Novato
Duvida
No TDI nesta caso o 150cv se o volante do motor estiver enpenado o carro treme ao ralentim a quente e a frio so a frio ou so a quente???
No meu caso o carro treme a frio, a quente não, mas na tremideira a frio (nada de exagero, soft tremideira), se carregar na embraiagem a tremideira para, e fica o carro a trabalhar suave, largo a dita cuja e volta a gaija outravês, aquece, e tudo 5 estrelas.
Va tirem me este macaco da cabeça.
Abraço.
ToledoTDI
Pois... :?
Lamento informar, mas estás mesmo com o volante de motor empenado. :(

Os nossos carros vem equipados com um volante de motor bi-massa, e com o passar dos kms, as 2 massas tendem a ficar descompensadas ou descalibradas, e isso causa essa tremideira. Este "sintoma" é gradual, e tende a piorar.
Pelo que descreves, estás aínda numa fase inicial do empeno, mas isso vai piorar, e muito...

Eu antecipo-te as cenas dos próximos episódios:
- Vais começar a sentir essa tremideira já com o motor quente (mas só de vez em quando) logo assim ke metes o pé na embraiagem para parar o carro - só se sente abaixo dos 10-15 km/h, e depois quando o carro pára, a tremideira pára também;
- Depois a coisa vai-se intensificar, e vais notar isto cada vez mais, até ao ponto em que sempre ke vais a párar o carro, ele treme;
- À medida que os kms vão passando, vais notar mais e mais, até ao ponto em queo carro vai passar a tremer sempre ke metes o pé na embraiagem, independentemente da velocidade e da temperatura do motor.

... mas aínda não acabou... fica pior aínda.... :?

- Num estado mais avançado, vais começar que o carro começa a vibrar acima dos 80 km/h, mas só sentes essa vibração quando pisas o acelerador, se levantares o pé não vibra.

Para terminar (é nesta fase que o meu volante de motor está)...
- Vibração permanente a quente e a frio, independentemente se estás parado ou a andar, e em qualquer velocidade... basta que pises o acelerador e ele vibra. Só não vibra quando estás em andamento e sem tocar nos pedais - se acelerares vibra, e se meteres o pé na embraiagem vibra.
Muito ocasionalmente, quando parado, após caregar umas 4 ou 5 vezes no pedal de embraiagem, a vibração pára... mas uns 4 ou 5 segundos depois volta. :mad:

Consequências: com o passar dos kms, toda esta vibração vai-te rebentar com os apoios de motor, nomeadamente com o apoio da caixa. Os casquilhos de suspensão e charrion também vão sofrer muito, e o "dogbone" também vai atrás. Levantei ontem o meu carro no mecânico, e concluímos que só não preciso de sinoblocos, o resto das borrachas tem ke levar TUDO novo.

