Silver
Esquema FAP Leon 1P
Eis o esquema do Filtro de Partículas que o Seat Leon II possui

Imagem

Serve de base para terem uma ideia da sua constituição e/ou queiram eventualmente alterar
Novato
Re: Esquema FAP LEON 1P
Boas,
Utilizando este tópico, tenho uma dúvida relativamente a este sistema...

Para as pessoas que tenham um leon com fap (no meu caso tenho o fr) que sintomas é que se nota no carro quando a fap entra em regeneração?

Ouve um dia que cheguei a casa com o relentin do carro elevado (1000rpm) ficando com a ventoinha do radiador a trabalhar depois de o ter desligado.
Silver
DeeDjay Escreveu:Boas,

Para as pessoas que tenham um leon com fap (no meu caso tenho o fr) que sintomas é que se nota no carro quando a fap entra em regeneração?

Ouve um dia que cheguei a casa com o relentin do carro elevado (1000rpm) ficando com a ventoinha do radiador a trabalhar depois de o ter desligado.
O que mencionas penso que não tenha a ver com o FAP e sim com o sistema normal de arrefecimento do motor
Basicamente quando o FAP entra em regeneração acende uma luz no quadrante e sente-se uma queda de potência enquanto regenera.. a durabilidade do FAP depende da sua utilização (limpeza). E agora eu pergunto, se essa luz não apagar é grave continuar com o carro?
Novato
Re: Esquema FAP Leon 1P
É fácil a remoção da Fap no Leon?

Já removi a fap no meu mini e foi fácil até fiquei admirado com o facto de não ter aparecido nenhuma luz nem sinal de erro, coisa que no Leon deve acontecer.
Gold
Novato
Tambem ando para tirar a Fap ao meu :assobiar:
Bronze
DeeDjay Escreveu:Boas,

Tenho tal e qual este sintoma no carro, 1000rpm certinhas, queda de potencia notória no carro, e depois de o desligar a ventoinha do radiador ficou para aí 5 minutos a trabalhar... e já é a segunda vez no espaço de um mês. Mas a luz da FAP não liga, nenhuma anomalia no CB. Será a regeneração da FAP? A luz não devia obrigatóriamente de acender?

O carro é um FR Julho2010 e está com 10 000km.
Novato
Eu tenho um Leon II FR de 11/2006, as vezes sinto uma mudança de comportamento do carro, como já referiram em cima sinto ulguma falta de potência, a rotação mais alta, o barulho no escape fica muito mais grave "tipo carro reprogramado". Depois de uns 10 min a andar tudo isto passa. Já associei estes sintomas á regeneração da FAP mas a tal luz no painel também nunca me acendeu.. Alguém me pode esclarecer sobre isto? Cumps
Bronze
Palmers o teu Leon é de 2006, não tem FAP quase decerteza. Se assim for nunca te irá acender a luz e os eventuais "problemas" não são relacionados com a FAP.

Também pretendo retirar a minha FAP. Preciso de saber mais sobre essa "operação".
Novato
ark Escreveu:Palmers o teu Leon é de 2006, não tem FAP quase decerteza. Se assim for nunca te irá acender a luz e os eventuais "problemas" não são relacionados com a FAP.

Também pretendo retirar a minha FAP. Preciso de saber mais sobre essa "operação".
Penso que tem ark, pelo menos eu vejo lá aquela panela logo a seguir ao turbo como está representada aqui no inicio do topico.
Novato
gostaria de saber onde poderei remover o fap do fr e se depois poderei voltar a por se for necessario?
Imagem
Silver
oh ark o teu n tem fap.
so se for o ecomotive.
pk os 1.9 sao motores do poder por isso n tem nd dixo :lol:
o acacio elimina a fap a isso. e n fica com klk erro no quadrante

cumps
Novato
LEONEGRO Escreveu:o meu nao tem FAP
foi dos primeiros leon II
Qual o mês do teu?
O meu é de Julho de 2007. Será que tem FAP?
LEON TDI FR
Novato
de certeza que sim pois o meu e de 12 2006 e tinha essa grande coisatem que inventaram que ate partem mas o melhor e sem ele abraco amigo :condutor:
Imagem
Novato
Estive a falar com um amigo meu e e assim, so uma certa motorização é que não tem FAP, julgo que são os 1600, porque o dele não tem e e o 1600 de resto todos tem FAP, isso do ano não interessa....

