Novato
4*4/ tacçao 2
gostaria de saber se alguem ja fez ou se informou se dá para por um
cupra4tdi com tracção as 2 . fui infurmado que dá ; pois quando o carro vai a um banco de potencia desligam um fusivel e ele trabalha as 2.
na seat disseram que dá mas que era perigoso , mas ninguem soube explicar porque era perigoso .

o que eu queria com isso era conseguir a velocidade de ponta de um tracção as 2 e um arranque de um 4*4 que para quem nunca experimentou é fenumenal

ou ate mais velocidade (apenas com uma repro) tendo em conta que a
minha caixa de um 4*4 é mais curta , com a repro a rotação deve quase chegar ao vermelho , enquanto que os outros estão ainde longe , isso consseguindo na repro áquela rotação uma força superior
Silver
Só um reparo...queres desligar o "fusível" e ficares com FWD para andamento e ligares novamente o "fusível" para ficares com 4WD para curvas e arranques ? :hum:

Apesar de não saber se esse "liga e desliga" é possível, continuas com o peso extra que o sistema de tracção às quatro suporta...e estou a falar para cima dos 100kg, mas se calhar isso para ti não é relevante.

Ah, e a caixa do 4WD não é mais curta, por exemplo, que a de um FR.
Nissan Juke "R"D

Feedback
Silver
Dá efectivamente p tirar o fusível do Haldex...mas n é aconselhável e tem alguns incovenientes:

http://rich.dubblogs.com/2006/04/21/r32 ... wd-vs-awd/

O Lenon Cupra 4 tem como handicap a nível de performance, essêncialmente o peso extra da transmissão haldex q como o Mário referiu n se vai resolver tirando um fusível...e rel.caixa algo curtas p quem quer ver mta "ponta".
Se a performance é o q mais te preocupa troca o teu modelo por um FR... N existe o melhor de dois mundos....
'02 VW Golf TDI
PKE remap || 80mm intake || Free-flow exhaust || FK hightec kit || Sparco strut bar || S3 lower strut bar || Powerflex bushes || CC || Parking sensors || Aerotwin front and rear wipers ||
Novato
Re: 4*4/ tacçao 2
tdicupra Escreveu: o que eu queria com isso era conseguir a velocidade de ponta de um tracção as 2 e um arranque de um 4*4 que para quem nunca experimentou é fenumenal
O 4x4 é mais lento no arranque que o FR. Podes verificar numa revista.
Pois de facto mm descativando a tracção integral, a transmissão continua lá....

Mas sabias q o teu leon não tem 4wd permanente?! Pois de facto a tracção integral só é activado qd existe esforço (curvas, arranques,...), em estrada em condições normais ela permanece como q desligada...
Novato
_Tózé ReD R_ Escreveu: Mas sabias q o teu leon não tem 4wd permanente?! Pois de facto a tracção integral só é activado qd existe esforço (curvas, arranques,...), em estrada em condições normais ela permanece como q desligada...
80% á frente e 20 % atras em situaçoes normais.. :happy72:
Golf TDI
C350cdi AMG
Novato
Re: 4*4/ tacçao 2
DaniCupraR Escreveu:
tdicupra Escreveu: o que eu queria com isso era conseguir a velocidade de ponta de um tracção as 2 e um arranque de um 4*4 que para quem nunca experimentou é fenumenal
O 4x4 é mais lento no arranque que o FR. Podes verificar numa revista.

pois na revista diz aos 100km/h mas na estrada arranca á frente aos 80 vai a frente aos 100 perde por causa da caixa ser diferente mas aos 120
ja vai de novo á frente ate aos +/-180 so ai o outro começou a ganhar (teste realizado na A29 que é quase sempre plano)
Novato
[quote="Mário"]Só um reparo...queres desligar o "fusível" e ficares com FWD para andamento e ligares novamente o "fusível" para ficares com 4WD para curvas e arranques ? :hum:

era isso que eu queria penso que ficaria engraçado
Novato
Se a performance é o q mais te preocupa troca o teu modelo por um FR... N existe o melhor de dois mundos....[/quote]

não é so a performance , por isso nunca trocava os meus recaro em pele
por uns normais , nem os meus 4 discos ventilados nem a minha segurança a curvar
Gold
Dá realmente para desligar o sistema 4wd e também já ouvi falar de alterações à electrónica do haldex (tipo "repro"), que alteram as percentagens de tracção dos eixos, sendo possível, p.ex. meter o carro com tracção traseira :choque:

Agora fazer isto estilo switch on/off... e ainda pra mais em andamento, não sei até que ponto será possível e/ou seguro :? :hum:

Além do mais, como já foi referido, o carro em andamento normal é practicamente um fwd, sendo que só em situações de perda de aderência é que transfere potência às rodas traseiras.

