Jota
Pagamento do IUC (antigo selo circulação)
Pessoal, principalmente os que têm matrículas de JANEIRO, está aí o novo imposto IUC - Imposto Único de Circulação.

Imposto este que substitui o antigo selo do carro (menos uma merda pa andar no vidro) e que é pago no mês em que o carro tá matriculado.

Perguntas frequentes:

1- Como é que posso pagar este imposto?
2- Dos modos de pagamento disponíveis, qual o mais simples e rápido?
3- Quanto custa este ano em relação ao ano anterior (para carros anteriores a 1 Julho 2007)
4- É verdade que recebemos um documento em casa para ir pagar, ou temos que ir voluntariamente?

Serve este tópico para aqueles que TÊEM CERTEZAS DAS RESPOSTAS aqui poderem responder e para os que já pagaram este imposto, dizerem como foi e como não foi...

Evitem o off-topic, já sabemos que o Estado é chulo e bla bla bla... :zzz:

Cumps
Novato
Site Útil:
http://impostosobreveiculos.info/

Este foi um e-mail que recebi sobre as questões:
Impostos sobre Automóveis - 2008

Última actualização: 2007/11/15

Principais alterações do IMV para IUC:
• O imposto muda de nome, de IMV (Imposto Municipal sobre Veículos) para IUC(Imposto Único de Circulação)
• Deixa de haver um período específico para pagar o imposto; o pagamento deverá ser sempre feito no mês da matrícula do carro
• Só se pode pagar pela Internet ou numa Repartição de Finanças; deixa de se poder fazer nas papelarias e estabelecimentos similares
• O responsável pelo pagamento é sempre o proprietário (mesmo que tenha um ALD/Leasing, quem paga é quem usufrui do veículo)
• Deixa de existir o dístico (o selo), possivelmente apenas precisará do Documento Único de Cobrança (uma folha A4 impressa por si no seu computador) e do comprovativo de pagamento
• O prazo e forma de pagamento apenas mudam a partir de Janeiro de 2008; este ano ainda deverá pagar o 'selo do carro' exactamente como fez o ano passado

Muita atenção- Para evitar que lhe apareça uma conta que não é sua, verifique que automóveis tem em seu nome:visite o sítio das declarações electrónicas, inicie sessão, na coluna esquerda escolha o menu 'Contribuintes', 'Entregar', ' I.M . Veículos'. Aí deverá ver descriminados todos os veículos que estão em seu nome. Se por acaso vir algum veículo que foi mas já não é sua propriedade, deverá dirigir-se a uma repartição de finanças e à Conservatória do Registo Automóvele pedir instruções sobre como proceder.

A partir de Janeiro de 2008, no mês da matrícula do carro, deverá consultar essa página, emitir (imprimir) o Documento Único de Cobrança, pagar através de um dos métodos permitidos (Multibanco, CTT, etc.), juntar o comprovativo do pagamento a esse Documento Único de Cobrança e guardar tudo no carro (este procedimento poderá ser alterado).
Se não tem acesso às Declarações Electrónicas é uma boa altura para fazer a adesão: é simples, rápido e não custa nada.

Ver em: http://impostosobreveiculos.info
Administrador
Confirmo...

Hoje o meu pai foi ás finanças comprar o selo dele e aproveitou e trouxe-me o meu...

Custou 32 euros certos...

Acho que foi um pouco mais barato do que o do ano passado que penso que tenha sido 32,80.

Agora não há selo para colar no vidro,mas sim um papel comprovativo do pagamento para juntar aos restantes documentos.

E confirmo que até hoje (dia 22) não recebi qualquer carta ou notificação para pagar o que fosse...
Jota
Tou pra ver é aqueles talõezinhos de multibanco que perdem a cor passados poucos dias, se me mandam para lá pro verão (passado uns meses de ter pago) ainda vou ter chatices com algum agente... não? :? :hum:
J41R0
so nao percebi uma cena ainda..
acedi pelo site falado em cima e fui ver a data limite de pagamento do imposto...
pro meu leon era ate 31/09.. n sei onde foram buscar esse mes, pois o meu carro e de 06/2000 :hum:
Administrador
Jota Escreveu:Tou pra ver é aqueles talõezinhos de multibanco que perdem a cor passados poucos dias, se me mandam para lá pro verão (passado uns meses de ter pago) ainda vou ter chatices com algum agente... não? :? :hum:
Não jota...

Aquilo é uma folha A4 de papel de boa qualidade...

Tem é um selo das finanças lá colado como comprovativo de teres efectuado o pagamento...
Jota
silver leon Escreveu:
Jota Escreveu:Tou pra ver é aqueles talõezinhos de multibanco que perdem a cor passados poucos dias, se me mandam para lá pro verão (passado uns meses de ter pago) ainda vou ter chatices com algum agente... não? :? :hum:
Não jota...

Tem é um selo das finanças lá colado como comprovativo de teres efectuado o pagamento...
Então, mas tipo, tu pagas aquilo pelo multibanco, e depois enviam pra morada o comprovativo em como pagaste? E é esse papel que tens que trazer, certo? :hum:
Jota
J41R0 Escreveu:so nao percebi uma cena ainda..
acedi pelo site falado em cima e fui ver a data limite de pagamento do imposto...
pro meu leon era ate 31/09.. n sei onde foram buscar esse mes, pois o meu carro e de 06/2000 :hum:
Talvez deem um prazo máximo de 3 meses não? Só a partir daí é q um gajo é multado, caso nao traga o comprovativo... Será? :hum:
Administrador
Jota Escreveu:
silver leon Escreveu:
Não jota...

Então, mas tipo, tu pagas aquilo pelo multibanco, e depois enviam pra morada o comprovativo em como pagaste? E é esse papel que tens que trazer, certo? :hum:
Pois...

