Na verdade não tenho nada para dizer ... Queria mesmo era ser o primeiro a colocar um tópico ...
Boas ...
Na verdade não tenho nada para dizer ... Queria mesmo era ser o primeiro a colocar um tópico ...

O cupra R anda munnnta bem.....mas um 20VT preparado nao fica atras......imaginem um pequeno selector que se liga na ficha interior do carro, com 4 estados pre-programados, Estado 1 -mais binario. Estado 2- Velocidade de Ponta. Estado 3 - um bocadinho de cada, Estado 4- o carro de serie.....para quando for a inspeccao
Agora imaginem um cupra R preparado
....ficava um alto estrondo
Agora imaginem um cupra R preparado
Nao esquecer que o motor do LCR e igual ao do 20VT...a diferenca esta na pressao do turbo...e no intercooler...isto falando das diferencas maiores, nao esquecendo que em termos de performances....temos de fabrica uma diferenca de 0,8s dos 0-100, uma diferenca de 1,4s nos 1000m e uma diferenca de 8km/h em velocidade de ponta....a GRANDE diferenca entre estes dois modelos esta nas reprises ai sim...o que obriga a um maior manuseamento da caixa por parte do 180cv....
A diferenças são maiores do que é escrito pela fabrica. Anda num e depois no outro e logo vez a diferença..
Em termos mecanicos tanto o turbo como os injectores e a pressão a que é distribuida a gasolina são diferentes!
Depois temos o que para mim é o que mais ajuda haver diferenças os ditos intercoolers. Por muito fraco q seja o chip o 180 vai sempre ter temperaturas altas no intake (no verão chega a passar os 90ºC) portanto a centralina vai mandar cortar a mama pro motor..
Muito dificilmente consegues passar de 215-220cv no 20vt sem outras alterações.
Em termos mecanicos tanto o turbo como os injectores e a pressão a que é distribuida a gasolina são diferentes!
Depois temos o que para mim é o que mais ajuda haver diferenças os ditos intercoolers. Por muito fraco q seja o chip o 180 vai sempre ter temperaturas altas no intake (no verão chega a passar os 90ºC) portanto a centralina vai mandar cortar a mama pro motor..
Muito dificilmente consegues passar de 215-220cv no 20vt sem outras alterações.
" Toda a gente que os tem .... " Acho que não deve haver mais de 10 Cupras em Portugal ...
E os que dizem isso, não percebem nada do assunto
Sim, eu já pensei várias vezes em experimentar a demo mas há algumas questões :
1º - Num site Inglês de Leon's, 100% dos tipos que experimentaram ... Reprogramaram !!!!
2º Tenho receio de alterar a fiabilidade do carro ! Eu faço muitos km e prefiro andar "à vontade" com 225 cv do que receoso com 260 !
Que dirias tu da experiencia que já tens ?
Sim, eu já pensei várias vezes em experimentar a demo mas há algumas questões :
1º - Num site Inglês de Leon's, 100% dos tipos que experimentaram ... Reprogramaram !!!!
2º Tenho receio de alterar a fiabilidade do carro ! Eu faço muitos km e prefiro andar "à vontade" com 225 cv do que receoso com 260 !
Que dirias tu da experiencia que já tens ?
Fazes muitos km, mas provavelmente não tantos quanto eu..
Depende bastante de como o carro é tratado. É obvio que as temperaturas do oleo, ar, e internas do proprio motor vão subir. Existe sempre um comprimisso. Uma boa repro tambem é um comprimisso entre bom aproveitamento e fiabilidade.
Facilmente se pode meter o carro com uns mapas agressivos a debitar cv com força mas como o turbo no limite, o duty cycle dos injectores tambem, etc. Tinhas muitos cvs mas durante pouco tempo.
Exemplo:
Mesmo mantendo os limitadores de segurança igual ao que vem de fabrica, podemos por o turbo a dibitar 1.4bar de pressão e o avanço da injecção a 25º!! Com gasolina de 100 octanas vai andar pra crlho!!! Só que a centralina vai estar a funcionar muito com o knock sensor para cortar quando preciso...se por acaso o knock sensor estraga-se ...xau motor.
Por isso é que as empresas grandes gastam milhares de euros em desenvolvimento e testes....não vão vender productos que partem turbos e motores. Depois á sempre maneira de ir buscar alguma fiabilidade com a instalação dum escape (para reduzir o EGT), radiador de oleo, etc...
De qq forma não acho nada pois o carro é teu e tu é que sabes.
Depende bastante de como o carro é tratado. É obvio que as temperaturas do oleo, ar, e internas do proprio motor vão subir. Existe sempre um comprimisso. Uma boa repro tambem é um comprimisso entre bom aproveitamento e fiabilidade.
Facilmente se pode meter o carro com uns mapas agressivos a debitar cv com força mas como o turbo no limite, o duty cycle dos injectores tambem, etc. Tinhas muitos cvs mas durante pouco tempo.
Exemplo:
Mesmo mantendo os limitadores de segurança igual ao que vem de fabrica, podemos por o turbo a dibitar 1.4bar de pressão e o avanço da injecção a 25º!! Com gasolina de 100 octanas vai andar pra crlho!!! Só que a centralina vai estar a funcionar muito com o knock sensor para cortar quando preciso...se por acaso o knock sensor estraga-se ...xau motor.
Por isso é que as empresas grandes gastam milhares de euros em desenvolvimento e testes....não vão vender productos que partem turbos e motores. Depois á sempre maneira de ir buscar alguma fiabilidade com a instalação dum escape (para reduzir o EGT), radiador de oleo, etc...
De qq forma não acho nada pois o carro é teu e tu é que sabes.
Continuo na minha....por acaso nunca tive um encontro com um cupra R (pois sao raros de encontrar) ja o 20VT em 04/2003 so tinham sido vendidos 7 por isso.....mas continuando...nao posso precisar quantos cv tenho neste momento no carro...como disse alem das velas tem admissao directa..e uma ligeira afinacao (maiiiiiis zagolina nas goelas), e um subaru (modelo 2003) a arrancar da portagem de ermesinde-valongo (para quem conhece) nao o passo mas tambem nao foge.....é o exemplo mais aproximado que tenho....
......
O que interessa....é que todos nós temos umas bombas e o resto é conversa.....QUEM TEM LEON, DÁ RATADAS SEM "PERDON"
Um abraco para os leonidios.
O que interessa....é que todos nós temos umas bombas e o resto é conversa.....QUEM TEM LEON, DÁ RATADAS SEM "PERDON"
Um abraco para os leonidios.