Sócio Leon Club
a primeira doença:(
foi com desgosto que tive que internar o meu leon... pois é... tudo começou na ida para o encontro ibérico, ao qual reparei que o meu carro nao respondia como dantes!!
Ou seja deixou de desparar o turbo as 1800rpm mais coisa menos coisa, como era normal e o coisse so me aparecia de vez en quando la pas 2000 e tal uma vex que nao era certo...
Ora assim que voltei espatei o rapaz nos cuidados intencivos da seat e maf nova(continuou igual) deixei la o carro a soro e foi diagnosticado uma doença no turbo, dizem la os entendidos que tinha o turbo AFANADO!!!
pois bem la ficou e hj teve alta:))
O estranho é que mxm com o turbo novo nao ta a dar o coisse ás 1800rpm mas noto que abre, so que pouco, AGORA será que os tipos nao meteram pressao no turbo suficiente??
è que se asssim for la terei de ir a farmácia do tozé e meter umas vitaminas pa ver se o rapaz cospe o catarro ca para fora:P
Bruno Carmo
pode ter sido a geometria que agarrou e agora o novo turbo (recondicionado) não ter a mesma afinação na valvula! 8)
Sócio Leon Club
ja agora, tirame uma duvidasita... essa afinaçao na valvula esta contida no turbo, ou seja, vasta regular a valvula para mais pressao??
NandoCupraR
Mas ja tinhas repro nisso? estranho o turbo irse assim a vida...
Sócio Leon Club
ainda nao!!!
é estranho e ao mxm tempo nao, tem logica por algum motivo a geometria ter agarrado, é raro mas nao ivitavel né!!
Blacklion
Se andares devagar as particulas de carvão podem fazer a geometria agarrar e se andares depressa o calor pode derreter o mecanismo de abertura e fecho da mesma.
depende da tua condução.
truke
volta e meia fazer uma viagem a uma velocidade consideravel tipo 2500 rpms
É o suficiente pa tirares as particulas que se acumulam, ou então no caso de elas terem soldado -> reparação do turbo.
Bruno Carmo
Blacklion Escreveu:Se andares devagar as particulas de carvão podem fazer a geometria agarrar e se andares depressa o calor pode derreter o mecanismo de abertura e fecho da mesma.
depende da tua condução.
truke
volta e meia fazer uma viagem a uma velocidade consideravel tipo 2500 rpms
É o suficiente pa tirares as particulas que se acumulam, ou então no caso de elas terem soldado -> reparação do turbo.
olha a experiencia! :lol: o Unico homem (aka gay) a agarrar uma geometria por falta de uso! :P :P :P :P :P :P :P
Blacklion
ora nem mais
mas quem enguliu foste tu!! :P :P :P :P
Bronze
Blacklion Escreveu:ora nem mais
mas quem enguliu foste tu!! :P :P :P :P
:lol03: :lol03: :lol03: :lol03: :lol03: :lol03:
Imagem
Imagem
Imagem
Sócio Leon Club
la esta, e o facto de ser estranho, isto porque... tive o cuidado de pelo menos até aos 5000klm, ter uma conduçao cuidosa, ou seja, ponteiro sempre a trabalhar na casa das 2500/3000rpm nao tentando passar mt... uma ou duas vezes foi sexta e deixei ir, so que em primeiro nao me gasta o total das rotaçoes e xega aos 2.20 e estanca devido a eletronica(pensso eu)...
concluindo...ando normal :hum:
agora o assunto é outro mxm... porque o turbo e a MAF sao novos, pergunto porque em novo dava grande coiçe as 1800rpm e agora abre mt linear(até ta fixe ao andar, evita as cabeçadas no banco lol)...
será que essa valvula de pressao se encontra no turbo?? e na seat nao meteram a pressao certa com medo de ir outra vez po galheiro?
Bronze
Eu tb tenho uns problemas no turbo,ja levei o leon a seat 5 vezes e dizem q não tem nada. desmontaram e fizeram limpeza disseram q so com um turbo novo é q fica bom ele as vezes fica uma beca preso e nao esta tao rapido tipo a chegar aos 240 de ponteiro agora esta bue lento
Bruno Carmo
EL CUPRA Escreveu:Eu tb tenho uns problemas no turbo,ja levei o leon a seat 5 vezes e dizem q não tem nada. desmontaram e fizeram limpeza disseram q so com um turbo novo é q fica bom ele as vezes fica uma beca preso e nao esta tao rapido tipo a chegar aos 240 de ponteiro agora esta bue lento
tens repro? :? tás-te a queixar porque o carro não chega aos 240 rápido? :?

