Novato
Patina em mudanças altas
Boas,

quando vou em mudanças altas, da 4ª pra cima, e piso o acelarador um pouco acima das 2000 rpms,a embraiagem patina mas só com o acelarador,ou seja sem passagem de caixa.É como se eu lhe desse um "toque de embriagem"

Não tenho Repro e a embriagem ta com 45000kms e bastante leve,não tenho o hábito de fazer pontos de embriagem nos somáforos nem nas filas de transito.

Tou um bocado à nora com isto,alguém já teve o mesmo problema??

Cumps
Antes gozavam com os Diesel, agora grandes máquinas já não se metem com eles...
Silver
Já tive um problema semelhante, mas tenho repro e tenho os mesmo quilómetros.
O que acontecia, como dizes, é que, em mudanças mais altas e nessas RPM, a embraiagem simplesmente patinava, mas isto com 2 ou 3 pessoas no carro e pisando mais a sério no acelerador. Agora não faz, porque aprendi a não puxar uma mudança mais alta como uma 4ª nesse regime de rotação, preferindo reduzir.
Nissan Juke "R"D

Feedback
Novato
ya, mas sem repro e com uma utilização cuidada da embriagem como eu faço, com 45000 kms acho que não é normal isto acontecer.

Só se tenho o carro xipado e não sei!!!

eheheh

Então mas o problema tá na embriagem é?

Terei que substitui-la se isto continuar?
Bronze
Eu tenho o mm prob que tu...stock e com 42000kms...só patina em 5ª e 6ª pelas 2500rpms, mt ligeiramente...é uma questão de aprender a dosear o "bixo"...e deixar andar!...qd estiver a ser mais frequente, noutras mudanças e com outra intensidade, ai sim deve estar nas lonas e logo se pensa em mudar.

Cumps
Novato
Dei-lhe um bom estalo de auto-estrada e parece que deixou de fazer;

Pode não ter nada a ver mas o ke é certo é que já não noto nada;

Vamos ver como se comporta nos próximos dias,senão Seat com ele;

Abraçs
Silver
Independentemente de tudo, _Silver, quer tenhas o carro reprogramado ou não, nunca puxes muito por ele quando estás em mudanças mais altas e em rotações mais baixas. :wink:
Nissan Juke "R"D

Feedback
Silver
Neo Escreveu:Independentemente de tudo, _Silver, quer tenhas o carro reprogramado ou não, nunca puxes muito por ele quando estás em mudanças mais altas e em rotações mais baixas. :wink:
Este conselho vale ouro, quer stock quer especialmente vitaminado.
Assim poupa-se embraiagem, apoios de motor, caixa, motor e turbo.
Eu tenho uma regra - proibido acelerar a fundo antes das 2.000RPM. :idea:

Quanto ao patinanço ocasional é bom recordar q até as condições atmosféricas podem influenciar... Em dias húmidos e frios é mais comum patinar a embraiagem.
'02 VW Golf TDI
PKE remap || 80mm intake || Free-flow exhaust || FK hightec kit || Sparco strut bar || S3 lower strut bar || Powerflex bushes || CC || Parking sensors || Aerotwin front and rear wipers ||
Bruno Carmo
Vale Ouro? Vale é "Platina" ! :lol: :lol: :lol:

só que o pessoal gosta muiot de levar com o pontapé nas costas! :lol: :lol:
ToledoTDI
Tenho o mesmo problema neste momento, só ke a minha embraiagem já tem quase o dobro dos kms: 85000.
O "patinanço" começa por se fazer sentir nas mudanças mais pesadas, e depois vai pioranto...

Para remediar, tens ke ser mais brando no acelerador, e pisar só depois das 3500rpm (altura em ke o binário já é mais baixo). Mas a verdadeira solução é a troca de embraiagem ou então mandar reforçar. :roll:
Novato
o meu depois da repro nunca me patinou mas se piso uma 4ª ou 5ª antes das 2500 nota-se um forte tremer na caixa.
Bruno Carmo
nel_far Escreveu:o meu depois da repro nunca me patinou mas se piso uma 4ª ou 5ª antes das 2500 nota-se um forte tremer na caixa.
isso é porque os cavalos não gostam de estar apertados! :lol: :lol:
ToledoTDI
nel_far Escreveu:o meu depois da repro nunca me patinou mas se piso uma 4ª ou 5ª antes das 2500 nota-se um forte tremer na caixa.
Se levantares o pé pára de tremer? Se sim, é o volante de 2 massas (ou bi-massa) ke está empenado.
É normal. Mais tarde ou mais cedo, calha-nos a todos. O meu está uma lástima... é o de origem e já tem 194.000 kms nos keixos... :P
Novato
Neo escreveu:
Independentemente de tudo, _Silver, quer tenhas o carro reprogramado ou não, nunca puxes muito por ele quando estás em mudanças mais altas e em rotações mais baixas.
para estas situaçoes e a melhor opçao.
Novato
Pessoal a todos obrigado pelos esclarecimentos.

