Afinal, alguém já sabe a causa do problema relatado pelo Dalton?
O Leon do meu primo está a dar o mesmo problema nas curvas para a direita.
Pois pra eskerda tou sempre safo mas é bue xato, vou a fazer uma curva super normal e la começa o carro a travar sozinho... dpois é kom kada solavanko... por isso ek desligo logo akela merda... la vou ter d ir ah seat pra eles verem o k s passa...Pedro_Almeida Escreveu:Não faço ideia mas havia aí um post em algum lado que me deu a ideia que não era muito difícil estragar o sensor, pelo que deve tar num sítio visível... agora onde li isso é outra coisa!
Ao menos a curvares para a esquerda estás sempre a jogar pelo seguro!
Muitos dos que aqui fizeram posts compraram carros novos...
Vocês deviam saber que o ESP é um opcional em todos os modelos e o TCS não.
Isto aplica-se em todos os modelos à excepção dos TDI90 e 110, e dos modelos a gasolina 1.4 e 1.6 nos quais também o TCS era um opcional.
É como o Bruno disse: o TCS está incluído no ESP, e se o vosso carro não tem botão botão para desligar, então é pq não tem o sistema. Se só tem um botão para o TCS então só tem TCS.
Assim sendo, podem muito bem existir Cupra R e Leons TDI150 sem ESP. É perfeitamente normal. Os modelos importados geralmente tem ambos os sistemas (por causa da neve).
Se por acaso compraram o vosso Leon novinho em folha no concessionário e não tem ESP, mas gostavam de ter... então azar. Temos pena. Agora é tarde e já não dá para montar.
Voltem ao concessionário e batam no vendedor por não vos ter informado que isso era um opcional.

Isto aplica-se em todos os modelos à excepção dos TDI90 e 110, e dos modelos a gasolina 1.4 e 1.6 nos quais também o TCS era um opcional.
É como o Bruno disse: o TCS está incluído no ESP, e se o vosso carro não tem botão botão para desligar, então é pq não tem o sistema. Se só tem um botão para o TCS então só tem TCS.
Assim sendo, podem muito bem existir Cupra R e Leons TDI150 sem ESP. É perfeitamente normal. Os modelos importados geralmente tem ambos os sistemas (por causa da neve).
Se por acaso compraram o vosso Leon novinho em folha no concessionário e não tem ESP, mas gostavam de ter... então azar. Temos pena. Agora é tarde e já não dá para montar.
Voltem ao concessionário e batam no vendedor por não vos ter informado que isso era um opcional.
lolololJ41R0 Escreveu:ja agr, so assim para tirar uma duvida...
no leon110 qd ligo o botao do esp ele tem sempre uma luz no painel ligada.. sera do sensor tar marado ou e mm normal aparecer la sempre a luzinha???
eu ate tenho desligado pq n gosto de la ver lol
Desculpa estar a rir, mas tu ainda não percebeste como isso funciona
no leon110 qd ligo o botao do esp ele tem sempre uma luz no painel ligada..
Ou seja, a luz aparece no painel quando o ESP está desligado, ou quando entra em funcionamento... por exemplo, podes exprimentar numa curva, ou numa rotunda, a dar uma guinada para fazer com que ele deslize e vais reparar que o ESP vai entrar em funcionamento e vai aparecer a luz a piscar no painel, indicando isso mesmo.
No entanto aconselho-te a andar sempre com o ESP ligado! A não ser que estejas mesmo consciente e seguro do que estás a fazer...
J41R0 Escreveu:ja agr, so assim para tirar uma duvida...
no leon110 qd ligo o botao do esp ele tem sempre uma luz no painel ligada.. sera do sensor tar marado ou e mm normal aparecer la sempre a luzinha???
Se tiveres mais alguma dúvida diz na mesma...
Por esquecimento meu nunca mais voltei a este post.... Houve um user que me enviou PM sobre o mesmo problema, inmdiquei-lhe o meu azar e o dele tinha exactamente a mesma coisa e por isso tambem em curva disparava o contro de tracção.RedHeart Escreveu:Afinal, alguém já sabe a causa do problema relatado pelo Dalton?