prontos, ganhaste a taça! :lol:
Bronze
Bruno Carmo Escreveu:
EL CUPRA Escreveu:Eu tb tenho uns problemas no turbo,ja levei o leon a seat 5 vezes e dizem q não tem nada. desmontaram e fizeram limpeza disseram q so com um turbo novo é q fica bom ele as vezes fica uma beca preso e nao esta tao rapido tipo a chegar aos 240 de ponteiro agora esta bue lento
tens repro? :? tás-te a queixar porque o carro não chega aos 240 rápido? :?

prontos, ganhaste a taça! :lol:
Não tenho repro, mas o carro chegava aos 240 de ponteiro e agora depois daquela pancada grande a 2 anos nunca mais ficou igual so chega aos 220 e a descer. e nota-se qdo se puxa as vezes tipo engasga-se . PS:e ja agora onde é q levanto a taça? :yupii:
Bruno Carmo
Quando quiseres, tenho de a ir comprar! :P

abraço
Blacklion
Martins Escreveu:la esta, e o facto de ser estranho, isto porque... tive o cuidado de pelo menos até aos 5000klm, ter uma conduçao cuidosa, ou seja, ponteiro sempre a trabalhar na casa das 2500/3000rpm nao tentando passar mt... uma ou duas vezes foi sexta e deixei ir, so que em primeiro nao me gasta o total das rotaçoes e xega aos 2.20 e estanca devido a eletronica(pensso eu)...
agora o assunto é outro mxm... porque o turbo e a MAF sao novos, pergunto porque em novo dava grande coiçe as 1800rpm e agora abre mt linear(até ta fixe ao andar, evita as cabeçadas no banco lol)...
será que essa valvula de pressao se encontra no turbo?? e na seat nao meteram a pressao certa com medo de ir outra vez po galheiro?
pah não ha valvula nenhuma.
Existe apenas um parafuso que regula a abertura da geometria ou o fecho, poderá eventualmente ser isso afinado de maneira diferente que o turbo de origem, mas sabes uma coisa....
Caga nisso....
vê as coisas pelo lado pisitivo -> é da maneira k nao esforças tanto a embraiagem ;)
Bruno Carmo
Blacklion Escreveu:
Martins Escreveu:la esta, e o facto de ser estranho, isto porque... tive o cuidado de pelo menos até aos 5000klm, ter uma conduçao cuidosa, ou seja, ponteiro sempre a trabalhar na casa das 2500/3000rpm nao tentando passar mt... uma ou duas vezes foi sexta e deixei ir, so que em primeiro nao me gasta o total das rotaçoes e xega aos 2.20 e estanca devido a eletronica(pensso eu)...
Existe apenas um parafuso que regula a abertura da geometria ou o fecho, poderá eventualmente ser isso afinado de maneira diferente que o turbo de origem, mas sabes uma coisa....
Caga nisso....
vê as coisas pelo lado pisitivo -> é da maneira k nao esforças tanto a embraiagem ;)
esse teu "parafuso" chama-se valvula! :dah:
Blacklion
Bruno Carmo Escreveu:
Blacklion Escreveu:
Caga nisso....
esse teu "parafuso" chama-se valvula! :dah:
A valvula k conheço é a N75 que regula a tal pressao do turbo atraves de um tubo de vacuo que vai a uma membrana e essa membrana é k faz entao mexer esse parafuso de modo a abrir ou fechar a geometria conforme a centralina pede.
Para mim continua a ser um parafuso com afinação. 8)
Agora cada um é livre de la ir mexer por sua conta e risco... ;)
Isso poderá mms er só a afinação da gometria... poderá neste novo trubo estar mais tardia...

Tive o mm problema c um turbo novo q em tempos o meu carro levou na seat, não conseguia c a electrónica dar-lhe mais pressão/boost, ele não assumia!! Conclusão, a Válvula Westgate, era diferente, arranjei uma mais antiga dos mm turbos, e troquei-a, voilá, ficou 5*****! Ou seja, os turbos tb sofrem actualizações, e estas novas westgate's, vêm mais fixas, para não deixar haver picos excessivos de boost ou aumentos significativos de pressão, estabilizando esta forma mais o sistema! Resultante: Mais fiabilidade!!
Novato
Não é parafuso, nem válvula, mas sim HASTE! :)

Esse problema é o mesmo que estou a ter na minha A4 com o turbo reconstruído.

