Linha Escape Artesanal Inox - Exemplo Montagem
Amigos

Venho aqui postar a minha ultima mod... Alterei a linha de escape completa desde o turbo até à panela final superpsrint... Diâmetro da nova linha 63mm! Foi alterado o sitema de fixação do catalizador para um siatema q permita meter a linha directa, ou c catalizador...

Ora então aqui ficam umas fotos do trabalho realizado

:arrow: Demontagem da linha de origem já com panela Supersprint

Imagem

:arrow: Inicio da montagem da linha nova

Imagem

:arrow: ...

Imagem

:arrow: Até à panela...

Imagem

:arrow: ...

Imagem

:arrow: Finalmente o conjunto total

Imagem

E voilá...

Fica aqui assim uma breve descrição de uma montagem artesanal de uma linha de escape de um TDI 150cv...

Abraço
Silver
Parece estar mto bom, parabéns! 8)

Algumas questões:

- O downpipe é completo e de 63mm de diâmetro..? Eliminaste o cat.:?

- Ruído/Vibrações/Ressonância...como ficou em relação a origem..?

- Performance..?

- Preço..?
'02 VW Golf TDI
PKE remap || 80mm intake || Free-flow exhaust || FK hightec kit || Sparco strut bar || S3 lower strut bar || Powerflex bushes || CC || Parking sensors || Aerotwin front and rear wipers ||
Boas

Sim o downpipe é de 63mm diâmetro desde a saída do turbo até à panela e da saída da panela até à ponteira...
De momento and sem cat...
Ruído, a andar normalmente, faz o barulho mto idêntico ao de origem, mas qd deixas o motor encher, faz um barulho bem mais forte! Em relação ao original, o carro ficou mais bruto em média rotação, mas em velocidade perdeu um pouco, notando-se especialmente a subir, parecendo q perdeu potência! Vou proceder amanhã à colocação do cat, pa vêr se se mantem a brusquidade em médios regimes e se vai buscar a perda d potência notada em grandes subidas...
Dp de tar concuído irei fazer uma medição ao carro para vêr o ganho/perda notado com e sem catalizador...
Preço, ainda está em fase de testes, qd estiver concluído aí saberei!

Espero ter esclarecido as tuas dúvidas...

Abraço
Silver
toze_ferreira Escreveu:Boas

Sim o downpipe é de 63mm diâmetro desde a saída do turbo até à panela e da saída da panela até à ponteira...
De momento and sem cat...
Ruído, a andar normalmente, faz o barulho mto idêntico ao de origem, mas qd deixas o motor encher, faz um barulho bem mais forte! Em relação ao original, o carro ficou mais bruto em média rotação, mas em velocidade perdeu um pouco, notando-se especialmente a subir, parecendo q perdeu potência! Vou proceder amanhã à colocação do cat, pa vêr se se mantem a brusquidade em médios regimes e se vai buscar a perda d potência notada em grandes subidas...
Dp de tar concuído irei fazer uma medição ao carro para vêr o ganho/perda notado com e sem catalizador...
Preço, ainda está em fase de testes, qd estiver concluído aí saberei!

Espero ter esclarecido as tuas dúvidas...

Abraço
Isso deve acontecer, pelo facto de teres ficado sem backpressure suficiente p esse turbo - é o vnt17vb de origem certo..?
Claro q se meteres o cat deverá haver alguma melhoria a esse nível.

Sinceramente acho q o meu setup (apenas downpipe sem cat) mantendo o diâmetro de tuabgem original, é o ideal p o turbo de origem. Maior diâmetro deve render c um vnt20 ou maior...
As "altas" no meu caso até melhoraram desde q montei o downpipe, e noto mais facilidade em atingir uma vel. de ponta superior.

abraço
'02 VW Golf TDI
PKE remap || 80mm intake || Free-flow exhaust || FK hightec kit || Sparco strut bar || S3 lower strut bar || Powerflex bushes || CC || Parking sensors || Aerotwin front and rear wipers ||
Exactamnte... É mto provável q seja mm esse o motivo... O turbo é o vnt17 de origem sim... mas penso com o catalizador q vá ficar novamente de categoria! Dp comento...

Abraço
Silver
toze_ferreira Escreveu:Exactamnte... É mto provável q seja mm esse o motivo... O turbo é o vnt17 de origem sim... mas penso com o catalizador q vá ficar novamente de categoria! Dp comento...

