe Escreveu:
pussleon Escreveu:o oleo é o castrol edge 0-30w se n me engano... ms respeita essas normas ya... eu ja ha muito tempo que tinha ouvido aqele barulho, mas ultimamente faz com mais frequencia ms nem todos os dias, tipo hje de manha a frio foi 5 estrelas impecavel msm.. é estranho ser das touches, pq qnd no otro dia fez este barulho durante mais algum tempo, eu arrankei e qnd tentei puxar por ele senti o carro a terpidar e a puxar mal..

man, atenção! o castrol 0w 30 não respeita a 505.01...eu acho que ja foste..
da castrol é o castrol edge turbo diesel 5w40
castrol 0w30 é ainda melhor :cool:
Novato
epa agora nao tenho aki a lata à mao ms tnh quase a certeza q tem lá a norma escrita.. tnh q a procurar pa confirmar.. ms nao me parece nada ser das tuches.. o barulho das tuches é um " tec tec tec" e akele é um barulho grave.. parece q nao tenho filtro de ar.. quarta de manha ja tenho a manha livre e ja me vou deitar debaixo dele pa ver bem se tenho os tubos do ic todos bem fixos..

ainda hoje a sair do bules com o carro frio nao fez o dito barulho.. ms passado um pokito fui puxando lentamente e senti uma terpidaçao vinda do motor e o carro a desenvolver um pouco lento e uma beca de fumo cinzento mais q o normal.. :hum: ... cenas de mecanica gosto de ser eu a fazer mas esta agora ta.m a dar a volta a cabeça :bangin:

obrigado plas dicas pessoal.. assim q encontrar a lata ja vejo melhor se realmente está lá a norma :D
Novato
pussleon Escreveu:epa agora nao tenho aki a lata à mao ms tnh quase a certeza q tem lá a norma escrita.. tnh q a procurar pa confirmar.. ms nao me parece nada ser das tuches.. o barulho das tuches é um " tec tec tec" e akele é um barulho grave.. parece q nao tenho filtro de ar.. quarta de manha ja tenho a manha livre e ja me vou deitar debaixo dele pa ver bem se tenho os tubos do ic todos bem fixos..

ainda hoje a sair do bules com o carro frio nao fez o dito barulho.. ms passado um pokito fui puxando lentamente e senti uma terpidaçao vinda do motor e o carro a desenvolver um pouco lento e uma beca de fumo cinzento mais q o normal.. :hum: ... cenas de mecanica gosto de ser eu a fazer mas esta agora ta.m a dar a volta a cabeça :bangin:

obrigado plas dicas pessoal.. assim q encontrar a lata ja vejo melhor se realmente está lá a norma :D

A norma do teu oleo é 503/506 :happy14:
Bronze
o 0w 30 da castrol tem apenas a 502.00 e a 505.00!
Novato
lembro.me q akilo em lá algumas normas, mas n vou tar a falar sem saber, tenho q procurar isso amanha..
convinha msm q fosse a 505.01 ?!.. eq sei q tá la algo q diz vw qq coisa n me recordo e tem la umas poucas de normas.. :choque: que cena
Bronze
pussleon Escreveu:lembro.me q akilo em lá algumas normas, mas n vou tar a falar sem saber, tenho q procurar isso amanha..
convinha msm q fosse a 505.01 ?!.. eq sei q tá la algo q diz vw qq coisa n me recordo e tem la umas poucas de normas.. :choque: que cena
man vai ao site www.castrol.pt
tiras ja a duvida
Jota
mesmo que esse 0w30 respeite a norma, coisa que duvido, não é certamente o oleo indicado para um PD150...

Isso é fininho de mais, parece oleo Fula...

Como é que voces conseguem por assim qq oleo pa dentro do motor ? :?
Bronze
Jota Escreveu:mesmo que esse 0w30 respeite a norma, coisa que duvido, não é certamente o oleo indicado para um PD150...

Isso é fininho de mais, parece oleo Fula...

