Oi pessoal, estou insatisfeito pq. troquei o meu Ibiza TD 75cv com 256000 km's por um Leon Tdi 110cv de 2002 com 78000km e este tem menos poder de arranque, é menos nervoso e demora mais a desenvolver (parece que as mudanças são mais longas) no Ibiza tinha que lhe meter umas em cima das outras e quando o picava a sério e o turbo abria até levantava a frente. Este... espera ai que já vou...
Não é que o Leon não ande, mas é mais lento a desenvolver, sinto falta do "colar as costas ao banco" que tinha antes. Algém teve/tem a mesma experiência será que há algum problema com o Leon ou são mesmo assim?
é normal que sintas essa diferença pois o peso do Leon e maior que o do ibiza lógicamente, o que se ressente nas performances! mas tb é um 75 para 110
na....
Depois tens outro Problema comun.. Será que já Verificaste o estado da Maf? Se não tiveres o vag-com para fazer uns log´s, podes sempre limpa-la com o produto de limpeza de sistemas electricos, talvez ela esteja um pouco suja tb!
os ibizas são autenticas bombas devido á sua relação peso/potencia.. em baixas é demais!
Depois tens outro Problema comun.. Será que já Verificaste o estado da Maf? Se não tiveres o vag-com para fazer uns log´s, podes sempre limpa-la com o produto de limpeza de sistemas electricos, talvez ela esteja um pouco suja tb!
os ibizas são autenticas bombas devido á sua relação peso/potencia.. em baixas é demais!
Última edição por Bruno Carmo em 15 fev 2006, 19:00, editado 1 vez no total.
Relação peso/binário. Tens mais binário sim, mas a puxar mais kilos, logo não tens grande sensação de performance
em comparação ao Ibiza de 75.
Apesar do TDI 110 ser um excelente motor, como pude comprovar no meu Ibiza. Apesar de ter um LCR já mexido
o Ibiza bate-o em tempo de resposta e binário imediatamente disponível em baixas.
O LCR deixa-me colado ao banco mais tempo, mas tb demora mais tempo a fazê-lo
em comparação ao Ibiza de 75.
Apesar do TDI 110 ser um excelente motor, como pude comprovar no meu Ibiza. Apesar de ter um LCR já mexido
o Ibiza bate-o em tempo de resposta e binário imediatamente disponível em baixas.
O LCR deixa-me colado ao banco mais tempo, mas tb demora mais tempo a fazê-lo

Solução Boa e Barata para lhe colar as costas ao banco.

Eu concordo com o Bruno.
Primeiro tenta exprimentar um TDI 110 de alguém que conheças, de forma a comparar e para ver se continuas com esse sentimento de insatisfação.
Se notares diferença, então o melhor é sujeitares o carro a um check-up geral, tendo em especial atenção a MAF e outros componentes mais críticos.
Cumps
Primeiro tenta exprimentar um TDI 110 de alguém que conheças, de forma a comparar e para ver se continuas com esse sentimento de insatisfação.
Se notares diferença, então o melhor é sujeitares o carro a um check-up geral, tendo em especial atenção a MAF e outros componentes mais críticos.
Cumps
Essa da cola para colar as costas foi boa ideia, lol
Agradeço as vossas opiniões, então é assim: o carro está totalmente de stock, veio da alemanha e tem (agora) 79500km´s. Sei que as revisões foram todas feitas na marca pois tenho o livro de revisoes carimbadinho, assim como as folhas com a descrição total do que é feito e visto em cada revisão (só é pena não perceber patavina de Alemão).
Em conclusão dá para confiar no carro e embora não o tenha há muito tempo (3 semanas) dá para ver que está tudo fixe. Só a questão de notar uma diferença bastante grande no arranque e recuperações do Ibiza para o Leon é que me deixou a pensar.
Quanto ao cabo OBD para fazer os teste já encomendei aqui ao cigano do sitio (Idelgado) para ver como está a burrinha
E quanto à MAF conhecem algum sitio onde explique como limpar aquilo? Tenho um certo receio de escanxar aquilo tudo, é que já li em algum sítio que aquilo é caro.