Abraço
Ficamos à espera então.
Mas devias era agora meter um turbo à altura desse escape...eheh...

abraço
Pois na verdade era a minha ideia... mas andei a lêr, a lêr, a lêr, e parece q qd mudamos o turbo aos nossos PD150, o q acontece é ficarmos com mto menos potência em baixos regimes até cerca das 2500/3000 rpm... e na realidade o q eu gosto no meu carro é a potência q tem logo perto das 1500 rpm... pois é este o motivo aparente da minha "não mudança" de turbo! Penso sim hibridar o meu para me garantir alguma durabilidade! Dp se calhar preferia optar talvez por umas cams, pa ver se chego aos 210cv ou quem sabe mm os 215cv (tenho actualmete 196 cv)! e penso q já chega ficando c o motor fiável para poder fazer uma A1 Porto-Lisboa c o pé lá em baixo...
zebrio
toze_ferreira Escreveu:Pois na verdade era a minha ideia... mas andei a lêr, a lêr, a lêr, e parece q qd mudamos o turbo aos nossos PD150, o q acontece é ficarmos com mto menos potência em baixos regimes até cerca das 2500/3000 rpm... e na realidade o q eu gosto no meu carro é a potência q tem logo perto das 1500 rpm... pois é este o motivo aparente da minha "não mudança" de turbo! Penso sim hibridar o meu para me garantir alguma durabilidade! Dp se calhar preferia optar talvez por umas cams, pa ver se chego aos 210cv ou quem sabe mm os 215cv (tenho actualmete 196 cv)! e penso q já chega ficando c o motor fiável para poder fazer uma A1 Porto-Lisboa c o pé lá em baixo...
vais me desculpar mas tens ai algumas barbaridades escritas :roll:
desde quando o cat vai melhorar o regime do carro ou vel max :roll: se queres backpressure coloca uma panela intermedia mas com a mesma dimensão (63mm) caso contrario só vais atrofiar o carro :wink:
quanto a perda de potençia e vel max acho muito estranho que isso tenha acontecido,mas já pensaste que tens agora que afinar a repro :roll:
quanto ao turbo posso te dizer que esse turbo com a compressora do VNT20 faz milagres :wink:
fazer A1 porto-lx com o pé la em baixo bem isso dito pelo dono dum diesel ate fiquei :shock: nem o do happy mike esta apto para fazer isso e é o que tem mais hardwear para esses andamentos :wink:

cump
Bruno Carmo
zebrio Escreveu:fazer A1 porto-lx com o pé la em baixo bem isso dito pelo dono dum diesel ate fiquei :shock: nem o do happy mike esta apto para fazer isso e é o que tem mais hardwear para esses andamentos :wink:
cump
mas foi dos próprios dedos do Happymike que saiu um comentário a dizer que fazia LX-Porto na chapa sem problemas alguns! :roll:
HappyMike Escreveu: Quanto a viagens longas, o meu carro tem cerca de 250 cvs (por agora :twisted: ) e posso fazer LX-porto estaca sem problemas... Não o faço pk n sou inconsciente, mas posso fazer na boa...
Isto de meter cvs é simples, agora metê-los com fiabilidade é outra coisa...
para te situares no topico - > http://www.leonclubpt.com/forum/viewtop ... ight=#4569
zebrio
Bruno Carmo Escreveu:
zebrio Escreveu:fazer A1 porto-lx com o pé la em baixo bem isso dito pelo dono dum diesel ate fiquei :shock: nem o do happy mike esta apto para fazer isso e é o que tem mais hardwear para esses andamentos :wink:
cump
mas foi dos próprios dedos do Happymike que saiu um comentário a dizer que fazia LX-Porto na chapa sem problemas alguns! :roll:
HappyMike Escreveu: Quanto a viagens longas, o meu carro tem cerca de 250 cvs (por agora :twisted: ) e posso fazer LX-porto estaca sem problemas... Não o faço pk n sou inconsciente, mas posso fazer na boa...
Isto de meter cvs é simples, agora metê-los com fiabilidade é outra coisa...
para te situares no topico - > http://www.leonclubpt.com/forum/viewtop ... ight=#4569
ele ate pode dizer que faz porto-algarve,mas não faz pq não é inconsciente :lol:mas pode fazer :lol: alias qualquer um pode fazer agora com fiabilidade não acredito :wink:
Bruno Carmo
é o que está escrito! ele diz que faz na boa, sem problemas... :wink:
Bronze
Boas!!

