Ora bem, o que se passa é o seguinte: coloco o motor a trabalhar, a frio, e quando o motor está a estabilizar ao ralenti (naqueles segundos iniciais, em que a rotação desce um pouco abaixo do ralenti normal), ouço uma ressonância vinda do lado direito/central do cofre do motor (do meio pra o lado da distribuição), mas não se sente nenhuma trepidação ou o carro a tremer. Depois ao andar normalmente, e pelo menos até que o motor esteja à temperatura normal de funcionamento, em 1ª, 2ª e 3ª, sempre que a rotação do motor passa pelas 1250rpm a subir rotação, volto a sentir essa ressonância. Após passar as 1250rpm, não noto mais nada, o motor trabalha certinho, sem qualquer tipo de ruído fora do normal. De notar que parado, ao tentar perceber de onde vem o barulho, não se nota nada, só se ouve com o carro em movimento e ao utilizar a caixa de velocidades...
O que poderá ser esta ressonância? Já tentei andar a espreitar lá para dentro e nada...
Já pensei na embraiagem, mas o barulho parece que vem do lado oposto, algo na zona da distribuição.
O disco de embraiagem é o de origem, mas o volante bi-massa e o rolamento de encosto são novos, foram trocados por volta dos 47.000km, devido a uns barulhos estranhos (ferro a roçar com ferro)..
Tou mais inclinado a pensar num apoio que esteja marado, principalmente o central, mas ainda não tive oportunidade de levantar o carro para ver...
O disco de embraiagem é o de origem, mas o volante bi-massa e o rolamento de encosto são novos, foram trocados por volta dos 47.000km, devido a uns barulhos estranhos (ferro a roçar com ferro)..
Tou mais inclinado a pensar num apoio que esteja marado, principalmente o central, mas ainda não tive oportunidade de levantar o carro para ver...
Leon FR TDI
trata-se de certeza de algum rolemento tensor ou da correia de acessórios ou da propria correia de distribuição, so desmontado a correia de acessorios e verificando se sem essa correia o barulho se cala.
se se calar tens algum rolamento tensor a precisar de reforma.
se estiveres perto dos 90k espera pela revisao que é a da troca das correias e faz tudo.
se se calar tens algum rolamento tensor a precisar de reforma.
se estiveres perto dos 90k espera pela revisao que é a da troca das correias e faz tudo.
Julgo que isso não tenha nada a ver com o facto de estar quente ou frio...ou então eu não percebi, se depois de quente, á passagem nessas rotações continua a fazer.
O meu faz um barulho da zona central á passagem nessa rotação, parece que vem debaixo da manete das mudanças e sente-se/ouve-se mais qd carrego no acelerador...se mantiver o motor a andar nessa rotação +/- 1500...vai sempre a fazer aquele bzzzzzzzz...se passar essa rotação para as 2000 deixa de fazer...se desacelerar o bzzz continua mas com menos intensidade até se calar...parado.
Também não faço ideia do que seja...por variar com o carregar no acelerador, pode ser um apoio qq...mas n sei ao certo.
Não sei bem se será o mesmo que tu tens, mas resolvi mandar aqui a minha posta pra discussão.
Cumps
O meu faz um barulho da zona central á passagem nessa rotação, parece que vem debaixo da manete das mudanças e sente-se/ouve-se mais qd carrego no acelerador...se mantiver o motor a andar nessa rotação +/- 1500...vai sempre a fazer aquele bzzzzzzzz...se passar essa rotação para as 2000 deixa de fazer...se desacelerar o bzzz continua mas com menos intensidade até se calar...parado.
Também não faço ideia do que seja...por variar com o carregar no acelerador, pode ser um apoio qq...mas n sei ao certo.
Não sei bem se será o mesmo que tu tens, mas resolvi mandar aqui a minha posta pra discussão.
Cumps
no meu o que se nota é que algo faz uma barulho, do género trrrrrrrr (como que algo a tremer mas abafado, mas que não se sente qualquer trepidação no carro) que a frio se nota sempre e depois de quente só se nota de vez em quando.... só faz quando passa pelas 1250rpm, e só a subir rotação, e pelo menos só noto em 1ª, 2ª e 3ª velocidade...
Em conversa com o mecânico, ele diz que eventualmente possa ser o tensor da correia de distribuição, pois como é um amortecedor enquanto tá frio pode fazer esse barulho...tou a ver se arranjo tempo para lá passar e ele dar uma vista de olhos, mas não tá fácil....
Por outro lado, tb não me admirava que fosse o tensor da correia de acessórios (DA, ar condicionado), pois pode ser a mola que como não tem lubrificação, com o pó e humidade pode ter ganho esse barulhito...
A ver se vêm uns dias quentes, se não passar tenho de mandar ver aquilo tudo...
Em conversa com o mecânico, ele diz que eventualmente possa ser o tensor da correia de distribuição, pois como é um amortecedor enquanto tá frio pode fazer esse barulho...tou a ver se arranjo tempo para lá passar e ele dar uma vista de olhos, mas não tá fácil....
Por outro lado, tb não me admirava que fosse o tensor da correia de acessórios (DA, ar condicionado), pois pode ser a mola que como não tem lubrificação, com o pó e humidade pode ter ganho esse barulhito...
A ver se vêm uns dias quentes, se não passar tenho de mandar ver aquilo tudo...
Leon FR TDI