Como indica o topico perciso de ajuda para saber se este turbo com a referencia garret gt1749v 028145702r montado num bloco ajm se é vnt 17 ou vnt15? quem souber que me de ai uma ajudinha
Não necessáriamente...audiA4tdi1.9 Escreveu:entao possivelmente terei melhor sucesso se trocar o meu intercooler de origem por um a apanhar mais ar na frente maior estilo rectangulo comprido como o dos mercedes 270cdi ou bmw 330d
Os TDI110/115 (indepentente das marcas/modelos) tem todos um IC de pequenas dimensões montado à frente da roda - alguns modelos do lado direito, e outros no lado esquerdo. Presumo que já sabias esta parte...
Se o teu objectivo é ganhar ganhar ganhar potência sem olhar às consequências, a troca do IC de origem por outro é um mau investimento.
Agora, se pretendes uma preparação como deve ser, onde pretendes manter a fiabilidade à medida que aumentas de potência, aí sim, a montagem de um IC frontal é fundamental.
A montagem de um IC frontal de maiores dimensões, irá baixar as temperaturas de intake, o que se traduzirá em mais potência (teóricamente), visto que o ar frio é mais denso que o quente.
Mas atenção, não esperes milagres com este upgrade... Melhoras substancialmente a fiabilidade do teu motor devido ao decréscimo das temperaturas, mas em termos de ganhos de potência a coisa não é tão linear... Eventualmente ganharás uns pózinhos, mas nada que se note da noite para o dia.
Poderás ter outro "senão" caso metas um IC com mais litragem ke o de origem (que foi o meu caso - ver foto). Neste caso, terás ke mexer na repro e aumentar pressão de turbo, sob a pena de ficares com um lag jeitoso.
IC maior = mais pressão de turbo.

Assim à primeira vista, um IC é uma boa mod para gastar dinheiro e ganhar poucos cavalos, mas se eu te disser ke tenho amigos só com TDI110 e TDI115 ke têm temps de intake na ordem dos 80-90 ºC, e as minhas não passam dos 30 ºC para cima, se calhar, já pensas 2 vezes.... ou não.
Se tiveres nota para investir nisto, o meu conselho é:
- turbo maior (trocar um VNT17vA por um vB não compensa, talvez um VNT20 seja uma boa opção, ou hibridares o teu)
- montagem de IC frontal - para manter a fiabilidade. Presumo ke neste momento já deves ter umas temperaturas de intake muito próximas dos 100 ºC
- "ajustar" a repro ao novo material.
O que eu queria era melhorar a entrada de ar sem ter de reprogramar outra vez!!!ToledoTDI Escreveu:Não necessáriamente...audiA4tdi1.9 Escreveu:entao possivelmente terei melhor sucesso se trocar o meu intercooler de origem por um a apanhar mais ar na frente maior estilo rectangulo comprido como o dos mercedes 270cdi ou bmw 330d
Os TDI110/115 (indepentente das marcas/modelos) tem todos um IC de pequenas dimensões montado à frente da roda - alguns modelos do lado direito, e outros no lado esquerdo. Presumo que já sabias esta parte...
Se o teu objectivo é ganhar ganhar ganhar potência sem olhar às consequências, a troca do IC de origem por outro é um mau investimento.
Agora, se pretendes uma preparação como deve ser, onde pretendes manter a fiabilidade à medida que aumentas de potência, aí sim, a montagem de um IC frontal é fundamental.
A montagem de um IC frontal de maiores dimensões, irá baixar as temperaturas de intake, o que se traduzirá em mais potência (teóricamente), visto que o ar frio é mais denso que o quente.
Mas atenção, não esperes milagres com este upgrade... Melhoras substancialmente a fiabilidade do teu motor devido ao decréscimo das temperaturas, mas em termos de ganhos de potência a coisa não é tão linear... Eventualmente ganharás uns pózinhos, mas nada que se note da noite para o dia.
Poderás ter outro "senão" caso metas um IC com mais litragem ke o de origem (que foi o meu caso - ver foto). Neste caso, terás ke mexer na repro e aumentar pressão de turbo, sob a pena de ficares com um lag jeitoso.
IC maior = mais pressão de turbo.
Assim à primeira vista, um IC é uma boa mod para gastar dinheiro e ganhar poucos cavalos, mas se eu te disser ke tenho amigos só com TDI110 e TDI115 ke têm temps de intake na ordem dos 80-90 ºC, e as minhas não passam dos 30 ºC para cima, se calhar, já pensas 2 vezes.... ou não.![]()
Se tiveres nota para investir nisto, o meu conselho é:
- turbo maior (trocar um VNT17vA por um vB não compensa, talvez um VNT20 seja uma boa opção, ou hibridares o teu)
- montagem de IC frontal - para manter a fiabilidade. Presumo ke neste momento já deves ter umas temperaturas de intake muito próximas dos 100 ºC![]()
- "ajustar" a repro ao novo material.
