ToledoTDI
Só me faltava esta: Safe-mode aos 220...
Já há umas semanas que tinha reparado que ao chegar aos 220 sentia uma grande quebra de potência, mas pensei que tivesse alguma coisa a ver com o filtro (provávelmente sujo) e consequentemente uma leitura errada da MAF... :?
Hoje de manhã a mesma situação repetiu-se (já pela 4ª vez consecutiva), no painel estava tudo bem, os níveis estavam OK (verifiquei ontem), e resolvi insistir para ver no ke dava. Carreguei o resto do pedal, e puf... Sai um Safe-Mode para a mesa do canto. :? :(

A velocidade não caiu a pique, mas sempre que levantei o pé, já não consegui recuperar velocidade depois disso - o carro não estava molengão, estava extremamente "preso", parecia ke tinha deixado cair o pé em cima do travão. O último safe-mode ke tive foi há mais de 2 anos, mas não foi difícil de perceber ke se tratava do "programa alternativo". Para ter a certeza, fiz "reboot" :lol:, e como ke por artes mágicas, o Power voltou. :yupii:

Como os Safe-Modes não acontecem por acaso, lá fui eu há bocado de portátil debaixo do braço para a garagem, para ver o que se passou o bixo...

Aí está o erro do VAG-COM:
17958 - Charge Pressure: Control Deviation
P1550 - 35-00 - -

Segundo o AutoData, este erro significa:
Localização da Avaria: Pressão do Turbocompressor - diferença de controlo
Causa Provável: Fuga na admissão/no escape, tubos flexiveis trocados/desligados, sensor de pressão absoluta do colector, válvula reguladora da descarga do turbocompressor, accionador da válvula de descarga do turbocompressor, turbocompressor.

O único sintoma a olho nu é um incremento de fumo (que venho a notar há já umas 2 semanas), o que significa que está a entrar menos ar para o motor, descompensando a mistura ar/gasóleo (incrivelmente mais gasóleo do ke ar, neste caso). Estes sintomas confirmam o erro do Vag-Com... :? :hum:

Conhecem alguém ke já sofreu/sofre do mesmo problema? Alguma sugestão maravilha (para além das do AutoData)? :chorar:
RedShade
1 sugestao
vende isso pro vinho :P
Bruno Carmo
Bem.. eu não sei :( mas das causas que enumeraste de serem possiveis, no teu caso será alguma valvula não? que já deve estar marada!

Porque o teu turbo não está de nem de perto nem de longe a aproveitar todo o seu potencial! :hum: certo?

não sei, digo eu... :dah:
ToledoTDI
RedShade Escreveu:1 sugestao
vende isso pro vinho :P
Coisa feia, a inveja... :nop:
ToledoTDI
Bruninho Escreveu:Bem.. eu não sei :( mas das causas que enumeraste de serem possiveis, no teu caso será alguma valvula não? que já deve estar marada!

Porque o teu turbo não está de nem de perto nem de longe a aproveitar todo o seu potencial! :hum: certo?

não sei, digo eu... :dah:
Sim, o turbo está a trabalhar a meio-gás quase...
Não sei o ke possa ser... talvez algum tubo de vácuo roto, não sei... :? Afinal de contas, os tubos de vácuo já lá andam há 7 anos... :roll:
Tou mesmo sem ideias. Não lhe dei nenhum tratamento de choque, nem fiz nada fora do "normal" para isto acontecer... :hum:
Silver
O meu Ibiza já deu esse tipo de erro antes...e era derivado à geometria estar presa e estar a fazer excesso de pressão...

Se fosse a ti fazia esse top-speed run c um log ao MAP (e MAF) no vag-com...pode ser elucidativo.. ;)

abraço e boa sorte!
'02 VW Golf TDI
PKE remap || 80mm intake || Free-flow exhaust || FK hightec kit || Sparco strut bar || S3 lower strut bar || Powerflex bushes || CC || Parking sensors || Aerotwin front and rear wipers ||
Novato
trqster Escreveu:
Se fosse a ti fazia esse top-speed run c um log ao MAP (e MAF) no vag-com...pode ser elucidativo.. ;)

abraço e boa sorte!