Bom, acabei agora mesmo de ver este topico... Tozé Ferreira explica-me uma coisinha, como é que conseguiram sacar a linha toda de origem montadinha?? Retiraram a barra traseira?? ou sacaram tudo sem a retirar?? é que no meu caso tivemos que cortar a panela de origem junto aquela primeira curva para conseguir sacar.
Depois na minha opinião 63mm é muito, é natural que se sinta o que referiste, tb me parece que nao é pela colocação no cat que vais melhorar a coisa.
Quando alterei a linha de escape, tb falei a 2 ou 3 mecanicos sobre o inox, foram unanimes na resposta: O inox transporta muito calor para o motor, ainda mais com o tubo em inox tão lá acima...
No meu caso retirei o cat, meti tubo directo mas da mesma dimensão de origem(como o trqster) e coloquei panela especifica da Remus. Tá mais animada em baixas e médias e fiquei na mesma em altas.
Mas sem duvida que vais fazer a melhor coisa... medir td em banco, entao assim que possas conta lá as novidades!! :wink:
Silver
O inox tem vantagens e inconvenientes...como vantagem tem o peso reduzido, como incovenientes tem a pobre insonorização e mais fácil dissipação de calor...
No meu caso tenho apenas uma peça em inox...o downpipe da superprint mas isolei-o c uma fita da thermotec (mandei vir da Motorarte) e resolvi os problemas mencionados anteriormente. :idea:

http://www.thermotec.com/

Quanto aos turbos, possivelmente um VNT17 c uma compressora diferente será o melhor compromisso entre lag, resposta em baixas e garantir um bom "fôlego" em altas rpms....isto p quem n queira projectos mais radicais como é óbvio.
'02 VW Golf TDI
Bruno Carmo
é o que tenho em mente para futuro... nada de voos altos por outros turbos, mas talvez hibridar o vnt17 e colocar a compressora do vnt20! :wink:
ToledoTDI
zebrio, tu também tens um TDI, certo?
O que é ke te leva a pensar ke não é fiável?
Já tiveste problemas derivados ao excesso de aquecimento? Que tipo de problemas?

Eu acredito ke o HappyMike consiga fazer Lx-Porto a fundo, tal como tb deve conseguir fazer Porto-Algarve...

Eu já fiz Lisboa-Luxemburgo em 22 horas, isto com paragens para pequeno-almoço, almoço, jantar, descansos periódicos, paragens para atestar o depósito, e umas 4 horas de dormida. Não sei se sabes, mas são 2500 kms.
Na altura estava 100% de origem, e só tinha uma Box. Problemas = 0.

Recentemente fiz Lisboa-Porto de madrugada, e fui no prego (já com repro, turbo e bicos), e problemas = 0. :wink:

Actualmente conto com 192.000 kms, e continuo com 0 problemas. Sinceramente, não percebo a razão da tua "descrença" e o teu espanto.... :roll:

Relativamente ao escape, está nos meus planos meter as tubagens completas com 60mm, e a panela final da SS ou Remus. Mas não vou retirar o catalizador. Isto é, vou mais ou menos... :P Vou fura-lo e meter um tubo directo por dentro. A bófia anda em cima disso, e eu não tenho pachorra para andar sempre a montar e a desmontar downpipes...
O ke eu desconhecia eram esses problemas de akecimento com as linhas em Inox... Tenho ke ter atenção a isso. Provavelmente, optarei pela solução do trqster, logo se vê.
Administrador
:roll:
Esses 63mm de diametro, é interiores ou exteriores?
Pretendes equipar / preparar o teu carro?
Tens PMC tuning e a SVPower...

http://www.pmctuning.com/
http://www.facebook.com/pmctuningpt
Bruno Carmo
ToledoTDI Escreveu: Eu já fiz Lisboa-Luxemburgo em 22 horas, isto com paragens para pequeno-almoço, almoço, jantar, descansos periódicos, paragens para atestar o depósito, e umas 4 horas de dormida. Não sei se sabes, mas são 2500 kms.

Relativamente ao escape, está nos meus planos meter as tubagens completas com 60mm, e a panela final da SS ou Remus. Mas não vou retirar o catalizador. Isto é, vou mais ou menos... :P Vou fura-lo e meter um tubo directo por dentro. A bófia anda em cima disso, e eu não tenho pachorra para andar sempre a montar e a desmontar downpipes...
O ke eu desconhecia eram esses problemas de akecimento com as linhas em Inox... Tenho ke ter atenção a isso. Provavelmente, optarei pela solução do trqster, logo se vê.
eu fiz tb LX-Luxemburgo - 2750 Klm.. sempre no prego fora de portugal, com as respectivas paragens que o ToledoTDI referiu, e nada de sintomas estranhos!

quanto ao Cat, é isso que tb kero fazer.. um tubo por dentro dele e temos uma ilegalidade disfarçada! :lol:
zebrio
ToledoTDI Escreveu:zebrio, tu também tens um TDI, certo?
O que é ke te leva a pensar ke não é fiável?
Já tiveste problemas derivados ao excesso de aquecimento? Que tipo de problemas?

