acho q isso só acontece se o carro tiver a regenerar e o desligarem! se cancelarem a regeneração ñ pode acontecer isso!
Pois amigo concordo ctgjoaoreis00 Escreveu:acho q isso só acontece se o carro tiver a regenerar e o desligarem! se cancelarem a regeneração ñ pode acontecer isso!
Não estou a alarmar ninguem apenas digo para terem cuidado
Abraço
NunoManíaco
Projeto--» SEAT LEON 1.6TDI CR SPORT CINZENTO "Luna"
Projeto--» Citroën ZX BY nunozx
Feedback
LEONMANÍACOS

Feedback
LEONMANÍACOS

Eu quanto à questão do diesel que fica no cilindro e não é queimado quando se interrompe a regeneração, descer até ao óleo pelos segmentos, só me deixa céptico por uma questão, por ser quantidades insignificantes!
A injecção de diesel ao relantin quando o carro está a regenerar é de 0,9 litros/hora, em segundos dá 0,00025 litros por segundo.
Mesmo que fiquem 5 segundos (que não ficam) de injecção por queimar nos cilindros, dá 0,00125 litros. 1/800 de um litro, ou se preferirem 1,25ml.
Andei à procura de algo que servisse de referência para esta medida: 1/4 de colher de chá.
Tendo em conta que temos cerca de 4 litros de óleo no sistema, para ter 1% de diesel no óleo temos de cancelar a regeneração 32 vezes.
O meu carro anda a regenerar de 500 em 500kms e eu mudo o oleo de 15mil em 15mil km. 30*500=15mil km,ou seja, se interromper todas as regenerações entre as mudas de óleo fico com 38ml de diesel no óleo, coisa que nunca acontecerá.
Por isso fica a questão no ar, esse nível do óleo terá subido mesmo por esse motivo que dizes? Tenho sérias duvidas que a culpa seja, pelo menos toda, de desligar o carro com a regeneração a ocorrer.
A injecção de diesel ao relantin quando o carro está a regenerar é de 0,9 litros/hora, em segundos dá 0,00025 litros por segundo.
Mesmo que fiquem 5 segundos (que não ficam) de injecção por queimar nos cilindros, dá 0,00125 litros. 1/800 de um litro, ou se preferirem 1,25ml.
Andei à procura de algo que servisse de referência para esta medida: 1/4 de colher de chá.
Tendo em conta que temos cerca de 4 litros de óleo no sistema, para ter 1% de diesel no óleo temos de cancelar a regeneração 32 vezes.
O meu carro anda a regenerar de 500 em 500kms e eu mudo o oleo de 15mil em 15mil km. 30*500=15mil km,ou seja, se interromper todas as regenerações entre as mudas de óleo fico com 38ml de diesel no óleo, coisa que nunca acontecerá.
Por isso fica a questão no ar, esse nível do óleo terá subido mesmo por esse motivo que dizes? Tenho sérias duvidas que a culpa seja, pelo menos toda, de desligar o carro com a regeneração a ocorrer.
olhem malta isso do nível do óleo subir por causa do combustível, penso que seja errado, porque a única forma de desligar o carro é o corte de combustível, por isso quando o desligas, fica cortado o gasóleo e não pode haver restos no cilindro. caso isso acontecesse, para te subir o nível de óleo, tinha de te encharcar os pistons, o que depois notarias que ele custava a pegar, pois estava encharcado...
Posso dizer que isso não está a acontecer no meu, pois o nível até está a baixar... por isso a subida do nível de óleo não se deve a isso na minha opinião...
mesmo que já me falaram que quando está a fazer regeneração, o carro consome um pouco de óleo para ajudar a queimar o lixo acumulado na FAP...
Posso dizer que isso não está a acontecer no meu, pois o nível até está a baixar... por isso a subida do nível de óleo não se deve a isso na minha opinião...
mesmo que já me falaram que quando está a fazer regeneração, o carro consome um pouco de óleo para ajudar a queimar o lixo acumulado na FAP...
Boas amigo!!Number12 Escreveu:Eu quanto à questão do diesel que fica no cilindro e não é queimado quando se interrompe a regeneração, descer até ao óleo pelos segmentos, só me deixa céptico por uma questão, por ser quantidades insignificantes!
Percebo todas as contas que fizeste e fazem sentido
Já tinha visto na net um caso de um fiat 500 que aos 25.000km já fez a revisão 3 vezes devido ao aumento do nível e a alteração das propriedades do oleo devido passar gasoleo!!!
Nos Seat que fazem 30.000km entre revisoes tem um sensor que mede a qualidade do oleo por isso que supostamente são de 30.000 em 30.000km mas se o sistema mandar mudar antes dos 30.000 tem de ser mudado
Quando foi á seat foi confirmado pelo Eng que no caso Seat ñ tem conhecimento mas que é uma possibilidade
O que a fiat diz é que o problema acontece devido a o percurso ser maioritariamente em cidade sendo que as regenerações mts vezes ñ são terminadas
http://www.pcdiga.net/showthread.php?t=36577
http://www.maismotores.net/2010/07/cuid ... utomoveis/
No caso do meu ñ vejo outra explicação logica para o nível ter subido visto que os restantes níveis se mantiveram inalterados excluindo assim ter passado outro liquido que ñ gasóleo para o óleo
Abraço
NunoManíaco
Feedback
LEONMANÍACOS