O problema do Cupra4 é mesmo o peso nos arranques/recuperações e a caixa curta para a velocidade de ponta... quando a isso nada a fazer, estes componentes continuam lá, mesmo que o metas a fwd :dah:

Cumps
Silver
tdicupra Escreveu:nem os meus 4 discos ventilados
Todos os PD 150 têm discos ventilados ;)
Nissan Juke "R"D

Feedback
Gold
Mário Escreveu:
tdicupra Escreveu:nem os meus 4 discos ventilados
Todos os PD 150 têm discos ventilados ;)
Atrás, só os Cupra (4 e R) os têm ventilados :assobiar:
Silver
My bad, então. Sorry! :oops:
Nissan Juke "R"D

Feedback
Novato
DLeo Escreveu:Dá realmente para desligar o sistema 4wd e também já ouvi falar de alterações à electrónica do haldex (tipo "repro"), que alteram as percentagens de tracção dos eixos, sendo possível, p.ex. meter o carro com tracção traseira :choque:

Agora fazer isto estilo switch on/off... e ainda pra mais em andamento, não sei até que ponto será possível e/ou seguro :? :hum:

Além do mais, como já foi referido, o carro em andamento normal é practicamente um fwd, sendo que só em situações de perda de aderência é que transfere potência às rodas traseiras.

O problema do Cupra4 é mesmo o peso nos arranques/recuperações e a caixa curta para a velocidade de ponta... quando a isso nada a fazer, estes componentes continuam lá, mesmo que o metas a fwd :dah:

Cumps
queria por ex por um switch on/off mas nao para usar em andamento .
por ex vamos fazer uma auto-estrada eu vou off e passo por voces que ate vos abanava :P :P :P :P

depois ia fazer umas curvas arranques e continuava sempre com voçes longe no meu retrovisor :yupii: :P :D :P :P
Silver
Se tivesse um VAG com haldex, preocupava-me era em melhorar o comportamento do sistema de tracção, por exemplo metendo uma ECU "xipada" diferente como esta:

http://www.eiptuning.com/ecomm/proddeta ... -HPP&cat=1

Isso sim seria um bom investimento... 8)

PS - Tenho um teste de revista ao Leon Cupra 4 TDI150 e até aos 180kmh já vai a perder cerca de 3seg para o irmão FR de tracção frontal! :choque:
De arranque parado, logo aos ~80kmh o Leon FR vai p a frente e depois é sempre a ganhar terreno - o q aliás faz todo o sentido.

Os testes da vida "real" nem sempre reflectem bem a realidade da performance dos carros, pois p começar levam condutores diferentes e mtas vezes até mais passageiros num ou noutro carro!
Isto p n falar em depósitos atestados/vazios, tipo de jante e pneu utilizados, etc...etc...
'02 VW Golf TDI
PKE remap || 80mm intake || Free-flow exhaust || FK hightec kit || Sparco strut bar || S3 lower strut bar || Powerflex bushes || CC || Parking sensors || Aerotwin front and rear wipers ||
Gold
trqster Escreveu:Se tivesse um VAG com haldex, preocupava-me era em melhorar o comportamento do sistema de tracção, por exemplo metendo uma ECU "xipada" diferente como esta:

