Ora bem,
Já por várias vezes apareceram pelo forum tópicos dispersos com diversos problemas relacionados com a direcção dos Leon's, desde estalos a caixas de direcção novas.
Proponho que se reuna num só tópico os problemas relacionados com a direcção dos Leon's que eventualmente tenham tido, de modo a ser máis fácil reunir informação.
Eu começo com o que me aconteceu:
Em situações em que era necessário virar a direcção toda para um dos lados, e em que era necessário subir quqlquer pequena irregularidade, tipo um passeio aí com uns 3 a 4 cm de altura, notava que, por muito devagar que o fizesse, recebia um golpe no volante, derivado a algum género de folga. Mais tarde esta situação começou a acontecer com a direcção menos virada, ou seja, a folga deveria ter aumentado. Bastava passar, por exemplo, numa passagem de nível em que o cruzamento das rodas com as barras de madeira (iregulares por acaso na altura entre elas) não fosse perpendicular, que recebia sempre um golpe, embora pequeno, no volante. O mesmo começou a acontecer em empedrado (quem anda por Coimbra sabe do que falo na zona da Praça da República).
Depois de algumas conversas com o mecânico da Seat, foi decidido trocar a coluna de direcção e os apoios da barra estabilizadora.
Os golpes no volante em empedrado e em mau piso desapareceram, mas em situações que é necessário ter a direcção toda voltada para a direita, seja a subir um pequeno (tem cerca de 4cm) passeio, seja a descer esse mesmo passeio de marcha atrás, por vezes esse ressalto ainda se faz sentir no volante. Agora na revisão dos 45.000km vou voltar a falar com o mecênico, pois algo ainda não está bem.
De realçar que este mesmo problema aconteceu no meu anterior carro, um A3 tdi de 1996, em que a folga se verificou na peça da coluna da direcção que permite o ajuste em profundidade da coluna de direcção. Na altura foi-me dito pelo mecânico que fazia assistência ao carro que aquel problema não era novo, pois já tinha aconteceido com mais A3, Golf's e outros que utilizavam o mesmo esquema da coluna da direcção. No entanto, e por informação dele, o problema tinha sido corrigido, e se verificava nos carros mais recentes.
Verdade seja dita, o carro tinha sido importado e já contava com mais de 150.000 quando a coluna foi trocada.
Espero que este tenha sido um caso pontual, e que tenham de facto melhorado o esquema de ajuste da coluna de direcção. É que a coluna de direcção nova na Seat custa cerca de 400€ + Iva....
Coloquem aí os vossos relatos, para ver se conseguimos ir detectando possíveis situações a corrigir ao abrigo da garantia.
se eu tivesse k trocar a caixa das direcção punha a do cupra 4
é muito mais directa
Nunca tive problemas com a minha, apesar de achar k esses golpes k referes sejam normais...
e impossivel k nao se passem os momentos de força k as rodas sofrem para o volante afinal estamos a falar de uma direcção mecanica assistida e nao uma direcção hidraulica
é muito mais directa
Nunca tive problemas com a minha, apesar de achar k esses golpes k referes sejam normais...
e impossivel k nao se passem os momentos de força k as rodas sofrem para o volante afinal estamos a falar de uma direcção mecanica assistida e nao uma direcção hidraulica
Boas,
a minha coluna e caixa de direcção foram trocadas, como já tinha referido no meu tópico.
em estradas de paralelos ou de asfalto mas com irregularidades, ou seja, bastante acidentado ou então em buracos, que fazem parte das nossas estradas, eu sintia folga na direcção. parecia que perdía momentaneamente a liagação às rodas! parecia que o volante ficava solto e também sentía esses pequenos golpes de que falas!
depois de levar a coluna e caixa ficou a 100%, mas tem vindo a piorar. não muito, apenas um pouco! e não pensem que já fez muitos kms! ainda não chegou aos 4000km. levou a coluna aos 2000km, mais coisa menos coisa! mas também tenho outro problema, que tiveste oportunidade de ficar a conhecer qd viste o meu tópico. por isso não sei se estará a afectar a direcção!
a minha coluna e caixa de direcção foram trocadas, como já tinha referido no meu tópico.
em estradas de paralelos ou de asfalto mas com irregularidades, ou seja, bastante acidentado ou então em buracos, que fazem parte das nossas estradas, eu sintia folga na direcção. parecia que perdía momentaneamente a liagação às rodas! parecia que o volante ficava solto e também sentía esses pequenos golpes de que falas!
depois de levar a coluna e caixa ficou a 100%, mas tem vindo a piorar. não muito, apenas um pouco! e não pensem que já fez muitos kms! ainda não chegou aos 4000km. levou a coluna aos 2000km, mais coisa menos coisa! mas também tenho outro problema, que tiveste oportunidade de ficar a conhecer qd viste o meu tópico. por isso não sei se estará a afectar a direcção!
Mas espera lá...é mais directa só em relação aos Leon's de 110cv ou tb em relação aos Top Sport e Fr? É que se na Seat seguirem por esse caminho, e quiserem trocar a caixa da direcção, eu vou ver se consigo essa trocaBlacklion Escreveu:se eu tivesse k trocar a caixa das direcção punha a do cupra 4
é muito mais directa![]()
Leon FR TDI
Realmente esse problema que mencionas não faço ideia, talvez algum dos sinoblocos que veio com defeito, mas isso os mecânicos viam com facilidade...penso eucapbarbaruiva Escreveu:Boas,
De qualquer forma, se o teu carro tem tão poucos km, aperta com eles e bem, pois isso não se admite
Leon FR TDI
Cinoblocos novos fazem muita diferença caso se os outros já tivessem nas couves! Eu agora comprei os cinoblocos dos triangulos, os tirantes das barras estabilizadoras, os cinoblocos traseiros e tb vou por a barra inferior.. espero mais rigidez no setup para as molas apex de 30mm que tb já veem a caminho!