faz um log para ver se aparece algum valor fora do normal.. :assobiar:
Golf TDI
C350cdi AMG
Novato
Boas....
Pois eu apos fazer a repro tambem me começou a acontecer isso....
1º acontecia aos 210 :choque:
dps o meu reprogramador avançou mais os cortes e agora é à volta dos 220 ja dentro do redline.... como nao quero andar no redline deixei tar assim.
ToledoTDI
Novo safe-mode hoje de manhã aos 200. :? :dah: :chorar:

Hoje vim em testes para o work, e descobri ke se se acelerar devagar, aos 200 entra logo em safe-mode, mas se acelerar à bruta, chego até aos 220 na boa, e então aí sente-se uma quebra, e depois entra o safe-mode. :hum:

VAG-COM tests logo à noite. :sad50:
Preciso de um test co-pilot... Blacklion chamado à recepção! :)
Bruno Carmo
ToledoTDI Escreveu:Novo safe-mode hoje de manhã aos 200. :? :dah: :chorar:

Hoje vim em testes para o work, e descobri ke se se acelerar devagar, aos 200 entra logo em safe-mode, mas se acelerar à bruta, chego até aos 220 na boa, e então aí sente-se uma quebra, e depois entra o safe-mode. :hum:

VAG-COM tests logo à noite. :sad50:
Preciso de um test co-pilot... Blacklion chamado à recepção! :)
sabes pouco pesco de vag-com, mas se quiseres um piloto ou co-piloto podes contar cmg! :D
Novato
Espero enganar-me, mas acho que o teu turbo vai para as couves... os bicos que tens são mtooo desgastantes para o turbo e pode n ter excesso de pressão e dar o berro na mesma pelo excesso de gasóleo... Mas espero enganar-me...
Bruno Carmo
:woow: :(
Novato
HappyMike Escreveu:Espero enganar-me, mas acho que o teu turbo vai para as couves... os bicos que tens são mtooo desgastantes para o turbo e pode n ter excesso de pressão e dar o berro na mesma pelo excesso de gasóleo... Mas espero enganar-me...

Ta tudo dito... tambem penso ser isso.
Ou a N75 morreu ou o turbo ja tem as alhetas "soldadas" :choque:
Blacklion
ToledoTDI Escreveu:Preciso de um test co-pilot... Blacklion chamado à recepção! :)
mim sou eu :mrgreen:
ouvie chamarem por mim :ahpose:
epah e so dizeres k estou livre logo a noite :excited:
vamos lá ver isso :condutor:
ToledoTDI
SuperSport Escreveu:
HappyMike Escreveu:Espero enganar-me, mas acho que o teu turbo vai para as couves... os bicos que tens são mtooo desgastantes para o turbo e pode n ter excesso de pressão e dar o berro na mesma pelo excesso de gasóleo... Mas espero enganar-me...

:woow:
Acham ke é do turbo?? :choque: :? :(

Então se assim é pq é ke ele se comporta bem em todos os regimes e só lá em cima é ke lhe dá a macacôa?
Acelero 1ª, 2ª, 3ª e 4ª até ao redline e o gajo tá 5 estrelas. Não perde pressão, nem corta, nem tem reacções estranhas. :hum:
Então e pq é ke só acontece quando acelero devagar acima dos 200?
Se aos 200 lhe mandar uma sapatada, ele aguenta-se à bomboca e puxa bem... até aos 220. :? :hum:
Race
ToledoTDI Escreveu:
SuperSport Escreveu:

:woow:
Acham ke é do turbo?? :choque: :? :(

Então se assim é pq é ke ele se comporta bem em todos os regimes e só lá em cima é ke lhe dá a macacôa?
Acelero 1ª, 2ª, 3ª e 4ª até ao redline e o gajo tá 5 estrelas. Não perde pressão, nem corta, nem tem reacções estranhas. :hum:
Então e pq é ke só acontece quando acelero devagar acima dos 200?
Se aos 200 lhe mandar uma sapatada, ele aguenta-se à bomboca e puxa bem... até aos 220. :? :hum:
eu tive esse problema no meu pd150 com o mesmo turbo(stock) que tu tens e era a geometria que não abria toda derivado ao carvão fazia safe as 4400rpm :hum:
assim que a mandei limpar ficou 5***** :yupii:

cump
Novato
VAG-COM Version: Release 311.2-N

Control Module Part Number: 038 906 019 NF
Component and/or Version: 1,9l R4 EDC G000SG 7000
Software Coding: 00102
Work Shop Code: WSC 06402
Additional Info: VSSZZZ6LZ6R039064 SEZ7Z0E3095313
1 Fault Found:
17965 - Charge Pressure Control: Positive Deviation
P1557 - 35-10 - - - Intermittent

a mim a 190 tb um erro parecido....tnh um ibiza fr so com repro e filtro
Race
tasko Escreveu:VAG-COM Version: Release 311.2-N

