Pois como o título bem indica, a maf do meu bogas deu o berro...ao fim de 33.000km e um ano e meio de vida...pelos vistos as maf's da Bosch continuam a bela da caca....
Ontem fui buscar o carro à Seat (ainda está na garantia), depois de já andar a notar à uns tempos que o motor não tinha a mesma reacção ao acelerador...diagnóstico...MAF.....vai ser trocada ainda esta semana, ou no início da próxima...
A minha questão é, será que não se consegue ultrapassar este problema das maf's queimadas em menos que nada (de notar que tenho o filtro de papel de origem)?
Um abraço
Epá, na minha opinião, devido a tantos pontos causais, começo a acreditar que neste campo acaba por ser uma questão de sorte
o teu com 33 mil, e lá foi uma Maf á vida! para juntar ao global da situação, tens o filtro de papel de origem!
outros com 33 mil, ainda tem a Maf de boa saude, e ainda mais... muitos com muitos mais kilometros tem ainda a Maf em boas condições.. com cercas de 70 mil, e até 90 mil, se não mais mesmo! e com filtro de papel!
outros, com filtros laváveis, com os Kilometros que tens, e Maf já foi á vida! Razão, talvez o Oleo que se usa nos filtros...
Outros com Filtros laváveis e já com 70 e 80 mil no carro e a Maf continua de origem!
e agora a pergunta, porque acontece? Face a todas estas possiveis possibilidades? é complicado prever!
o teu com 33 mil, e lá foi uma Maf á vida! para juntar ao global da situação, tens o filtro de papel de origem!
outros com 33 mil, ainda tem a Maf de boa saude, e ainda mais... muitos com muitos mais kilometros tem ainda a Maf em boas condições.. com cercas de 70 mil, e até 90 mil, se não mais mesmo! e com filtro de papel!
outros, com filtros laváveis, com os Kilometros que tens, e Maf já foi á vida! Razão, talvez o Oleo que se usa nos filtros...
Outros com Filtros laváveis e já com 70 e 80 mil no carro e a Maf continua de origem!
e agora a pergunta, porque acontece? Face a todas estas possiveis possibilidades? é complicado prever!
Pois essas limpezas da maf eu tb sei fazer e fi-las por diversas vezes no A3 que tive...o filtro KN lá ia deixando passar algum óleo...
Mas neste caso, tá na garantia....a Seat só tem de meter uma nova.....que até já devia estar montado, mas como tiveram de mandar vir, deve ser esta semana...depois já posso voltar a sentir o poder do bixo
Mas neste caso, tá na garantia....a Seat só tem de meter uma nova.....que até já devia estar montado, mas como tiveram de mandar vir, deve ser esta semana...depois já posso voltar a sentir o poder do bixo
Leon FR TDI
No caso do meu xaruto...92mil kms e a MAF d'orige sem problemas (f.ar de origem). Já a limpei uma vez, embora (aparentemente) n precisasse...
A ver vamos se assim continua...devo ter apanhado uma Bosch das boas..
A ver vamos se assim continua...devo ter apanhado uma Bosch das boas..
'02 VW Golf TDI
PKE remap || 80mm intake || Free-flow exhaust || FK hightec kit || Sparco strut bar || S3 lower strut bar || Powerflex bushes || CC || Parking sensors || Aerotwin front and rear wipers ||
PKE remap || 80mm intake || Free-flow exhaust || FK hightec kit || Sparco strut bar || S3 lower strut bar || Powerflex bushes || CC || Parking sensors || Aerotwin front and rear wipers ||
Os carros a gasolina com turbo tb tem MAF. Aliás, alguns modelos mais potentes sem turbo também tem MAF (exemplo: Toledo V5).Megaburner Escreveu:ola pessoal, depois de quase 2 meses sem net por causa dos fogos terem keimado todas as linhas de telefone da minha aldeia, aki estou eu de novo!
queria fazer uma pergunta que pode parecer um ouco estupida, mas só os tdi é que têm maf ou os a gasolina tambem tem?
eu tb ja lixei dumas maf's
a primeira mal se notava a perda de potencia...
a segunda.. bem foi poucos dias depois de ter montado o turbo novo e fikei mm preocupado pk pra xegar aos 100km/h era como antigamente xegar aos 240... presicava de embalar e embalar...
como se limapm as MAF'S?
abraço
a segunda.. bem foi poucos dias depois de ter montado o turbo novo e fikei mm preocupado pk pra xegar aos 100km/h era como antigamente xegar aos 240... presicava de embalar e embalar...
como se limapm as MAF'S?
abraço
Limpam-se com líquido de limpeza para circuitos e motores eléctricos (à venda no AKI), mas muuuuuito cuidado, pq o sensor é mto frágil.Kryptone Escreveu:eu tb ja lixei dumas maf's
como se limapm as MAF'S?
abraço
Tenho um colega de trabalho ke já a limpou assim, e diz ke notou um incremento de potência. Só não sei se ele mergulhou o sensor no líquido, ou se pulverizou directamente o sensor... Depois pergunto-lhe.
Onde este tópico já ia....
Ora bem, a maf que actualmente anda no carro (trocada em garantia pela Seat) também já levou uma limpeza.
Comprei numa loja de electrónica produtos próprios para isso, da marca Kontack Scheme, um que remove a gordura e a oxidação e outro para lavar no final, tudo em spray. Tudo ficou em cerca de 10€, e notou-se bem que andavam por lá alguns detritos....
O pessoal da zona de Coimbra pode ir ao Centro de Electrónica, que eles têm lá disso
Ora bem, a maf que actualmente anda no carro (trocada em garantia pela Seat) também já levou uma limpeza.
