Blacklion
Obrigado, fikei esclarecido :P
Agora e uma questão de pensar se vale ou n a pena gastar os €€ :roll:
PRC - Power&Speed
Se é só repro e não tás a pensar alterrar o turbo, injectores, etc vai valer pouco a pena. Seria melhor reforçar o que tens com um radiador de oleo, gasileo, escape, entrada de ar.
Tudo depende do que pretendes fazer!
Alem disso é sempre bom fazer logs com o VAG COM para saber o que tens e o que precisas de mudar.

Se a temperatura do ar for sempre inferior a 60ºC (não vai valer a pena trocar). O mesmo se pode dizer do oleo (<125-130ºC) e gasoleo (<60ºC).
Blacklion
Ora bem agora focaste uma questão essencial
tenho o vag-com e o cabo agora como e k se fazem logs?
é preciso alguma folha de calculo especial?
a k campo do vag-com e k se vai para fazer logs?
PRC - Power&Speed
Tens na parte de motor o campo "Meas. Block"

Block 003 MAF
Block 007 Temp (gasoleo/ar)
Block 011 Pressão
Blacklion
Vou ver isso então
brigadão
Bruno Carmo
é o que eu digo, o PRC percebe disto aos pontapés! :twisted: :twisted:

Blaclion, quando tomares a tua decisão em relação ás mod´s posta aí! :wink:
Blacklion
claro k posto e posto tb as diferenças k notei.
Novato
PCR so existe a power&speed em leiria?É que sou do porto e não dava mt jeito passar por aí!aqui da minha zona não há ninguem que seja competente? É que tenho um leon de 150cvs já com 140.000kms e como é uma carro que anda mt e até já partiu um turbo aos 70.000 gostava de saber como aumentar a fiabilidade do motor para que este não me dê mais problemas de futuro, é que além do turbo já berrou uma arvore de comandos, terei tido azar? que fazer na minha situação?
PRC - Power&Speed
O turbo ter pifado aos 70000km pode ter sido por muita razão, até mesmo algum defeito nele.
Arvore de commands? será arvore de cames?
Não tou a ver razão para esta ter dado problemas, a não ser que tás a utilizar o oleo errado para o motor, provocando um desgaste muito acima do normal.

aumentar a fiabilidade pode passar por utilizar melhores oleos o meter um radiador de oleo para manter as temperaturas mais baixas. Um escape mais livre, ajuda a baixar as temperaturas de gases de escape. nos motores PD ate um radiador de gasoleo é boa ideia.
Bruno Carmo
e hibridar o turbo... :wink: :wink:
Novato
Arvore de comandos é a mesma coisa k arvore de cames... Pa em relação a oleos sempre foram os apropriados, e a utilização sempre normal... Quanto aos radiadores, por quanto me ficaria a brincadeira?
PRC - Power&Speed
problemas com a arvore de cames nunca tinha ouvido falar sem ser excesso de desgaste divido a não utilização do oleo especifico (com normal VW505.01 o VW506.01).
O minha arvore de cames já tem algum desgaste mas já tem 240mil.
Quanto as temperaturas de oleo, os oleos geralmente mantem as suas propriedades de lubrificação ate aos 140-150ºC, mas para manter o poder de lubrificação ao maximo convem manter as temperaturas no maximo ate aos 110ºC (geralmente queremos entre os 90-115º).
A 140º o oleo já é muito fino, provavelmente dentro do turbo já vai a + de 200ºC.. :shock: e o seu poder para lubrificar o turbo é pouco.
Alem das suas propriedades lubrificantes, o oleo serve para retirar calor ao motor (+ que o liquido de refrigeração ). Logo quanto mais quente está menos vai poder tirar.!!

radiadores de oleo depende do que queres mas começam por volta dos 210€. Entretanto é capaz de haver um group buy para isto portanto.. :wink:
Bruno Carmo
="radiadores de oleo depende do que queres mas começam por volta dos 210€. Entretanto é capaz de haver um group buy para isto portanto.. :wink:
isso é que era uma grande malha... e para quando? Breve?
PRC - Power&Speed
Yep.. :D
Bruno Carmo
é bem é bem. querems é preços de amigos! :lol: e bom material!! :twisted: :twisted: :twisted:

mas disso sabes tu! :D

hoje ouvi um relato de um rapaz de um Astra TDCI que montou um IC maior (falou-me do vectra GTS) e que o carro agora parecia nao ter pontencia abaixo das 2500...