A geometria do “novo” turbo vem com uma afinação por defeito, possivelmente para evitar pressões de pico elevadas, que os turbos originais (e bem afinados) atingem.

Mas ao tentar dar fiabilidade ao turbo neste ponto, esquecem-se (ou não…) que a geometria, afinada por defeito, além de nunca atingir a pressão que deve, está sempre mais fechada que o normal.

Aqui ficam umas linhas dos meus logs com o turbo original e com o reconstruído.

ORIGINAL (2000->3000RPM).

RPM , SPEC. , _ACTU. , DUTY ,
2037 , 2280.0 , 2328.0 , 62.2 ,
2163 , 2304.0 , 2280.0 , 62.2 ,
2289 , 2316.0 , 2280.0 , 62.6 ,
2394 , 2328.0 , 2244.0 , 59.8 ,
2520 , 2340.0 , 2304.0 , 61.4 ,
2625 , 2340.0 , 2340.0 , 63.4 ,
2730 , 2340.0 , 2352.0 , 65.3 ,
2856 , 2340.0 , 2352.0 , 66.1 ,
2961 , 2340.0 , 2340.0 , 67.3 ,
3045 , 2340.0 , 2340.0 , 68.1 ,

RECONSTRUÍDO (2000->3000RPM).

RPM , SPEC. , _ACTU. , DUTY ,
2079 , 2280.0 , 2208.0 , 51.4
2205 , 2304.0 , 2196.0 , 52.2 ,
2331 , 2328.0 , 2208.0 , 51.0 ,
2436 , 2340.0 , 2220.0 , 51.4 ,
2562 , 2340.0 , 2220.0 , 51.8 ,
2667 , 2340.0 , 2184.0 , 49.8 ,
2793 , 2340.0 , 2184.0 , 48.2 ,
2919 , 2340.0 , 2196.0 , 48.2 ,
3024 , 2340.0 , 2208.0 , 47.8 ,

Pode-se ver pelo duty cycle da N75, que o turbo original só precisava ter a geometria fechada a 32% às 3000RPM... e o reconstruído precisa ter a geometria fechada a 52%.... à mesma rotação… e não atinge a pressão pedida!!

Ou seja, estes turbos reconstruídos não morrem por pressões de pico, mas acabam por morrer de calor excessivo!
A4 Avant TDI
Punto Multijet
Bruno Carmo
true true... correctissimo e bem avaliado.. vai haver calor em excesso!

quando a ser haste ou não, para mim continua Valvula de pressão! :P
Sócio Leon Club
Parafuso
Valvula
Haste...
segue-se.... txaram????
ca para mim será uma haste em forma de parafuso que serve de valvula, será lol
Bem o que é certo que que da muito bem para entender o socedido no meu carro, e desde ja agradeço por ajudarem a garantir a minha ideia, algo nao estava bem...
Novato
Boas ppl,

Sou leigo nisto... aqui a uns tempos tive um problema com o meu leon... não andava nada e tudo indicava ser o turbo. Mas não, tratava-se apenas do medidor da massa de ar.
Será que tb o teu sofre deste problema?
Os sintomas iniciais era que umas vezes o turbo abria outras não, depois comecei a notar cortes até que deixou de abrir completamente.

Espero ter contribuido,

Um abraço
©©©©© NDS ® ©©©©© SEAT LEON TDi ©©©©©
Imagem :: Imagem
Sócio Leon Club
bem a massa de ar é das primeiras coisas a ponderar... nao sei se leste desde o inicio mas podes repar que foi a primeira coisa a ser vista e modada...
o certo e logica, é o que se falou e tem-se vindo a esclarecer, parece provir de uma valvula, a que uns xamam parafuso mas parece ser haste lol
mas valeu...
Bruno Carmo
Martins Escreveu:bem a massa de ar é das primeiras coisas a ponderar... nao sei se leste desde o inicio mas podes repar que foi a primeira coisa a ser vista e modada...
o certo e logica, é o que se falou e tem-se vindo a esclarecer, parece provir de uma valvula, a que uns xamam parafuso mas parece ser haste lol
mas valeu...
ve lá se não é a N75 que está partida dealguma forma... isso aconteceu ao user Jota... partiram na Seat e andaram com remendos até que cedeu de vez e deixou de puxar! é pouco provável, mas... :hum:
Responder