Boas,
Montei uns discos ranhurados ATE no leon PD150 de 288mm com umas pastilhas TEXTAR as melhores dessa marca (as EBC Green nao encontrei em lado nenhum)...
O ke acontece e que as vezes qd travo, mesmo sem ser grande travagem, sinto o pedal do travao a trepidar e oico um barulho semelhante ao que ouvia qd tinha os discos anteriores empenados.
Tenho +/- 1000 kms feitos com os novos discos e sem grandes travagens...
É normal nos ranhurados isto?
Cumps
Antes gozavam com os Diesel, agora grandes máquinas já não se metem com eles...
Boas é super normal se ao montarem os discos nao lhes passarem uma lixa, sempre que se montam discos tem de se lixa-los com uma lixa de ferro de certeza que é por isso que vibra passem lixa tambem nas pastilhas
Abraço!!!!
Nuno Tomás
O meu Feedback:
http://leonclubpt.com/forum/viewtopic.php?
A linha
http://www.youtube.com/watch?v=wQVs5JWPnpM

Nuno Tomás
O meu Feedback:
A linha

o que se passa é o seguinte quando os discos veem novos trazem uma protecçao tipo verniz a protege-los da ferrugem pois mesmo estando num armazem para venda ficariam com ferrugem se nao levassem essa protecçao ela mal se ve por isso tem de se lixar o disco dos dois lados pra sacar essa protecçao se nao o fizermos vai acabar por vidrar o que provoca a turpidaçao e mais tarde uma xiadeira daquelas que uma gajo nem aguenta se fosse eu tirava as rodas e lixava os discos mesmo montados
espero ter ajudado
espero ter ajudado
Abraço!!!!
Nuno Tomás
O meu Feedback:
A linha

Nuno Tomás
O meu Feedback:
A linha

Já ouvi falar em limpa-los com diluente...agora com lixa? É a primeira vez...
Um gajo está sempre a aprender...........
Cá pra mim e ferrunjem entre os discos e o cubo da roda (a parte onde enrosca os pernes da roda ) e ao apertar o disco não fica certo basta 1 mas imporesas pra causar isso tira os discos e lixa bem o disco onde acenta no cubo e o cubo e monta vais ver que resolve espero que ajude
Boas Pessoal!
Eu montei um kit Brembo GT Júnior (igual Cupra R) no meu Leon PD 150, e só tem cerca e 5000 / 7000 kms. Montei o kit com discos ranhurados e pastilhas Ferodo Racing Ds2500, e também estou com um problema de ligeiro barulho (penso que seja normal) e vibração ligeira no pedal de travão, e para mais sinto a vibração toda no volante, qt mais violenta e prolongada for a travagem mais vibração sinto. Quanto a protecção de verniz que falam não deve ser, pois os discos estão quase sempre com ferrugem quando apanham água! :)Será que alguém me pode ajudar? O Toledotdi é "expert" em travões e até foi ele que me aconselhou os ranhurados, será que tem a resposta!
Eu montei um kit Brembo GT Júnior (igual Cupra R) no meu Leon PD 150, e só tem cerca e 5000 / 7000 kms. Montei o kit com discos ranhurados e pastilhas Ferodo Racing Ds2500, e também estou com um problema de ligeiro barulho (penso que seja normal) e vibração ligeira no pedal de travão, e para mais sinto a vibração toda no volante, qt mais violenta e prolongada for a travagem mais vibração sinto. Quanto a protecção de verniz que falam não deve ser, pois os discos estão quase sempre com ferrugem quando apanham água! :)Será que alguém me pode ajudar? O Toledotdi é "expert" em travões e até foi ele que me aconselhou os ranhurados, será que tem a resposta!
ó rui tens 5000 ou 7000 km é normal ter ferrugem porque se nao tiraste o verniz as pastilhas com esses kilometros ja te fizeram o trabalho por isso e que teem ferrugem
Abraço!!!!