Isso já não sei :hum:

Foi por isso que optei por ir lá directamente efectuar o pagamento...(aliás o meu pai)

Quem paga por multibanco, já não sei como se processa... Talvez fiques com o talão do multibanco, e depois posteriormente mandam-te o recibo para casa...talvez :hum:
J41R0
Jota Escreveu:
J41R0 Escreveu:so nao percebi uma cena ainda..
Talvez deem um prazo máximo de 3 meses não? Só a partir daí é q um gajo é multado, caso nao traga o comprovativo... Será? :hum:
e isso mm, tive a confirmar pelos carros do meu pai e tem sempre ate ao final do 3o mes, desde o mes do carro...
ex: o carro vai ao ipo em abril, tem ate ao 31 de julho pra pagar o selo ;)
Jota
Hum... Estranho... :?

Hoje entrei na página das declarações electronicas, fiz o meu log-in e ao clicar no imposto IUC, apareceu logo os dados do (único) carro que tenho... e a data limite é 29/02/2008, sendo o carro de Fevereiro. (vá lá que o ano é bi-sexto, tenho mais 1 dia... :lol: )

Cliquei no carro em questão e fez o download dum file em PDF onde constam os meus dados fiscais e a referencia para se poder liquidar o imposto, no meu caso, 32 eur certos.

Dá para pagar no MB, Internet, CTT, Instituições de Crédito e Serviços de Finanças.

Acho que o melhor é ir aos correios por ex, onde os gajos carimbam e assinam logo a folha em questão... Penso que seja mais seguro que andar com um talão de MB a comprovar... :hum:
Bronze
Eu efectuei ontem o pagamento por multibanco, agora quero ver se enviam algo para casa ou não. :hum:
Administrador
Ouvi nas noticias que os carros matriculados em janeiro vão ver o prazo de pagamento alargado até finais de Fevereiro...
Novato
Eu paguei 127 € :mad: :mad: e os comprovativos que tenho são duas folhas A4 impressas numa comum impressora ( e facilmente replicadas com outros dados ).
Pelo que entendi não vai ser nada enviado para casa. Aquelas duas folhas fazem prova de pagamento
J41R0
DaniCupraR Escreveu:Eu paguei 127 € :mad: :mad: e os comprovativos que tenho são duas folhas A4 impressas numa comum impressora ( e facilmente replicadas com outros dados ).
Pelo que entendi não vai ser nada enviado para casa. Aquelas duas folhas fazem prova de pagamento
a
basta uma dessas folhas e o talao do multibanco ou comprovativo de pagamento...
nao sei cm e k vao comprovar k nao e falso o doc..
so se for via computador k tenham acesso a uma bd cm esses dados... :hum:
de outra maneira qq um falsifica akilo cm uma perna as costas e anda na mm loool
Jota
Exactamente... Eu ando com o mesmo no carro. Folhinha A4 impressa em casa e talão do Multibanco agrafado... Esperemos que não perca a tinta... :lol:

Quando vierem os problemas das falsificações, lá terá que se arranjar uma solução... 8)
Bronze
Jota Escreveu:Exactamente... Eu ando com o mesmo no carro. Folhinha A4 impressa em casa e talão do Multibanco agrafado... Esperemos que não perca a tinta... :lol:

Quando vierem os problemas das falsificações, lá terá que se arranjar uma solução... 8)

Uma coisa mais segura pra o caso a tinta do talão MB se perca, tiras fotocópia do talao... e agrafas tudo (folha A4, fotocópia do talão e talão...).
Jota
Sa lixe... eles que aranjem uma solução...

Gabam.se tanto que as nossas polícias estão tão informatizadas... e que basta um 'click' para se aceder ao historial do veículo e do condutor, então que o façam tambem com o IUC...

Tenho que gastar tinteiros e folhas a imprimir aquilo, tenho que PAGAR o imposto e ainda tenho que fotocopiar o comprovativo umas poucas de vezes, porque ao longo de 1 ano, a tinta desinegra-se... :mad:

tamos fudidos... :lol:
Novato
Após existir a confirmação do pagamento é possível imprimir um comprovativo do pagamento o IUC, é com esse comprovativo que tens que andar.
Para imprimir o comprovativo basta ires ao site das declarações electrónicas, consultar o IUC e seguir as instruções existentes na página.
Jota
tenho q fazer log in outra vez... a ver o que la aparece... :hum:
Novato
Se não conseguirem achar, digam qq coisa que eu faço login novamente e coloco o caminho que é nexessárrio fazer ate ao comprovativo.
J41R0
tens td razao.. e eu a pensar k era andar so cm o talao multibanco :s

temos dir a contribuintes->consultar->i.u. circulação
clicar em documentos 2008 e aparece ai os pagamentos ja feitos...
Jota
J41R0 Escreveu:tens td razao.. e eu a pensar k era andar so cm o talao multibanco :s
Tu e o pessoal todo... 8) Tal como diz o outro: "Não expliiiiicam..."

Eu por acaso tenho o carro parado, mas ja tinha agrafado a cena do MB as folhas q tinha impresso... Mas tb acho q nenhum guarda ia multar por isso... :hum:
Jota
nelito Escreveu:Se não conseguirem achar, digam qq coisa que eu faço login novamente e coloco o caminho que é nexessárrio fazer ate ao comprovativo.
Epa já agora... Dava jeito... Não tou a ver onde anda esse comprovativo... 8)
Novato
No menu Lateral Escolher:
Contribuintes > Consultar > IUC

Na página resultante selecionas a opção DOCUMENTOS do ano correspondente ao pagamento do IUC.

Ai vais ter os carros para os quais pagas-te o IUC, onde iras ter a opção de imprimir a certidão de pagamento.
Responder