Bronze
Optimizar MAF - Actualizado a 06-07-07
Ora bem, o título pode ser um pouco estranho, mas vou aqui relatar a minha experiência do fim de semana :)

Após ter lido alguns tópicos http://www.seatcupra.net/forums/showthread.php?t=101577 na sequência deste link, e ter conversado com diversos técnicos de lojas de informática, decidi experimentar na MAF do meu LEON.

Convém dizer que aproveitei estar a mexer na MAF e que a limpei com spray
Imagem :arrow: Clickar AQUI para mais informações sobre KONTAKT WL

tal como já o tinha feito outras vezes antes desta, a última das quais à cerca de 5000km.

Agora o que realmente interessa: desliguei a maf, retirei-a do suporte do tubo, limpei o filamento interior com o spray que atrás indiquei e depois limpei os pinos do conector exterior com
Imagem :arrow: Clickar AQUI para mais informações sobre KONTAKT 60

Depois de deixar actuar este produto (que é um solvente de óxidos) voltei a limpar com o spray com que limpei o filamento (desengordurante e agente de lavagem) e deixei secar tudo.

Após estar seco, apliquei
Imagem :arrow: Clickar AQUI para mais informações sobre SILICONE 72

este spray tanto nos pinos que estão do lado da MAF, bem como nos conectores fêmea que estão na cablagem da electrónica do motor. Deixei secar um pouco conforme instruções na embalagem.

Resultados: Motor arranca muito mais suavemente, principalmente no arranque matinal a frio, está com um trabalhar mais suave ao ralenti depois de quente, e principalmente, voltei a ter um tdi 150cv pujante em toda a faixa de rotações, e até em mais algumas, pois ele agora tá a passar alegremente das 4000rpm mesmo em 5ª (em 6ª ainda não experimentei), o que ele nunca fez, mesmo quando o comprei :D

Relembro que já por mais que uma vez tinha limpo a MAF utilizando os mesmo produtos e métodos, excepto esta parte do spray nos conectores, e que nunca tinha obtido resultados tão bons com essa limpeza.

Agora, como é que funciona o spray nos conectores: ao que li e consegui apurar junto de técnicos de electrónica, este spray de silicone age como protector de contactos, ao impedir oxidação provocada por humidades, bem como impede o designado efeito de arco, presente em contactos que transmitam corrente eléctrica (mesmo que de baixa voltagem) e que estejam demasiado próximos entre eles, levando a que o sinal transmitido não sofra interferências do pino vizinho. Ao mesmo tempo, serve de agente lubrificante dos contactos devido às trepidações do motor.

Em suma, o que relato aqui é a minha experiência e os resultados que obtive. Penso que tanto se aplica a TDI como a gasolinas. Eu recomendo
:yupii:
Leon FR TDI
Bruno Carmo
Muito bom Post, e muito boa info! :)

quando voltar a ter um carro com Maf já sei o que fazer! :lol:
Bronze
No post anterior não o referi, mas o tempo não dava para mais...

O spray de silicone tem de ser dieléctrico (não condutor de energia) e tem de ser estável até temperatura elevadas (no caso do referido é estável até 200º), pois o cofre do motor aquece um bom bocado...

EDIT: Como estava com a lata na mão, experimentei ainda tratar de mais duas conexões.... a do vaso de expansão, que como sabem gosta de dar uns apitos de inverno, e pelo que já pude perceber, tem tb a ver com mau contacto da fichas, e last but not least, tambem apliqui na ficha do sensor map, que diga-se por sinal, tem os pinos bem próximos uns dos outros...
Leon FR TDI
Silver
LEON FR Escreveu:No post anterior não o referi, mas o tempo não dava para mais...

O spray de silicone tem de ser dieléctrico (não condutor de energia) e tem de ser estável até temperatura elevadas (no caso do referido é estável até 200º), pois o cofre do motor aquece um bom bocado...
Esta parte é q n faz sentido p mim... :hum:
Então a ideia é limpar e depois lubrificar os contactos eléctricos com um isolante de energia..!?

A parte da limpeza dos contactos já tinha feito no meu...agora esta do silicone é que estou a achar mto estranho...
'02 VW Golf TDI
PKE remap || 80mm intake || Free-flow exhaust || FK hightec kit || Sparco strut bar || S3 lower strut bar || Powerflex bushes || CC || Parking sensors || Aerotwin front and rear wipers ||
Bronze
Ora bem, o spray tem de ser dieléctrico pois caso não o seja vai permitir a passagem de energia entre os pinos (o spray de solicone não é totalmente liquido, é mais uma goma que fica agarrada ao metal, que na parte das conexões fêmas vai ficar a isolar o conjunto das 4 fichas que ficam dentro da ficha principal). Ora se não fôr dieléctrico, vai dar azo ao curto circuito....