Nuno Tomás
O meu Feedback:
A linha

Nuno Tomás
O meu Feedback:
A linha

Boas! Não fui eu que montei, foi numa oficina e presumo até que tenham tirado o verniz, mas o que me preocupa é mesmo o problema que mencionei do "vibrar"! Espero noticias do Toledotdi...Nuno Tomás Escreveu:ó rui tens 5000 ou 7000 km é normal ter ferrugem porque se nao tiraste o verniz as pastilhas com esses kilometros ja te fizeram o trabalho por isso e que teem ferrugem
rui o problema k o meu cupra4 tem é identico ao teu.
aconteceu kom os discos k vinha com ele quando o comprei.
dp disso comprei 1s ranhurados e perfurados e passado poko tempo voltou a fazer o mm
deveu se ao empeno dos discos
e dp destes terem empenado, mandei rectificar os k vinham nele e durante 1 tempo andou bem.
evitei travagens bruscas e k me lembre n fiz nenhuma, e voltou ao mm.
kk dia tiro os discos da frente e deixo de ter esse problema
aconteceu kom os discos k vinha com ele quando o comprei.
dp disso comprei 1s ranhurados e perfurados e passado poko tempo voltou a fazer o mm
deveu se ao empeno dos discos
e dp destes terem empenado, mandei rectificar os k vinham nele e durante 1 tempo andou bem.
evitei travagens bruscas e k me lembre n fiz nenhuma, e voltou ao mm.
kk dia tiro os discos da frente e deixo de ter esse problema
os meus sao mm de 312
so n sei pk isso acontece
vou perder a cabeca e ver se consigo arranjar 1s tarox p la
so n sei pk isso acontece
vou perder a cabeca e ver se consigo arranjar 1s tarox p la
tive a ver o preco e axo k fica +- em 400€.
e dp inda tenho k komprar as pastilhas.
mas em principio vai sair por metade do €
e dp inda tenho k komprar as pastilhas.
mas em principio vai sair por metade do €
Nuno, não te ofendas com o que vou dizer... mas... foste mal informado.Nuno Tomás Escreveu:o que se passa é o seguinte quando os discos veem novos trazem uma protecçao tipo verniz a protege-los da ferrugem pois mesmo estando num armazem para venda ficariam com ferrugem se nao levassem essa protecçao ela mal se ve por isso tem de se lixar o disco dos dois lados pra sacar essa protecçao se nao o fizermos vai acabar por vidrar o que provoca a turpidaçao e mais tarde uma xiadeira daquelas que uma gajo nem aguenta se fosse eu tirava as rodas e lixava os discos mesmo montados
espero ter ajudado
Antigamente é que se lixavam os discos e pastilhas... mas isso era na altura em que os discos eram de aço de fraca qualidade e vinham já todos ferrugentos mesmo dentro das caixas, e as pastilhas eram de amianto...
Para começar, não há "verniz" nenhum nos discos nem nas pastilhas. Isto é um facto.
Os discos vêm de fábrica besuntados em óleo para não enferrujar. Ninguém gosta de comprar um produto novo com mau aspecto.
Há quem monte os discos logo assim - sem os limpar, mas isso é burrice, pois nos primeiros kms o carro não vai travar nada devido a essa "sujidade" que está alojada entre os discos e as pastilhas. O aquecimento excessivo desse óleo irá fazer com que os discos fiquem a deitar fumo e com um cheiro intenso a óleo queimado, para além disso, também irá contribuir para que as pastilhas fiquem vidradas.
A maneira correcta de montar os discos, é limpando primeiro o óleo. E para tirar esse óleo utiliza-se um líquido de limpeza para travões, ou na falta deste líquido, usa-se outro solvente de gordura qualquer (desde que não deixe residuos e seja de secagem rápida. Diluente (tal como o KRUX disse) também pode ser usado, mas se possível evitem... é muito forte e não convém que esteja em contacto com algumas borrachas e plásticos.