Comprei numa loja de electrónica produtos próprios para isso, da marca Kontack Scheme, um que remove a gordura e a oxidação e outro para lavar no final, tudo em spray. Tudo ficou em cerca de 10€, e notou-se bem que andavam por lá alguns detritos....
O pessoal da zona de Coimbra pode ir ao Centro de Electrónica, que eles têm lá disso
Leon FR TDI
Pessoal eu comprei o spray WD40, no AKI.
akilo parece-me ke é para limpeza de circuitos electricos..
Alguem ja limpou com isso?
Outra questao.....
Algum de voces tem no Leon uma MAF sem filamento?
A minha MAF nao tem filamento.. será normal?
Bruno Carmo amanha espero ke me ajudes!!! :-)
abraços aos "Srs e Sras Leons"!
akilo parece-me ke é para limpeza de circuitos electricos..
Alguem ja limpou com isso?
Outra questao.....
Algum de voces tem no Leon uma MAF sem filamento?
A minha MAF nao tem filamento.. será normal?
Bruno Carmo amanha espero ke me ajudes!!! :-)
abraços aos "Srs e Sras Leons"!
Tu não limpes isso com WD40
Esse spray tem um componente de lubrificação, que só irá ajudar a fixar sujidade no filamento e sensores da Maf.
O spray de limpeza tem de ser do género que evapore todo, sem deixar qualquer tipo de resíduo..o que não é o caso desse...
Aconselho mais uma vez, procurem uma casa de electrónica e arranjem um que seja mesmo só para limpeza de circuitos e contactos...
Esse spray tem um componente de lubrificação, que só irá ajudar a fixar sujidade no filamento e sensores da Maf.
O spray de limpeza tem de ser do género que evapore todo, sem deixar qualquer tipo de resíduo..o que não é o caso desse...
Aconselho mais uma vez, procurem uma casa de electrónica e arranjem um que seja mesmo só para limpeza de circuitos e contactos...
Leon FR TDI
todos os carros a gasolina q utilizem o sistema de injecção mulltronic usam MAF mm se serem muito potentes ou terem ou n turbo como, por exemplo, o opel corsa c 1.2 sport...ToledoTDI Escreveu:Os carros a gasolina com turbo tb tem MAF. Aliás, alguns modelos mais potentes sem turbo também tem MAF (exemplo: Toledo V5).Megaburner Escreveu:ola pessoal, depois de quase 2 meses sem net por causa dos fogos terem keimado todas as linhas de telefone da minha aldeia, aki estou eu de novo!
queria fazer uma pergunta que pode parecer um ouco estupida, mas só os tdi é que têm maf ou os a gasolina tambem tem?
cumps
Boas...nufitoli Escreveu:Boas tardes como já percebi a mha maf tb está nas couves...não passa dos 140Km/h e bem embalado e a subir meu deus é até aos 100Km/h.
O meu Leon a garantia já foi algum tempo.
Podem-me dizer odd posso adquirir tal peça e o preço? a montagem é complicada?
Obrigado.
Acho conveniente dizeres a tua zona!!!
Se fores de lisboa, talvez te consiga arranjar um sitio porreiro...
Ou entao fala com alguns companheiros daki!!!
Talvez te ajudem!!!! ;-)
boas... o meu leon vai com quase 123000km e tem a maf de origem. já a limpei uma vez com o tal liquido que um colega meu tinha e acho que está a necessitar de outra ser outra vez limpa. andei sempre com os filtros de originais e a maf está modificada para leituras mais directas. talvez tenha tido sorte... vamos ver se se aguenta por mais tempo ou se já deu o que tinha a dar.
cumps
cumps
Aí por 90 euritos ja faz a festa...nufitoli Escreveu:Boas tardes como já percebi a mha maf tb está nas couves...não passa dos 140Km/h e bem embalado e a subir meu deus é até aos 100Km/h.
O meu Leon a garantia já foi algum tempo.
Podem-me dizer odd posso adquirir tal peça e o preço? a montagem é complicada?
Obrigado.
Nova e de origem claro...
a montagem é super simples, só trocar...
A minha ja vai com 151mil.. sempre com filtro de origem.. e ainda ta com boa saúde! 
decerteza q pa mudar a maf é so trocar, n será preciso ligar o carro a machine pa configurar qq coisa ?! pergunto pq tb sou novato em tdi's, qnd mudei a minha no meu 320d teve q ir a makina pq akilo tava a puxar td atrofiado, ora puxava bem ou mal e só com a makina é q ficou fixe... ms se nestes é assim melhor 
Os Bimmers para ficarem a 100% teem de se ligar á maquina os TDI´S nao é preciso é so tirar uma e por outra até á quem ande com uma no porta luvas caso avarie em viagem para trocar logo...pussleon Escreveu:decerteza q pa mudar a maf é so trocar, n será preciso ligar o carro a machine pa configurar qq coisa ?! pergunto pq tb sou novato em tdi's, qnd mudei a minha no meu 320d teve q ir a makina pq akilo tava a puxar td atrofiado, ora puxava bem ou mal e só com a makina é q ficou fixe... ms se nestes é assim melhor
Abraço!!!!
Nuno Tomás
O meu Feedback:
http://leonclubpt.com/forum/viewtopic.php?
A linha
http://www.youtube.com/watch?v=wQVs5JWPnpM

Nuno Tomás
O meu Feedback:
http://leonclubpt.com/forum/viewtopic.php?
A linha
http://www.youtube.com/watch?v=wQVs5JWPnpM

Os Bimmers para ficarem a 100% teem de se ligar á maquina os TDI´S nao é preciso é so tirar uma e por outra até á quem ande com uma no porta luvas caso avarie em viagem para trocar logo...