Apesar de admirar bastante e apreciar bastante os ganhos que se tem uma CDA, a verdade é que não compraria uma, pelo menos até mudar a minha maneira de ver e pensar as coisas.
Ou seja, a CDA é de facto muito boa, disso nínguem lhe tira o mérito, mas, para esse efeito ser positivo, convém também ser montada como deve ser e estar num sítio apropriado para receber ar fresco, o que nem sempre é fácil. Cavas de rodas, pára-choques, 1001 adaptações, tubos e afins que por vezes vão diminuir a probabilidade da própria admissão funcionar a 100%.
É certo que a mesma é melhor que a de origem, MAS, para o preço Final em que a adaptação fica para os ganhos que se tem, mais rapidamente tiro o filtro de origem e coloco outro da BMC, sem me chatear muito.
Depois, se vejo que ainda tenho possibilidades, substituo o tubo do filtro de ar por algo melhor e acredito, até prova em contrário, que em relação a preço, o orçamento fica mais baixo do que uma adaptação de uma CDA, em relação a potência ou a pseudo-potência ganha, poderá ser ligeiramente inferior, mas nada por aí além, e em termos de mão de obra, fico com bastante a ganhar e a olhos vistos.
Também temos que ver que eu penso assim talvez por ter um diesel e não um a gasolina, pois quando tinha o Corsa, também tinha a pancada da CDA.
Há coisas que funcionam melhor com poucas alterações, mas significativas...
Um exemplo concreto do que falo são estes:
Diferença entre eles: Um tem 380cv e outro 480/500cv.
Semelhança (entre outras): Já reparaste na caixa de filtro de ar ?
Cumprimentos