Passo entao a explicar....
Isto ocorria quando ainda tinha jante 17 e qd montei os Potenza, calculei que fosse de ter pneus em condiçoes e abusava mais da curva.
Mais tarde mudei para jante 18 e mudei tb de pneus mas o problema continuava lá, para alem disso até em curvas feitas mais devagar que as outras por vezes disparava na mesma.
Quando fui montar as novas molas, falei disto ao mecanico e ao retirar as jantes, observou-se que havia um amontoado de ferodo(limalhas) o que poderia estar a afectar o sensor... tudo limpinho e é aí que se descobre o verdadeiro problema... as limalhas até poderiam estar a contribuir mas o que eu tinha mesmo danificado era o rolamento da roda. Passamos para o outro lado e voilá!! O da esquerda tambem estava mamado, fiquei
Fez-se a troca, dois novos e até hoje nunca mais houve disparo do controlo de tracção sem que, claro, haja motivo para o mesmo.
Aconselho portanto a quem tem o mesmo problema, primeiro limpar a acumulo de limalhas e depois ver os rolamentos.
E onde é que se pode encontar esse "amigo"?Jota Escreveu:De frisar que o mecanico chama-se Luis Serras e é só o melhor gajo a mexer em carros do Grupo VAG de Portugal e arredores!![]()
Atenção que quando falo em 'mexer' não é de dar escáfia, ele até é contra essas merdas...
Encontra-se em Lisboa, concretamente em Loures. Mas para teres tudo orientado manda P.M. ao big JotaDLeo Escreveu:E onde é que se pode encontar esse "amigo"?Jota Escreveu:De frisar que o mecanico chama-se Luis Serras e é só o melhor gajo a mexer em carros do Grupo VAG de Portugal e arredores!![]()
Atenção que quando falo em 'mexer' não é de dar escáfia, ele até é contra essas merdas...
Vim desenterrar este post, pois após ter trocado os meus pneus da frente, alinhado a direcção, etc., fiquei com o ESP a disparar nas curvas (sem razão para isso!).Dalton Escreveu:Por esquecimento meu nunca mais voltei a este post.... Houve um user que me enviou PM sobre o mesmo problema, inmdiquei-lhe o meu azar e o dele tinha exactamente a mesma coisa e por isso tambem em curva disparava o contro de tracção.RedHeart Escreveu:Afinal, alguém já sabe a causa do problema relatado pelo Dalton?
Passo entao a explicar....
Isto ocorria quando ainda tinha jante 17 e qd montei os Potenza, calculei que fosse de ter pneus em condiçoes e abusava mais da curva.
Mais tarde mudei para jante 18 e mudei tb de pneus mas o problema continuava lá, para alem disso até em curvas feitas mais devagar que as outras por vezes disparava na mesma.
Quando fui montar as novas molas, falei disto ao mecanico e ao retirar as jantes, observou-se que havia um amontoado de ferodo(limalhas) o que poderia estar a afectar o sensor... tudo limpinho e é aí que se descobre o verdadeiro problema... as limalhas até poderiam estar a contribuir mas o que eu tinha mesmo danificado era o rolamento da roda. Passamos para o outro lado e voilá!! O da esquerda tambem estava mamado, fiquei, o carro tinha na altura perto de 40000km apenas e os dois rolamnetos da frente mamados já!!
Fez-se a troca, dois novos e até hoje nunca mais houve disparo do controlo de tracção sem que, claro, haja motivo para o mesmo.
Aconselho portanto a quem tem o mesmo problema, primeiro limpar a acumulo de limalhas e depois ver os rolamentos.
Os sintomas são os mesmos que o Dalton referiu
Primeiramente gostava que alguém me indicasse onde ficam os tais sensores que ficam sujos de limanhas, para ver se estão mesmo sujos.
Se não for disso, vou ter que chatear o Jota para me indicar onde pára esse Sr. Luis Serra
Alguém me descreve onde estão os sensores?
Ao sacares as jantes olha para os discos (interior) de certeza que `^es lo go a acumolar de limalhas.
