É uma peça da linha de escape q liga desde o turbo até à panela intermédia. Possui o catalizador lá metido.
Se substituires por outro downpipe, como eu fiz por exemplo da supersprint, removes o cat, p além de ficares c umas curvas mais alargadas/menos restrictivas.
No banco de potência garante uns 3-4cvs.
Tens de diversas marcas, como da superprint, miltek e allard.
Barulho...nem por isso (c a panela de origem), apenas um assobiar do turbo mais acentuado a baixas rpms q se deixa de notar a partir de 3ª.
Preços variam mto...mas p o da supersprint pede preços ao pcmtuning q costuma ter uns preços à maneira.
O da Allard e da Miltek é vendido/montado por exemplo pela AP e têm a particularidade de serem de 63mm logo n encaixarem directamente na restante linha de escape de origem. O da Supersprint é plug&play de encaixe directo, pois é de 55mm tal como a restante linha de escape.
Preços variam mto...mas p o da supersprint pede preços ao pcmtuning q costuma ter uns preços à maneira.
O da Allard e da Miltek é vendido/montado por exemplo pela AP e têm a particularidade de serem de 63mm logo n encaixarem directamente na restante linha de escape de origem. O da Supersprint é plug&play de encaixe directo, pois é de 55mm tal como a restante linha de escape.
'02 VW Golf TDI
PKE remap || 80mm intake || Free-flow exhaust || FK hightec kit || Sparco strut bar || S3 lower strut bar || Powerflex bushes || CC || Parking sensors || Aerotwin front and rear wipers ||
PKE remap || 80mm intake || Free-flow exhaust || FK hightec kit || Sparco strut bar || S3 lower strut bar || Powerflex bushes || CC || Parking sensors || Aerotwin front and rear wipers ||
Bruno, o downpipe de origem tem um flexível e o catalizador lá metido, na mesma peça.Bruno Carmo Escreveu:pera, que houve aqui algo que não apanhei...
o downpipe já traz cat?ou o cat de origem é que fica lá?
![]()
não há vantagens em tirar a panela do meio e ficar só com a final?
Os downpipes de "rendimento" como o da supersprint ou miltek é q n trazem o catalizador...
Quanto a tirar a panela do meio é capaz de render...mas no meu nem por isso, pq n trás já nenhuma de origem...
Apenas o cat + panela final.
'02 VW Golf TDI
a minha ideia era retirar o cat, ou melhor, limpa-lo por dentro... segundo colocar o downpiepe espeçifico!trqster Escreveu:Bruno, o downpipe de origem tem um flexível e o catalizador lá metido, na mesma peça.Bruno Carmo Escreveu:pera, que houve aqui algo que não apanhei...
o downpipe já traz cat?ou o cat de origem é que fica lá?
![]()
não há vantagens em tirar a panela do meio e ficar só com a final?
Os downpipes de "rendimento" como o da supersprint ou miltek é q n trazem o catalizador...
Quanto a tirar a panela do meio é capaz de render...mas no meu nem por isso, pq n trás já nenhuma de origem...![]()
Apenas o cat + panela final.
vantagens - desvantagens? Barulho? já andei ao lado de um ibiza sem cat, e quando o trubo enche o barulho é brutal, lindo no bom sentido!
desculpem lá, mas sou mesmo leigo neste assunto!
Tinhas me dito Bruno e ouvias o meu no encontro.... tá como referiste, sem cat e com uma panela das que fazem barulho!! O meu só faz barulho a partir das 3000 aí sim ouve-se o turbo e a panel tb. Ultimamente ouve-se um PSSSFFF.... quando meto mudanças
Em relação à tal panela do meio o nosso nao trás de origem.
Em relação à tal panela do meio o nosso nao trás de origem.
Bruno
Ora vê...se o downpipe específico substitui o cat porquê vais estragar um catalizador bom..??
O catalizador está integrado na peça do downpipe de origem. Já os downpipe de rendimento n trazem qualquer cat acoplado...
Eu tenho o meu downpipe de origem c o cat integrado guardado p qnd precisar dele, assim n estraguei absolutamente nada, posso reverter ao setup de origem a qq altura.
Ao q parece tb o Leon n trás qq panela ao meio...portanto é igual ao Golf...só mesmo cat e panela final.