Solução: Volante de motor novo. A má notícia é o preço... cerca de 600€ +IVA na SEAT (sem montagem). Eventualmente poderás encontrar mais barato fora da marca, mas de pelo menos 400€ não te livras (sem montagem).
Tenho conhecimento de uns kits completos da LUK (marca muito usada pelo Grupo VAG, apesar da maioria dos TDI150 virem equipados com Sachs) com disco embraiagem, prensa, volante de motor e rolamento de encosto por cerca de 600€. Não me lembro se tens repro ou não ( :oops: ), mas se não tiveres este kit será o ideal. É ke já ke estás com a mão na massa, metias tudo novo... De qq maneira também é preferível ke assim seja devido ao alinhamento e calibragem dos diversos componentes do kit. ;)
Bronze
ToledoTDI Escreveu:...
Solução: Volante de motor novo. A má notícia é o preço... cerca de 600€ +IVA na SEAT (sem montagem). Eventualmente poderás encontrar mais barato fora da marca, mas de pelo menos 400€ não te livras (sem montagem).
Tenho conhecimento de uns kits completos da LUK (marca muito usada pelo Grupo VAG, apesar da maioria dos TDI150 virem equipados com Sachs) com disco embraiagem, prensa, volante de motor e rolamento de encosto por cerca de 600€. Não me lembro se tens repro ou não ( :oops: ), mas se não tiveres este kit será o ideal. É ke já ke estás com a mão na massa, metias tudo novo... De qq maneira também é preferível ke assim seja devido ao alinhamento e calibragem dos diversos componentes do kit.
Eu quando meti o kit completo de embraiagem e volante do motor,
tive a comparar uns preços, e o kit completo da LUK (que é igualzinho ao da LUK que o grupo VAG usa pelo menos no 20vT mas sem o cunho do grupo) com volante bi-massa incluído ficou por +/- 650€ iva incluído, enquanto que na Seat por esse valor trazias o kit sem o volante bi-massa. Só o volante, é como diz o Marco, vai logo para os 400€ no mínimo.
Eu acabei por optar pelo da LUK, já que o 1.8T não tem o binário de um TDI.
Agora o da Sachs o preço sobe um pouco em relação ao da LUK (isto fora da marca).
Bruno Carmo
DASSSSSSSSSS, se quiserem um filme de terror, assistam a um das Produções Marco Nico a.k.a ToledoTDI! :dah:
Bronze
Atenção que a seat está com uma promoção (já aí há 2 mesesw) em peças, nessas se incluí kit completo de embraiagem.
Não custa nada passar lá agora e ver preços... se bem que duvido que se consiga na marca mais barato que cá fora (ainda estando em promoçao) :hum:
ToledoTDI
Bruno Carmo Escreveu:DASSSSSSSSSS, se quiserem um filme de terror, assistam a um das Produções Marco Nico a.k.a ToledoTDI! :dah:
Aqui está a minha última produção:

Imagem

:lol: :lol: :lol:
Bronze
:? ...qd fazem o reforço de embraiagem tb não mexem no volante de motor?! :hum: ...isso não resolve nada!?...ou se está empenado, está empenado e pronto...a solução é só meter novo!?
Silver
A GBS pode rectificar o VM se não estiver irreparável acho eu.
Mas para se determinar isso há que o tirar fora.
Imagem
ToledoTDI
LNeves Escreveu:A GBS pode rectificar o VM se não estiver irreparável acho eu.
Mas para se determinar isso há que o tirar fora.
Eu não referi isso no meu post??? ooops.... :dah: Tinha mesmo a ideia ke tinha falado nisso... Se calhar pensei e não escrevi. :? Parece ke estou a ficar ché-ché...
Aínda bem ke já estou de férias... parece ke já estava a precisar. :?

O que eu queria dizer no meu post anterior, e pelos vistos não disse era:
"Segundo o que me foi dito na GBS há umas semanas, os volantes de motor empenados/descompensados dão para calibrar. Em casos mais graves as 2 massas são soldadas, tornando-se num mono-massa (apesar de não ser a solução ideal, a soldadura é uma solução temporária barata). Mas o que me foi dito é que só raramente não conseguem reparar.
Mas lá está, só se sabe se é possível reparar ou não depois de sakar tudo fora."
Bronze
Ah pronto....pensava que era um disparate! Afinal a ideia que tinha é verdadeira...sempre deve ficar mais barato!
Novato
Boas a todos desde já quero agradecer as respostas. Toledo TDI, so uma duvida, o meu carro treme ligeiramente a frio, e se carregar na embraiagem a tremideira para, não treme quando eu carrego na embraiagem, pelo que percebi no teu poste o volante do motor enpenado e quando se carrega na embraiagem e que treme, o que não é o caso, o que me levou a fazer este topico por acaso foi achar curioso o facto de carregar na embraiagem a frio e o tremelique para de imediato, largo e la esta o tremelique, e isto acontece desde novinho, agora mais um pouco.
O meu carro não tem repro e uma flor de estufa autentica, não sabe o que é uma esfrega a serio, e tem 65000km :oops: ta novo, o carro tem 4 anos e felizmente de á 3 anos para cá so faz 12 km por dia para ir trabalhar, mais as voltitas, como so tenho uma folga por semana :chorar:
Abraço.
Novato
Ja falei nisto na Seat e disseram que era normal isto acontecer nestas unidades, para não me preocupar.
Ja aqui se falou que era uma ligeira desafinação nos injectores, e existem muitos carros assim, mas o facto de carregar na embraiagem não altera o funcionamento dos ou do injector, penso eu, e que sou um bocado loiro :oops: a nivel de macanica mas gosto de tudo a funcionar 100%.
Novato
E por falar em afinação de injectores... O meu carro a frio ou a quente "bate" bué de injeção... Disseram-me k afinando os injectores, irá deixar de fazer.... A minha questão é: Será esta a solução pro meu problema?! Onde posso fazer essa tal afinação sem ser na Seat?!?!
ToledoTDI
João Escreveu:Ja falei nisto na Seat e disseram que era normal isto acontecer nestas unidades, para não me preocupar.
Ja aqui se falou que era uma ligeira desafinação nos injectores, e existem muitos carros assim, mas o facto de carregar na embraiagem não altera o funcionamento dos ou do injector, penso eu, e que sou um bocado loiro :oops: a nivel de macanica mas gosto de tudo a funcionar 100%.
Há relatos de problemas com injectores poderem causar alguma "tremideira"... tal como o Leon_XH relatou no post anterior, mas o que descreves é volante de motor de certeza. Ao ralenti, carregar no pedal da embraiagem ou não é completamente indiferente para os injectores, pois não tem ligação absolutamente nenhuma.
Quando carregas no pedal de embraiagem, o disco deixa de tocar no volante de motor, e como tal, deixas de sentir a vibração.

