luismachado_89
Colunas 16cm ou 16.5cm ?? Duvida
Boas amigos, gostaria de saber o tamanho das colunas do meu carro.. será que diferencia o tamanho em relaçao á versao do carro??

por exemplo o FR ou Cupra levar colunas de 16 cm.. ou 16.5cm.. (nao sei se é... é so um exemplo..) e as outras versoes tipo 1.4 e 1.6 a gasolinas as colunas serao mais pequenas??? esta é a minha primeira duvida..

há cerca de uma semana fui ao media markt aqui em sintra e disse que queria umas colunas para um leon I 1.4 do ano 2000 o responsavel disse-me logo que eram as colunas de 16.5cm...
perguntei.lhe se precisava de comprar adaptadores ele disse que se fosse de 2005 para a frente precisava mas como era do ano 2000 nao precisava..

muito bem.. fui entao procurar umas colunas de 16.5cm nao encontrei nada de especial.. pois porque tem que ser de vias separadas..

eu bem via muitas colunas com a medida 16.5cm... e de 16cm..

hoje fui falar com uma pessoa que tem uma loja de material e disse.lhe que queria umas colunas de 16.5cm
ao qual ele me respondeu epah olha arranjo.te aki umas e bla bla bla.. fui ver eram de 16cm eu disse logo epah.. olha mas eu precisava mesmo era que fosse de 16.5cm...

ele virou.se para mim e disse.me que as colunas sao toooodas de 16.5cm so que ha umas que so dizem na caixa 16cm :choque: :tonto: :mad01: :mad02: ...
estao a ver bem como eu fikei certo??? :mad01:

agora pergunto eu tenho um leon do ano 2000 a gasolina.. o que preciso para trocar as colunas??? adaptadores??? colunas 16cm?? 16.5cm?? as colunas sao todas de 16.5cm??? ou estou a ser enganado á grande???

por favor ajudem-me malta e desde ja peço desculpa pelo testamento :woow:

Abraçada
Novato
Re: Colunas 16cm ou 16.5cm ?? Duvida
Tb kero mudar as minhas.. mas noutro dia estive a desmontar a forra da porta... pr ver o tamanho, e tal.... e não é k não são colunas normais!!! Têm uma cena de plástico (k faz parte da coluna) e é esse plástico que é `preso à porta com rebites... nada de colunas habituais!!!! já mudei umas do meu anterior carro(rover200) e eram colunas normais... estas, nao encontro iguais... Fui à Seat e acho k custam mais de 50 aérios cada uma..... fónix..... fikei logo desmoralizado... e inda por cima ando la´c uma a fazer ruído... vou ter de ver se dá pr alterar (estragando esse plástico) pr colocar umas melhorzitas.... ou então sou eu k tb não percebo nada disto.. :dah: :hum:

Qto ao tamanho,.... nem medi,... nao faço ideia,.... mas se há de 16cm e de 16,5cm... de ser pk são diferentes.... ou então esse 0,5cm de diferença será que dá pr ser ajustado nos pontos de apoio de modo a ficarem bem aplicadas?
Boa sorte :D e boas :condutor:
Feedback: http://leonclubpt.com/forum/viewtopic.php?f=40&t=16923

Leon TDI Sport 110cv Preto Jan-2000 >Box: on off 130cv, Choques FR, 17" , Lip do Cupra xokes, HID 6000K
luismachado_89
Re: Colunas 16cm ou 16.5cm ?? Duvida
Boas amigo... de que ano é o teu carro? axo k se for de 2005 pra frente as colunas precisas de uns adaptadores.. pelo que me explicaram na loja... mas ja estive a falar com uma pessoa entendida nisto.. ja que aqui no forum ninguem mo soube explicar :cool:

1º- As colunas de 16cm... ou 16.5cm... ou 17cm... são todas iguais... porque a media é a polegada que sao 6.5" e cada marca faz a sua aproximaçao para a medida em centimetros.. porque se fizeres as contas dá 16.51cm.

2º- As colunas ditas.. "Boas"... trazem 4 furos porque depois tens que comprar um adaptador.. uma peça em madeira, que é preferivel, para evitar a trepidação da coluna (agora nao sei o nome mas depois se me lembrar apito...) apertas a coluna a essa dita peça em madeira e depois apertas essa peça á porta.. ao encaixe da coluna que tinhas de origem.

3º- Se as colunas ditas.. "Não tao boas"... ja trazem mais que 4 furos.. podem trazer 6...8... depende da coluna e só aí é que podes ver se algum tipo de furaçao da coluna serve para o teu carro...

espero ter ajudado..

e mais uma vez um muuuuuito obrigado pelo esclarecimento desta duvida... LeonClubPT For life :nop: :cool:

Abraços
Responder