Gold
Fuga de óleo
Boas pessoal.

Ontem estive a montar a já famosa barra inferior do CupraR.

Peguei no macaco, levantei um lado do carro, esgueirei-me lá pra baixo e comecei a desmontar a protecção do motor, para poder montar a dita cuja...
Qual não foi o meu espanto qdo saco a protecção e ela estava assim:
Imagem
Imagem

Estive a ver de onde vinha o óleo e vinha das junções destes dois tubos, um do lado esquerdo e outro do lado direito (mas o do esquerdo pareceu-me pior):
Imagem
Imagem

A parte de baixo do motor também estava sujo, mas pareceu-me ser por causa das almofadas da protecção, que estavam um bocado ensopadas:
Imagem

A minha pergunta é se estas fugas são normais?

Hoje também notei que após +- 6000 km o nível do óleo já está abaixo do mínimo :chorar:
A minha dúvida é se será destas pequenas fugas?

Não sei se tem relevância, mas na última revisão mudaram-me a marca do óleo, para Galp...
Como fui a uma oficina da Seat diferente, não reparei que eles trabalhavam com Galp... só depois é que vi :(

Será que este óleo é mais fino, daí aquelas fugas nas junções?
Ou será que isto é normal e eu tou praqui a fazer um granda filme :| lol

Comentários e conselhos sobre o que fazer, please :assobiar:
Bronze
Epá o meu estava igual, quando fiz a muda de oleo, só que eu ao que parece tenho um problema no retentor da caixa, pois o oleo tá a aparecer na junta entre a caixa e o carter, mas esse tubo que referes tb estava sujo...tenho deixado andando porque ainda não tive t€mpo!!...Tenho a embraiagem a patinar que pode ter a ver e vou fazer tudo junto.
Bruno Carmo
Boas amigo.. qunto a essas fotos que mostraste ai das tubagens com oleo nas junções é perfeitamente normal caso nunca tenham sido limpas, o que deverá ser feito com regularidade nas revisões, e ainda mais caso os carros estejam mexidos... é a "merd*" que vem do cvv que vai-se alojando nas tubagens e EGR bem como pequenas gotas vindas do veio do turbo (porque este tb tem de estar lubrificado como é obvio)...

a outra foto sem ter das tubagens realmente é mais preocupante, ainda mais quando dizes que o oleo está abaixo do minimo... tens mesmo um problema, pois o carro não é nada de consumir oleo, e seconsumiré coisa minima! Aconselho-te a ires ver do assunto rápidamente!
Gold
Bem pessoal, já fui trocar o óleo. Este óleo que tinha no carro era Galp. Foi a primeira vez que o carro levou galp... Agora levou o Castrol que tinha cá em casa, que comprei ao Goodspeed.

Fui à norauto e falei lá com o rapaz e ele disse-me que era normal aquelas tubagens estarem sujas :hum:

Bruno, a última foto é a parte de baixo do motor, numa zona em que o resguardo toca e como este estava cheio de óleo, sujou essa parte.

Estou a pensar se não terá sido da mundança de marca de óleo, BP para Galp... não sei... :? por alguma razão o carro consumiu este óleo mais depressa :?
Isto sou eu na esperança que não haja nenhum problema :dah:

Vou andar agora em cima do nível do óleo e ver o que acontece...

Cumps
Bruno Carmo
De qualquer das formas, isso é oleo a mais que está nessa mancha de sujidade, e esse consumo foi muito abusado!
Gold
Bruno Carmo Escreveu:De qualquer das formas, isso é oleo a mais que está nessa mancha de sujidade, e esse consumo foi muito abusado!
Sim, tens razão Bruno... :chorar:
Vou andar em cima do problema agora e esperar mais uns tempos :(

Cumps
Novato
Boas.

Esse oleo nessa zona é completamente normal. Acontece tanto nos Leons, como nos Golf's TDI 150 cv. Porquê? Como sabem, existem sempre passagem de oleo, pequena claro. Dos vários TDI's 150 cv que vi, todos eles "babam" por ai. Penso que tb seja pela gravidade, visto que esse tubo percorre o motor na posição vertical e assim, o oleo que houver escorre até ali.

Tenta limpar e ver se volta a acontecer.

Abraço
Bruno Carmo
mas quando falo da gravidade, não dessas gotas que ficam nas junções, mas sem no oleo ter chegado ao minimo... não é mesmo nada usual nos Pd´s 150! :hum:
Novato
Bruno Carmo Escreveu:mas quando falo da gravidade, não dessas gotas que ficam nas junções, mas sem no oleo ter chegado ao minimo... não é mesmo nada usual nos Pd´s 150! :hum:
Sim, eu falo em "Gravidade Terrestre". Sim não é normal em 6000 km estar no minimo. Poderá estar a passar mais oleo que devia, mas isso só mesmo vendo o turbo.

Abraço
Blacklion
ja disseram tudo 8)
Gold
Bem pessoal, já passaram outros 6000km e até agora, tudo normal, o nível não voltou a descer.

Do meu ponto de vista, das duas uma:
- ou o óleo da Galp é uma bosta e foi consumido num instante, talvez por ter sido a primeira vez que o carro levou óleo de outra marca que não BP;
- ou os gajos na oficina da Seat no Cacém não me meteram o óleo até ao nível, quando fiz a revisão :hum:

Outra coisa que me está a acontecer é quando eu rodo a chave até à posição antes de dar a ignição, as luzes acendem todas, apagam e se eu não ligar logo o carro, se ficar uns segundos à espera, a luz do óleo acende e oiço os 3 respectivos apitos...
Se eu der logo à chave assim que as luzes se apagam, o sinal não acende :?
De referir que o nível do óleo está normal :mad12:

Tenho que ligar o vag-com à procura de erros :(

Cumps
Novato
DLeo Escreveu:Bem pessoal, já passaram outros 6000km e até agora, tudo normal, o nível não voltou a descer.

Do meu ponto de vista, das duas uma:
- ou o óleo da Galp é uma bosta e foi consumido num instante, talvez por ter sido a primeira vez que o carro levou óleo de outra marca que não BP;
- ou os gajos na oficina da Seat no Cacém não me meteram o óleo até ao nível, quando fiz a revisão :hum:

Outra coisa que me está a acontecer é quando eu rodo a chave até à posição antes de dar a ignição, as luzes acendem todas, apagam e se eu não ligar logo o carro, se ficar uns segundos à espera, a luz do óleo acende e oiço os 3 respectivos apitos...
Se eu der logo à chave assim que as luzes se apagam, o sinal não acende :?
De referir que o nível do óleo está normal :mad12:

Tenho que ligar o vag-com à procura de erros :(

Cumps
Boas.

Realmente esta situação é no minimo muito estranha.

Convem veres os erros no vag com porque podes ter um problema no sensor que mede o nivel ou pode estar mesmo desligar :mad:

Se precisares de ajuda, apita

Abraço :D
Responder