Bronze
HELP-Garantia-peças trocadas em garantia-Prob Volante Motor
Ora bem, o título pode parecer confuso, mas o que se passa é o seguinte:

à cerca de uma ano e 2 meses o meu Leon teve de levar um volante de motor novo, devido a uns barulhos que andava a fazer. além disso levou também um rolamento de encosto, que estranhamente estava com uma das faces todas enferrujadas....

Agora ando com um chocalhar ao desligar o motor que me quer parecer que vem da zona da embraiagem. Tanto faz como não faz, quer esteja o pedal de embraiagem pressionado ou não.

O carro é de maio de 2004, quando trocaram o volante de motor ele tinha cerca de 47.000km e agora tem 67.000. Como é obvio a garantia terminou em maio de 2006, mas será que estas peças trocadas ao abrigo da garantia também têm garantia?

A pergunta pode parecer estúpida, mas se tiver mesmo de trocar o volante de motor, alguém na Seat vai ouvir das boas....não se admite que numa condução normal, com o carro todo stock, o volante motor rebente em cerca de 20.000km..... :mad:
Leon FR TDI
Silver
Só se conseguires provar um defeito, e teria de ocorrer muito pouco tempo, ou poucos Kms após a troca.
Sendo um componenete que sofre desgaste, as regras da garantia não são bem as mesmas.
Imagem
Bronze
Ora bem, para não estar a criar um novo tópico coloco aqui o meu problema:

Em Maio de 2006, quando estava para terminar a garantia do meu LEON a embraiagem começou a fazer uns barulhos estranhos. Seat com ele, primeiro levou um rolamento de encosto, depois acabou mesmo por levar um volante-motor novo...tudo ficou bem, até que às uns dias atrás comecei a notar um chocalhar ao parar o motor. Esse barulho tanto acontece com a embraiagem pressionada como com ela em cima, e tem mais tendência a acontecer depois do motor estar quente.
Já experimentei com o carro em diversas inclinações, mas o barulho não faz todas as vezes que desligo o carro, só faz de vez em quando, sem qualquer tipo de motivo aparente.

Depois de ler umas coisas pela net, a ideia ficou logo em como seria o volante motor a fazer o barulho (algo parecido com latas de sardinha vazias dentro de um saco a chocalhar...). Posto isto fui ao mecânico ontem, e dpois de uma meia dúzia de tentativas, lá fez uma vez o tal barulho. O mecânico diz que lhe parece ser antes dos carretos da caixa que ao parerem com a vibração do motor fazem o barulho e inclina-se a trocar o óleo da caixa e adicionar-lhe Slick 50.
Diz ele que se fosse do volante motor tanto faria a quente como a frio e que faria sempre o chocalhar....

O carro trocou o volante motor por volta dos 47.000km e está agora com 67.000km, o que dá 20000km feitos em estrada nacional, sem grandes apertões ou viagens que provoquem grandes aquecimentos do material.

Posto tudo isto, e antes de avançar para a Seat com alguma reclamação por causa do volante motor, o que vos parece?
Será mesmo que o óleo da caixa de velocidades se possa ter deteriorado e que possa estar a deixar os carretos fazerem este barulho? Se sim, e ao trocar o óleo, será recomendável meter Slick 50 próprio para caixa de velocidades?
Ou será mesmo do volante motor, que possa estar a ganhar folgas? Nesse caso, e se a Seat não assumir parte do custo ( o volante motor de origem custa uns módicos 720€, mais IVA), será mais fiável meter um Sachs (que custa cerca de 620€)?

Todas as opiniões ajudam, e qualquer situação por que já tenham passado coloquem aqui, bem como resolveram a situação.

Agradeço desde já as ajudas :)
Leon FR TDI
Novato
Boas,
tenho ideia
(podes confirmar isso na factura da reparação, ou outra qq da Seat)
que todoas as peças colocadas, após a compra do veiculo, têm garantia de 2 anos, independentemente do garantia do Veiculo .

Isto é de Lei .

Digo eu....
Silver
sim todas as peças tem garantia sim mas acho que é só de 1 ano
Silver
Nem todas as peças têm garantia. Pastilhas de travão por exemplo, são peças de desgaste e como tal não sei se têm as mesmas condições de garantia.

É uma questão de tentar, não custa nada. Agora o volante de motor terá, se não me engano, de ser o original. O kit da Sachs é apenas o disco e prensa.
Imagem
Bronze
LNeves, existe um volante motor da Sachs, inclusive já sei o preço dele e fica mais barato que o original...e segundo consta pela net, é bem mais fiável que o de origem....

Este problema ainda está em fase de análise, vamos ver de onde é que vem a chocalhada....
Leon FR TDI
mbernardes
LEON FR Escreveu:LNeves, existe um volante motor da Sachs, inclusive já sei o preço dele e fica mais barato que o original...e segundo consta pela net, é bem mais fiável que o de origem....

Este problema ainda está em fase de análise, vamos ver de onde é que vem a chocalhada....

Confirmo, eu tenho volante do motor, prensa e disco de embraiagem da Sach, foi-me aconselhado por um mecanico da VW, além de ficar com um tacto mais suave que a de origem.

Vê isso do oleo primeiro antes de ires para o volante do motor, é estranho o problema ser do volante devido a ter apenas 20 mil.
Responder