Feedback
LEONMANÍACOS

é facilissimo ver qd o carro esta a regenerar!nunozx Escreveu:Pois amigo concordo ctgjoaoreis00 Escreveu:acho q isso só acontece se o carro tiver a regenerar e o desligarem! se cancelarem a regeneração ñ pode acontecer isso!mas se estiver a ocorrer a regeneração e ñ deres conta disso vai acontecer
eu ñ dei conta das supostas regenerações que foram paradas
nunca parei o carro quando tinha luz ligada ou quando supostamente estava a fazer a regeneração sem ela concluir
![]()
Não estou a alarmar ninguem apenas digo para terem cuidado![]()
Abraço
ades reparar q sempre q estacionas o carro este passa do relanti 950rpm's para o idle relanti as 700/750rpm's... qd está a regenerar o relanti fica um pintelho mais alto q o relanti, ficando o carro a umas 1000rpm's!
basta nessa altura dar uns toques no acelerador para cancelar a regeneração e o carro voltar para o idle relanti (700/750rpm's) (claro q ñ é aconcelhavél interromper mta vez a regeneração)
qt ao gasoleo descer para o oleo, como já foi dito ali mais a cima, as quantidade injectadas claro q são minimas e misturar gasoleo com oleo é uma valente cagada! estragando o oleo e estando sujeito a o motor gripar.
Última edição por ricardo em 30 jan 2013, 22:27, editado 1 vez no total.
Negativo. Não há sensor nenhum. O que acontece é; a centralina regista o nº de vezes que o motor liga.nunozx Escreveu: ... ... ...Nos Seat que fazem 30.000km entre revisoes tem um sensor que mede a qualidade do oleo por isso que supostamente são de 30.000 em 30.000km mas se o sistema mandar mudar antes dos 30.000 tem de ser mudado![]()
... ... ...
Regista tambem a temperatura maxima média atingida, arranques a frio, kms percorridos e tempo de uso, etc...
Somadas todas estas variantes, um serviço reset faz o calculo da possivel qualidade, conforme o uso.
Um oleo longlife de 30.000kms pode ter de ser substituido perto dos 21/22 mil kms ou antes se assim for necessario.
Eu por norma, seja ou não necessario, troco o oleo longlife sempre aos 20.000kms.
Boas!!madlima Escreveu:Negativo. Não há sensor nenhum. O que acontece é; a centralina regista o nº de vezes que o motor liga.nunozx Escreveu: ... ... ...Nos Seat que fazem 30.000km entre revisoes tem um sensor que mede a qualidade do oleo por isso que supostamente são de 30.000 em 30.000km mas se o sistema mandar mudar antes dos 30.000 tem de ser mudado![]()
... ... ...
Regista tambem a temperatura maxima média atingida, arranques a frio, kms percorridos e tempo de uso, etc...
Somadas todas estas variantes, um serviço reset faz o calculo da possivel qualidade, conforme o uso.
Um oleo longlife de 30.000kms pode ter de ser substituido perto dos 21/22 mil kms ou antes se assim for necessario.
Eu por norma, seja ou não necessario, troco o oleo longlife sempre aos 20.000kms.
Amigo podes ter razão ñ faço ideia
NunoManíaco
Feedback
LEONMANÍACOS

