Silver
- Revisão a Amortecedores/Molas
Tenho Bilstein B8 Sprint e Eibach Pro-Kit há já cerca de 32mk e tenho reparado ultimamente que, embora tenha as molas de rebaixamento de 30mm, comparando com alguns Leon's igualmente rebaixados, o meu parece estar muito alto, diria mesmo, de origem. No comportamento houve melhoras significativas desde o ínicio e não tenho queixas relativamente a isso, mas noto um barulho na roda frontal direita ao passar por qualquer piso fora A.E's. O barulho é idêntico ao barulho feito por uma rede ou chapa solta, mas já fui à Seat mais que uma vez e vem de lá sempre igual.

Tenho pensado em fazer uma revisao aos amortecedores e molas para ver se realmente está tudo bem com os mesmos e se efectivamente estão "no lugar" e bem montados, pois as molas deveriam ter feito o carro descer pelo menos 1 dedo, 1 dedo e meio, que é o que equivale os 30mm.
Não pretendo efectuar esta revisão na marca pois fica-me muito caro (36€ + IVA 21% à hora) e não quero um historial de alterações na folha do meu carro para mais tarde recordar.

Sei que temos representantes de empresas cá no fórum, e gostaria de saber se existe a possibilidade de efectuarem uma revisão nesse aspecto e qual o orçamento para tal, com tudo incluido. Se tiver que se falar por PM, é óbvio que aceitarei.

Apenas quero acabar com este pequeno barulho incómodo que me tem feito suspeitar da mola (visto já ter eliminado outros factores) e o facto das mesmas (no que respeita à zona frontal) não terem rebaixado o que supostamente deveriam.

Assim, tiro o peso da consciência e vejo o estado da suspensão.

Agradeço, desde já, o feedback, tanto dos representantes das empresas como de membros do clube que saibam onde se poderá efectuar esta revisão.

Abraço
Nissan Juke "R"D

Feedback
Bronze
Boas!!

Por acaso nas fotos já tinha reparado que o teu carro tá um pouco alto, pensei que o querias mesmo assim...
Imagino o barulho, deve tornar-se incomodativo :x
Silver
Primeiro pensei que nunca me fosse afectar e que iria passar ao lado...mas já farta.

No outro dia no encontro olhei e comentei com o Rieger o facto do meu estar rebaixado e o dele não e à frente o dele estar notoriamente mais baixo.
Depois confirmei isso ao ver as fotos do carro do Luís que tem Eibach, que creio que sejam as mesmas que as minhas (Pro-Kit 30mm).

Daí eu querer efectuar uma revisão para ver se está mesmo tudo bem...
Nissan Juke "R"D

Feedback
ToledoTDI
Deja vu... :?

Tenho o mesmo setup (Bilstein B8 + Eiback Pro Kit), e sofro do mesmo problema. Depois de os montar, nem precisei de andar 50m para detectar esse barulho irritante. :evil:
Tenho dois amigos (um com Golf IV TDI com uma suspensão de uma marca ke não me lembro agora, e outro com um Corsa com umas molas Ranhok, e uns Koni), e ambos sofrem do mesmo problema.

Segundo o ke consta, o barulho vem mesmo das molas.

Vamos lá ver se eu consigo explicar por palavras...
As molas de rebaixamento (principalmente as progressivas - que é o caso das Eibach) não tem a espiral com a mesma abertura desde a parte de cima da mola até à parte de baixo... as "voltas" da espiral na parte de cima tem menos distância entre si. Nós ouvimos o tal barulho, quando as molas se comprimem, e essas espirais se tocam entre si.

Solução: Colocar uma mangueira (não precisa de ser muito grossa) à volta dessa parte em que a espiral é mais curta. Assim o barulho desaparece. :wink:
Há marcas de molas ke já fornecem essa mangueira com o kit.
Eventualmente será necessário desmontar akela trampada toda... :? mas se alguém conseguir meter a mangueira sem desmontar a suspensão interia, ke diga.
Silver
ToledoTDI seja como for, isso resolve a questão do barulho, fantástico.

Agora o meu problema é as molas não baixarem mesmo o que deviam...e só acontece à frente, daí a minha questão de estarem como deve ser. No meu Corsa tinha Eibach Pro-Kit e nunca tive qualquer barulho e baixaram o que tinham que baixar.
Nissan Juke "R"D

Feedback
Bruno Carmo
No que consta uma revisão á suspensão de origem? que elementos são revistos, ou que é alterado e quanto custa?

as minhas já parecem um bom barco, mas queria aguenta-las mais um pouco! :wink:
ToledoTDI
Neo Escreveu:ToledoTDI seja como for, isso resolve a questão do barulho, fantástico.