Eu acredito ke o HappyMike consiga fazer Lx-Porto a fundo, tal como tb deve conseguir fazer Porto-Algarve...

Eu já fiz Lisboa-Luxemburgo em 22 horas, isto com paragens para pequeno-almoço, almoço, jantar, descansos periódicos, paragens para atestar o depósito, e umas 4 horas de dormida. Não sei se sabes, mas são 2500 kms.

Recentemente fiz Lisboa-Porto de madrugada, e fui no prego (já com repro, turbo e bicos), e problemas = 0. :wink:

Actualmente conto com 192.000 kms, e continuo com 0 problemas. Sinceramente, não percebo a razão da tua "descrença" e o teu espanto.... :roll:

toda a gente sabe que os tdi's não podem andar muito tempo em rotações altas devido a muitos factores,isso é o ABC dos diesel :wink:

se fizeste sempre a abrir esses km todos parabéns sabes tratar do teu carro bem :roll:

a minha descrença é a descrença de quem sabe o que é um motor diesel, a que temperaturas trabalha x rotação exegida vs temperatura de oléo etc....

mas na boa, eu não quero armar discução,eu dei a minha opnião, se acham que esta errada continuem a fazer a bue km a fundo,que eu não me importo nada :wink:

cump
Bruno Carmo
ng disse que a tua opinião é errada, muito pelo contrário...

eu apenas frisei o teu cometário, quando falaste que nem o Happymike com o que tem, fazia tal distançia nessa esgalha, quando ele o proprio disse que o fazia com fiabilidade! :wink:
zebrio
Bruno Carmo Escreveu:ng disse que a tua opinião é errada, muito pelo contrário...

eu apenas frisei o teu cometário, quando falaste que nem o Happymike com o que tem, fazia tal distançia nessa esgalha, quando ele o proprio disse que o fazia com fiabilidade! :wink:

desculpa ele disse que podia fazer mas que não faz é completamente diferente :wink:
Bruno Carmo
mas fazia sem qualquer problemas/com fiabilidade! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Bronze
zebrio quanto ás temperaturas do oleo existem radiadores para o arrefecer :wink:
Blacklion
mas expliquem lá como se eu fosse muito burro :lol: :lol:
Qual o melhor setup para um tdi 110 com repro Fraquita?
downpipe da supersptint original mantendo o cat (como e k se mantém o cat? dessolda-se e volta-se a soldar? não vejo no site da supersprint downpipe de 60 mm e panela SS?
pensei k akela k nos todos gostamos fosse exclusivamente de 60 mm
:?
ToledoTDI
zebrio Escreveu:toda a gente sabe que os tdi's não podem andar muito tempo em rotações altas devido a muitos factores,isso é o ABC dos diesel :wink:

se fizeste sempre a abrir esses km todos parabéns sabes tratar do teu carro bem :roll:

a minha descrença é a descrença de quem sabe o que é um motor diesel, a que temperaturas trabalha x rotação exegida vs temperatura de oléo etc....

mas na boa, eu não quero armar discução,eu dei a minha opnião, se acham que esta errada continuem a fazer a bue km a fundo,que eu não me importo nada :wink:

cump
Não me interpretes mal... Não foi isso ke quis dizer...

Andar em rotações altas durante muito tempo é prejudicial para os motores TODOS, não é só para os Diesel.
É claro ke toda a gente sabe ke se se andar a esganar o motor, o tempo de vida decresce, isso é obvio. Mas andar "a fundo" não significa andar no Red Line...
Foi só isso ke eu te quis transmitir. Eu sei ke não é bom, mas a verdade é ke já andei, e só te quis dizer ke não tive problemas.

Se fizeres uma preparação com pés e cabeça, o motor dura, e dura, e dura....

Continuo a achar que apesar de teres um TDI, tens uma imagem errada dos motores Diesel... :roll:
Novato
Isto ja estao muito off topic.... mas se repararem nos TDI 8v ate as 3500rpm o carro pode ser muito mexido que nunca chega a aquecer muito...apartir dai é q as coisas mudam.É facil de perceber porqué!
Responder