Abraços
Gold
AnTiGeN Escreveu:Estive a falar com um amigo meu e e assim, so uma certa motorização é que não tem FAP, julgo que são os 1600, porque o dele não tem e e o 1600 de resto todos tem FAP, isso do ano não interessa....

Abraços
O meu é um 1900 (02/2007) e não tem FAP, logo suponho essa teoria não esteja correcta... :hum:
Going further than the best...
Silver
A|exandre Escreveu:
AnTiGeN Escreveu:Estive a falar com um amigo meu e e assim, so uma certa motorização é que não tem FAP, julgo que são os 1600, porque o dele não tem e e o 1600 de resto todos tem FAP, isso do ano não interessa....

Abraços
O meu é um 1900 (02/2007) e não tem FAP, logo suponho essa teoria não esteja correcta... :hum:
É isso mesmo Alexandre, o que o Antigen indicou nao está correcto. Os anos do carro interessa. Todos os carros PD170 têm FAP os 140/105 nao têm mas depende do ano. Salvo o erro os mais recentes (versoes ecomotive, etc) ja tem FAP mesmo os de 105cv
If its under control is because you are not going fast enough....

PROJECTO: http://leonclubpt.com/forum/viewtopic.php?f=32&t=16625 (UPDATE)

FEEDBACK: http://leonclubpt.com/forum/viewtopic.php?f=40&t=16661

LTR 450 K8(Encava Raptor's): http://www.leonclubpt.com/forum/viewtop ... 10&t=23918
Novato
Então vou tirar o FAP. No dia 27 vou à inspecção e depois tiro o FAP e faço REPRO. Onde aconselham que faça o serviço? Para a REPRO tou indeciso entre a JC MOTORSPORT em Odivelas e a MB. Para tirar o FAP acho que será na JC MOTORSPORT porque a oficina da MB é lá para o norte e não dá jeito nenhum porque sou de Mafra.
LEON TDI FR
Diamond
boas malta

no seguimento da conversa
o meu leon é de 2008 1.9 sportup 105cv com caisa DSG

e fui a cara de escapes "escurpiao" e ele disse me que tinha FAP
mas nunca me acendeu nenhuma luz no quadrante do FAP estar a regenerar

aqui deixo uma foto do FAP
Imagem

por isso eu acho que nao é so os ecomotive que trazem FAP malta
O CINZENTO DO NORTE
Imagem

PROJECTO
Bronze
20000Km e nunca vi a luz do filtro de particulas ligado. Mas já fez umas 7 regenerações, pelo menos as que eu reparei que ele tava a fazer.

Os vossos a luz tem acendido?

Atenção que a luz não acende ao regenerar. A luz só acende após sucessivas tentativas de regeneração falhadas e ter chegado a 75% de obstrução do filtro.

Ora aqui fica uma foto da malandra que encontrei pela net:
Imagem

Imagem

Uma boa opção da miltek:

Imagem
Bronze
Imagem

Teste 1 com DPF
Teste 2 sem DPF
Diamond
tenho 60000km feitos

e a luz do FAP nunca a vi acesa
O CINZENTO DO NORTE
Imagem

PROJECTO
Novato
O meu tem 72000 e nunca acendeu a luz do FAP
LEON TDI FR
Novato
Todos os ecomotive e FR´s 170Cv independentemente do ano têm FAP. Eu tirei da minha altea na Vilauto e ficou bom e nunca mais chateou a n ser umas regenerações de vez em quando. Recomendo!
Altea FR - Stock power
FAP - off!
Novato
se nunca viram a luz da FAP acesa é bom sinal! é sinal q nunca entupiu mt!!

se algum dia pararem o carro e este estiver a 1000RPM's é pq a fap esta a tentar regenerar!

têm duas opções... ou vao dar uma volta de 10/15km a 2500/3000rpm's ou então ficam durante uns 5min com o carro parado a acelerar.

no segundo caso, é facil saber qd a regeneração acaba pq o motor muda logo de barulho!

o meu tem 22000km e tb nunca me acendeu a luz da fap.
Responder