Acho que seria um bom investimento para quem anda em pista, ou para quem tem um condução extrema.
Falando por mim, nas brincadeiras que faço com o carro, o haldex porta-se muito bem e é um prazer curvar com este carro. Acho que por isso, esse investimento seria muito grande para o partido que ia tirar dele :hum:
Só exprimentando mesmo... :assobiar:
tdicupra Escreveu: queria por ex por um switch on/off mas nao para usar em andamento .
por ex vamos fazer uma auto-estrada eu vou off e passo por voces que ate vos abanava :P :P :P :P

depois ia fazer umas curvas arranques e continuava sempre com voçes longe no meu retrovisor :yupii: :P :D :P :P
Mas como é que ias passar pelo pessoal, se continuavas com mais de 100kg a mais e com uma caixa curta :hum:
É que desligando o haldex, não faz com que estes problemas desapareçam :lol:
Sinceramente, não vejo vantagens nenhumas no desactivamento do haldex! E além do mais, se leres o link que o trqster meteu lá em cima, parece que isso não é nada aconselhável :roll:

Cumps
Silver
DLeo
Acho que seria um bom investimento para quem anda em pista, ou para quem tem um condução extrema.
Falando por mim, nas brincadeiras que faço com o carro, o haldex porta-se muito bem e é um prazer curvar com este carro. Acho que por isso, esse investimento seria muito grande para o partido que ia tirar dele
Só exprimentando mesmo...
Sem dúvida q temos q ter uma condução q tire proveito disso - ou seja, bastante desportiva.
No meu caso, q sempre q posso faço as curvas no limite ou p além destes e seria p mim um investimento prioritário num carro c haldex...até mais do q um vitaminanço... 8)

Mas como (infelizmente) n tenho haldex, mas um xaruto FWD, tenho q me ficar pelo vitaminanço... :lol:

abraço
'02 VW Golf TDI
Novato
trqster Escreveu:Se tivesse um VAG com haldex, preocupava-me era em melhorar o comportamento do sistema de tracção, por exemplo metendo uma ECU "xipada" diferente como esta:

PS - Tenho um teste de revista ao Leon Cupra 4 TDI150 e até aos 180kmh já vai a perder cerca de 3seg para o irmão FR de tracção frontal! :choque:
De arranque parado, logo aos ~80kmh o Leon FR vai p a frente e depois é sempre a ganhar terreno - o q aliás faz todo o sentido.

Os testes da vida "real" nem sempre reflectem bem a realidade da performance dos carros, pois p começar levam condutores diferentes e mtas vezes até mais passageiros num ou noutro carro!
Isto p n falar em depósitos atestados/vazios, tipo de jante e pneu utilizados, etc...etc...
o meu teste foi combinado e ia 2 em cada carro mas o meu teste foi com um com a caixa longa nunca fiz com nenhum caixa curta igual á minha mas estou disposto a fazer para tirar essa nossa duvida mas penso que sera +/- igual o arranque a serio de um 4*4 salta logo e se estiver ambos repro até em segunda patinas , enquanto que eu arranco com o meu a cortar e sem ter que largar a embraiagem devagar so ai vão dois carros . se for os dois a calcar em segunda acredito que um tracção2 saia melhor por causa do peso
Novato
DLeo Escreveu:

Falando por mim, nas brincadeiras que faço com o carro, o haldex porta-se muito bem e é um prazer curvar com este carro. Acho que por isso, esse investimento seria muito grande para o partido que ia tirar dele :hum:
Só exprimentando mesmo... :assobiar:
tdicupra Escreveu: queria por ex por um switch on/off mas nao para usar em andamento .

Mas como é que ias passar pelo pessoal, se continuavas com mais de 100kg a mais e com uma caixa curta :hum:
É que desligando o haldex, não faz com que estes problemas desapareçam :lol:
Sinceramente, não vejo vantagens nenhumas no desactivamento do haldex! E além do mais, se leres o link que o trqster meteu lá em cima, parece que isso não é nada aconselhável :roll:

Cumps

dois carros com a mesma repro não quer dizer que andem igual

á repro e repro á carros e carros

quem me falou sobre isso foi o daniel um reprogramador de coimbra devido a um caso complicado que tenho com um tracção as 2
Silver
E nunca se esqueçam do factor mtas vezes mais importante de todos: o condutor. 8)

Quantas vezes a passagem de caixa a rpms não ideias ou mais lentas q o desejável, faz toda a diferença num comparativo de rua...?
Nem todos são pilotos hábeis...há alguns q n passam de medianos condutores (como é o meu caso). ;)
'02 VW Golf TDI
Novato
Este ppl so ker é ponta... :dah:
Eu sinceramente trocava a pnta extra e as melhores recuperações do FR pelo sistema 4wd k embora tenha pontos negativos tb tem outros bastante positivos e para mim mais importantes cmo a maior estabilidade, segurança e tracção, sim pk a estrada nao é so rectas e entao em carros mexidos os + de 400Nm de binario entregues apenas ás rodas da frente nao se compara á mm força distribuida pelas 4 rodas. Entao em zonas em k a aderencia é pca...
Eu até ter um 4wd nao ligava mto e tb dizia k so servia para lastro por causa do pesoo extra, mas depois de ter tive mta pena de nao existir este sistema no Leon nem cmo opcional...