Agradeço as vossas opiniões, então é assim: o carro está totalmente de stock, veio da alemanha e tem (agora) 79500km´s. Sei que as revisões foram todas feitas na marca pois tenho o livro de revisoes carimbadinho, assim como as folhas com a descrição total do que é feito e visto em cada revisão (só é pena não perceber patavina de Alemão).
Em conclusão dá para confiar no carro e embora não o tenha há muito tempo (3 semanas) dá para ver que está tudo fixe. Só a questão de notar uma diferença bastante grande no arranque e recuperações do Ibiza para o Leon é que me deixou a pensar.
Quanto ao cabo OBD para fazer os teste já encomendei aqui ao cigano do sitio (Idelgado) para ver como está a burrinha
E quanto à MAF conhecem algum sitio onde explique como limpar aquilo? Tenho um certo receio de escanxar aquilo tudo, é que já li em algum sítio que aquilo é caro.
a maf limpa-se com os spray de limpeza de circuitos electricos.. vende-se no Aki e em locais assim... não é dificil de efectuar a operação!
a maf está a seguir á caixa do filtro de ar.. para retirar há dois parafusos do tipo manhosos de centro metálico com 5 saliencias.. existe da Wurth, mas é complicado encontrar!
eu troquei os meus por uns de 6 bicos, que é mais facil (e tenho essa) de encontrar a chave!
a maf está a seguir á caixa do filtro de ar.. para retirar há dois parafusos do tipo manhosos de centro metálico com 5 saliencias.. existe da Wurth, mas é complicado encontrar!
eu troquei os meus por uns de 6 bicos, que é mais facil (e tenho essa) de encontrar a chave!
Última edição por Bruno Carmo em 15 fev 2006, 18:51, editado 1 vez no total.
1º segue o conselho do bruno e cheka bem o carro todo.
2º mete uma boa repro
(quando olhares ao retrovisor e veres uma nuvem negra a sair da traseira, é sinal k ñ consegues descolar as costas do banco. lol é melhor k a cola. lol)

tb axo k o ibiza tdi75 n tem comparaçao a um leon 110...
o leon tem de puxar mt melhor
abraço
o leon tem de puxar mt melhor
abraço
Atenção pessoal que o Ibiza não era Tdi mas sim TD com 75Cv e além disso tinha/tem (troquei pelo Leon à cerca de 3 semanas) 256000 Km's. O que voz digo é que aquele bicho era meter mudanças umas atraz de outras pq as esgotava num estantinho. Encostava o ponteiro nos duzentos (200 km/h) num abrir e fechar de olhos.... Já não fazem máquinas daquelas agora os cavalos são electrónicos
(devia estar mal habituado).
Quanto ao Leon estou só à espera do cabo para fazer uns testes e ver como está tudo e arranjar um bocadito de tempo para limpar a MAF
(Pode ser que melhore)
Quanto ao Leon estou só à espera do cabo para fazer uns testes e ver como está tudo e arranjar um bocadito de tempo para limpar a MAF
(Pode ser que melhore)
encostava nos 200km/h? dubido? se calhar tinhas era um maior erro de velocimetro que no leon...
abraço
abraço
Naaaa de origem aposto k nao davas duzentos (Só mesmo a descer um pedaço) Pois tenho um amigo k tem uma e sei o k estou a dizer...
Com a guela aberta eras capaz de ter mais power mas pra um 110cv mais pesado nao tens bases...
Com a guela aberta eras capaz de ter mais power mas pra um 110cv mais pesado nao tens bases...
Naaaa de origem aposto k nao davas duzentos (Só mesmo a descer um pedaço) Pois tenho um amigo k tem uma e sei o k estou a dizer...
Na qualidade de dono de um TDI110 (ligeiramente mais pesado ke o Leon
), digo-te já que isso não é nada normal.
Sabes como diz a outra? "Não negue à partida uma ciência que desconhece"
Posso-te garantir que o TD75 não passa pelo TDI110 mesmo sendo este último mais pesado. São mais de 35cv de diferença. Sim, pq os 110cv declarados são assim a puxar para os 120 e uns trocos.
Tens aí um problema na MAF, de certeza.
Ah, não sei se sabes, mas a caixa dos TDI110 é muito curta, e infelizmente esgota-se depressa.
