boas para todos!
Eu vou ter que mudar o intercooler do meu leon e a não ser que tenha uma sugestao rapida irei colocar um novo mas igual, contudo gostava de saber se existem alternativas no mercado com melhor prestação e um preço semelhante.
cumps para todos.
o rendimento extra desse IC está mesmo é nas tubagens e não no IC em sí!Rieger Escreveu:Boas,
Peço que o espaçoque te fica para colocares uma maior não é muito, mas talvez exista ai na concorrecia uns melhores mas mais baratos.
Uma opção talvez era perguntares se os intercoleres dos Ibizas TDI 160cvs encaixa no Leon, acho que este já tem algum rendimento extra.
o melhor mesmo é o de origem, que já á grande como uma casa!!
o rendimento extra desse IC está mesmo é nas tubagens e não no IC em sí!Rieger Escreveu:Boas,
Peço que o espaçoque te fica para colocares uma maior não é muito, mas talvez exista ai na concorrecia uns melhores mas mais baratos.
Uma opção talvez era perguntares se os intercoleres dos Ibizas TDI 160cvs encaixa no Leon, acho que este já tem algum rendimento extra.
o melhor mesmo é o de origem, que já á grande como uma casa!!
No meu caso, foi preciso mudar não só as tubagens, mas o IC em si...
Oh pra ele:

Os tubos são em alumínio e as uniões (a azul) da Samco.
Para os que não repararam, metade do suporte da travessa metálica que passa por trás do para-choques teve que ser cortado para o tubo de retorno passar, impossibilitando a montagem da mesma. Portanto, neste momento, ando sem a barra montada... mas como a ideia não me agrada, já estou a estudar outro local para o tubo de cima passar.
Se der para fazer como estou a pensar, vou eliminar 2 curvas de 90º, o ke poderá ser benéfico...
Assim, já deverei conseguir montar a travessa de novo.
Mas ficou imponente, não ficou?
Oh pra ele:

Os tubos são em alumínio e as uniões (a azul) da Samco.
Se der para fazer como estou a pensar, vou eliminar 2 curvas de 90º, o ke poderá ser benéfico...
Mas ficou imponente, não ficou?
Errado! Não é só isso...Bruno Carmo Escreveu:nop... acho que são só as tubagens em si que mudam!Rieger Escreveu:Entre o IC do TDI 150 e o TDI 160 existe muitas diferenças??
O do TDI160 é mais "gordo". Tem 7 cm de espessura, e o do TDI150 tem pouco mais de metade. Logo aí leva quase o dobro da litragem do ar, e para além disso, o do TDI150 é mais pequeno em largura e altura.
As bocas do IC do TDI160 são do mesmo lado (como podem ver nas fotos), e o do TDI150 a entrada é no mesmo sítio mas a saída fica no outro lado do IC.
Na minha opinião, o sistema do TDI160 é melhor, pq o tubo de retorno (que vai do IC à admissão do ar) não passa por cima do motor, logo, aquece menos.
O IC do TDI160 é 100% em alumínio, e o do TDI150 tem algumas partes em plástico.
Há mais uma ou duas vantagens... mas.... não há bela sem senão...
Devido às suas dimensões avantajadas, foi preciso "inventar" um bocado - não só na montagem do próprio IC, mas também nos locais por onde os tubos iriam passar...
O primeiro problema prendeu-se com o facto de não poder ser montado no mesmo local ke o do TDI150, por ser maior e mais espesso. Foi preciso fazer algumas adaptações (cortar chapa), e a travessa metálica que passa por trás do para-choques não pode ser montada pq o tubo de retorno passa mesmo por cima dos encaixes da dita barra. Para ser honesto, a ausência desta barra está-me a complicar o sistema nervoso, como tal, estou a rever a hipótese de passar o referido tubo de retorno por outro local (mais uns cortezinhos de chapa
ok ok.. so tava a vender o peixe como me venderam a mim...
mas se estás correcto é muito mais vantajoso!!!
mas diz-me... tás a fazer esse trabalho onde?? em casa? ou numa oficina propriamente dita??
qual foi o preço de todo o material? IC cupra + tubagens em aluminio + curvas Samco?
tá muito louco mesmo... dá um aspecto de carro de competição excelente!!
mas deixa ver se entendi a tua duvida:
o tubo de ligação IC-AR, ou seja o tubo superior, tiveste de tirar o material metálico trasnversal de apoio para o turbo passar certo??
eu tive a ver as fotos, mas não tenho bem a noção onde o choques aperta, não dá para passares o tubo por cima da travessa, colocando a outra, directamente ao tubo de oriegm??, tendo assim um pequeno cotovelo de pouca angulação na saida do IC??!!
tou a fazer entender?? mas secalhar não dá pk é onde o choques apioa não é??
mas diz-me... tás a fazer esse trabalho onde?? em casa? ou numa oficina propriamente dita??
qual foi o preço de todo o material? IC cupra + tubagens em aluminio + curvas Samco?
o tubo de ligação IC-AR, ou seja o tubo superior, tiveste de tirar o material metálico trasnversal de apoio para o turbo passar certo??
eu tive a ver as fotos, mas não tenho bem a noção onde o choques aperta, não dá para passares o tubo por cima da travessa, colocando a outra, directamente ao tubo de oriegm??, tendo assim um pequeno cotovelo de pouca angulação na saida do IC??!!