Feedback
LEONMANÍACOS

para medir o nível de oleo todos têm, agora para medir a qualidade tb duvido mt!
Os mais recentes, 2011 para a frente têm esse sensor sim, mede a quantidade e qualidade do oleo (viscosidade)

Está colocado no fundo do carter.
Começou a ser usado na VW e na Audi este sistema de revisões variavél (de acordo com a analise ao oleo) sendo em 2011 extensivél à seat.
Começas com 30mil 2anos, em contagem decrescente, mas pode nem chegar aos 15mil entre cada muda.
Vão ao forum dos sciroccos e eles confirmam-vos isso...

Começou a ser usado na VW e na Audi este sistema de revisões variavél (de acordo com a analise ao oleo) sendo em 2011 extensivél à seat.
Começas com 30mil 2anos, em contagem decrescente, mas pode nem chegar aos 15mil entre cada muda.
ñ fazia ideia! até pq esse sensor (estilo de sensor) já é usado á vários anos em carros VW mas pensava q media só o nível de oleo!
o meu Leon é de 2010 e acho q tem um sensor igual a esse. só ñ sei se mede tb a viscosidade! se bem q de fabrica vem com revisões a cada 15k km.
o meu Leon é de 2010 e acho q tem um sensor igual a esse. só ñ sei se mede tb a viscosidade! se bem q de fabrica vem com revisões a cada 15k km.
Boas!!joaoreis00 Escreveu:ñ fazia ideia! até pq esse sensor (estilo de sensor) já é usado á vários anos em carros VW mas pensava q media só o nível de oleo!
O meu é de maio 2010 e o que o eng me disse é que os que fazem revisão 1 ano ou 15.000km ñ tem esse sensor
Abraço
NunoManíaco
Feedback
LEONMANÍACOS

Feedback
LEONMANÍACOS

Number12 Escreveu:Os mais recentes, 2011 para a frente têm esse sensor sim, mede a quantidade e qualidade do oleo (viscosidade)
NunoManíaco
Feedback
LEONMANÍACOS

Feedback
LEONMANÍACOS

Bom post amigoricardo Escreveu:
Uploaded with ImageShack.us
http://img829.imageshack.us/img829/618/dfpcuidados.jpg
NunoManíaco
Feedback
LEONMANÍACOS

Feedback
LEONMANÍACOS

ok.. de qq maneira tb ñ sou apologista das mudas de oleo a cada 30k km.nunozx Escreveu:Boas!!joaoreis00 Escreveu:ñ fazia ideia! até pq esse sensor (estilo de sensor) já é usado á vários anos em carros VW mas pensava q media só o nível de oleo!
O meu é de maio 2010 e o que o eng me disse é que os que fazem revisão 1 ano ou 15.000km ñ tem esse sensor![]()
Abraço
apesar de usar o Castrol EDGE 5W30 q é usado para as revisões long-life, tenho feito as minhas a cada 15k km mas vou passar a fazer a cada 20k km.
joaoreis00 Escreveu:ok.. de qq maneira tb ñ sou apologista das mudas de oleo a cada 30k km.nunozx Escreveu:Boas!!joaoreis00 Escreveu:ñ fazia ideia! até pq esse sensor (estilo de sensor) já é usado á vários anos em carros VW mas pensava q media só o nível de oleo!
O meu é de maio 2010 e o que o eng me disse é que os que fazem revisão 1 ano ou 15.000km ñ tem esse sensor![]()
Abraço
apesar de usar o Castrol EDGE 5W30 q é usado para as revisões long-life, tenho feito as minhas a cada 15k km mas vou passar a fazer a cada 20k km.
Tambem uso esse Oleo com norma 507.00.
Mas aconselho-te fazer aos 15.000 por precauçao de tudo. Se queres arranjar a bom preço, da uma olhadela aqui neste site.
http://www.texoleo.com/
Podes confiar, é fantastico e preços exelentes.
O meu FAP ja tem 180.000 e inspira uma exelente SAUDE. Ja nao regenera desde Setembro de 2012.