Aqui fica um pequeno video que explica mais ou menos isto que eu acabei de dizer.
Usar lixa para tirar óleo de onde quer que seja, não só é um erro como é pouco inteligente... eu diria que até é uma ideia estupida (sem ofensa).
E quando esse óleo está nuns discos novos então...
Não sei se sabem como isto funciona, mas sempre que se troca de pastilhas ou de discos + pastilhas (nunca trocar só os discos e manter as pastilhas), durante os primeiros 300 a 500 kms (depende do material) não se devem fazer nem travagens muito fortes, nem muito prolongadas, pois durante essa fase as pastilhas ainda se estão a "ajustar" à superficie do disco, e nesta fase inicial não convém que o conjunto aqueça demasiado. Principalmente os discos, os discos terão que aquecer e arrefecer de forma gradual, pois as mudanças bruscas de temperatura poderão dar origem a empenos ou em casos extremos a micro-fissuras e até rachas (dependendo da resistência do material dos discos em questão). As pastilhas não são tão sensiveis, mas tb não convém abusar.
Este processo tem o nome de "acamar", ou se preferirem em ingliu "bed-in".
É normal os discos ranhurados fazerem barulho e uma ligeira vibração no pedal e no volante, mas se acharem a vibração excessiva, isso pode significar que os discos estão empenados. Há pessoas que não gostam dos discos ranhurados por isso mesmo, mas se vocês se conseguirem habituar e a conviver com isto, verão que até nem é assim tão mau.
P.S.: Discos de má qualidade, vão SEMPRE empenar, mesmo que não se abuse na travagem, independentemente se são perfurados, ranhurados ou ambos. E por vezes nem é preciso fazer uma travagem forte... basta que se faça uma travagem mais prolongada (durante uma viagem, ou durante uma descida grande) - eles irão acabar por atingir o seu limite de temperatura na mesma. Não há volta a dar. A solução é mesmo meter discos novos, e de preferência de boa qualidade, para que não volte a acontecer.
Boas Marco! Sempre com opiniões bem fundadas.ToledoTDI Escreveu:Nuno, não te ofendas com o que vou dizer... mas... foste mal informado.Nuno Tomás Escreveu:o que se passa é o seguinte quando os discos veem novos trazem uma protecçao tipo verniz a protege-los da ferrugem pois mesmo estando num armazem para venda ficariam com ferrugem se nao levassem essa protecçao ela mal se ve por isso tem de se lixar o disco dos dois lados pra sacar essa protecçao se nao o fizermos vai acabar por vidrar o que provoca a turpidaçao e mais tarde uma xiadeira daquelas que uma gajo nem aguenta se fosse eu tirava as rodas e lixava os discos mesmo montados
espero ter ajudadoOu então quem te informou ainda vive no século passado...
Antigamente é que se lixavam os discos e pastilhas... mas isso era na altura em que os discos eram de aço de fraca qualidade e vinham já todos ferrugentos mesmo dentro das caixas, e as pastilhas eram de amianto...Agora os tempos são outros e os materiais também.
Para começar, não há "verniz" nenhum nos discos nem nas pastilhas. Isto é um facto.
Os discos vêm de fábrica besuntados em óleo para não enferrujar. Ninguém gosta de comprar um produto novo com mau aspecto.
Há quem monte os discos logo assim - sem os limpar, mas isso é burrice, pois nos primeiros kms o carro não vai travar nada devido a essa "sujidade" que está alojada entre os discos e as pastilhas. O aquecimento excessivo desse óleo irá fazer com que os discos fiquem a deitar fumo e com um cheiro intenso a óleo queimado, para além disso, também irá contribuir para que as pastilhas fiquem vidradas.