Tás mesmo mesmo quase lá... O problema não é o para-choques, nem os apoios para montar o mesmo... esse tem espaço, e está fixo, o problema é mesmo por onde o tubo de cima está a passar, pq passa por cima do local onde a tal travessa deveria ser aparafusada.Bruno Carmo Escreveu:ok ok.. so tava a vender o peixe como me venderam a mim...
Essa travessa de que eu falo é a que dá resistência ao para-choques em caso de embate/toque. Sem ela, o chokes é muito mole - só plástico.
Se der algum toque, por muito pequeno que seja, fico com a frente toda desfeita, percebes?
Essa travessa tem ke passar por cima dos tubos e do IC. A dita travessa depois de tudo montada, fica a cerca de 2 ou 3 cm de distância do para-choques...
O que eu estou analisar, é a hipótese de meter o tal pequeno cotovelo de que falas a virar logo após a saída do IC. Assim, não só fica quase em linha recta com a tubagem da Admissão do Ar, como vai possibilitar (espero eu) que a travessa seja montada.
O IC foi montado numa oficina que monta IC's e afins, e que fica na Terrugem perto de Sintra. Chama PowerSpeed (não confundir com a "Power e Speed" do nosso amigo PRC, que fica em Porto de Mós perto de Leiria).
O IC tinha 3 meses de uso qdo o comprei, e custou-me 150€. A montagem + tubagens ficaram por 400€. Os tubos são em alumínio, como já disse, e as uniões são da Samco.
Para quem está fora dos preços deste tipo de material, que dê uma vista de olhos nos preços dos kits da Allard, e depois conversamos...
Bruno Carmo Escreveu:puxaaaaa.... 400 euros, tubagens mais montagem?? a mão de obra que tá cara ou é mesmo as tubages ( e mais as cruvas samco) que são um balurdio?
pk o IC em sí até foi muito acessivel!
Pois... eu tb fiquei assim:
Demorei cerca de 3 meses a decidir se montava o IC ou se o vendia pq a montagem era esse preço... Durante esse tempo corri tudo, à procura de um sítio onde me fizessem mais barato e que a coisa ficasse em condições... Não consegui encontrar. Mas deu para saber preços...
Foram várias as pessoas que me disseram que só as tubagens costumam andar na casa dos 300/400€... Com o tempo fui-me mentalizando, até ke me decidi e avancei para a coisa...
Depois da montagem já tenho visto mais umas coisas, e afinal o preço não foi tão mau como isso, mas digo-te uma coisa, de todas as alterações que fiz, estes foram os €€ ke mais me custaram a dar... E aínda hoje me dá volta à cabeça... Mas pronto. Já está, já está.
Para além disso, eu precisava desta MOD para baixar as temperaturas...
Eu quero o meu carro pujante, mas fiável. Se akilo der o peido ando a pé...
É já a seguir... O problema é ke guito não estica... Tem ke ser com calma.Bruno Carmo Escreveu:exacto.. eu concordo plenamente contigo!!! se queremos as coisas boasd e fortyes, tem de ser bem feito para nao se correr o risco de ir tudo ao ar!!!![]()
Radiadores?? Não optas por um novo de oleo e gasoleo?
De qq maneira, estou a ver se compensa mandar vir isso da estranja. É ke 400€ por 2 radiadores pequeninos (gasóleo + óleo) custa um bocado a dar... é à moda do IC...
Para já só tenho preços para os radiadores... falta-me saber o resto do material (que é o mais caro). So far, so good...
Yep...Bruno Carmo Escreveu:já deste uma olhadela no Group Buy do PRC e do Pmc ? que tá na secção de Empresas?
tá lá o preço de bom material todo completo!
Foi aí que eu vi os tais 400€ (radiador de óleo + gasóleo)... No meu "projecto" já não posso meter os mais baratitos, já tem ke ser uma coisa à homem.
Depois do reajuste da repro, já devo contar com uns 80/90cv a mais do ke tinha de origem... é obra.
boas... no meu caso acabei por colocar novamente o intercooler de origem do tdi 150cv. toda essa alteração para o ic do 160cv perece interessante agora, mas tb não estava interessado em gastar esse valor.
as perguntas que eu coloco sãoas seguintes:
com um gasto de 400 + 150 euros será que os resultados em relação ao ic de origem valem o investimento?
qual foi a diferença notada?
cumps pra todos
com um gasto de 400 + 150 euros será que os resultados em relação ao ic de origem valem o investimento?
cumps pra todos
ParabensToledoTDI Escreveu:Bruno Carmo Escreveu:puxaaaaa.... 400 euros, tubagens mais montagem?? a mão de obra que tá cara ou é mesmo as tubages ( e mais as cruvas samco) que são um balurdio?
pk o IC em sí até foi muito acessivel!