Como é que voces conseguem por assim qq oleo pa dentro do motor ? :?
é isso tudo, mas os piores mesmo são alguns mecanicos...teimosos como mulas e eles é que sabem...ja apostei um jantar com um mecanico...vai-me trazer um oleo 10w40 com a norma 505.01...ja la vai + de um mês e nada lol...diz ele que tem la a norma 505...(pa eles é tudo igual) e usa em audi a4, a3 e nunca teve problemas..enfim..
Novato
bem pessoal.. fui a garagem remexi tudo e encontrei a dita lata... e afinal eu eq tava enganado.. afinal é 5w40 como diziam aki e nao 0w30... e realmente tem aki a 502 00 ; 505 00 e a 505 01... afinal estou a usar o oleo correcto.. té fui eu q o mudei e td e tava axar estranho me terem vendido o oleo errado pq compro as cenas numa casa de pecas onde trabalha la um amigo e o gajo n se ia enganar nisto visto q tb anda em cima do acontecimento..
bem isso quanto a mecanicos tou completamente de acordo, por isso é que prefiro ser eu a fazer as cenas.. :lol:
bem vo aguardar a ver se akilo do carro passa, senao quarta deito.me debaixo dele :D lol

obrigado ppl
Bronze
pussleon Escreveu:bem pessoal.. fui a garagem remexi tudo e encontrei a dita lata... e afinal eu eq tava enganado.. afinal é 5w40 como diziam aki e nao 0w30... e realmente tem aki a 502 00 ; 505 00 e a 505 01... afinal estou a usar o oleo correcto.. té fui eu q o mudei e td e tava axar estranho me terem vendido o oleo errado pq compro as cenas numa casa de pecas onde trabalha la um amigo e o gajo n se ia enganar nisto visto q tb anda em cima do acontecimento..
bem isso quanto a mecanicos tou completamente de acordo, por isso é que prefiro ser eu a fazer as cenas.. :lol:
bem vo aguardar a ver se akilo do carro passa, senao quarta deito.me debaixo dele :D lol

obrigado ppl
:cool:
Jota
ah bom :)
Diamond
Boas, vê la se o tubo de plastico que vai ate ao turbo ou seja o tubo a seguir á maf nao tem uma fuga, é que se tiver fuga faz esse barulho como se nao tivesses filtro de ar e para alem disso se tiver fuga entra ar por ai entao a maf nao le como deve de ser provocando essa falta de potencia..
Diamond
Só agora vi o video isso quase na certa sao os injectores marados...

Dai fazer mais fumo que o normal...

E se tiveres o carro com linha directa ouves esse barulho na ponteira...
Novato
bem pessoal pedi ao cota pa levar o mecanico lá a casa pa ver o q era aqilo e depois falei co homem ao telefone e o que me disse foi que poderia ser das touches ou entao uma bomba de oleo que tem em cima na cabeca do motor q podia ter pifado.. recomendou.me para ver se melhorava que mete.se um aditivo no oleo e otro aditivo no gasoleo.. vo aproveitar para experimentar isso ja que o carro tambem ja está quase na hora de mudar o oleo.. dpois se nao ficar bom lá terei que comecar a largar umas guitas até dar com o problema :choque: ... a cena que me intriga é q o carro quando ta qente tá fixe puxa muito bem e tudo, eu tenho a linha d escape de origem..

amanha ja lhe mudo o oleo e meto o tal aditivo e vo ver como se porta, depois dou noticias..

brigado a todos voces mans :happy72:
Novato
Boas pessoal :D
Esta pergunta vai dirigida ao pussleon.
O teu leon faz esse barulho apenas em frio certo??
Quando puxas por ele (180km ou mais..) e depois paras o trabalhar nao fica acelerado?
Já agora podes dizer-me o que sao as touches?

Abraço.
Novato
mirage_25 Escreveu:Boas pessoal :D
Esta pergunta vai dirigida ao pussleon.
O teu leon faz esse barulho apenas em frio certo??
Quando puxas por ele (180km ou mais..) e depois paras o trabalhar nao fica acelerado?
Já agora podes dizer-me o que sao as touches?