Control Module Part Number: 038 906 019 NF
Component and/or Version: 1,9l R4 EDC G000SG 7000
Software Coding: 00102
Work Shop Code: WSC 06402
Additional Info: VSSZZZ6LZ6R039064 SEZ7Z0E3095313
1 Fault Found:
17965 - Charge Pressure Control: Positive Deviation
P1557 - 35-10 - - - Intermittent

a mim a 190 tb um erro parecido....tnh um ibiza fr so com repro e filtro

geometria presa como é obvio :woow:
normalmente é quase sempre :woow: quando é positiva, se for desvio negativo já é outra historia :woow:

mas é façil de ver se é a geometria,basta fazer um log do pedido e feito pelo turbo :dah: se for positivo o turbo faz mais pressão que a pedida pela ECU :D

cump
Um amigo meu que traz uns carritos da germania quando acontece isso salvo erro já é a 3 vez , é o turbo carbonizado gasta 150 € e tem resultado fica impecavel :)
Bronze
Isso quer é carga e esse gajo anda sempre a pisar ovos depois olha é o q dá geometria presa
.... :P :lol01:
Silver
Ca para mim o problema disso é teres a mala comprida nesse LEON :yupii: :yupii: :P :P :yupii: :P

Tenho muita pena mas não te consigo ajudar.
Boa sorte para a resolução do problema.

1 abraço
Imagem
Leon 1.9 TDI - Limits were made to be broken
Jota
Ufa... ate que enfim... Pa ver se te acalmas... Olhem pessoal... :woow:
O presidente da camara municipal de Odivelas ta a fazer uma festa neste preciso momento... Podem por na TVI que ta la em directo... :P

Diz ele... "caros eleitores, a partir de hoje, a nossa principal variante, o IC22, vai passar a ser a calmaria que todos nós desejamos... ja podem estender a roupa, ja podem deixar as janelas abertas, ja podem trazer o cão á rua pa cagar nos jardins... sem que o fumo do Toledo vos incomode..."

E o povo.... " :yupii: :yupii: :yupii: :yupii: :yupii: "

:P :P :P

Boa sorte pra isso mano, que tudo corra pelo melhor... :happy72:
flyer
Jota Escreveu:Ufa... ate que enfim... Pa ver se te acalmas... Olhem pessoal... :woow:
O presidente da camara municipal de Odivelas ta a fazer uma festa neste preciso momento... Podem por na TVI que ta la em directo... :P

Diz ele... "caros eleitores, a partir de hoje, a nossa principal variante, o IC22, vai passar a ser a calmaria que todos nós desejamos... ja podem estender a roupa, ja podem deixar as janelas abertas, ja podem trazer o cão á rua pa cagar nos jardins... sem que o fumo do Toledo vos incomode..."

fod@-se imaginação não te falta... :lol: :lol: :lol: :lol:
ToledoTDI
Jota Escreveu:Ufa... ate que enfim... Pa ver se te acalmas... Olhem pessoal... :woow:

:dah:
ToledoTDI
Race Escreveu:eu tive esse problema no meu pd150 com o mesmo turbo(stock) que tu tens e era a geometria que não abria toda derivado ao carvão fazia safe as 4400rpm :hum:
assim que a mandei limpar ficou 5***** :yupii:

cump
Espero que seja esse o problema e não o que o HappyMike e o SuperSport disseram. :chorar:

De qq maneira, ontem à noite falei com um amigo ke teve precisamente o mesmo problema e o erro era exactamente este, e no caso dele, bastou trocar o sensor IAT (ou MAP). Estou a rezar para que seja isso. Pode ser ke tenha avariado ou esteja sujo de óleo e porcaria, uma vez que se situa na tubagem que sai do IC - o meu carro já vai a caminho dos 203.000 kms. :?

Hoje à noite vou testar com outra MAF, e para a semana quero ver se testo com um sensor IAT emprestado. Também tenho uma N75 de um TDI130 à disposição para testar. Vamos ver no ke dá... :(
Responder