Isso q dizes n faz sentido...a minha ideia era retirar o cat, ou melhor, limpa-lo por dentro... segundo colocar o downpiepe espeçifico!
vantagens - desvantagens? Barulho? já andei ao lado de um ibiza sem cat, e quando o trubo enche o barulho é brutal, lindo no bom sentido!
Ora vê...se o downpipe específico substitui o cat porquê vais estragar um catalizador bom..??
O catalizador está integrado na peça do downpipe de origem. Já os downpipe de rendimento n trazem qualquer cat acoplado...
Eu tenho o meu downpipe de origem c o cat integrado guardado p qnd precisar dele, assim n estraguei absolutamente nada, posso reverter ao setup de origem a qq altura.
Ao q parece tb o Leon n trás qq panela ao meio...portanto é igual ao Golf...só mesmo cat e panela final.
'02 VW Golf TDI
pois... já tou mais esclarecido...
mas ontem em conversa com o _cupra_ fiquei em pensar em talvez, passar o tubo de igual por dentro do cat (este vai á vida), de forma a anula-lo, e de forma a não ter probelmas de maior com a IPO ou com inspecções extraordinárias.. mas é obrivo que tinha de ser um trabalho bem feito!
pelo que percebi Dalton, ficaste com o carro com melhores baixas e igual ponta! era o que eu pretendia!
mas ontem em conversa com o _cupra_ fiquei em pensar em talvez, passar o tubo de igual por dentro do cat (este vai á vida), de forma a anula-lo, e de forma a não ter probelmas de maior com a IPO ou com inspecções extraordinárias.. mas é obrivo que tinha de ser um trabalho bem feito!
pelo que percebi Dalton, ficaste com o carro com melhores baixas e igual ponta! era o que eu pretendia!
E foi isso exactamente que eu fiz Bruno substituí o cat por um tubo de igual diametro ao de origem, se reparares no tubo de origem, o tubo que vem da falange, o do catalisador, mais tarde vao enfiar dentro do restante tubo que vai para trás sendo apertado por um tipo de anilha/ braçadeira... o que foi feito foi cortar o tubo antes do cat. e soldar um tubo de igual diametro até ao começo do tal tubo que vai ligar ao de trás.Bruno Carmo Escreveu:pois... já tou mais esclarecido...
Se subires o teu carro vais reparar no que te digo.
Foi esse o trabalho efectuado na minha viatura.
uma das primeiras alteraçoes que fiz no meu carro foi sacar o catalisador fora...
a mudar de mudança tambem ouvia o tal psssfff mas só em baixas...
actualmente depois de montar o novo turbo meti downipe com 60mm de diametro assim como tubo directo até à panela final supersprint... esta ainda vai ser um dia trabalhada...
resultado: som de carro a gasolina a puxar
abraço
actualmente depois de montar o novo turbo meti downipe com 60mm de diametro assim como tubo directo até à panela final supersprint... esta ainda vai ser um dia trabalhada...
abraço
Podias fazer um videozinho e pôr aqui p termos uma ideia do ronco..Kryptone Escreveu:uma das primeiras alteraçoes que fiz no meu carro foi sacar o catalisador fora...
abraço
abraço
'02 VW Golf TDI
Bem Desculpem eu perguntar isto depois de ler o topico todo!
Mas Digam.me uma Coisa!
Se eu Tirar O catalisador,mas mantiver as outras duas panelas.
O meu carro fica a fazer muito barulho ou nem se nota!?
!!!
Thak´s!
Ja agora uma pergunta para kem tiver um leon Cinza escuro!
Uma bela noite quem e que esperimentou quarta comigo na IC16 quem vai para mafra!!!! O meu leon é preta!!!
Ja agora gostava de saber quem era caso seja menbro do Forum!!Thak´s!
Mas Digam.me uma Coisa!
!!!
Thak´s!
Uma bela noite quem e que esperimentou quarta comigo na IC16 quem vai para mafra!!!! O meu leon é preta!!!
black_zi Escreveu:Bem Desculpem eu perguntar isto depois de ler o topico todo!
Mas Digam.me uma Coisa!
!!!
Thak´s!
Mas tens 2 panelas..? Ou só o cat e a panela final..?Barulho...nem por isso (c a panela de origem), apenas um assobiar do turbo mais acentuado a baixas rpms q se deixa de notar a partir de 3ª.
'02 VW Golf TDI
ok eu faço um filme e depois pra o alojar? onde o meto?
abraço
abraço