Blacklion
Oleo Barato
Pois é malta, fui ao Feira Nova e vi la oleo 5W40 que cumpre as normas API SJ/CF - VW 501.01 - 505.00 - 505-01 a 27€ cada bidom de 5 litros.
Acho ke é uma boa compra para qem tem motores PD uma vez que cumpre a norma que esses motores precisam que cumpra.
:P
Achei por bem postar isto aki pk há uns tempos pediram-me 120€ pa fazer uma mudança de oleo... e o meu não é PD. :evil: Que xulos :!:
A vida custa a todos portanto aki está a dica :wink:
Bronze
E a qualidade? Eu sei que a vida tá cara, mas pode ficar bem mais cara a reparação do motor que o uso de um óleo de boa qualidade...por cerca de 60 euros já se arranja óleo da Castrol (do melhor que se pode meter em motores PD)....procurem aí pelo forum....e lá diz o ditado " O seguro morreu de velho..."
Leon FR TDI
Blacklion
Se cumpre as normas, em principio tem a qualidade que a VW especifica.
Acho k a VW não ia dar a norma a um oleo que nao tivesse qualidade. :wink:
Bronze
Olha, dá uma vista de olhos nisto

http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=36312

E vais perceber do que estou a falar....

Com pessoas que estão no ramo temos muito que aprender...eu durante anos confiei o meu motor ao Shell Helix Ultra Diesel...a pensar ser um dos melhores...pelos vistos.... :?
Leon FR TDI
ToledoTDI
No meu TDI 110 meto Mobil 1 0w40 TurboDiesel. Cumpre todas as normas ke vem no manual e custa menos de 40€ no Continente (4 litros). :wink:

:arrow: Cumpre todas as normas para os motores do tipo "bomba-injectora". Não serve para os PD.

Óleos ranhoks...eskece.
Blacklion
Esqueci-me de dizer k a marca é kraft :oops:
Agora cada um é k sabe, se cumpre akelas normas :?
continuo a achar k a vw nao ia dar a norma a um oleo k nao prestasse :roll:
ToledoTDI
Blacklion Escreveu:Esqueci-me de dizer k a marca é kraft :oops:
Pois... Cumprir as normas até pode ser ke cumpra.... mas de certeza ke não é a mesma coisa ke um Castrol, ou qq outra marca de renome ke cumpra as normas ke os PD exigem. :roll: Digo eu...
Mas vocês é ke sabem. Para mim ke não tenho um PD, é Mobil 1 e mai nada! :D
Novato
Boas pessoal tenham atençao as normas para os motores PD, pois em Espanha o preço de 5L sao de 30euros isto oleo galp formula 505 nos proprios postos da galp. quem puder que dé um salto isto em toda a espanha pq fui a Benidorm e em Badajoz era o mesmo perço até no percurso, Abraços
Jota
!
Querem um truque?!

Isto ate pode nem acontecer em todos, mas a maior parte dos oleos a venda nas grandes superficies, têm a tampa duma cor diferente da embalagem! :)

Pq sera? Se fores a um sitio especializado, ate umas bombas gasolina, por ex., e las as tampas dos frascos sao da mesma cor da embalagem! Por certo nao sera á tôa q isto acontece!

As embalagens de oleo originais, qd deitadas fora, sao aproveitadas po outras empresas q metem la pa dentro o produto deles...

bem sei q a vida ta cara, mas qd compramos um carro, temos q pensar no q vamos gastar pro sustentar... e apesar de nao perceber grande coisa de motores, penso q o oleo, senao a mais, é por certo dos elementos mais importantes para a durabilidade, fiabilidade, etc... do motor.
Bruno Carmo
:worship: :yupii:

o Jota meteu um post com mais de duas frases, e com conteudo Util e inteligente?! :choque:

:lol: :lol:
Jota
Com administradores assim, tambem dificilmente se evolui... So quando se esta perto dos 400 posts é q se começa a aprender qq coisa... :P :P :P
Novato
Boas

Em relação ao oleo que o blacklion fala, não conheço, mas como sempre disse e digo, não brinco com o sangue do meu motor.

Tenho un exemplo de um amigo que meteu um oleo de supermercado num PD e que lá dizia que era indicado para Pumpe-Duse engines.

Resultado, arvore de cames gripada.

Sinceramente, neste caso, o barato saiu caro.

Não digo que os oleos de supermercado não sejam bons, mas pela raridade de oleos com norma 505.01 ou mesmo 506.01, é de estranhar quando aparece um "semelhante".

Sugiro que tenham esse cuidado senão depois vão ter graves problemas no motor. Não vejam só o lado económico da coisa. Poupem noutras coisas.;)

Abraço a todos
Novato
Blacklion Escreveu:Se cumpre as normas, em principio tem a qualidade que a VW especifica.
Acho k a VW não ia dar a norma a um oleo que nao tivesse qualidade. :wink:
Nuno, o problema é que a VW não dá normas. As normas são utilizadas pelas marcas, que com o mercado em crescendo, as utilizam. É simples.
Por exemplo, a Castrol é a marca oficial do Grupo VW. Desenvolve oleos para os seu motores. Nãoe stou a dizer que seja a melhor, mas com tantas marcas de oleos, por alguma razão escolheu a Castrol.;)

Abraço
Novato
Boas, vou então colocar aqui o que a VW aprova:

Imagem

Imagem

Assim já não existem duvidas ;)

Abraço
Novato
Blacklion Escreveu:Esqueci-me de dizer k a marca é kraft :oops:
Como ves, não existe nenhum oleo Kraft na lista que postei.

Isto só para veres que por dizer que tem a norma 505.01, não quer dizer que seja recomendado.;)

Abraço
Bruno Carmo
muito boa info Gonçalo! :)
Novato
Aqui ficam umas fotos de como fica uma arvore de cames de um PD's, com um oleo "non" 505.01 ou 506.01 ou coisa dita igual

Divirtam-se: :choque: .

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Abraços ;)
Jota
:woow: :woow: :woow:
Novato
ah, só uma ressalva. Não é do meu carro.;)
Blacklion
Bem pessoal, pelos vistos esse tal oleo nao é aprovado pela VW.
Ainda bem k o goodspeed veio aki por esta lista, assim ja ficamos a saber k oleos procurar quando precisarmos de por oleo, ou fazer uma muda.
A lista é bem grande....
Apenas acho que é uma falta de etica de algumas empresas porem as normas em produtos que nao são realmente aprovados pelos constutores.
Novato
nessa lista não conta um óleo que penso que seja o que venha nos ibizas de fábrica( pelo menos é o que metem nas revisões e é vendido pela seat)

:arrow: Repsol Elite 505.01 TDI 5W-40
Novato
Farokinha Escreveu:nessa lista não conta um óleo que penso que seja o que venha nos ibizas de fábrica( pelo menos é o que metem nas revisões e é vendido pela seat)

:arrow: Repsol Elite 505.01 TDI 5W-40
Sem estar a duvidar do que dizes, cheira-me que não deve ser. Esta lista é actual.

Abraço
Novato
s voces repararem bem na lista no fundo no canto inferior esquerdo diz la k é da volkswagen na america,por ixo sera k n vem la certos oleos k existam na europa. :hum:
Novato
gil Escreveu:s voces repararem bem na lista no fundo no canto inferior esquerdo diz la k é da volkswagen na america,por ixo sera k n vem la certos oleos k existam na europa. :hum:
Esta lista é um lista genérica para o Mundo inteiro, neste caso, os estados unidos.

Abraço
Blacklion
:offtopic: ya os EUA são donos do mundo :offtopic: :mrgreen:
Responder