Se nao te orientares ou nao vires nada poderá ser o mesmo problema que tive.
Manda P.M. ao Jota, ele indica-te o homem.
Não sei se percebi bem, mas já vi que tenho que desmontar as rodas.Dalton Escreveu:Ao sacares as jantes olha para os discos (interior) de certeza que `^es lo go a acumolar de limalhas.
É o que vou fazer então!
Gracias Dalton
Fiz melhor, que foi ir ter com o Luís Serras 
Mas ele apenas limpou os sensores, pois parece que os rolamentos estavam em ordem.
A curvar para a esquerda a coisa melhorou, mas para a direita faz na mesma
Confesso que tenho os pneus gastos, mas é que o esp dispara em curvas normalíssimas, mesmo sem o carro estar a escorregar
Vou ter de lá voltar...
Já agora Dalton, quanto custam os rolamentos, sabes?
Mas ele apenas limpou os sensores, pois parece que os rolamentos estavam em ordem.
A curvar para a esquerda a coisa melhorou, mas para a direita faz na mesma
Vou ter de lá voltar...
Já agora Dalton, quanto custam os rolamentos, sabes?
Boas!!
Os rolamentos lá nesse sitio em concreto foi +/- 50€ cada um.
Agora as más noticias, voltou a fazer a mesma coisa esta semana e novamente nas curvas a esquerda e só à esquerda.
Resultado, chatiei-me mesmo com o cabrao do carro e estrada com ele. Foi mesmo à bruto, escolhi aquela estrada especifica e bimba, curva a chiar para um lado curva chiar para o outro, "ai queres disparar o ESP?? atao vá, agora vais ter razoes para isso..."
Depois mais calmo regressei, ainda insisti numa ou noutra mas o que é certo é que nao voltou a fazer.
Fiz um search no site dos nuestros hermanos, acerca do assunto e qual nao é o meu espanto, nem imaginas a quantidade de posts que lá há sobre este assunto e pessoas a queixarem-se do mesmo
e a maior parte a utilizar F1 como eu tenho agora ou RE050A, os ditos pneus em que o carro me fez isto da primeira vez...
Das duas uma, ou é de certos pneus que por qualquer razao fazem isto, ou são limalhas que se criam/alojam com facilidade em certos sensores.
Este sabado vou a seat montar o meu dogbone que se lixou e vou pedir para me limparem os sensores ou ver se algo está mal montado e faz disparar o sensor...
Uma coisa é certa, nao padecemos só nós deste mal
Os rolamentos lá nesse sitio em concreto foi +/- 50€ cada um.
Agora as más noticias, voltou a fazer a mesma coisa esta semana e novamente nas curvas a esquerda e só à esquerda.
Resultado, chatiei-me mesmo com o cabrao do carro e estrada com ele. Foi mesmo à bruto, escolhi aquela estrada especifica e bimba, curva a chiar para um lado curva chiar para o outro, "ai queres disparar o ESP?? atao vá, agora vais ter razoes para isso..."
Depois mais calmo regressei, ainda insisti numa ou noutra mas o que é certo é que nao voltou a fazer.
Fiz um search no site dos nuestros hermanos, acerca do assunto e qual nao é o meu espanto, nem imaginas a quantidade de posts que lá há sobre este assunto e pessoas a queixarem-se do mesmo
Das duas uma, ou é de certos pneus que por qualquer razao fazem isto, ou são limalhas que se criam/alojam com facilidade em certos sensores.
Este sabado vou a seat montar o meu dogbone que se lixou e vou pedir para me limparem os sensores ou ver se algo está mal montado e faz disparar o sensor...
Uma coisa é certa, nao padecemos só nós deste mal
O que eu me ri ao ler esta merda, porque este sábado à noite também me passei com a merda do carro e fui pra arrábida com o esp desligado
Infelizmente não foi remédio santo, pq continua a fazer
Vou esperar mais um bocado para gastar o resto dos pneus (já falta pouco) e meter uns novos. Espero que fique melhor
Curiosamente também sinto mais, quando faço curvas para a esquerda...