Vê esta animação em Flash. Pode ser ke consigas perceber melhor o que quero dizer:
http://static.howstuffworks.com/flash/clutch-fig5.swf

(clicka no quadrado no canto inferior direito)

Para os que não dominam o ingliu, aqui fica a tradução:
- "flywheel" = volante de motor
- "clutch plate" = disco/prato de embraiagem
- "pressure plate" = prensa
- "diaphragm spring" = molas do diafragma ou molas da prensa
- "throw-out bearing" = rolamento de encosto
- "clutch cover" = cobertura da embraiagem
- "to transmission" = para a transmissão
ToledoTDI
Leon_XH Escreveu:E por falar em afinação de injectores... O meu carro a frio ou a quente "bate" bué de injeção... Disseram-me k afinando os injectores, irá deixar de fazer.... A minha questão é: Será esta a solução pro meu problema?! Onde posso fazer essa tal afinação sem ser na Seat?!?!
Afinação com pés e cabeça talvez num centro Bosch Car Service, ou então na Iberoturbo. Eu apostava mais na 1.ª opção.
Mas se calhar era mais fácil obteres resposta se abrisses um tópico específico para este assunto, até pq aqui pelo meio das embraiagens e volantes de motor já está um bocado :offtopic:.
;)
Novato
Toledo TDI obrigado pela tua ajuda, assim quando for a proxima revisão já lhes vou falar disto e assim não vou as cegas, e que o carro desde novo sempre fez isto agora um bocadinho mais.
Mais uma vez muito obrigado pela ajuda :D
Silver
Uma questão ao Marco (ToledoTDI):

Tens a certeza acerca dos valores do tal kit da Luk...?
O preço parece inacreditávelmente baixo!! :woow:

Por último, fazes ideia onde se vende essa marca..?