A maneira correcta de montar os discos, é limpando primeiro o óleo. E para tirar esse óleo utiliza-se um líquido de limpeza para travões, ou na falta deste líquido, usa-se outro solvente de gordura qualquer (desde que não deixe residuos e seja de secagem rápida. Diluente (tal como o KRUX disse) também pode ser usado, mas se possível evitem... é muito forte e não convém que esteja em contacto com algumas borrachas e plásticos.
Aqui fica um pequeno video que explica mais ou menos isto que eu acabei de dizer.
http://www.expertvillage.com/player.swf ... nstall-new
Usar lixa para tirar óleo de onde quer que seja, não só é um erro como é pouco inteligente... eu diria que até é uma ideia estupida (sem ofensa).
E quando esse óleo está nuns discos novos então...Lixar as pastilhas também é uma péssima ideia, porque alguns fabricantes de pastilhas já as dotaram com uma camada inicial extra-abrasiva para as ajudar a "acamar" com os discos.
Não sei se sabem como isto funciona, mas sempre que se troca de pastilhas ou de discos + pastilhas (nunca trocar só os discos e manter as pastilhas), durante os primeiros 300 a 500 kms (depende do material) não se devem fazer nem travagens muito fortes, nem muito prolongadas, pois durante essa fase as pastilhas ainda se estão a "ajustar" à superficie do disco, e nesta fase inicial não convém que o conjunto aqueça demasiado. Principalmente os discos, os discos terão que aquecer e arrefecer de forma gradual, pois as mudanças bruscas de temperatura poderão dar origem a empenos ou em casos extremos a micro-fissuras e até rachas (dependendo da resistência do material dos discos em questão). As pastilhas não são tão sensiveis, mas tb não convém abusar.
Este processo tem o nome de "acamar", ou se preferirem em ingliu "bed-in".
É normal os discos ranhurados fazerem barulho e uma ligeira vibração no pedal e no volante, mas se acharem a vibração excessiva, isso pode significar que os discos estão empenados. Há pessoas que não gostam dos discos ranhurados por isso mesmo, mas se vocês se conseguirem habituar e a conviver com isto, verão que até nem é assim tão mau.Pelo menos as pastilhas não ficam vidradas e estão sempre no topo da sua performance - esta é a vantagem das ranhuras.
P.S.: Discos de má qualidade, vão SEMPRE empenar, mesmo que não se abuse na travagem, independentemente se são perfurados, ranhurados ou ambos. E por vezes nem é preciso fazer uma travagem forte... basta que se faça uma travagem mais prolongada (durante uma viagem, ou durante uma descida grande) - eles irão acabar por atingir o seu limite de temperatura na mesma. Não há volta a dar. A solução é mesmo meter discos novos, e de preferência de boa qualidade, para que não volte a acontecer.
Concordo com tudo o que referiste, mas no meu caso montei o kit Brembo com discos ranhurados, pastilhas DS 2500 é óleo Ferodo Racing.
No meu caso não meti discos e pastilhas depois, tec, foi o kit todo. Evitei travagens bruscas etc, ou seja deixar "acamar" o conjunto, apesar de ser material para competição e não seja preciso grande rodagem. Estava preparado para uma ligeiro barulho na travagem o que nem aconteceu, e para uma pior travagem a frio devido às pastilhas que coloquei mas digo que a travagem mm a frio é muito mas muito superior à travagem do sistema de origem. O que acho muito estranho é ter menos de 10 000 kms, ando depressa mas não me considero nenhum piloto e até nem uso muito o pedal de travão e com discos supostamente de qualidade tenho uma vibração bastante notória no volante e no pé, sendo maior aquando de travagens prolongadas e mais fortes. Será mm discos empenados, acho muito estranho, não poderá ser outra coisa?
Abraço
Rui, aquilo que descreves é conhecido por "brake judder" - não tem tradução para PT, mas é o tipo de vibração que sentes.ruisilva80 Escreveu:Boas Marco! Sempre com opiniões bem fundadas.