Seat Leon 1.9 TDI 105 Cv
Suponho que o tenhas retirado nessa data certo?pmmsilva Escreveu: O meu FAP ja tem 180.000 e inspira uma exelente SAUDE. Ja nao regenera desde Setembro de 2012.
Tiraste-o fora com 180mil km? Porque dizes que está de excelente saúde o FAP?
Acho que é com 180mil km que a seat tem planeado a troca do mesmo nos seus planos de manutenção...
Boa tarde a todos,
Comprei o meu Leon 2 1.6 de 105CV em Setembro de 2012 hoje tem pouco mais de 8 mil km. À dois dias que o meu carro está com as rotações nas 1000 juntamente está associado um barulho no motor nas mudanças de velocidade. Será que este problema tem alguma coisa haver com a regeneração?
Cumpts
Comprei o meu Leon 2 1.6 de 105CV em Setembro de 2012 hoje tem pouco mais de 8 mil km. À dois dias que o meu carro está com as rotações nas 1000 juntamente está associado um barulho no motor nas mudanças de velocidade. Será que este problema tem alguma coisa haver com a regeneração?
Cumpts
se ao relanti esta a 1000RPM's é a FAP q quer regenerar! tens de fazer alguns km a +/- 2500rpm's para o carro aquecer e fazer a regeneração!VSebastiao Escreveu:Boa tarde a todos,
Cumpts
VSebastiao Escreveu:Boa tarde a todos,
Cumpts
tem tudo a ver
Boas pessoal!!
Dps de tudo que descrevi atrás já consegui resolver o problema
Conclusão tive de fazer a revisão (para retirar o óleo e o gasóleo que estavam misturados no motor) e fazer atualização do software!!Resultado o carro passou a fazer a ditas regenerações (Antes não fazia, só eram feitas quando ligava a luz e eu ia para a autoestrada ás 20.000rotações até apagar)
Dito isto passados quase 5.000km da revisão e atualização o óleo mantêm-se ao mesmo nível e regenera automaticamente (notase isso quando o carro fica em relantim perto das 10.000rotações e o consumo instantâneo a 0.5l) de 500 em 500km +- quando assim está convém "ajudar" a regeneração fazendo uns km como descrevi em cima
!
Abraço
Dps de tudo que descrevi atrás já consegui resolver o problema
Conclusão tive de fazer a revisão (para retirar o óleo e o gasóleo que estavam misturados no motor) e fazer atualização do software!!Resultado o carro passou a fazer a ditas regenerações (Antes não fazia, só eram feitas quando ligava a luz e eu ia para a autoestrada ás 20.000rotações até apagar)
Dito isto passados quase 5.000km da revisão e atualização o óleo mantêm-se ao mesmo nível e regenera automaticamente (notase isso quando o carro fica em relantim perto das 10.000rotações e o consumo instantâneo a 0.5l) de 500 em 500km +- quando assim está convém "ajudar" a regeneração fazendo uns km como descrevi em cima
Abraço
NunoManíaco
Feedback
LEONMANÍACOS

Feedback
LEONMANÍACOS

Tenho o meu com 87 mil e realmente já tinha notado que algumas vezes ao parar o carro tinha as rotações as 1000 rotações o que costumo fazer é deixar o carro ligado estou +- 10 a 15 minutos parado e passado esse tempo ele baixa as rotações para o normal e sente-se o carro a baixar as mesmas.
Já tentei dar umas gazadas mas não dá em nada enquanto não passa o tempo necessário não volta ao normal.
Faço bem estar parado até estabilizar as rotações?
Já tentei dar umas gazadas mas não dá em nada enquanto não passa o tempo necessário não volta ao normal.
O ideal era ires fazer uns kms com rotação um pouco alta para isso regenerar como deve de ser.
Não é nada de grave fazeres isso, até porque se reparares , depois de fazeres isso na vez seguinte a andares com ele, retoma a regeneração...coriolis Escreveu:Tenho o meu com 87 mil e realmente já tinha notado que algumas vezes ao parar o carro tinha as rotações as 1000 rotações o que costumo fazer é deixar o carro ligado estou +- 10 a 15 minutos parado e passado esse tempo ele baixa as rotações para o normal e sente-se o carro a baixar as mesmas.
Não vale a pena estares a acelerar, basta deixar a trabalhar exactamente 5 minutos, depois de o sentires a tremer ligeiramente, dás um toque no acelerador e vais ver que a rotação desce para as 750rotaçãoes, podes desligar, na vez seguinte que fores andar com ele, a regeneração é retomada...