se a alteração que fez é verdadeira ou não não sei, mas que ele tava muito decepcionado estava... :?

o que terá acontecido? alguem?.... :roll:
PRC - Power&Speed
isso é o famoso LAG que se fala por todo lado.. :P
O turbo agora precisa de encher mais volume antes de entrar pressão para dentro do motor. Ajustar a repro pode resolver um bom bocado do problema mas depende muito do turbo e do tamanho do IC, nem sempre maior é melhor!!! Se tiverum IC muito grande o "pressure drop" pode ser demasiado grande para ser compensado pelo turbo.
Bruno Carmo
Exacto, o "famoso Lag"... foi a explicação que dei ao xaval, e para tentar remediar, fazer uma repro... ele ficou de ver isso! :roll:

querem coisas grandes, depois ficam a andar mais pequenos! :lol:
Novato
Bruno Carmo Escreveu:tanks PRC - Power&Speed

esclarecido! :P
Fala Quem SABE da Matéria :D

Abraço
ToledoTDI
Boas,

Era mesmo um tópico destes ke eu andava à procura, e já que o PRC está a participar activamente, vou aproveitar... :wink:

Tenho um TDI110 já com uma MB POWER repro na carola, uns PowerPlus 502, e um VNT17 ("normal").
Logicamente, o IC de origem já é pequeno para o meu setup, e as tubagens desadequadas - rompi o tubo que vai do turbo ao IC, e agora dá-lhe para "saltar" devido à pressão. Comecei a pensar então na troca do IC por um maior (tal como aconselhado pelo pessoal da MB na altura da repro), e tubagens em alumínio com uniões SAMCO.
Andei algum tempo a procurar um IC para montar no qual não tivesse que largar a reforma... e finalmente encontrei um "semi-novo" jeitoso... :D ...o do TDI160. O problema é ke este IC é aínda maior que o dos TDI150, e agora estou com algum receio de ficar com um lag muito grande... :?
O que é ke acham?

Aínda relacionado com este assunto... Segundo o PRC, nos PD é aconselhável montar um radiador de gasóleo. E no meu caso? Se calhar já se justificava, ou não merece a pena?
De qq maneira vou tentar ver as temperaturas com o VAG-COM.

Já estive a ver os preços dos radiadores de óleo/gasóleo que estão disponíveis para o Group Buy. Conheço a marca e sei ke são muito bons, mas no caso de ter que comprar os 2, são quase uns 500€.... :shock: É mta nota... :?
PRC, não se arranja nada por aí que seja semi-bom mas um bocadinho mais em conta?

Abraço.
PRC - Power&Speed
vai ver os preços do group buy.
ToledoTDI
PRC - Power&Speed Escreveu:vai ver os preços do group buy.
Pronto, ok... é um bocado menos... devia ter os olhos tortos qd vi akilo... :?
Vi mal, sorry. :oops:

Relativamente ao resto, podes-me dar a tua opinião? :roll:
Thanks.
PRC - Power&Speed
se a do ibiza cupra é maior penso q não. As 2 devem de ser de +- o mesmo volume. De qq forma a do ibiza cupra é uma muito boa escolha porque é toda em aluminio e não é muito caro. Como todos o que torna os kits caros são os tubos em aluminio e as curvas samco. Por alguma razão o kit de tubos do intercooler do ibiza cupra é 50% mais caro q o intercooler em si... :lol: :lol: :lol:

Radiador de gasoleo provavelmente convem comprar. Como no resto fazia um log do campo #7 para ver a temperatura. Se nunca passar dos 70º tás OK apesar de quanto mais frio melhor. Um PD chega facilmente aos 90-95ºC de temperatura de gasoleo.
ToledoTDI
Cool! :wink:
Vou ver isso tudo ao pormenor. Thanks!

P.S.: IC montado no sítio dia 31 de Maio. Depois posto aki as diferenças.
Bruno Carmo
PRC, és o raio de uma enciclopédia ambulante... :lol: :lol:

ainda bem que andas por cá! :wink:

mas a historia dos radiadores de oleo e gasoleo ainda me baralham... :?

ps: ontem vi o carro do Happy Mike... tá :shock: :shock: :shock:
Responder