Concordo com tudo o que referiste, mas no meu caso montei o kit Brembo com discos ranhurados, pastilhas DS 2500 é óleo Ferodo Racing.
No meu caso não meti discos e pastilhas depois, tec, foi o kit todo. Evitei travagens bruscas etc, ou seja deixar "acamar" o conjunto, apesar de ser material para competição e não seja preciso grande rodagem. Estava preparado para uma ligeiro barulho na travagem o que nem aconteceu, e para uma pior travagem a frio devido às pastilhas que coloquei mas digo que a travagem mm a frio é muito mas muito superior à travagem do sistema de origem. O que acho muito estranho é ter menos de 10 000 kms, ando depressa mas não me considero nenhum piloto e até nem uso muito o pedal de travão e com discos supostamente de qualidade tenho uma vibração bastante notória no volante e no pé, sendo maior aquando de travagens prolongadas e mais fortes. Será mm discos empenados, acho muito estranho, não poderá ser outra coisa?
Abraço
Em relação ao acamar, ao contrário do que dizes, o material de competição também precisa de uns bons kms para acamar
Hás-de olhar bem para os teus discos e ver se não parecem que estão manchados ou sujos.
Instruções para acamar o teu material:
BREMBO Gran Turismo
Quick/Track-day bed-in: In a safe area, apply brakes moderately from 100kmph to 50kmph and then drive approximately 800m to 1km to allow the brakes to cool. Repeat this procedure approximately 30 times.
Ferodo Racing Pads
Quick/Track-day bed-in: After fitting the new pads prepare the car by blocking off 50 percent of the brake cooling / air ducts to speed the “heat up time”. When leaving the pit lane apply brake gently at low speed to ensure pads are fitted correctly, build up temperature progressively to approx 350° C (670° F). This enables the heat to distribute around all areas of the pad.
When brakes are at suitable temperature begin bedding process, achieve approximately 70 percent of race speed then perform 25-30 brake applications at half normal race pedal pressure holding on for 4 seconds.
When this is completed use a slowing down lap to allow brakes to cool. Return to the pit lane and allow pads to cool completely, check rotor appearance. Transfer film should be constant around rotor face, any “patchy” deposit will result in brake pedal judder. The use of temperature paint on rotors enables more accurate bedding procedures.
Para ambos: "Street use bed-in: 500km of moderate driving is recommended. Consumer should avoid heavy braking during this period."
Aqui fica uma boa descrição de "brake judder":
Brake judder is a braking induced, forced vibration occurring in different types of vehicles. The judder frequency is directly proportional to the revolution speed of the wheel and therefore also to the velocity of the vehicle. The driver experiences judder as vibrations in the steering wheel, brake pedal and floor. In the higher frequency range, the structural vibrations are accompanied by a sound. Brake judder primarily affects the comfort but could, when confronting an inexperienced driver for the first time, lead to faulty reactions and reduced driving safety. Furthermore, a specific type of judder, so-called hot judder, is related to disc cracking.
Neste link explica o problema, como o evitar, e como resolver:
Para concluir, agora terás que andar uns bons kms nas calmas para as pastilhas voltarem a limpar os discos e criar um "filme de transferência" uniforme. Não sei se 500kms vão chegar... eu apostava nos 1000.
Depois diz como isso está e como ficou.
Rui e Marco, também tenho esse brake judder ou lá o que é isso
, aliás desde que meti discos ranhurados aconteceu sempre
1º com discos Brembo max, andei uns prai 2000 km ,achei estranho fui falar com os gajos que mos venderam, porque pensava que estavam empenados e eles deram-me outros novos
esses discos da reclamação ainda fizeram 50000km notando sempre o tremer do volante e um ligueiro tremer do pedal, esses discos não fizeram mais km porque os parti no estoiro, aliás achei esses Brembo Max com uma grande durabilidade
2º depois meti EBC GD (ranhurados e perfurados) com pastilhas EBC greenstuff, e voltei a ter vibração, mas maior do que com os Brembo, apesar de ir diminuindo bastante há medida que os discos aquecem, ás vezes o pessoal que vai comigo até se assusta
, em relação a travagens, nada a dizer este setup é muito bom, pena com a vibração ás vezes até tenho medo que os discos se partam lol, mas isto sou eu que sou burro
, porque aquilo trava
.