Abraço.
hey man..

ya agora tenho notado so mais a frio.. ms nao testei a essa velocidade, o que notei foi que se for numa segunda com akele barulho e começar a pisar devagar noto akela falta de potencia que ao eu insistir o carro desengas.se e cmeçar a puxar normal e deixa de fazer o barulho, um amigo mecanico diz q pode ser da bomba elevadora de oleo que tem na cabeca do motor que faz com que o oleo chegue cá acima, pode estar danificada e nao puxa logo o oleo em condiçoes.. ja meti os aditivos no gasoleo e agora no oleo quando o mudei e vo andar a testar até domingo, se persistir, mecanico com ele :D ..

bem eu apenas faço umas cenitas de mecanica, e plo que sei posso dizer que as touches é uma capa redonda que existe por cima de cada valvula, que serve para compensar a folga entre o veio e as valvulas.. e quando faz o tal tec-tec-tec é porque já tao com folga, e teem que ser trocadas... n sei se me expliquei bem.. quem souber xplicar melhor que se prenuncie..

abraco
Diamond
Sim as touches sao mais ou menos isso..

Sao hidraulicas, por isso convem ter oleo do bom e fazer as mudas dentro dos km´especificos ao terem oleo de ma qualidade ou muito queimado com a fricçao começao a ter muito desgaste e os cabeçotes começam a bater...

Se querem ouvir uma touche a bater basta ligarem o carro 5 segundos e desligarem façam isto 3 ou 4 vezes seguidas e ouvem as touches a bater...

Mas atençao o barulho de touches a bater nao tem nada a ver com o barulho que se ouve no video...
Novato
bem pessoal, fui deixar o leao ao mecanico... e após alguns testes, verificou.s falta de compressão num dos cilindros... o que faz com que o carro nao puxe.. tenho uma valvula rota, ou empenada... nos proximos dias vao tirar a cabeca do motor fora para ser arranjado.. assim que tiver novidades venho aqi contar.. agora a origem disto, nao se sabe, coisas que podem acontecer... enfim cabeca do motor fora e uns valentes guitos :chorar: ....
enfim qero é aqilo arranjado que ja ando a dar em doido..

cumpts
Novato
boas pessoal

bem finalmente tenho o leao em casa e impecavel :D

entao era o seguinte.. o mecanico todo lancado para desmontar a cabeca do motor, convencido que era problema de algumas valvulas danificadas, e ao tirar a tampa de valvulas do topo do motor depara-se com o veio de excentricos (arvore de cames) completamente gasta :woow: ... parece impossivel é verdade, agora pergunto-me o carro marca lá 70milK.. ou seja fui aldrabado :mad: ... ms o mecanico diz q pode ser por ter levado oleo inadequado, sei que nao foi nas minhas maos, o que é certo é que a primeira vez que mudei o oleo de motor, quando fui por o carro a trabalhar ouvi este dito barulho durante uns minutinhos, mas depois regularizou... e tive muitoooo tempo sem o ouvir, e so ultimamente é q o ouvia..
depois o mecanico disse para mudar o oleo e meter um aditivo dakeles de teflon ou lá o q é... e ya meti isso.. e o carro pimbaa cada vez pior do barulho... a explicação é que o antigo dono do carro ja sabia deste problema e deve ter metido algum aditivo marado no oleo para minimizar este barulho.. e vendeu o carro... e depois quando mudei o oleo o aditivo foi-se... notou-se logo o barulho.. e normalizou porque possivelmente ainda havia residuos do mesmo no oleo... e por fim agora com a ultima muda os residuos foram-se daí ter berrado mesmo...
ora conclusão andei a ver do material para o carro e pediam-me por uma arvore de cames 611e... fikei logo a bater mal né... ms fui a uma casa de pecas em rio maior.. e consegui comprar a arvore de cames e as tuches todas por 220e :cool: .... e melhor ainda o material de que é feita esta arvore de cames é bastante mais resistente que o material da de origem... o preco da arvore de cames foi 110e e das tuches 110e tambem... paguei 100e ao mecanico pela mao-de-obra e o carro tá novo... até puxa melhor e tudo :D .... tem um trabalhar bastante mais silencioso e certinho..

agradeco a todos pela entreajuda q existe neste forum q é de louvar :happy14:

cumpts
Responder