Bronze
Resposta do motor às 4000rpm
Ora bem, fica aqui uma questão que pode até ser de resposta óbvia, mas queria ouvir as vossas opiniões...

Hoje quando fui almoçar, ao contrário de ir de transportes publicos, levei o Leon. No regresso, na via rápida, já com o bixo quentinho, decidi puxar uma 4ª a ver como ele estava a responder com as rpm lá em cima. Isto com uma ligeira inclinação a subir...saíndo de cerca das 2100rpm, e deixando ir até cerca das 4150rpm (sempre a puxar sem poços ou quebras e rapidinho :) ), após deixar uns segundos nas 4000rpm e voltando a carregar no acelerador, a resposta parece muito mais fraquinha e com menos força, do que antes de deixar estabilizar nas 4000rpm.

Já se sabe que os PD a partir das 4000rpm já não gostam muito ( o meu tá completamente stock), mas o que estranho é o facto de quando puxei desde as 2100rpm ele passou bem para lá das 4150rpm com gana, e depois de estabilizar e voltar a carregar (a rpm estabilizou entre as 3900 e as 4000 rpm) pareceu-me que já não tava com a mesma disposição. Como disse, a inclinação é muito pouca, pelo que a questão de ir embalado não será de considerar...

Será normal, visto ter levantado o pé levemente e o turbo ter deixado de estar na pressão normal?

Opinem aí :)
Leon FR TDI
Gold
Bem vou mandar atirar a minha teoria, para ver se cola :D

Na situação inicial, saiste das 2000 e pouco e apanhaste o pico de binário de motor, o carro desenvolveu depressa e chegaste às 4000 num instante... é o normal!

No entanto, qdo aceleras já perto das 4000, o motor já não entrega mta força às rodas, o valor de binário já é pouco, daí sentires que ele não desenvolve tão rápido!

Acho que, ao contrário do que disseste, é uma questão de embalo (não tendo nada a ver com a subida...), mas embalo de força do motor... não sei se me estou a explicar bem... ou seja, é diferente sair a partir das 2000, com o motor a gerar a força máxima, do que sair das 4000, onde a força gerada é mt menor!

:)
Cumps
Bronze
Concordo com o DLeo... Também é a minha teoria. 8)
Imagem
Imagem
Imagem
DLeo Escreveu:Bem vou mandar atirar a minha teoria, para ver se cola :D

Na situação inicial, saiste das 2000 e pouco e apanhaste o pico de binário de motor, o carro desenvolveu depressa e chegaste às 4000 num instante... é o normal!

No entanto, qdo aceleras já perto das 4000, o motor já não entrega mta força às rodas, o valor de binário já é pouco, daí sentires que ele não desenvolve tão rápido!

Acho que, ao contrário do que disseste, é uma questão de embalo (não tendo nada a ver com a subida...), mas embalo de força do motor... não sei se me estou a explicar bem... ou seja, é diferente sair a partir das 2000, com o motor a gerar a força máxima, do que sair das 4000, onde a força gerada é mt menor!

:)
Cumps
:happy72:
Silver
DLeo....... 8)

A rpm ideal num pd tdi150 stock, principalmente a subir será por volta das 4.200RPM, mais n vale a pena.
'02 VW Golf TDI
PKE remap || 80mm intake || Free-flow exhaust || FK hightec kit || Sparco strut bar || S3 lower strut bar || Powerflex bushes || CC || Parking sensors || Aerotwin front and rear wipers ||
Bruno Carmo
tá tudo dito! :D
Bronze
obrigado pelas opiniões :D

Eu tambem pensei na explicação que o DLeo deu, mas queria tirar umas dúvidas... o carro a nível de motor teve de ser afinado quando o comprei, pois tinha uma diferença na pressão de injectores, e por estranho que pareça, nunca mais tinha tido oportunidade de testar o bixo em condições, de modo a ver se tinha ficado tudo bem afinadinho :assobiar: (ou porque apanho muito trânsito ou porque vai a maria no carro :assobiar: )... e também como é um carro que faz muita cidade, é natural estar um pouco preso....

Assim já tou mais descansado :)
Leon FR TDI
Responder