Marco sei que também tens este setup (mesmo que em tamanhos maiores), também sentes vibração, o que achas da travagem?
1º com discos Brembo max, andei uns prai 2000 km ,achei estranho fui falar com os gajos que mos venderam, porque pensava que estavam empenados e eles deram-me outros novos
2º depois meti EBC GD (ranhurados e perfurados) com pastilhas EBC greenstuff, e voltei a ter vibração, mas maior do que com os Brembo, apesar de ir diminuindo bastante há medida que os discos aquecem, ás vezes o pessoal que vai comigo até se assusta
Marco sei que também tens este setup (mesmo que em tamanhos maiores), também sentes vibração, o que achas da travagem?
Eu tb coloquei discos ATE ranhurados e quando travo ouço um "roçar" que é caracteristico das pastilhas a passar nas ranhuras dos discos.
Ao fim de cerca de 1000 km eles começam a acamar e a obter-se melhores travagens, mas o auge vem mais tarde.
E necessario limpar-lhe sim o óleo que eles trazem para não criarem ferrugem , senão tal como disse o colega Toledo eles aquecem e deitam fumo e cheiram a queimado que se farta.
Eu não tenho qualquer tipo de vibração, isso ja não acho normal, ve la isso pk algo deve estar mal.
Verifica se estão bem montados e em seguida ve a calibração das rodas e afins.
abraço
Ao fim de cerca de 1000 km eles começam a acamar e a obter-se melhores travagens, mas o auge vem mais tarde.
E necessario limpar-lhe sim o óleo que eles trazem para não criarem ferrugem , senão tal como disse o colega Toledo eles aquecem e deitam fumo e cheiram a queimado que se farta.
Eu não tenho qualquer tipo de vibração, isso ja não acho normal, ve la isso pk algo deve estar mal.
Verifica se estão bem montados e em seguida ve a calibração das rodas e afins.
abraço
Então e quantos kms de "rodagem" soft é que o menino fez? Hum?mbernardes Escreveu:Rui e Marco, também tenho esse brake judder ou lá o que é isso, aliás desde que meti discos ranhurados aconteceu sempre
![]()
1º com discos Brembo max, andei uns prai 2000 km ,achei estranho fui falar com os gajos que mos venderam, porque pensava que estavam empenados e eles deram-me outros novosesses discos da reclamação ainda fizeram 50000km notando sempre o tremer do volante e um ligueiro tremer do pedal, esses discos não fizeram mais km porque os parti no estoiro, aliás achei esses Brembo Max com uma grande durabilidade
2º depois meti EBC GD (ranhurados e perfurados) com pastilhas EBC greenstuff, e voltei a ter vibração, mas maior do que com os Brembo, apesar de ir diminuindo bastante há medida que os discos aquecem, ás vezes o pessoal que vai comigo até se assusta, em relação a travagens, nada a dizer este setup é muito bom, pena com a vibração ás vezes até tenho medo que os discos se partam lol, mas isto sou eu que sou burro
, porque aquilo trava
.
Já tive Brembo Max de 280mm com EBC GreenStuff e os discos duraram-me 80.000kms.
Actualmente tenho o sistema de travagem do Audi TT com discos de 312mm EBC GD ranhurados e semi-perfurados e pastilhas EBC RedStuff Ceramic. Desta vez tive ainda mais cuidado na rodagem para que o "filme de transferência" ficasse em condições. Penso que consegui.
Mauro, hás-de olhar bem para os discos e ver se não têm um género de umas manchas mais escuras. Se puderes tira umas fotos e mete aqui.