Só para terminar: ao contrário do que disseste aí em cima, fizeram-se mais "máquinas daquelas" sim senhor - ex.: O meu TDI110 tem 201.000 kms, não bebe óleo, tem 180cv (por enquanto
), e encosta nos 240 em recta. E mais não digo. 
TDI 110 Powa!
Sabes como diz a outra? "Não negue à partida uma ciência que desconhece"
Posso-te garantir que o TD75 não passa pelo TDI110 mesmo sendo este último mais pesado. São mais de 35cv de diferença. Sim, pq os 110cv declarados são assim a puxar para os 120 e uns trocos.
Tens aí um problema na MAF, de certeza.
Ah, não sei se sabes, mas a caixa dos TDI110 é muito curta, e infelizmente esgota-se depressa.
Só para terminar: ao contrário do que disseste aí em cima, fizeram-se mais "máquinas daquelas" sim senhor - ex.: O meu TDI110 tem 201.000 kms, não bebe óleo, tem 180cv (por enquanto
TDI 110 Powa!
Pois bem... não digo que não tenham razão acerca do TDI 110 e provavelmente o meu tem algum problema na MAF (eu quando tirar isso a limpo informo) mas acreditem que quanto ao Ibiza 75 cv que eu tinha é verdade o que digo. Não tenho necessidade de estar a inventar em relação ao Ibiza, é claro que tinha umas afinações na bomba injectora, filtro de ar da K&N (de caixa) tubo de entrada de ar + largo (para permitir + entrada de ar).
Já agora nos Tdi's 110cv quando se vai por exemplo em 4ª ou 5ª a baixa rotação e se carrega a fundo no acelerador, por exemplo para fazer uma ultrapassagem vocês notam que o pedal está a fundo e o carro não está a desenvolver? Ou seja terem o pedal no fundo ou a meio o carro tem o mesmo desenvolvimento (parece que + vale carregar no pedal progresiva e lentamente do que carregar logo a fundo). É que no Ibiza se lhe carrega-se a fundo ele desenvolvia logo instantaneamente.
Já agora nos Tdi's 110cv quando se vai por exemplo em 4ª ou 5ª a baixa rotação e se carrega a fundo no acelerador, por exemplo para fazer uma ultrapassagem vocês notam que o pedal está a fundo e o carro não está a desenvolver? Ou seja terem o pedal no fundo ou a meio o carro tem o mesmo desenvolvimento (parece que + vale carregar no pedal progresiva e lentamente do que carregar logo a fundo). É que no Ibiza se lhe carrega-se a fundo ele desenvolvia logo instantaneamente.
Depois desta última explicação dada pelo Carlos, eu quase que aposto na válvula que controla a pressão do turbo, penso que a N75...
Isto passou-se comigo, num tdi 90cv....vinha eu na AE 1, no meu ritmo normal, quando cheguei à subida da Serra de Aire (quem conhece sabe a inclinação que aquilo tem e é ali que gosto de apertar com os motores, a ver se está tudo bem
)..ora nesse dia, e apesar de virem 4 pessoas no carro, onde por norma conseguia passar dos 140km/h a subir, e manter a velocidade no cimo da subida, nesse dia, não consegui passar dos 100km/h... e por muito que apertasse com o pedal, ele não passou daquilo...assim que apanhei terreno mais plano apertei com o bixo e ele desenvolvia a passo de caracol....parei numa área de serviço, desliguei, voltei a ligar e segui...tava tudo normal...até que comecei a apertar com o bixo de novo....e ele sentou-se...notei mesmo o carro a perder genica...passados uns dias vi o resultado: válvula nas couves....levou uma nova e ficou impec.
E a análise com o Vag-com por vezes não detecta este erro...pelo menos no meu não detectou....
Isto passou-se comigo, num tdi 90cv....vinha eu na AE 1, no meu ritmo normal, quando cheguei à subida da Serra de Aire (quem conhece sabe a inclinação que aquilo tem e é ali que gosto de apertar com os motores, a ver se está tudo bem
E a análise com o Vag-com por vezes não detecta este erro...pelo menos no meu não detectou....
Leon FR TDI