Bronze
mudança de óleo "caseira"
heheh pois é...hoje tirei a forra e tds os parafusos..ja vi o bujon..o filtro de oleo fica ca em cima e tal..uma duvida pessoal, a anilha do bujon, a minha q la esta é de cobre...agr terei q por outra..porque é uma anilha de esmagamento, certo? aconselham tbm as anilhas de cobre visto o carter ser de aluminio, certo? a mudança de óleo é feita com o carro muito quente, quente, morno ou frio lol? o filtro de óleo assim ao alto é q n axo mta piada mas ok..
Platinum
Re: mudança de óleo "caseira"
Convém ser feito a frio para não queimares os dedos... :P Agora cuidado depois com os apertos do bujon para não moer o carter.O filtro do oleo preisa de uma chave de caixa bem larga ou então tens de inventar forma de tirar,mas mais uma vez te digo para teres cuidado com os apertos,isso tem forças especificas...se não sabes é melhor não inventares,ás vezes o barato sai caro.
Gold
Convém não fazeres com o carro totalmente frio, pois assim o óleo estará muito espesso e vai custar a sair. Aliás, o mais provável é nem sair todo.
Claro que não convém fazeres com o carro quente também, pois vais-te queimar. Dá uma voltinha e espera uma horinha até mudares.
A anilha é de cobre sim e como o Krux disse, cuidado ao apertares, para não moeres a rosca do carter.
Atenção aos o-rings do filtro... convém trocá-los também.

Boa sorte.
Novato
DLeo Escreveu:Atenção aos o-rings do filtro... convém trocá-los também.
Normalmente vêm o o-ring com o filtro novo! Procura na caixa pois pode estar no fundo!

Vou dar mais uma dica: já foi falado que nunca é possível retirar a totalidade do óleo, por vários motivos... viscosidade do óleo, irregularidades do carter...
Quando faço a muda do óleo deixo sempre ficar a escorrer bem (leia-se algum tempo) pois como o óleo é viscoso demora até escorrer tudo (ou quase).
Quando tiro o filtro do óleo também se consegue ver alguns restos de óleo que por ali ficam... então utilizo uma seringa grande com uma pequena ponta de mangueira para remover esses restos de óleo! Sei que não adianta quase nada mas... sempre é menos um bocado de óleo 'velho' que lá fica...

Boa sorte
Diamond
Boas, a muda deve-se fazer com o oleo quente para ficar mais fino e sair melhor em relaçao ao filtro trocas os vedantes e nao te esqueças quando se troca o filtro metes o oleo de nivel, depois tens de dar á chave para CARREGAR o filtro depois desligas o carro e vais ver outra vez o nivel que de certeza fica um pouco mais baixo!!

Se tiveres muito dinheiro e nao souberes onde gastar depois de tirares o bujon deixas escorrer o oleo todo e antes de montares o bujon deitas um pouco de oleo novo para dentro do motor e deixas sair por baixo, assim tens a certeza que pelo menos pelos canais onde passa o oleo fica la agarrado o oleo novo, MAS ISTO SE TIVERES MUITO DINHEIRO PORQUE O OLEO É CARO PARA ESTAR A GASTAR ASSIM!!! :)
Bronze
sim sr.
boas dicas...quanto à temperatura claro q tem q ser ter cuidado...a kestão do filtro de óleo ser ao alto..realmente vai ficar ali algum oleo..essa técnica da seringa é uma excelente ideia..realmente retira-se algum...eu uma vez vi uma técnica. o gajo deixou escorrer td..meteu o bujon e deu à chave..trabalhou 2 segundos e desligou-o...abriu o bujon e saiu à vontade + de meio litro!!! alguem ja fez isso ou viu fazer?
Gold
Filipe Escreveu: o gajo deixou escorrer td..meteu o bujon e deu à chave..trabalhou 2 segundos
:wtf: :choque: :?

Não lhe saiu também um piston? :ops02: :dah:
Platinum
Não me espanta,também já vi fazerem isso na antiga Mobil do Areeiro!Até fiquei parvo!
Diamond
Filipe Escreveu:sim sr.
boas dicas...quanto à temperatura claro q tem q ser ter cuidado...a kestão do filtro de óleo ser ao alto..realmente vai ficar ali algum oleo..essa técnica da seringa é uma excelente ideia..realmente retira-se algum...eu uma vez vi uma técnica. o gajo deixou escorrer td..meteu o bujon e deu à chave..trabalhou 2 segundos e desligou-o...abriu o bujon e saiu à vontade + de meio litro!!! alguem ja fez isso ou viu fazer?
O de 110cv tem um pequeno bujon logo acima da sonda de oleo se tirarem esse bujon o oleo sai todo para for!! :D

O de 150cv nao tem :chorar: :chorar:
Bronze
Filipe Escreveu:sim sr.
eu ja fiz e ja vi fazer e não tem mal nenhum

Os 5 ou 10s que o carro esta a trabalhar nao estraga nada, porque os pistons nao estao completamente secos

E mais, se meterem 2l de óleo hidráulico fino e metrem a trabalhar 30s ou 1m, este óleo agarra-se as borras e oleo velho limpando muito bem o interior do motor.

eu ja fiz no meu antigo corsa

Aconselho a fazerem tipo de 30 000km em 30 000km

abraço
Quanto mais me lixam pela frente, mais eu vos encavo por trás...

Feedback
http://leonclubpt.com/forum/viewtopic.php?t=8599
Bronze
mudança de oleo efectuada, dps de escorrer td...tirou-se o filtro de oleo...e escorreu cerca de meio litro ainda
:D
Platinum
A minha mudanca de oleo caseira é feita na minha caminha .. á noite... :P
Bronze
MDS Escreveu:A minha mudanca de oleo caseira é feita na minha caminha .. á noite... :P
Marco deves ter confundido

Estavam a falar de óleo e não de leite

:P
Quanto mais me lixam pela frente, mais eu vos encavo por trás...

Feedback
http://leonclubpt.com/forum/viewtopic.php?t=8599
Responder