Felizmente deixou de fazer, mas desconhecia essas situações de acelarar a fundo em baixas rotações em mudanças altas.Gosto de saber essas coisas!

Cumps
Novato
De 200 pra baixo so se andar sempre em 5ª....lool

Não te esqueças que o carro tem 6ª!!!Gostava era que o meu andasse tantos kms como o teu e ainda por cima com um depósito mais pequeno( 1.4 TDI Rula)!!!

Ah....e Fulda a bombar!!!

:wink:
Novato
Neo Escreveu:Já tive um problema semelhante, mas tenho repro e tenho os mesmo quilómetros.
O que acontecia, como dizes, é que, em mudanças mais altas e nessas RPM, a embraiagem simplesmente patinava, mas isto com 2 ou 3 pessoas no carro e pisando mais a sério no acelerador. Agora não faz, porque aprendi a não puxar uma mudança mais alta como uma 4ª nesse regime de rotação, preferindo reduzir.
Boas

Ora ai está, á que controlar o pé :wink: mesmo stock, ele sobre.

abraço
Novato
Saudações fumegantes ppl,

Eu tenho andado com a impressão k ando a imaginar coisas e k isso se deve a ser demasiado picuinhas com o carro, mas depois de ler este topico começo a axar k afinal n é so impressão... É k o meu carro apesar de apenas ter 27mil kms e estar d'orige tenho notado k por vezes em 3a e 4a por volta das 2500/3000 ao pisar acelerador ele patina embraiagem, agora isto nem sempre se sucede... :?
Se a embraiagem patina, n o deveria fazer sempre? Ou é normal patinar so por vezes? Ker dizer...normal é cmo kem diz pk normal seria n patinar, principalmente tendo os kms k tem... :roll: Desculpem se a minha pergunta é um pco bronca, mas eu de probs de embraiagem n percebo nda...

De qq maneira visto o carro estar na garantia kd for á revisao dos 30mil vou falar do prob aos gajos, mas o certo é k o facto de isto se suceder passado apenas 27mil kms n me deixa mto confiante p o futuro, em especial o futuro apos o termino da garantia... :(

Sorry pelo testamento...

Abr's
Seat Leon FR TDI - Powered by PKE / Prata Sport - De volta ao fumo!

TDI Power - vencedor 24h Le Mans 2006/2007/2008
feedback - http://leonclubpt.com/forum/viewtopic.php?t=11797
Novato
Tenho 73000km sempre stock, e este fim de semana tive a primeira experiencia de patinanço da minha embraiagem. Tempo frio e humido, carro com 3 pessoas, subida moderada, passei para quinta às 2500 rpms caindo para as 2000 rpm. So que aqui fiz algo que nao costumo fazer, calquei o pedal e vi as rotações subirem até as 3000 e dp voltarem a agarrar nas 2000 e pouco. voltei a experimentar no domingo, mas já com sol e tempo seco e puxou limpo, nada de patinanço!!! É possível que tenha sido uma vez sem exemplo ou é um primeiro indicio de uma morte anunciada?????
É que são 1200 euros na orige!!!! Doi!
Silver
Streetracer Escreveu:Tenho 73000km sempre stock, e este fim de semana tive a primeira experiencia de patinanço da minha embraiagem. Tempo frio e humido, carro com 3 pessoas, subida moderada, passei para quinta às 2500 rpms caindo para as 2000 rpm. So que aqui fiz algo que nao costumo fazer, calquei o pedal e vi as rotações subirem até as 3000 e dp voltarem a agarrar nas 2000 e pouco. voltei a experimentar no domingo, mas já com sol e tempo seco e puxou limpo, nada de patinanço!!! É possível que tenha sido uma vez sem exemplo ou é um primeiro indicio de uma morte anunciada?????
É que são 1200 euros na orige!!!! Doi!
2 erros:

- Puxar uma mudança alta às 2.000RPM e em esforço (subida)
- Tempo húmido e frio n é bom p a reprise.. :lol:

Ainda ontém à noite fiz uma reprise no meu xaruto (box on - 418Nm) em 5ª às 1.500RPM de acelerador na chapa...e apesar de ter trepidado/vibrado um pouco antes das 2.000RPM, n patinou absolutamente nada. Aliás c 100mil kms em cima ainda n patinou uma única vez, mesmo vitaminado. Tou a ver q recebi uma embraiagem reforçada d'orige.. :D

