Novato
Re: Oleos para Motor PD(Pumpe-Düse) (Norma 505.01)(5w-40) UPDATE
então e se não disser a norma 505.01 não faz mal? o importante é ser 5w-40 100% sintético? Certo?
Bronze
no teu caso ate pode ser um 10w40
Novato
eu tenho posto 10w-40 mas tenho mudado de 10 em 10mil, mas tenho que mudar duas vezes por ano e eu queria ver se fazia pelo menos de 15 em 15. que dizes entao?
Bronze
fiz uma pesquisa em algumas marcas e elas para o teu carro, recomendam 5w40...por isso podes por na boa
Bronze
pessoais, dos pd's xeguem-se à frente...alguem ja usou motul
Silver
oliveira Escreveu:Boas pessoal, preciso da vossa ajuda para tirar uma duvida que tenho,
tenho um PD150, o óleo que uso é 5W40, o aconselhado, mas há um amigo meu que também tem um PD150 e desde que o reprogramou coloca-lhe um óleo especial da liqui moly 10W40, e troca-o de 20 em 20 mil klm, realmente já vi óleo e não é vulgar como os que costumamos ver, parece que tem pérolas misturadas.
Ele já faz isto há um ano, 0 problemas, a minha questão é, os nossos PD150 podem levar óleo 10W40?

Aguardo a vossa ajuda,
Cumprimentos,
LEOAS FOREVER :condutor:
nao sei que oleo é esse, mas se ele fez repro, devia de reduzir o tempo de muda de oleo e nao aumentar, visto com a repro tem mais desgaste
Novato
Bruno GMR Escreveu:então e se não disser a norma 505.01 não faz mal? o importante é ser 5w-40 100% sintético? Certo?
Boas a todos

a especificação 505.01 só existe em semi-sintéctico e 5W40. Para full sintético tem de ser 5W30 que já é um 507.00, norma para os carros com FAP.

Cumps
Novato
eu comprei na Norauto 505.01 100% sintético 5w40 (5litros 25€)
Jota
Goodspeed Escreveu:Para full sintético tem de ser 5W30 que já é um 507.00, norma para os carros com FAP.

Cumps
E é carote esse óleo... Modernices... 8)
Sócio Leon Club
oi...

eu no meu leon PD150 costumo pôr 5w30 da shell :) :condutor:

axo k é o mais adquado a este tipo de motores :P :P

pois são motores com muito desgaste e muita rotação :hum:

aconselho o uso deste para quem tem estes motores!

cump :condutor:
Bronze
eu uso motul, compro nas casas "bosch service" eles usam motul, fazem um desconto e tal...mas é carito, quanto à qualidade, é muito bom, estou muito contente (antes usava bp visco special v)...já agora fazendo aqui um parentesis alguem ja usou deste oleo

http://www.bardahl.com/mods/gallery/gal ... =&shownew=
Novato
Re: Oleos para Motor PD(Pumpe-Düse) (Norma 505.01)(5w-40) UP
Boas a todos,

em resposta a todas as perguntas deste tópico, deixem-me fazer umas pequenas alterações e alguns esclarecimentos:
Sou técnico de lubrificantes e por isso mesmo sei o que vou postar.
1º - A foto da embalagem do óleo REPSOL está errada. Aquele óleo, apesar de ser um 5W/40 não aprova a norma 505.01. A Descrição está correcta a foto errada.
Os lubrificantes com a norma 505.01 e 506.01 foram formulados e desenvolvidos para todos os motores TDI (grupo VW) com sistema INJECTOR/BOMBA. No caso dos motores common rail já é outro tipo de óleo.

Porquê o uso de um lubrificante 505.01/506.01?

Os injectores são banhados pelo óleo. Os injectores são comandados electrónicamente e têm instalação eléctrica. O óleo está ém contacto com a instalação.

Óleos com as normas 505.01/506.01 não danificam a cablagem a longo prazo.

Norma 505.01 (sistema inj/bomba - Sem LONG LIFE)
Norma 506.01 (sistema inj/bomba - Com LONG LIFE)

Só a VW tem LONG LIFE (50.000 KM)
Seat e Audi não tem. Claro que os motores são os mesmos e não há nenhum inconviniente em utilizá-los.

Quanto à qualidade das marcas, a BP é tão boa quanto a Penzoil, Mobil, ou outra qualquer, desde que passe à aprovação da VW.
A Seat em Portugal tem contrato com a Repsol. Se formos a ver, nem todos os concessionários oficiais usam Repsol. Uns usam Castrol, outros BP, etc. E não é por isso que o carro perde a garantia.

