Ora bem, o que se passa é o seguinte
Aqui à umas três semanas andei a limpar os tubos de borracha que ligam ao intercooler, o que está imediatamente antes e o que faz a saída, pois estavam um pouco babados de óleo. O tubo de entrada tinha pouco óleo, e o tubo de aluminio onde ele encaixa estava completamente seco (o que até achei estranho, pois o carro tem 64.000km, e apesar de ter ccv bypass, andou 50.000km sem ele). O tubo de saída, bem, esse estava bem babado... Montei tudo de volta, e experimentar aplicar massa de silicone nas juntas onde faz a união, de modo a vedar qualquer tipo de fuga...
Ora bem, no inicio desta semana (cerca de 1000km após essa limpeza), verifiquei que o tubo de entrada no intercooler (mesmo na união com o intercooler) estava mal encaixado e bastante babado de óleo. Achei estranho, desmontei novamente esse tubo e para minha surpresa, o tubo de aluminio, que antes da limpeza inicial estava totalmente seco, estava com um fio de óleo no fundo do mesmo.
A minha dúvida é esta, será que o facto de o tubo ter estado mal encaixado durante cerca de 1000 km levou a que de algum modo o turbo não estivesse a trabalhar com a pressão correcta e tenha permitido que o óleo do veio se escapasse? Ou serão mesmo os vedantes do turbo que entregaram a alma e vou ter de fazer uma revisão ao turbo?
Agradecia ao pessoal que está habituado a mexer em turbos uma opinião...
Relembro que o turbo se trata de um 1749vb, de origem, com o motor todo de origem...
As tubagens terem uma película de óleo é perfeitamente normal.
Sinais de preocupação seriam fumo acinzentado a sair pelo escape e consumo de óleo excessivo.
Sinais de preocupação seriam fumo acinzentado a sair pelo escape e consumo de óleo excessivo.
'02 VW Golf TDI
PKE remap || 80mm intake || Free-flow exhaust || FK hightec kit || Sparco strut bar || S3 lower strut bar || Powerflex bushes || CC || Parking sensors || Aerotwin front and rear wipers ||
PKE remap || 80mm intake || Free-flow exhaust || FK hightec kit || Sparco strut bar || S3 lower strut bar || Powerflex bushes || CC || Parking sensors || Aerotwin front and rear wipers ||
Também confirmo que ter as tubagens do intercooler babadas é normal, ao ponto de me cagar a protecção do motor toda
Isto dito pelo mecânico
Isto dito pelo mecânico
o teu probelma é somente um amigo:
o tempo todo que andaste sem ccv, há oleo e residuos acumulados no IC que por vezes devido á pressão e e ao relanti passar esse oleo para essas tubagens...
o tubo de aluminio está seco, optimo, o teu turbo não está a dar nenhuma passagem de oleo (tens o ccv, se não tivesses é normal uma pelicula de oleo)
enquanto o IC não for limpo, ou com o passar de MUITOOOOO tempo é que esses tubos vão deixar de aparecer babados, portanto, tudo normal, tudo a correr bem!
eu tenho um tubo para o chão para anular o respiro, e n tenho oleo nenhum na saida do turbo, na tubagens de aluminio nem na egr, mas nos tubos antes de depois do IC estão sempre bem oleados!
espero ter-te elucidado...
o tempo todo que andaste sem ccv, há oleo e residuos acumulados no IC que por vezes devido á pressão e e ao relanti passar esse oleo para essas tubagens...
o tubo de aluminio está seco, optimo, o teu turbo não está a dar nenhuma passagem de oleo (tens o ccv, se não tivesses é normal uma pelicula de oleo)
enquanto o IC não for limpo, ou com o passar de MUITOOOOO tempo é que esses tubos vão deixar de aparecer babados, portanto, tudo normal, tudo a correr bem!
eu tenho um tubo para o chão para anular o respiro, e n tenho oleo nenhum na saida do turbo, na tubagens de aluminio nem na egr, mas nos tubos antes de depois do IC estão sempre bem oleados!
espero ter-te elucidado...
Pois, o meu problema não é os tubos estarem com uma pelicula, é mesmo notar um fio de óleo acumulado na parte baixa do tubo (isto depois do carro estar parado à cerca de duas horas, que deve ter levado a que óleo escorre-se para a parte mais baixa)... e o que mais me está a fazer confusão, é que cerca de três semanas antes, esse mesmo tubo (quando fiz a limpeza dos tubos) estar completamente seco.
Porque será que em cerca de 1000km o tubo passou de seco a ter esses resíduos todos?
Lembro que tenho um CCV Bypass, mas que já testei e que está a funcionar sem causar restrições no fluxo da ventilação da tampa das válvulas (caso estivesse a impedir o normal fluxo, poderia causar excesso de pressão dentro do motor, que por sua vez teria de a libertar por onde encontra-se o ponto mais fraco, que poderiam ser os vedantes do turbo).
Pelo menos para já não noto que o consumo de óleo seja significativo, ou que tenha aumentado de repente...já tem cerca de 6.000 km desde a última muda e desceu na vareta 2 ou 3 mm, o mesmo que aconteceu nas anteriores mudas de óleo, quer pelo assentamento quer pelo cnsumo de óleo...
Porque será que em cerca de 1000km o tubo passou de seco a ter esses resíduos todos?
Lembro que tenho um CCV Bypass, mas que já testei e que está a funcionar sem causar restrições no fluxo da ventilação da tampa das válvulas (caso estivesse a impedir o normal fluxo, poderia causar excesso de pressão dentro do motor, que por sua vez teria de a libertar por onde encontra-se o ponto mais fraco, que poderiam ser os vedantes do turbo).
Pelo menos para já não noto que o consumo de óleo seja significativo, ou que tenha aumentado de repente...já tem cerca de 6.000 km desde a última muda e desceu na vareta 2 ou 3 mm, o mesmo que aconteceu nas anteriores mudas de óleo, quer pelo assentamento quer pelo cnsumo de óleo...
Leon FR TDI
Pois, o problema é que o tubo de aluminio estava seco quando limpei os tubos... só que como o encaixe no intercooler ficou mal montado tive de lá mexer novamente para o encaixar devidamente, e verifiquei que em 1000km o tubo de aluminio passou de totalmente seco a ter uma bela película de óleo ... e é isto que me está a causar uma certa dôr de cabeça....Bruno Carmo Escreveu:o teu probelma é somente um amigo:
...
Leon FR TDI
Ora bem, update da situação: no fim de semana voltei a retirar o dito tubo de borracha e a verificar a quantidade de óleo que por lá estaria depositada...bem menos doque estava no inicio da semana, quando dei com o tubo mal encaixado e sobretudo, quase nenhum óleo a escorrer pela parte baixa do tubo de aluminio...
O que me leva ao que o Bruno escreveu no último post...de algum modo, a fuga de pressão que se estava a verificar no encaixe do tubo deve ter de algum modo originado a que os resíduos existentes no intercooler tenham recuado até ali e assim desse ideia de uma muito maior fuga de óleo...
No entanto, vai continuar em observação após mais uns kilómetros, a ver se não anda por lá nada de anormal...
O que me leva ao que o Bruno escreveu no último post...de algum modo, a fuga de pressão que se estava a verificar no encaixe do tubo deve ter de algum modo originado a que os resíduos existentes no intercooler tenham recuado até ali e assim desse ideia de uma muito maior fuga de óleo...
No entanto, vai continuar em observação após mais uns kilómetros, a ver se não anda por lá nada de anormal...
Leon FR TDI