Boas!
Nasceu-me aki ideia de montar um inetcooler da forge especifico po carro ou entao um frontal universal, uma vez que tenho o bixo xispalhado e tenho algum receio k o intercooler actual nao disipe o calor necessário.
kuando o gajo estava de origem nos dias de verão o gajo perdia alguns 10 km/h do dia pa noite ( a noite tava mais frio), o k acham? vale a pena? alguem ja montou? kual foi o preço? vai fazer com k haja mais lag?tem alguma influencia no fumo?
a sério?? e eu que tinha em mente, depois de fazer a repro, uma das alterações para o carrito seria um IC!! então quer dizer que essa é uma alteração a anular, visto que não termos melhor hipoteses para melhorar o rendimento do carro?Vinnie_D Escreveu:A menos que tenhas um tdi 150, k já tem um IC do tamanho duma casa, e onde um maior só fará mais lag no motor e não dá cvs nenhunsLeth Escreveu:Epa depois de uma repro um IC maior é sempre melhor para reduzir o aquecimento da máquina, é sempre um bom investimento
falem ai os entendidos...
Vinnie_D Escreveu:Bruno Carmo Escreveu:a sério?? e eu que tinha em mente, depois de fazer a repro, uma das alterações para o carrito seria um IC!! então quer dizer que essa é uma alteração a anular, visto que não termos melhor hipoteses para melhorar o rendimento do carro?Vinnie_D Escreveu:
A menos que tenhas um tdi 150, k já tem um IC do tamanho duma casa, e onde um maior só fará mais lag no motor e não dá cvs nenhuns![]()
falem ai os entendidos...
Depois da repro ainda tens muitas opções para melhorar o rendimento e a fiabilidade. O IC é desnecessário pk o nosso já é gigantesco.... Como próximo passo, podes hibridar o turbo para aguentar mais pressão, meter injectores maiores, radiador de óleo, radiador de gasóleo, cames, admissão, espape directo 6.5cm... You name it!
tanks Vinnie... era mesmo isso que queria ouvir... ideias para melhorar a performance e fiabilidade do carro após repro!
Falaste em "Cames"... uma dupla melhora performance ou aumenta fiabilidade, ou ambas? ou não uma dupla, mas im uma melhor... tou um pouco fresco nessa matéria...
O IC de origem nao é assim tao gigantesco. É grande sem duvida e bastante eficiente, mas tudo se pode melhorar...
De qq forma tambem sou da opinião de não o mudar, porque os ganhos (tanto em fiabilidade como em potencia) vão ser muito pouco comparado com o preço que vai custar.
A arvore de cames depende para os motores PD, porque tambem pode mexer na pressão do injector. De qq forma se for muito agressiva o motor vai perder em baixas e medias rotações!
De qq forma tambem sou da opinião de não o mudar, porque os ganhos (tanto em fiabilidade como em potencia) vão ser muito pouco comparado com o preço que vai custar.
A arvore de cames depende para os motores PD, porque tambem pode mexer na pressão do injector. De qq forma se for muito agressiva o motor vai perder em baixas e medias rotações!
Umas cames + agressivas vai abrir ou fechar as valvulas de escape/admissão durante mais o menos tempo (duration) o abrir +- as valvulas(lift). Geralmente o que vai mudar é o lift e um pouco os tempos de abertura. Nas cames para os motores PD tambem controlam o braço q faz pressão sobre o injector, logo podes meter gasoleo a mais alta pressão.Bruno Carmo Escreveu:![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
não sei se discordo, ou se concordo, mas acredito no que falas, pois eu disso estou mesmo á toa...
mas consegues-me explicar o que consideram uma "cames" agressiva?
Então estou completamente esclarecidissimo a 100%!
é sempre bom cada vez mais pessoal que percebe disto á pazada para não andarmos aí aos pontapés na gramática da mecanica! PRC, mais uma vez obrigado....
o carro do Happy é deveras uma referencia
já agora onde é o estabelecimento, e qual a finalidade do mesmo? gostava de saber pra uma troca de ideias mais afim!
é sempre bom cada vez mais pessoal que percebe disto á pazada para não andarmos aí aos pontapés na gramática da mecanica! PRC, mais uma vez obrigado....
o carro do Happy é deveras uma referencia
já agora onde é o estabelecimento, e qual a finalidade do mesmo? gostava de saber pra uma troca de ideias mais afim!
a malta ker tudo carros a ripar e com potencia e tal mas e preciso muitos €€€ sem despresar todas as outras casas e agentes , apesar de o meu carro nunca ter passado pelas maos do paulo (prc) dentro de breve sera exclusivamente mexido por ele tenho muitas boas referencias dele sem duvida 1 + valia para todos nos aqui no forum
hibridar o turbo para que?Bruno Carmo Escreveu:pois, pelo que tenho lido, muita coisa se pode fazer, e muitos euros pra investir...
não sei se leste todo o topico, mas prontos, á partida a minha ideia é hibridar turbo, repro, radiador de oleo... assim pra começar...![]()
o resto ainda não estou bem dentro do assunto, mas vou estar!
repro, radiador de oleo/gasoleo tudo bem. No meu ver não hibridava nada, antes queria aguentar e meter um turbo maior!
