Em relação ao gostar ou nao gostar do modelo novo, se é um irmão gémeo do ibiza ou não, etc já foi debatido bastante aqui no fórum, e inclusive já vi também em outros fóruns pelo que nao seria muito simpatico da minha parte fazer do topico do projecto uma discussao sobre isso. Ate porque gostos é mesmo assim e para ser sincero percebo ambos os lados, pois desde sempre adorei o Leon apesar de quando o podia comprar tive de me direccionar para outro tipo de viatura.
Por isso desde ja me desculpem e espero que ninguem se ofenda porque vou emitir a minha perspectiva de forma simples e muito directa asssociando ao modelo que tenho actual e á minha pessoa.
Nao tanto o de geracao 1, mas principalmente o modelo de geração 2, no qual ja vi na net em topicos do tempo em que este foi lancado alguem comentar este como parecendo um monovolume, agora vejam a mudança, este modelo conquistou um publico alvo quase todo jovem abaixo dos 30 anos e com algumas posses, para além de ser esteticamente diferente e atraente, tinha um preço mais acessível face aos concorrentes directos, bons motores, e com uma versatilidade tal que com algumas mods se torna num carro com uma vertente desportiva e agressiva fora de serie e que rapidamente se transformou no meio automóvel como um modelo que marca pela diferença, mas o seu interior, equipamento de serie e o espaço de bagagem impedia de competir com outros modelos do mesmo segmento na conquista da maioria dos clientes do segmento C, que como se sabe são o grupo ja mais acima dos 30 anos e as pequenas famílias de classe media, o meu caso por exemplo, cota de 38 anos.
A seat como se sabe esta em dificuldades e apesar de pertencer ao grupo vag nao consegue atingir os objectivos de venda para se manter sustentável.
Entao de forma inteligente na minha opiniao apostaram na concepção de uma viatura para o segmento C, que para vender muito mais e ser lucrativa so tinha uma saída, atingir a fatia maior do mercado, cotas e pequenas famílias acima de 30 anos que apreciam um carro com um bom motor, com alguma aparência desportiva, com um nível de equipamento acima da media e conforto para a família, bom espaço interior, melhor qualidade de materiais. Reparem nos Spots de publicidade na tv. E vai acabar por nao perder pelo menos a totalidade do publico do modelo anterior compensando com alguma aparência desportiva, leds e outras coisas, a seguir vem as mods depois os modelos históricos desportivos, o SC e o Cupra. Já agora vão lançar também uma carrinha.
Sobre a semelhança enorme com o ibiza ou outros modelos, esqueçam isso, perfeitamente normal, chama-se sinergias para redução de custos, mas que depois existe sempre algo que os distingue, seja ao nivel de tamanho, qualidade do material utilizado, etc....hoje são todas ou quase todas as marcas assim. Acreditem, tenho experiência, estive ligado a uma empresa que desenvolvia peças para carros para varias OEM, sei do que estou a falar.

Êh pá desculpem a bíblia, vou mas é procurar colocar aqui mais fotos para ver se vos conquisto mais....