Abraços
Smoooking
Seat Leon FR TDI - Powered by PKE / Prata Sport - De volta ao fumo!

TDI Power - vencedor 24h Le Mans 2006/2007/2008
feedback - http://leonclubpt.com/forum/viewtopic.php?t=11797
Novato
Smoooking Escreveu:Este ppl so ker é ponta... :dah:
Eu sinceramente trocava a pnta extra e as melhores recuperações do FR pelo sistema 4wd k embora tenha pontos negativos tb tem outros bastante positivos e para mim mais importantes cmo a maior estabilidade, segurança e tracção, sim pk a estrada nao é so rectas e entao em carros mexidos os + de 400Nm de binario entregues apenas ás rodas da frente nao se compara á mm força distribuida pelas 4 rodas. Entao em zonas em k a aderencia é pca...
Eu até ter um 4wd nao ligava mto e tb dizia k so servia para lastro por causa do pesoo extra, mas depois de ter tive mta pena de nao existir este sistema no Leon nem cmo opcional...

Abraços
Smoooking

a minha ideia é melhoras as coisas negativas que o meu carro tem ( velocidade ponta) quem tem um fr de certeza que adorava melhorar as coisas negativas por ex : tracção ,estabilidade ,enfim um monte de coisas positivas que o meu 4*4 tem . mas o mais impressionante num 4*4 dito por quem tem pd150/130 e a capacidade com que sai de uma rotunda ,pois a suspençao esta apoiada num lado só um A3 130 ficava a patinar enquanto que eu não perco nada e saio como uma bala da rotunta

ja experimentaram algum cupra repro ? que velocidade maxima deu em plano e a descer ? qual a sensação ?
Silver
Deixo um video demonstrativo das capacidades do Haldex em pisos escorregadios num Golf TDI 4 Motion:
http://www.youtube.com/watch?v=KraH8uFmHew

E tb fica um video de um Audi TT com uma Haldex "xipada"...n percam este!!
http://www.awesome-gti.co.uk/media/awetthaldex.wmv

Haldex power!! 8)
'02 VW Golf TDI
Novato
As saudades k eu tenho do 4wd... :worship:
Trqster olha k eu com o TT mm com o haldex sem "xipanços" em a arrancar em cruzamentos onde tivesse k virar á eskerda ou á direita conseguia mandar atravessadelas á lá rwd. A 1a vez k o fiz, nao estava a contar e ia era ficando virado para de onde vinha... :dah:
Seat Leon FR TDI - Powered by PKE / Prata Sport - De volta ao fumo!

TDI Power - vencedor 24h Le Mans 2006/2007/2008
feedback - http://leonclubpt.com/forum/viewtopic.php?t=11797
Novato
trqster Escreveu:Deixo um video demonstrativo das capacidades do Haldex em pisos escorregadios num Golf TDI 4 Motion:
http://www.youtube.com/watch?v=KraH8uFmHew

E tb fica um video de um Audi TT com uma Haldex "xipada"...n percam este!!
http://www.awesome-gti.co.uk/media/awetthaldex.wmv

Haldex power!! 8)
ainda nao fui com o meu carro até á neve para ver como se porta mas já o meti na areia . em areia solta ele toca no chão e fica pousado . (ja fiquei duas vezes e não é nada agradavel :dah: mas consegui sair ( com dificuldade as 4 mandavam areia para todo lado :D :D :D

mas em areia mais dura ja o coloquei e porta-se bem depois coloco umas fotos que tirei com o meu leon no meio de uns tantos jipes na areia ( os mens dos jipes ficaram :choque: :choque: :woow: :woow:

não aconselho nenhum leon fr ir para a areia :yupii: :yupii:
Responder