Pois... eu tb fiquei assim:![]()
Demorei cerca de 3 meses a decidir se montava o IC ou se o vendia pq a montagem era esse preço... Durante esse tempo corri tudo, à procura de um sítio onde me fizessem mais barato e que a coisa ficasse em condições... Não consegui encontrar. Mas deu para saber preços...
Foram várias as pessoas que me disseram que só as tubagens costumam andar na casa dos 300/400€... Com o tempo fui-me mentalizando, até ke me decidi e avancei para a coisa...
Depois da montagem já tenho visto mais umas coisas, e afinal o preço não foi tão mau como isso, mas digo-te uma coisa, de todas as alterações que fiz, estes foram os €€ ke mais me custaram a dar... E aínda hoje me dá volta à cabeça... Mas pronto. Já está, já está.
Para além disso, eu precisava desta MOD para baixar as temperaturas...
Eu quero o meu carro pujante, mas fiável. Se akilo der o peido ando a pé...Portanto, a coisa tem que ser bem feita, e com cabeça.
Exelente trabalho
notas-te mais potençia
já agora que potençia tens
Nesta foto dá para ver o meu IC de origem, e o novo... No meu caso valeu o investimento.Joao Pires Escreveu:boas... no meu caso acabei por colocar novamente o intercooler de origem do tdi 150cv. toda essa alteração para o ic do 160cv perece interessante agora, mas tb não estava interessado em gastar esse valor.
cumps pra todos

Relativamente às diferenças, para já, fiquei com um ligeiro lag, mas nada de muito grave. Mas estou convencido que desaparecerá depois do "reajuste" da repro.
Notei que ficou mais forte em baixas, e ligeiramente mais lento em altas. O ke não deixa de ser estranho, pq esperava o inverso...RRR Escreveu: Parabens
Exelente trabalho![]()
notas-te mais potençiaou só melhora na dissipação do calor
![]()
já agora que potençia tensCV e NM
Aínda não fiz medições, mas de certeza que a dissipação do calor melhorou muito.
Já tenho algumas alterações feitas depois da última medição... mas deve estar a rondar os 160cv e 400 Nm...
na minha opinião, face á descrição das caracteristicas do IC do 160 cv que o Toledo descreveu, para o IC do 150, e face ao preço em que ficou a mod, eu acho que não compensa...Joao Pires Escreveu:boas... no meu caso acabei por colocar novamente o intercooler de origem do tdi 150cv. toda essa alteração para o ic do 160cv perece interessante agora, mas tb não estava interessado em gastar esse valor.
cumps pra todos
agora como podes ver as fotos do Toledo, o seu IC de origem e substancialmente diferente do IC que ele colocou agora, assim nesse caso, na minha opinião valeu a pena!
Eu acho que ao poucos, num PD 150, mais vale melhorar as tubagens do que o IC em sí...
abraço
Sim... num PD 150 não vale a pena pensar nisso... é um gasto desnecessário. O IC do TDI 160 é maior, tudo bem, mas não compensa em termos de custo. Os ganhos iriam ser irrisórios...Bruno Carmo Escreveu: na minha opinião, face á descrição das caracteristicas do IC do 160 cv que o Toledo descreveu, para o IC do 150, e face ao preço em que ficou a mod, eu acho que não compensa...
agora como podes ver as fotos do Toledo, o seu IC de origem e substancialmente diferente do IC que ele colocou agora, assim nesse caso, na minha opinião valeu a pena!
Eu acho que ao poucos, num PD 150, mais vale melhorar as tubagens do que o IC em sí...
abraço
E nem sei se compensa alterar as tubagens, pq já são quase todas de metal. Só se for um aumento de diâmetro, mas mesmo assim o ar ia acabar por ser estrangulado qd chegasse aos colectores de admissão do ar. Bom... a não ser ke os meus amigos percam a cabeça e dêm uns 400€/500€ por uns colectores de admissão de ar da Allard. Aí sim, já vale a pena começar a considerar a hipótese de trocar as tubagens por umas de diâmetro superior.
No meu caso a conversa é outra... O meu IC de origem é umas 3 ou 4 vezes mais pequeno em relação ao IC novo, e para além disso, os tubos que vão do turbo ao IC, e do IC aos colectores de admissão do ar eram todos em plástico e borracha.
A pressão já era tanta, que à saída do turbo o tubo de borracha rebentou. Foi reforçado, e ao invés de rebentar, saltava fora.
Agora, o próximo passo (daqui a umas 3-4 semanas) é meter tudo em metal desde o turbo aos colectores de admissão.
Tb já tenho o tubo que vai da caixa de ar ao Turbo em metal - tá à minha espera para ser montado.
Vai ser só metal akele carro... eheheh...