obrigado e um abraço
Rui
'02 VW Golf TDI
PKE remap || 80mm intake || Free-flow exhaust || FK hightec kit || Sparco strut bar || S3 lower strut bar || Powerflex bushes || CC || Parking sensors || Aerotwin front and rear wipers ||
Bronze
trqster Escreveu:...Tens a certeza acerca dos valores do tal kit da Luk...?
...Por último, fazes ideia onde se vende essa marca..?
Rui, o kit da LUK, posso eu te dizer com toda a certeza, que o preço dele ronda os 650€ iva incluído, foi quanto eu paguei por ele em Setembro passado, pelo kit completo (volante bi-massa incluído).
britas Escreveu:...Eu quando meti o kit completo de embraiagem e volante do motor, tive a comparar uns preços, e o kit completo da LUK (que é igualzinho ao da LUK que o grupo VAG usa pelo menos no 20vT mas sem o cunho do grupo) com volante bi-massa incluído ficou por +/- 650€ iva incluído, enquanto que na Seat por esse valor trazias o kit sem o volante bi-massa. Só o volante, é como diz o Marco, vai logo para os 400€ no mínimo. Eu acabei por optar pelo da LUK, já que o 1.8T não tem o binário de um TDI. Agora o da Sachs o preço sobe um pouco em relação ao da LUK (isto fora da marca).
Onde se vende, de certeza que em qualquer loja de peças/acessórios automóvel.
Para teres o preço certo, até pedes a um mecânico que veja o preço desse kit em quem o fornece, de certeza que descobre o preço num instante.
Silver
Thanks! :)
'02 VW Golf TDI
PKE remap || 80mm intake || Free-flow exhaust || FK hightec kit || Sparco strut bar || S3 lower strut bar || Powerflex bushes || CC || Parking sensors || Aerotwin front and rear wipers ||
Bruno Carmo
esses kit´s para carros de origem até se papa o preço... agora quando se quer algo que aguente mais binário, upa upa! :chorar:
Novato
atenção que existem vários modelos de kits diferentes(muitos mesmo) e com preços muito variados.convém ser bem identificado o carro e a ref. para não teres surpresas, isto falando de conjuntos nas medidas de origem.já apanhei um biscate num A4 1.6 que trazia um kit misturado com outro volante que não o indicado, tudo montado de fábrica.
ToledoTDI
trqster Escreveu:Uma questão ao Marco (ToledoTDI):

Tens a certeza acerca dos valores do tal kit da Luk...?
O preço parece inacreditávelmente baixo!! :woow:

Por último, fazes ideia onde se vende essa marca..?

obrigado e um abraço
Rui
Ya, tenho a certeza. Foi o Acácio (mecânico) ke me alertou para a existência desse kit, e quando me disse o preço fikei assim: :choque:
Para confirmar, resolvi perguntar numa casa de peças, e parece ke é mesmo verdade. O britas tb já confirmou.

Quem vos disse ke os concessionários vendem barato, enfiou-vos um g'anda urso. :lol: Aftermarket rulez!!
ToledoTDI
João Escreveu:Toledo TDI obrigado pela tua ajuda, assim quando for a proxima revisão já lhes vou falar disto e assim não vou as cegas, e que o carro desde novo sempre fez isto agora um bocadinho mais.
Mais uma vez muito obrigado pela ajuda :D
Se faz isso desde novo, pode até ser um problema de montagem... Basta que um parafuso seja diferente ou que esteja mais (ou menos) apertado, para causar um desequilibrio em todo o conjunto.

Quando o disco de embraiagem, prensa e volante de motor são calibrados, tem que ser calibrados com os parafusos atarrachados no sítio. Se o conjunto for calibrado sem parafusos, ou se os parafusos forem trocados à posteriori, já vai ficar desequilibrado. E mais outra, esses parafusos deve ser apertados com chave de torque de modo a ficarem com x Nm de aperto, se estiverem uns mais apertados ke outros, já pode provocar um desequilibrio também...

Estamos a falar de um conjunto muito pesado e que roda a uma velocidade considerável (14kg só o volante bi-massa). Qualquer descompensasão, pode provocar uma vibração indesejada.

Se tens o carro na garantia, aperta com os gajos da Seat. Eles tem ke resolver isso... Chateia-os muito e não deixes a coisa caír no esquecimento, senão quem se lixa és tu. Com os concessionários tem ke ser rédea-curta. ;)

:happy72:
Silver
elvales Escreveu:atenção que existem vários modelos de kits diferentes(muitos mesmo) e com preços muito variados.convém ser bem identificado o carro e a ref. para não teres surpresas, isto falando de conjuntos nas medidas de origem.já apanhei um biscate num A4 1.6 que trazia um kit misturado com outro volante que não o indicado, tudo montado de fábrica.
Pois...o kit para ARL....ronda os 1250€ (c iva)...

Para outros modelos variará...
'02 VW Golf TDI
ToledoTDI
Vou voltar a confirmar os preços e depois digo qq coisa.
Responder