Bronze
Oscilação no volante!
Boas

...a ver se por aqui surgem mais ideias, porque eu já não sei em que pensar!

O caso resume-se ao seguinte...oscilação no volante por volta dos 100 km/h!

A início o problema devia-se á ausência de anilhas de centragem correctas...isso foi resolvido com a aplicação das correctas da própria marca das jantes.

Tinha tb os pneus da frente em mau estado, o que poderia tb n ajudar...acabei por muda-los recentemente...logicamente td calibrado e alinhamento revisto (embora aqui n esteja mt convencido, pois n tenho o volante perfeitamente direito a andar a direito! :hum: )...neste momento, anilhas correctas, pneus novos e as jantes n estão empenadas.

Tendo estes 2 factores supostamente resolvidos...não estou a ver o que possa ser mais!...mas continua!

O que acontece é uma pequena oscilação rapida do volante dir./esq....quer em aceleração até ultrapassar a barreira dos 100/110, quer numa ligeira curva, em que o volante fica permanentemente a oscilar até voltar a estar a direito!
Antes dos 100 não faz e após os 120 tb não.

Chutem ai qq coisa a ver se se chega a alguma conclusão!

Poderá ter a ver com algum elemento de suspensão?!
Silver
não percebo muito disso, mas os leons costumam ter problemas de coluna de direcção.

Eu e o Capbarbaruiva já trocamos e os carros deviam ter menos de 15 000 kms.
RedShade
tens espaçadores???
NandoCupraR
ya, red falou bem...pode ser os espaçadores...
Bronze
não quero agoirar...mas isso é a coluna da direcção com folgas...

Eu meu teve de a trocar por volta dos 30.000km...
notava o volante com muita folga com o carro parado e em andamento, em situações de manobra em que tinha de virar o volante todo para um dos lados, no final do curso do volante sentia que as rodas ficavam como que soltas...teve de levar uma coluna de direcção nova.

O problema está no encaixe que permite que o volante seja ajustado em profundidade, e já é conhecido à algum tempo, inclusive da 1ª série dos A3... e quanto maior fôr a sapata, maior desgaste vai provocar e mais cedo...

A coluna que montaram de substituição garantiram-me que já tinha um outro material que não sofria de desgaste prematuro...será? Já lá anda à 30.000km e tá boa, sem folgas....
Leon FR TDI
Bronze
Não tenho espaçadores.

Qt á folga...epá nem sei ver isso....qual a melhor forma de testar?...é que n posso dizer que note assim algo de diferente na direcção...mas nunca se sabe!

É que andar a gastar dinheiro para calibrar aqui e ali e o mesmo no alinhamento...sempre na dúvida de ser algo mal feito...n sei se é método!

....já agora, o facto das jantes terem de levar as anilhas, deveria fazer com que fossem calibradas com elas ou é completamente indiferente para a máquina?!
Novato
é indiferente...mas eu tb andei uma vez com anilhas e sentia o mesmo...experimenta trocar com alguém para umas jantes de origem para tirares por completo essa duvida....

depois partes para a coluna de direcção...mais dificil de resolver...
Novato
Levanta o carro num elevador e vê se não tens folgas nas rodas .... verifica tb o estado dos sinoblocos e casquilhos.
Bronze
Acabei por ir rectificar a calibragem no mm sitio onde meti os pneus e pelas primeiras impressões parece ter desaparecido...vamos a ver com a continuação.
Falei com o mecânico e ele não me alarmou...folgas á partida não tenho...mas vou esperar p ver!
Bronze
Bom...á partida está detectado o problema.

Os amortecedores da frente...uns Bilstein B8 com uns miseros 35000kms!...estão com uma bela folga no veio e com pouca força...pelo menos em extensão com o carro no ar.

No chão o carro porta-se bem á excepção daquela pequena vibração que descrevi...que ao que tudo indica vem dessas folgas dos amortecedores.

Resumindo...tou agarrado a uns amortecedores "novos"...nas lonas...e nem sei bem como vai ser com a garantia...se houver!

Uma hipotese passa por voltar a montar os originais na frente só (não sei se farei bem!)...mas é aqui que me surge outra dúvida para a qual conto com alguém que por ai tenha uns amortecedores em casa para testar.