Quanto a preços, bem isso é muito subjectivo. Há diferenças de preço até 70% sobre a PVP, como 55% sobre TPI.

Espero ter esclarecido algumas dúvidas.

MJV
Coloqueei oleo 5w30 norma 507.00 ha algum problema com isso ? o carro leve 5w40 norma 505.01 e um leon 1.9 tdi de 2008 105cv
Fiz a revisao dos 60.000km na bosh car service perto de minha casa no porto
Fiz bem ou vai dar cabo do coraçao do meu seat ??
O mecanico aconselhou me aquele e k podia prolongar a revisao ate aos 20.000km
Alguem m pode ajudar
Obrigado
Gold
Gustavo Ramalho Escreveu:Coloqueei oleo 5w30 norma 507.00 ha algum problema com isso ? o carro leve 5w40 norma 505.01 e um leon 1.9 tdi de 2008 105cv
Fiz a revisao dos 60.000km na bosh car service perto de minha casa no porto
Fiz bem ou vai dar cabo do coraçao do meu seat ??
O mecanico aconselhou me aquele e k podia prolongar a revisao ate aos 20.000km
Alguem m pode ajudar
Obrigado
se o teu carro tem filtro de partículas então o óleo recomendado para o teu carro é mesmo esse o 5w30 507.00, em relação aos 20kkm não sei porque o óleo longlife a norma é 506.01
Novato
Boas.
Eu tenho um Seat Leon fr 2.0 170cv e fui fazer a mudança do óleo está semana e no meu espanto o mecânico meteu óleo 10w40 isso pode ter problemas no carro?

cumprimentos
Novato
luisalmeida Escreveu:Boas.
Eu tenho um Seat Leon fr 2.0 170cv e fui fazer a mudança do óleo está semana e no meu espanto o mecânico meteu óleo 10w40 isso pode ter problemas no carro?

cumprimentos
Luis, troca é rápido esse óleo...podes vir a ter problemas sérios...
Novato
Eu vai para 5 anos,2 mudas por ano de oleo com filtro de oleo e de ar,filtro de gazoleo 1 x ano...so uso castrol edge for vw engines com a norma dos pd150...

Ja no meu cup so usava castrol RS 0-40...mas como isto das marcas e tudo uma questao de "pancadas",desde que cumpra os requezitos das viaturas e tranquilo.
Bronze
tenho o meu leon (tdi pd 130cv) e agora tenho andado com liqui moly top tec 4100 e com Valvoline dura blend, e impecáveis ;)
Bronze
que oleo me recomendam para o vp90cv ?
existe alguma norma especial ou basta ser o 10W40 normal ? ou 5W40 ?
sintetico ou semisintetico ?

desta vez que lhe muda o oleo sou eu :assobiar: :dah:
Novato
Boas pessoal, decidi antecipar a revisão do meu leon era para ser aos 105000 mas fiz agora aos 99820, isto porque queria que o meu mecânico desse uma olhadela geral ao motor e ao carro, o óleo que me aconselharam a usar foi o liqui moly top tec 5w-40 e fazer as revisões de 10 em 10mil, hoje levou os filtros todos gasóleo, ar, habitáculo, óleo, mais o óleo liqui moly.
Conclusão o estado do motor e óptimo, aconselho me a mudar a distribuição não por os Km mas sim por já ter os 5 anos.

Imagem

cumps
Bronze
boas aos entendidos que se xeguem a frente tenho um fr tdi de 170cv 2.0cc já não tenho filtro partículas FAP e tenho linha direta apenas com uma panela a meio..a questão e mudeo o óleo ao carro e em vez do 5w30 recomendado para este carro meti o 5w40 visto jano tem FAP..Terá problema?o óleo e da castrol edge sintético....
emoções fortes não recomendado a coraçoes fracos...
Gold
moreno fr Escreveu:boas aos entendidos que se xeguem a frente tenho um fr tdi de 170cv 2.0cc já não tenho filtro partículas FAP e tenho linha direta apenas com uma panela a meio..a questão e mudeo o óleo ao carro e em vez do 5w30 recomendado para este carro meti o 5w40 visto jano tem FAP..Terá problema?o óleo e da castrol edge sintético....

Devias continuar com o 5w30....
Bronze
mas faz mal ter metido este óleo amigo??
emoções fortes não recomendado a coraçoes fracos...
Gold
Mal nao digo que faça mas devias continuar com o 5w30....
Responder