Agora a parte de ser isolante: depois de borrifar bem todos os pinos e as conexões fêmeas, o que se pretende é que elas fiquem totalmente isoladas de modo a que não se dê o efeito de arco e a consequente interferência de sinal. Ao ligar a conexão, as conexões fêmea ao receberem os pinos (não sabia como explicar isto de outra forma) vão raspar o silicone na zona em que faz o contacto (apenas uma pequena parte do metal de cada conjunto pino/fêmea) deixando ficar toda a parte que não está em contacto isolada. Se os pinos estiverem desoxidados antes da aplicação do silione, como é obvio, vão permitir um melhor contacto nas zonas em que ele acontece, e nas zonas de não contacto fica devidamente isolado.

Espero ter conseguido esclarecer a questão de o silicone ter de ser não condutor de energia....
Leon FR TDI
Silver
Gostei da explicação, obrigado. :)
Já usei spray de limpeza, agora só me falta mesmo o de silicone sugerido.
'02 VW Golf TDI
PKE remap || 80mm intake || Free-flow exhaust || FK hightec kit || Sparco strut bar || S3 lower strut bar || Powerflex bushes || CC || Parking sensors || Aerotwin front and rear wipers ||
Bronze
Estamos cá é para partilhar experiências :D

No entanto, eu recomendo uma leitura à pagina do TDICLUB, pois tudo isto começou por lá, e apesar de eles usarem massa dieléctrica, com o silicone (desde que dielectrico) obtem-se o mesmo resultado, para além de ser bem mais fácil de encontrar cá em PT...
Leon FR TDI
Silver
Onde compraste o Silicone..?
Comprei o spary de limpeza....kontact 61 e já limpei os contactos todos, agora só falta mesmo o spray silicone maravilha q n tinham na loja a q fui (Niposom)...

abraço
'02 VW Golf TDI
Bronze
Eu comprei o Silicone 72 aqui numa loja de electrónica em Coimbra, ficou em 7.25€

podes ver por este link http://www.electronicshop-online.com/lo ... pt_89.html

Mas de certeza que encontras isso aí em LX numa boa casa de electrónica...

EDIT: Apesar de mais caro, tenta aqui http://www.mauser.pt/catalog/product_in ... 4bd354bdb2

as lojas são em LX :)
Leon FR TDI
Silver
Thanks...depois deixo aqui o meu feedback. :)
'02 VW Golf TDI
ToledoTDI
Excelente tópico. :cool:

Vou fazer esta experiência ainda antes do fim de semana. Depois meto aqui o meu feedback também.

Já agora, uma pergunta: LEON FR, achas que o WD40 terá o mesmo efeito da silicone e do limpa-contactos desoxidante que mencionaste aí em cima?
Não sei se conheces este produto, mas aquilo é tipo um tudo-em-1... Limpa contactos; penetra, lubrifica e solta mecanismos encravados ou perros; protege das humidades; lubrifica e evita corrosão, etc etc... dá para quase tudo. Até serve como desodorizante - o cheiro é bem melhor ke alguns ke se vendem nas lojas dos 300. :lol: Ah, e também é dieléctrico, só que é à base de óleo. :)
ToledoTDI
LEON FR, tomei a liberdade de editar o teu tópico inicial para meter as imagens e dar uma outra "cara" aos links. :)
Penso que assim está mais fácil de ler.

Espero que não te importes. :oops:
Bronze
ToledoTDI, na boa :D Eu ainda tentei fazê-lo, mas o tempo não dava para mais quando criei o tópico....

Em relação ao WD 40 não te metas nisso, pois apesar de ser dielectrico, a base como bem dizes é o óleo, e assim vai escorrer. O facto do spray ser de base silicone vai levar a que se forme uma pelicula em volta dos contactos, que apesar de não endurecer, fica relativamente estável, sem escorrimentos, que se acontecerem podem ir para o interior da maf e ser mais prejudicial que benéfico...

Mais uma dica: não é preciso borrifar os contactos insistentemente, basta com algum cuidado deixar cair umas gotas em cima de cada contacto de forma que todo o pino ou conexão fêmea fiquem tapados (experimentem antes de aplicar o spray num pedaço de arame de cobre a ver o que ele adere, para verem que quantidade devem aplicar)
Leon FR TDI
ToledoTDI
LEON FR Escreveu:Em relação ao WD 40 não te metas nisso, pois apesar de ser dielectrico, a base como bem dizes é o óleo, e assim vai escorrer. O facto do spray ser de base silicone vai levar a que se forme uma pelicula em volta dos contactos, que apesar de não endurecer, fica relativamente estável, sem escorrimentos, que se acontecerem podem ir para o interior da maf e ser mais prejudicial que benéfico...