Agora o meu problema é as molas não baixarem mesmo o que deviam...e só acontece à frente, daí a minha questão de estarem como deve ser. No meu Corsa tinha Eibach Pro-Kit e nunca tive qualquer barulho e baixaram o que tinham que baixar.
Sim, os barulhos só vem da frente...
Era para ter falado no rebaixamento e eskeci-me... Tb reparei isso no meu Kit. Akilo não baixou os prometidos 30mm. No meu caso, depois de montar, medi a altura ao solo, e estava cerca de 20mm mais baixo (à frente e atrás). Depois de fazer uns kms, voltei a olhar para akilo e pareceu-me mais baixo... não sei se será psicológico... :roll:

Já agora... cortaste os teus bump-stops?

Nos meus Bravo e Punto, tb tive molas Eibach, e nos 2 casos, estavam mais baixos 30mm (no caso do Bravo até estava 35mm :D )

Bruno Carmo Escreveu:No que consta uma revisão á suspensão de origem? que elementos são revistos, ou que é alterado e quanto custa?

as minhas já parecem um bom barco, mas queria aguenta-las mais um pouco! :wink:
Pelo ke eu sei, consiste em levantar o carro, olhar para os amortes, e quando muito meter lá a mãozita para ver se estão a babar óleo para fora. É só isto, mais nada.
A não ser ke vás a uma casa especializada em amortecedores, onde te vêm a capacidade de amortecimanto, e mais umas coisas... (não, não sei onde é ke fica uma :D )
Silver
Não cortei nada...

Mas...se por acaso ver que está tudo bem com as molas e amortecedores e elas continuarem assim, dá-me uma coisa má e corto as molas... (sempre fui contra isto!)

:oops:
Nissan Juke "R"D

Feedback
Blacklion
pelo k percebi o toledo nao estava a falar de cortar as molas mas sim de um apoio de borracha k se situa no topo das torres dos amortecedores onde encaixam as molas :roll:
Silver
Sim, eu sei...apenas acrescentei um desabafo... :roll:
Nissan Juke "R"D

Feedback
Administrador
Boas...

Estranho isso q comentam...

Neo o kit q tens é o 8120.140?

Normalmente as Eibach trazem esse tubito...
Mas a solução de colocar um tubo, é viável, alem de eliminar o ruido, tb protege a mola no prato do amortecedor.

Cumps, Paulo
Pretendes equipar / preparar o teu carro?
Tens PMC tuning e a SVPower...

http://www.pmctuning.com/
http://www.facebook.com/pmctuningpt
Silver
Paulo, comprei os quatro amortecedores e as quatro molas em segunda mão ao HappyMike. Não sei se ele tinha o tubo ou não...

Há possibilidade de efectuar algum tipo de revisão à suspensão ?
Nissan Juke "R"D

Feedback
Administrador
Neo Escreveu:Paulo, comprei os quatro amortecedores e as quatro molas em segunda mão ao HappyMike. Não sei se ele tinha o tubo ou não...

Há possibilidade de efectuar algum tipo de revisão à suspensão ?
Boas...

Os bilstein não teem reparação...

Cumprimentos, Paulo
Pretendes equipar / preparar o teu carro?
Tens PMC tuning e a SVPower...

http://www.pmctuning.com/
http://www.facebook.com/pmctuningpt
Bronze
Bem venho aqui desenterrar este tópico!!

Em relação ao barulho, confirma-se...é mesmo feitio!...o meu também faz e eu assim que ouvi aquilo pensei logo que tinha ficado alguma coisa desapertada!! :lol:

(eu ainda não o fiz, mas...)Solução é mesmo meter mangueira, secalhar em cima e em baixo!...problem solved :cool: ...não sei se já o fizeste!

Em relação ao rebaixamento, uma questão?!
Os teus Bilstein frontais são monotube ou twintube?!
Se forem monotube tens de tirar os bump stops pelo que me disseram (suspostamente já trazem bump stops interiores...acho que li isto num forum qualquer afinal :hum: ), porque o veio é mt largo e o bump stop fica fora do sitio ou não entra mm! Logo pode ter influencia na altura :hum:

Se forem twin tube, é igual ao de origem, logo leva o bump stop no mm sitio.

O que podes esperar qt mt é uma frente ligeiramente mais baixa que a traseira...é o unico mal delas(eibach)!
Frente -25/30mm
Trás -20mm se tanto!

Cumps
Bruno Carmo
e em relação ao comportamento? estás contente?! :)

dá aí und fedbacks! :assobiar:
Bronze
Bruninho Escreveu:e em relação ao comportamento? estás contente?! :)

dá aí und fedbacks! :assobiar:
O comportamento confirma-se...é mesmo de outra dimensão, mas refiro-me ao compromisso conforto/desempenho...são realmente mais suaves.
Em amortecedores de origem n sei como ficam, mas já ouvi dizer que ficam bem tb. No meu caso com os B8 liga mt bem, como diziam.
O único senão que se coloca é o rebaixamento mt moderado que produz, que ao fim de pouco tempo já parece ser pouco, em especial atrás, que ficará sempre mais alto que a frente!