Nao queria meter um ic monstruoso!!! O meu por acaso é identico ao teu ou mesmo igual so que é do outro lado pk desse lado tem radiador de gasoleo.
A ideia nao é meter mais um incremento de potencia, pk ela ja tem um poder aceitavel, e nao quero comprometer a mecanica muito mais. E a minha ideia de ic frontal, pequeno do estilo comprido mas curto em largura. Mas logo vou ver os valores da temperatura
Com a potência ke tens, eu aconselhava-te a pensar sériamente num IC frontal... mas tu é ke sabes.
A nível de escape, podes eliminar o efeito de backpressure causado pelo catalizador, se o removeres.
Para isso tens 3 opções:
- tubo directo por dentro da "caixa" do cat actual ("descascando-o" por dentro)
- tubo directo, removento completamente o cat actual - desaconselho por causa das autoridades e inspecções periódicas
- instalação de downpipe sem catalizador - desaconselho pelas mesmas razões do ponto anterior.
A 4ª opção é a instalação de um catalizador desportivo, mas isso é caríssimo.
A nível de escape, podes eliminar o efeito de backpressure causado pelo catalizador, se o removeres.
Para isso tens 3 opções:
- tubo directo, removento completamente o cat actual - desaconselho por causa das autoridades e inspecções periódicas
- instalação de downpipe sem catalizador - desaconselho pelas mesmas razões do ponto anterior.
ToledoTDI Escreveu:Com a potência ke tens, eu aconselhava-te a pensar sériamente num IC frontal... mas tu é ke sabes.
Para isso tens 3 opções:
Estive agora a medir no vag-com e a tem o valor da intake a puxar bem na A8(subida ingreme qb) com o AC ligado o maximo que fez foram 52 graus, em andamento normal faz 40 a 42 graus, dado estas condiçoes parece-me que nao merece a pena mexer no ic.
Pois... isso deve ser devido às enormes entradas de ar que os A4/Passat tem em baixo... Com os Golf/Leon/Toledo/A3 já é diferente. Essas entradas são mais pequenas, e não estão em frente ao IC, o ar é obrigado a fazer curvas.audiA4tdi1.9 Escreveu:Estive agora a medir no vag-com e a tem o valor da intake a puxar bem na A8(subida ingreme qb) com o AC ligado o maximo que fez foram 52 graus, em andamento normal faz 40 a 42 graus, dado estas condiçoes parece-me que nao merece a pena mexer no ic.
Assim sendo, com essas temperaturas, penso que não tens grande vantagem em investir na troca de IC. Pelo menos não para já... depende do nível de potência que pretendes atingir.
mas ele tem um PD115 penso por isso deverá ser plug and play como nas ibizas 130 nao?caspinha Escreveu:se o teu turbo é um vnt1749v a montagem de um vnt1749 va ou vb nao será plug and play, pelo contrario é um pouco complicada.
epa pelo menos tubo de retorno de oleo, suporte de turbo e escape devem ser diferentesKryptone Escreveu:mas ele tem um PD115 penso por isso deverá ser plug and play como nas ibizas 130 nao?caspinha Escreveu:se o teu turbo é um vnt1749v a montagem de um vnt1749 va ou vb nao será plug and play, pelo contrario é um pouco complicada.
Realmente eu sou um Burral nestas coisas, o que voces falam para mim e de noite, gostaria muito de poder ajudar, mas.........
So á pouco tempo e que descobri o intercoler do meu PD150, foi o Bruno do carmo que me explicou, como via o tubo por baixo do lado esquerdo e na seat me disseram que aquilo era entrada de ar pra o intercoler pensava que este estava por baixo da bateria... santa ignorancia
E assim , por aqui vou continuando a aprender umas coisas... ao menos isso.
Obrigado a todos..
So á pouco tempo e que descobri o intercoler do meu PD150, foi o Bruno do carmo que me explicou, como via o tubo por baixo do lado esquerdo e na seat me disseram que aquilo era entrada de ar pra o intercoler pensava que este estava por baixo da bateria... santa ignorancia
E assim , por aqui vou continuando a aprender umas coisas... ao menos isso.
Obrigado a todos..
hehehehe
olha aqui:
não é a mesma coisa, mas dá para elucidar! http://www.leonclubpt.com/forum/viewtopic.php?t=65
olha aqui:
não é a mesma coisa, mas dá para elucidar! http://www.leonclubpt.com/forum/viewtopic.php?t=65