Se a embraiagem piorar, podes sempre ir à AutoTravões em Coimbra e reforçá-la por uns 200€ ou lá perto. :idea:
'02 VW Golf TDI
PKE remap || 80mm intake || Free-flow exhaust || FK hightec kit || Sparco strut bar || S3 lower strut bar || Powerflex bushes || CC || Parking sensors || Aerotwin front and rear wipers ||
Silver
Eu já lixei uma embraiagem e andei com ela a patinar durante duas semanas.
O patinanço acontece sempre em rpms baixas, mais precisamente no intervalo em que o binário é mais forte.
Para evitar que patine ou que venha a patinar, tal como já disseram, há que dosear o acelerador, especialmente em turbinados,
em tempo frio, em mudanças altas e em carros vitaminados.

Quando acontence uma vez por outra serve de lembrança, quando começa a contecer várias vezes,
tá na hora de partir o porquinho :lol::lol::lol::lol:

Dá para andar com ela desgastada, até um certo ponto, só que o carro não corresponde à aceleração pretendida e muito binário perde-se na transmissão.
Eu troquei-a porque tive de ir a Vila Real e não quis ficar a meio da subida da serra do Marão com mulher, filha, sogra e carro cheio de cenas :D
Imagem
Silver
PS - tal como o trqster disse, pode-se sempre tirar os discos, mandar para uma boa casa
que por uma módica quantia, reforça a dita cuja, até para binários maiores que d'origem, e fica pronta para
mais abusos.
E é mais baratito que uma nova. O problema é que o carro fica no estaleiro o tempo que é preciso para o processo.
Imagem
ToledoTDI
Smoooking Escreveu:Saudações fumegantes ppl,

Eu tenho andado com a impressão k ando a imaginar coisas e k isso se deve a ser demasiado picuinhas com o carro, mas depois de ler este topico começo a axar k afinal n é so impressão... É k o meu carro apesar de apenas ter 27mil kms e estar d'orige tenho notado k por vezes em 3a e 4a por volta das 2500/3000 ao pisar acelerador ele patina embraiagem, agora isto nem sempre se sucede... :?
Se a embraiagem patina, n o deveria fazer sempre? Ou é normal patinar so por vezes? Ker dizer...normal é cmo kem diz pk normal seria n patinar, principalmente tendo os kms k tem... :roll: Desculpem se a minha pergunta é um pco bronca, mas eu de probs de embraiagem n percebo nda...

De qq maneira visto o carro estar na garantia kd for á revisao dos 30mil vou falar do prob aos gajos, mas o certo é k o facto de isto se suceder passado apenas 27mil kms n me deixa mto confiante p o futuro, em especial o futuro apos o termino da garantia... :(

Sorry pelo testamento...

Abr's
Depende...
Se ela estiver a começar a patinar, a descer e a direito não deves notar grande coisa (se fores sozinho = pouco peso), agora se levares o carro cheio ou nas subidas, o esforço é maior e já se nota o patinanço.
Notas o patinanço entre as 2500 e as 3000rpm pq é a faixa de rotação em ke o turbo entra, e tens o pico do binário...
Bruno Carmo
pois, para não largares uma pipa de massa, fazes um reforço, mas algo moderado, consoante o teu projecto pro futuro/ ou o que já tens!

porque podes tb depois perder o conforto da condução como já aqui foi falado por embraiagens reforçadas! :wink:
Novato
ToledoTDI Escreveu: Depende...
Se ela estiver a começar a patinar, a descer e a direito não deves notar grande coisa (se fores sozinho = pouco peso), agora se levares o carro cheio ou nas subidas, o esforço é maior e já se nota o patinanço.
Notas o patinanço entre as 2500 e as 3000rpm pq é a faixa de rotação em ke o turbo entra, e tens o pico do binário...
A 1 vez k patinou tava a xover, ia ligeiramente a subir e a 3, das outras vezes tb estava tempo humido mas ia a 2...
Eu ate podia axar a situação normal se o carro estivesse mexido, mas esta tdo de origem e ainda nem tem 30mil kms... :roll: Era suposto a embraigem aguentar com o binario k tras de origem...ou n? :?

Bem, de qq maneira cmo ta na garantia tenho k xatiar os gajos da Seat...

Abr's
Seat Leon FR TDI - Powered by PKE / Prata Sport - De volta ao fumo!

TDI Power - vencedor 24h Le Mans 2006/2007/2008
feedback - http://leonclubpt.com/forum/viewtopic.php?t=11797
Bronze
a embraiagem tem de aguentar com binario de origem
mas isso pode-se dever talvex a arranques que faças usandos a embraiagem... n sei digo eu
Responder