Silver
Problema Vibração - Ajuda
Tenho o meu carro com vibração em andamento da direcção, ligeiramente em velocidades reduzidas (menos 120 km/h), bem mais notório a velocidades acima dos 160 e por aí fora. Mais um pormenos a vibração é muito significativa no volante aquando de travagens, principalmente se forem acentuadas, ou acima de velocidades de 120 / 140 km/h.

Observações:
- Jantes são as do cupra R em 18" mas estão rigorosamente novas, sem qq empeno.
- Os travões são os Brembo Gt Júnior 323mm c/ discos ranhurados e pastilhas Ferodo racing Ds25000, só têm 6000kms, penso que não será daí
- Não tenho espaçadores
- Os pneus não estão ovalizados, só têm 6000kms e são os Goodyear Eagle F1 e têm azoto.
- As jantes foram calibrabas e a direcção ainda n foi alinhada mas penso que não deverá fazer influência nessa vibração
- Os pernos de aperto é que são os que tinha nas Jantes que vieram de origem do Leon Fr comercial, tb n sei se terá alguma influência.
- O carro tem apenas 45000km

Agradecia uma ajuda, pois não tou mesmo a ver o problema! :chorar:
Thks
Bronze
Aconselho-te a verificares novamente a calibragem das rodas, pode estar mal feita ou ter caído o peso de uma ou de ambas as jantes. Depois as anilhas de centragem, normalmente tb pode ser daí mo problema.
Depois tens de alinhar a direcção, o alinhamento deve ser feito de 40000 em 40000km podes ter ido a um passeio ou um buraco sem te aperceberes disso e ter cambiado os valores correctos, ou tão somente pelo tempo que rodas sem a alinhar.

Se fosse a ti começava por aqui, pelo mais óbvio e mais barato.
Talvez no mesmo dia experimentares e caso continue, trocar os pneus, passar os da frente para trás e vice versa.

Depois então verificar outros componentes, tais como os rolamentos da frente, amortecedores da frente, coluna com folgas, etc...
Procura o topico do VP sobre este tema e verifica que ele se queixa do mesmo há muito tempo mas já fez uma série de coisas a tentar eliminar o problema.
Silver
Dalton Escreveu:Aconselho-te a verificares novamente a calibragem das rodas, pode estar mal feita ou ter caído o peso de uma ou de ambas as jantes. Depois as anilhas de centragem, normalmente tb pode ser daí mo problema.
Depois tens de alinhar a direcção, o alinhamento deve ser feito de 40000 em 40000km podes ter ido a um passeio ou um buraco sem te aperceberes disso e ter cambiado os valores correctos, ou tão somente pelo tempo que rodas sem a alinhar.

Se fosse a ti começava por aqui, pelo mais óbvio e mais barato.
Talvez no mesmo dia experimentares e caso continue, trocar os pneus, passar os da frente para trás e vice versa.

Depois então verificar outros componentes, tais como os rolamentos da frente, amortecedores da frente, coluna com folgas, etc...
Procura o topico do VP sobre este tema e verifica que ele se queixa do mesmo há muito tempo mas já fez uma série de coisas a tentar eliminar o problema.
Obrigado Dalton!
Quanto a calibrar as jantes, isso já fiz, estão certinhas! Alinhar a direcção costumo fazer sempre que mudo de pneus, por isso e infelizmente tenho de alinhar em média de 25000 em 25000kms. Troquei para as jantes do Cupra e coloquei pneus novos à 6000kms. Os pneus tb foram agora trocados da frente para trás devido ao desgaste.
Ah, quanto à coluna de direcção que é um problema constante nestes carros, fui mudada à cerca de 20/25000 kms na garantia.
Só me falta alinhar a direcção mas acho estranho que faça tanta vibração uma direcção desalinhada e o problema de ser notório em travagem. ainda me deixa com mais dúvidas! :(
Platinum
Eu tive esse problema e a solução foi as tais anilhas de centragem da jante,sem anilha era um absurdo.

Solução=20€+Puto dos pneus...
Administrador
Ia dizer a mesma coisa que o krux, vê as anilhas de centragem.

Quando não têm faz essa vibração.

Outras vezes metem umas de plástico que escusado será dizer que são uma bela bosta...
Silver
Tinha total desconhecimento disso!
Espero bem que seja assim tão simples?
Já agora, essas anilhas podem provocar a vibração que falo aquando da travagem?
Obrigado
Platinum
Faz sempre,mas eu notava mais acima dos 120...130
Bronze
ruisilva80 Escreveu:Tinha total desconhecimento disso!
Obrigado
Calma lá...mas se o homem tem as jantes do cupra R à partida não necessita de anilhas de centragem, porque as jantes são de origem e têm o diametro correcto. Isso usa-se mais qd se muda de jantes sem ser de origem.

Aquilo que te posso dizer é que há quase um ano que ando com isso no carro e até agora e mts euros gastos depois ainda não resolvi nada...minimizei, mas n resolvi.

Já tentei muita coisa...jantes n é, pneus tb não, calibragens e alinhamentos tb n, travões não...etc...mudei amortecedores..nada...casquilhos...nada...1 triangulo...nada...topos dos amortecedores...nada...folgas aparentemente não há apesar de sentir uns estalos na direcção de vez em quando.
Da última vez que estive na oficina descobriu-se folga no rolamento da frente lado esquerdo e respectiva transmissão...presumo que possa ser dai...mas deixei estar assim...
Não quer dizer que tenhas o mesmo problema, mas se não descobrires outra razão começa a procurar por isto que disse.
Vai dando noticias.
Platinum
VP Escreveu:
Obrigado
Calma lá...mas se o homem tem as jantes do cupra R à partida não necessita de anilhas de centragem, porque as jantes são de origem e têm o diametro correcto. Isso usa-se mais qd se muda de jantes sem ser de origem.

Aquilo que te posso dizer é que há quase um ano que ando com isso no carro e até agora e mts euros gastos depois ainda não resolvi nada...minimizei, mas n resolvi.

Já tentei muita coisa...jantes n é, pneus tb não, calibragens e alinhamentos tb n, travões não...etc...mudei amortecedores..nada...casquilhos...nada...1 triangulo...nada...topos dos amortecedores...nada...folgas aparentemente não há apesar de sentir uns estalos na direcção de vez em quando.
Da última vez que estive na oficina descobriu-se folga no rolamento da frente lado esquerdo e respectiva transmissão...presumo que possa ser dai...mas deixei estar assim...
Não quer dizer que tenhas o mesmo problema, mas se não descobrires outra razão começa a procurar por isto que disse.
Vai dando noticias.
Pois,supostamente é igual mas eu quando fiquei com as jantes do Nando Cupra R ele não tinha anilhas e eu no meu tive que pôr.... :hum:
Bronze
KRUX Escreveu:
VP Escreveu:
Obrigado

Vai dando noticias.
Pois,supostamente é igual mas eu quando fiquei com as jantes do Nando Cupra R ele não tinha anilhas e eu no meu tive que pôr.... :hum:
Se assim é já não digo nada... :assobiar:
De qualquer forma acho estranho pois ele já tem as jantes há mt e só agora se começou a queixar.
Bronze
Rui...como é que ficou isso da vibração...como resolveste?

Estou curioso pq continuo na mesma!
Responder