Mais uma dica: não é preciso borrifar os contactos insistentemente, basta com algum cuidado deixar cair umas gotas em cima de cada contacto de forma que todo o pino ou conexão fêmea fiquem tapados (experimentem antes de aplicar o spray num pedaço de arame de cobre a ver o que ele adere, para verem que quantidade devem aplicar)
Tou esclarecido. Thanks. :cool:
ToledoTDI
Estive a analisar melhor este tópico, e acho que se enquadra melhor na secção DIY (Do It Yourself), do que na secção Motores Diesel. Para além disso, os carros a gasolina turbinados também tem MAF. :)

Tópico Movido.
Bronze
Ora vamos lá actualizar isto com os últimos desenvolvimentos:

O spray de Silicone (Silicone 72) é realmente muito eficaz, mas tem um problema, com o calor do motor seca ao fim de 3-4 dias de uso normal. A partir daí, nota-se que existe uma melhoria em relação a antes de ter o ter aplicado, mas nada que se compare com o efeito antes do silicone ter secado/evaporado.

Perante isto, vi-me obrigado a pensar noutro produto, ou melhor, a seguir a ideia que está no TDIClub e no SeatCupranet: Massa de Silicone dieléctrica. Produto que não é fácil de encontrar, nem nas lojas de electrónica, pois o que têm é sempre em spray.

Por fim lá consegui encontrar a dita massa aqui em Coimbra, numa loja de electrónica na periferia e lá fui meter massa nos contactos onde antes apliquei o spray: e voilá :D voltou o motor a ter um ralenti super regular, melhores acelerações e desde mais baixas rotações e o conta rotações a subir com bem mais vivacidade de rotação em qualquer mudança, bem como qualquer toque, por mais pequeno que seja no acelerador, a ter como resposta um resposta imediato do motor.

Como tal, todo o procedimento que atrás apresentei se mantêm válido, à excepção da utilização do Silicone 72. quem quiser experimentar esta pequena alteração, procure antes por massa de silicone dieléctrica ( dentro das minhas disponibilidades de tempo, posso tentar enviar isso por correio a partir daqui de Coimbra, cada embalagem de massa custa 2.50€ + portes).

Um pequeno aparte: a resposta ao acelerador está tão boa que hoje de manhã um dos tubos do intercooler saltou do sitio :mad: ou seja, nuvem de fumo preto atrás do carro, potência nos porcos e uma fila de trânsito enorme atrás de mim na nacional, a comerem fumo preto.....
Leon FR TDI
Novato
boas
estive agora no centro electronica e nao vi la kontact WL. expliquei para o que era e disseram que nao conseguiam aconselhrar nenhum, acabei por nao trazer nada. onde compras-te o kontack WL?
Golf TDI
C350cdi AMG
Novato
Black_TDI Escreveu:boas
estive agora no centro electronica e nao vi la kontact WL. expliquei para o que era e disseram que nao conseguiam aconselhrar nenhum, acabei por nao trazer nada. onde compras-te o kontack WL?
Óla colega
Se não encontras-te o que querias, podes usar o spray flux-off da Cramolin, que é também excelente para limpar a maf !
Já o uso há muito tempo e é espetacular e encontra-se nas mesmas lojas..
Platinum
Cá em Lisboa podem arranjar esses produtos no Largo do Casal Vistoso na loja da Asus que fica ao pé do Areeiro ou então na Dimofel na Av. da Liberdade perto da Pc da Alegria.
Bronze
comprei no Centro de Electrónica...mas se eles não têm, tenta na ElectronicShop na Rua Carlos Seixas ou na Mixtronica, no Loreto :)
Leon FR TDI
Novato
LEON FR Escreveu:
comprei no Centro de Electrónica...mas se eles não têm, tenta na ElectronicShop na Rua Carlos Seixas ou na Mixtronica, no Loreto :)
ok :) obrigado. amanha ja la devo passar :)
Golf TDI
C350cdi AMG
ToledoTDI
KRUX Escreveu:Cá em Lisboa podem arranjar esses produtos no Largo do Casal Vistoso na loja da Asus que fica ao pé do Areeiro ou então na Dimofel na Av. da Liberdade perto da Pc da Alegria.
"Loja da ASUS" a.k.a. Niposom ;)
Platinum
ToledoTDI Escreveu:
KRUX Escreveu:Cá em Lisboa podem arranjar esses produtos no Largo do Casal Vistoso na loja da Asus que fica ao pé do Areeiro ou então na Dimofel na Av. da Liberdade perto da Pc da Alegria.
"Loja da ASUS" a.k.a. Niposom ;)
Yea,essa mesmo!!
ToledoTDI
Ok. Estive na Dimofel e só tinham o Kontakt 60. O Kontakt WL e a massa de silicone dieléctrica estavam esgotados - a data prevista para a reposição de stock é 31 de Julho. :?

Depois fui à Niposom (Loja ASUS), e tinham os 2 (o Kontakt 60 e o WL). Mais uma vez, a massa de silicone dieléctrica estava esgotada e não tinham prazo para entrega.

Amanhã quero ver se tenho tempo para ir à Mauser. Lá devem ter...

P.S.: Cada Spray custa menos de 4,50€. :)
Platinum
Tens uma Mauser no C.C.Portela...
Responder