É o seguinte...empurrando o veio para baixo...é suposto que ele volte para cima todo por si só ou fica em baixo? Experimentem e digam-me qq coisa sff. :hum:
Bruno Carmo
se tiver bons tem de voltar para cima...

ou melhor, mal o consegues empurrar para baixo!!
Bronze
Se estiverem bons só mesmo com muiiiiiiiita força os consegues empurrar para baixo....
Leon FR TDI
Bronze
LEON FR Escreveu:Se estiverem bons só mesmo com muiiiiiiiita força os consegues empurrar para baixo....
Para baixo tenho de fazer alguma força...mas lá vão...mas para cima não voltam!! :hum:
Bronze
Se não regressam à situação de descompressão, esquece....lixo com eles :assobiar:
Leon FR TDI
Bronze
LEON FR Escreveu:Se não regressam à situação de descompressão, esquece....lixo com eles :assobiar:
:lol: :lol: ...e só têm 45 mil kms!!!...bonito!! :?
Novato
quando pos coils tentei empurrar o veio e nao conseguia, dps experimentei nos amortecedores de origem e vao para baixo mas volta para cima devagar.

por falar em amortecedores bati numa merda na berma que tenho medo que os meus coils tenham sofrido... nem sei em que bati (talvez uma pedra ou aqueduto), aparentemente foi mais o susto porque nao estragou nem a jante nem o pneu :hum:
Golf TDI
C350cdi AMG
mbernardes
_VP_ Escreveu:
LEON FR Escreveu:Se não regressam à situação de descompressão, esquece....lixo com eles :assobiar:
Com tao poucos Kms isso não tem garantia :hum:
Devia ter.
Bronze
mbernardes Escreveu:
_VP_ Escreveu:
Com tao poucos Kms isso não tem garantia :hum:
Devia ter.
45 mil os amortecedores...o carro já tem 80 mil...só usei os originais por 45 mil e depois meti os B8...que já estão lixados tb!! :dah: ...material da merda!! :mad: ...vai andar assim...
Bronze
Não querendo dizer mal do material da Bilstein, por isso é que prefiro a Koni...no A3 que tive ao fim de 80.000km levaram uma revisão e ficaram como novos....por outro lado sei que em termos de conforto são uma pedra autêntica...

Quando tiver que trocar os do Leon, estou a pensar em meter Koni FSD...o problema poderá ser mesmo o preço....
Leon FR TDI
Bronze
LEON FR Escreveu:Não querendo dizer mal do material da Bilstein, por isso é que prefiro a Koni...no A3 que tive ao fim de 80.000km levaram uma revisão e ficaram como novos....por outro lado sei que em termos de conforto são uma pedra autêntica...

Quando tiver que trocar os do Leon, estou a pensar em meter Koni FSD...o problema poderá ser mesmo o preço....
Sim os koni dizem que são pedra...mesmo na posição mais soft...só se isso variar de carro para carro! Alguém confirma!?
Blacklion
o meu tem koni e parece de origem e ainda da pa por mais soft, mas nao kero 8)
Bronze
Blacklion Escreveu:o meu tem koni e parece de origem e ainda da pa por mais soft, mas nao kero 8)
Se assim é!! :happy72:
Bronze
Pah eu tinha koni no meu ibiza, eram akeles amarelos, e tinha um rebaixamento de 70mm, digo-te k msm kuando tinha so as molas de 50mm já eram bastante rijos, msm no mais soft... sao msm pedra... mas tb akilo a kurvar é brutal...
Bronze
Voltando à carga!

Resumo: Vibração no volante em andamento/aceleração e travagem a partir dos 90 km/h até cerca dos 130km/h. Se virar o volante vibra mais.

...faço o ponto de situação a ver se surge ai alguma ideia nova?

- Poderá n ter a ver com as jantes. Agradecimento ao user xtreme que permitiu que testasse com a jantes de origem dele...mesmo com as de origem sente-se a tal vibração, menos é certo, pq há mais pneu...mas está lá.
Questões relacionadas com calibragem, alinhamento e anilhas de centragem, julgo poderem ser postas de parte, já que já revi inumeras vezes e manteve-se sempre.

- Relacionado com Discos de travão não sei....levou um conjunto todo novo 312mm há cerca de 15000kms...só se for no aperto ao cubo da roda(julgo ser assim que se chama) que esteja o problema...aquilo tem um parafuso pequeno que evita que o disco n mexa...eu não tenho parafuso!

- Jantes empenadas julgo que não...pelo menos nunca me chamaram á atenção ao calibrar...mesmo assim...secalhar era de mandar arranja-las...têm com cada mocada por fora!! :assobiar:

- Pneus ovalizados isso intriga-me...qd tinha os velhos estava mal, meti os novos, mal ficou...que grande azar!...não quero acreditar nisso...senão qq dia pra meter uns pneus tinha de se fazer o que!

- Colocaram-me a hipótese de ser uma transmissão empenada... Desmontei as rodas a ver se havia algo roçado na zona barra estabilizadora e nada de anormal. Há uma que tem uma ligeirissima folga, julgo que do lado da caixa...será que uma ponteira de transmissão resolveria?!

- Meti 2 amortecedores novos á frente e nada...vibração continua.

- Ponho tb como hipótese o rolamento já que tenho um tb com ligeirissima folga (tt o rolamento como a transmissão são do lado esquerdo...poderá ser o conjunto de situações)

- De referir que a casquilhada foi toda mudada

Alguma nova sugestão avisem!

Acho que já n falta mt por onde pegar!!
Bronze
:hum: ...só mais 1 vez!
Responder