Não sei se existe outra opção que atinja desempenho global identico e com um pouco mais de rebaixamento.
Essas tais Ventura, fazem conjuntos de origem com Bilstein em Inglaterra, confirmou-me a própria Bilstein, apesar de recomendar H&R e Eibach para os seus amortecedores.
Eventualmente as Ventura tb sejam uma boa opção, com um pouco mais de rebaixamento, principalmente atrás (o maior defeito das Eibach).
Quem as tem que se chegue à frente a dar feedback (apesar do tópico se desviar um pouco)...Jota...chiba-te! Rigidez? Conforto? Desempenho?
Bruno Carmo
Nesse aspecto o Jota disse-me que é mt semelhante ás de origem em termos de comportamento e rigidez! 8)
Bronze
Bruninho Escreveu:Nesse aspecto o Jota disse-me que é mt semelhante ás de origem em termos de comportamento e rigidez! 8)
Se assim é, então parece-me uma boa opção também, tendo em conta que rebaixa um pouquinho mais atrás, pq à frente é igual ás eibach...!
Bronze
Boas!!

Estive a ler atentamente este topico, pedi-a um favor a quem tem molas Eibach que me diga a referncia das mesmas se possivel, uma vez que para o nosso carro há mais que uma referencia.
Se possivel o pessoal que postou aqui e que se queixou do tal barulho irritante.

Obrigado
Bronze
Dalton Escreveu:Boas!!

Estive a ler atentamente este topico, pedi-a um favor a quem tem molas Eibach que me diga a referncia das mesmas se possivel, uma vez que para o nosso carro há mais que uma referencia.
Se possivel o pessoal que postou aqui e que se queixou do tal barulho irritante.

Obrigado
Só existe 1 Referência do conjunto. É Ref: E8120-140

Isto:
EW 1540001 VA - VA 30 = Rebaixamento à frente
EW 1540002 HA - HA 20-25 = Rebaixamento atrás
Não são outras referências.
VA será uma abreviatura de qq coisa como Frente e HA trás, como normalmente se vê em todas as marcas.

O barulho de facto existe! Qd passas por piso irregular em que a suspensão trabalho mt depressa, parece que vou a estrelar um ovo!! :lol:
Magueira na altura da montagem como aqui foi referido, tem lógica que resolva o prob...eu ainda não o fiz.
Bronze
Ora bem, nao me expliquei bem...
Telefonando hoje para uma das casas de Pt que vende as referidas molas, foi-me dito que para o nosso carro é possivel colocar outras referencias( talvez paar outros veiculos)... inclusive para o carro ficar ao mesmo nível, quer à frente, quer atras há a hipotese de colocar molas por ex. do A3 somente atras, e à frente as aconselhaveis para o Leon, sendo o A3 ligeiramente carro mais pesado atras que o leon, fica nivelado.
Isto foi-me transmitido, daí ter pedido a referencia, agora se apenas é possivel colocar uma referencia:hum:
Bronze
Dalton Escreveu:Ora bem, nao me expliquei bem...
Telefonando hoje para uma das casas de Pt que vende as referidas molas, foi-me dito que para o nosso carro é possivel colocar outras referencias( talvez paar outros veiculos)... inclusive para o carro ficar ao mesmo nível, quer à frente, quer atras há a hipotese de colocar molas por ex. do A3 somente atras, e à frente as aconselhaveis para o Leon, sendo o A3 ligeiramente carro mais pesado atras que o leon, fica nivelado.
Isto foi-me transmitido, daí ter pedido a referencia, agora se apenas é possivel colocar uma referencia:hum:
Bom :hum: não tenho conhecimento de quem venda os kits de molas em cocktail! :lol: ....mas que a suspensão é comum ao A3, Leon e Golf, isso é uma verdade!
...tanto pode ser a mesma coisa...como não!...não se sabe de ninguém que tenha feito isso para comprovar comportamento.
De facto atrás as Eibach pouco ou nada baixam...é uma pena!...compensa pelo conforto de rolamento, mas...fica a saber a pouco :happy72:
Silver
Problema resolvido ! :yupii:
Nissan Juke "R"D

Feedback
Bruno Carmo
já metias a resolução...
Silver
A resolução está descrita no tópico do projecto do XU, mas ainda sem fotos.

Ou seja, resumindo e baralhando, foram substituídos os amortecedores pelos de origem. No entanto e quanto à altura do carro, deixo ao critério de cada um, pois eu já tenho uma opinião formada.
Nissan Juke "R"D

Feedback
Responder