Sim é verdade vai ter um bocado mais lag, mas se for bem feito e bem montado com um boa repro o lag não vai ser muito. Já andei bastantes vezes no carro do HM e o lag mal se nota comparado com o meu de origem. Sim aguenta mais pressão, mas tambem aonde queres chegar?
O importante é movimentar mais ar!!
Para fazer isso no mesmo turbo é preciso aumentar a pressão só que a partir de certo ponto quanto mais pressão dás ao turbo (mesmo q ele aguente..
Última edição por PRC - Power&Speed em 14 abr 2005, 02:16, editado 1 vez no total.
PRC - Power&Speed Escreveu:hibridar o turbo para que?Bruno Carmo Escreveu:pois, pelo que tenho lido, muita coisa se pode fazer, e muitos euros pra investir...
não sei se leste todo o topico, mas prontos, á partida a minha ideia é hibridar turbo, repro, radiador de oleo... assim pra começar...![]()
o resto ainda não estou bem dentro do assunto, mas vou estar!
repro, radiador de oleo/gasoleo tudo bem. No meu ver não hibridava nada, antes queria aguentar e meter um turbo maior!
Sim é verdade vai ter um bocado mais lag, mas se for bem feito e bem montado com um boa repro o lag não vai ser muito. Já andei bastante vezes no carro do HM e o lag mal se nota comparado com o meu de origem. Sim aguenta mais pressão, mas tambem aonde queres chegar?
O importante é movimentar mais ar!!
Para fazer isso no mesmo turbo é preciso aumentar a pressão só que a partir de certo ponto quanto mais pressão dás ao turbo (mesmo q ele aguente..) menos potencia o motor vai debitar.
Bem, a ideia de hibridar o turbo, era como já foi dito noutro post, uma forma de reforçar, de modo a evitar problemas futuros, partindo do principio que a Repro seja efectuada...
O meu raciocinio é: colocar mais tarde um turbo maior para que? o meu objectivo é aumentar um pouco mais a performance do carrito, e não ficar umas coisa abismal ( não é que eu não me importasse
mas entendo perfeitamente a diferença da mudança de um turbo!
partir aos 2000???PRC - Power&Speed Escreveu:isso depende um bocado do pé, da sorte, e como se trata o carro. Já vi turbos partirem em carros de origem com menos de 2000km.
O meu turbo vez revisão na turbo center aos 150000km e o carro já vai com quase outros 100 em cima portanto acho que aguenta bem.
o meu lá vai com 51mil... andando, andando, andando...
mas por acaso, sempre tenho muito cuidado com o turbo, quer dizer acho eu... aplico sempre as regras básicas que já me fartei de ler em tantos locais: não andar acima das 2500 RPM quando a temperatura não atingiu o ideal, deixar repousar o carro ao relanti uns minutos antes de desligar após um esforço prolongado do turbo, seja em grandes viagens, seja em condução desportiva, etc etc etc...
tento sempre me reger por estas coisitas, que acho que ao longo do tempo dão os seus frutos, ou melhor, evitam dar frutos amargos!
quanto ao turbo hibrido, é de discutir a melhor solução!
Bem voltando a minha pergunta, o k e k acham da introdução de um intercooler maior num leon de 110 cv reprogramado. pelo k sei tem um intercooler mais pekeno k o dos 150. ja k o prc percebe disto kual e o preço de um maior mas especifico e de um universal com tubagens e qual a diferença entre ambos em termos de lag
existe varias soluções desde meter uma dum outro carro tipo 320d o merc 220cdi ate as deitas todo em aluminio (isto para não falar nas tipo Allard). O preço tambem varia.
A de origem no 110 tem 1.5L de volume portanto nunca queres comprar algo muito maior q o doubro. De qq forma com tubos, curvas em silicone podes sempre pensar em perto de 400€. Um kit tipo o da Allard o Forge deve de rondar 700-800€. A reprogramação tem de pois ser ajustada para tentar baixar o lag e as percas de pressão. Quanto melhor o IC menos as percas (num IC bom cerca de 0.1bar)
A de origem no 110 tem 1.5L de volume portanto nunca queres comprar algo muito maior q o doubro. De qq forma com tubos, curvas em silicone podes sempre pensar em perto de 400€. Um kit tipo o da Allard o Forge deve de rondar 700-800€. A reprogramação tem de pois ser ajustada para tentar baixar o lag e as percas de pressão. Quanto melhor o IC menos as percas (num IC bom cerca de 0.1bar)