Novato
Afinal, alguém já sabe a causa do problema relatado pelo Dalton?

O Leon do meu primo está a dar o mesmo problema nas curvas para a direita.
Imagem

As laranjas são como as amigas: só sabemos se são boas depois de as comermos.
Suricata_R
Isso deve ser problema de Junta.... :assobiar:
Jota
Suricata_R Escreveu:Isso deve ser problema de Junta.... :assobiar:
... Junta tudo e manda fora... :P :P :P
Bronze
Pedro_Almeida Escreveu:Não faço ideia mas havia aí um post em algum lado que me deu a ideia que não era muito difícil estragar o sensor, pelo que deve tar num sítio visível... agora onde li isso é outra coisa! :hum:

Ao menos a curvares para a esquerda estás sempre a jogar pelo seguro! :lol:
Pois pra eskerda tou sempre safo mas é bue xato, vou a fazer uma curva super normal e la começa o carro a travar sozinho... dpois é kom kada solavanko... por isso ek desligo logo akela merda... la vou ter d ir ah seat pra eles verem o k s passa...
ToledoTDI
Muitos dos que aqui fizeram posts compraram carros novos... :? Vocês deviam saber que o ESP é um opcional em todos os modelos e o TCS não. :dah:
Isto aplica-se em todos os modelos à excepção dos TDI90 e 110, e dos modelos a gasolina 1.4 e 1.6 nos quais também o TCS era um opcional.

É como o Bruno disse: o TCS está incluído no ESP, e se o vosso carro não tem botão botão para desligar, então é pq não tem o sistema. Se só tem um botão para o TCS então só tem TCS.

Assim sendo, podem muito bem existir Cupra R e Leons TDI150 sem ESP. É perfeitamente normal. Os modelos importados geralmente tem ambos os sistemas (por causa da neve).

Se por acaso compraram o vosso Leon novinho em folha no concessionário e não tem ESP, mas gostavam de ter... então azar. Temos pena. Agora é tarde e já não dá para montar.
Voltem ao concessionário e batam no vendedor por não vos ter informado que isso era um opcional. :bangin: :lol:
J41R0
ja agr, so assim para tirar uma duvida...
no leon110 qd ligo o botao do esp ele tem sempre uma luz no painel ligada.. sera do sensor tar marado ou e mm normal aparecer la sempre a luzinha???
eu ate tenho desligado pq n gosto de la ver lol
Gold
J41R0 Escreveu:ja agr, so assim para tirar uma duvida...
no leon110 qd ligo o botao do esp ele tem sempre uma luz no painel ligada.. sera do sensor tar marado ou e mm normal aparecer la sempre a luzinha???
lololol :lol: :lol: :lol:
Desculpa estar a rir, mas tu ainda não percebeste como isso funciona :lol:
no leon110 qd ligo o botao do esp ele tem sempre uma luz no painel ligada..
:arrow: Quando aparece a luz no painel, é sinal que o ESP está desligado!
:arrow: Quando não aparece a luz no painel é sinal que o ESP está ligado ! :idea:

Ou seja, a luz aparece no painel quando o ESP está desligado, ou quando entra em funcionamento... por exemplo, podes exprimentar numa curva, ou numa rotunda, a dar uma guinada para fazer com que ele deslize e vais reparar que o ESP vai entrar em funcionamento e vai aparecer a luz a piscar no painel, indicando isso mesmo.
No entanto aconselho-te a andar sempre com o ESP ligado! A não ser que estejas mesmo consciente e seguro do que estás a fazer...

:P
Bronze
J41R0 Escreveu:ja agr, so assim para tirar uma duvida...
:lol: :lol: :lol:
Se tiveres mais alguma dúvida diz na mesma... :)
Feedback
http://leonclubpt.com/forum/viewtopic.p ... ght=#85445

ImagemImagemAndava pouco andava, mas agora... :scary: :condutor:
Bruno Carmo
:dah:
NandoCupraR
:dah: :dah: :dah: mesmo...

A luz ligada é avisar que esp e essa cambalhada toda ta desligada!! Nao eh à avisar que ta ligado...omg.....
J41R0
ah... n gozes, tenho o carro a 3 dias lol
e n sei o k me levou a pensar k ao tar a luz ligada era qd ligava o esp..
sendo assim ja anda ligado lol :oops:
numa prox rotunda ja puxo isso a ver o k ele me diz
obrigado pelo esclarecimento ;)
ja vi k aki ninguem costuma ter duvidas... :zzz:
Bruno Carmo
há coisas obvias.. :D
J41R0
pah, kem vem de um clio kuase td a funcionar a feijoes ainda... ve tanta luzinha e n sei k, fica logo atrofiado dos pirulitos :P :lol:
Bronze
RedHeart Escreveu:Afinal, alguém já sabe a causa do problema relatado pelo Dalton?

Por esquecimento meu nunca mais voltei a este post.... Houve um user que me enviou PM sobre o mesmo problema, inmdiquei-lhe o meu azar e o dele tinha exactamente a mesma coisa e por isso tambem em curva disparava o contro de tracção.

Passo entao a explicar....
Isto ocorria quando ainda tinha jante 17 e qd montei os Potenza, calculei que fosse de ter pneus em condiçoes e abusava mais da curva.
Mais tarde mudei para jante 18 e mudei tb de pneus mas o problema continuava lá, para alem disso até em curvas feitas mais devagar que as outras por vezes disparava na mesma.

Quando fui montar as novas molas, falei disto ao mecanico e ao retirar as jantes, observou-se que havia um amontoado de ferodo(limalhas) o que poderia estar a afectar o sensor... tudo limpinho e é aí que se descobre o verdadeiro problema... as limalhas até poderiam estar a contribuir mas o que eu tinha mesmo danificado era o rolamento da roda. Passamos para o outro lado e voilá!! O da esquerda tambem estava mamado, fiquei :choque: , o carro tinha na altura perto de 40000km apenas e os dois rolamnetos da frente mamados já!!

Fez-se a troca, dois novos e até hoje nunca mais houve disparo do controlo de tracção sem que, claro, haja motivo para o mesmo.
Aconselho portanto a quem tem o mesmo problema, primeiro limpar a acumulo de limalhas e depois ver os rolamentos.
Jota
De frisar que o mecanico chama-se Luis Serras e é só o melhor gajo a mexer em carros do Grupo VAG de Portugal e arredores! 8)

Atenção que quando falo em 'mexer' não é de dar escáfia, ele até é contra essas merdas...
Gold
Jota Escreveu:De frisar que o mecanico chama-se Luis Serras e é só o melhor gajo a mexer em carros do Grupo VAG de Portugal e arredores! 8)

Atenção que quando falo em 'mexer' não é de dar escáfia, ele até é contra essas merdas...
E onde é que se pode encontar esse "amigo"? :D
Bronze
DLeo Escreveu:
Jota Escreveu:De frisar que o mecanico chama-se Luis Serras e é só o melhor gajo a mexer em carros do Grupo VAG de Portugal e arredores! 8)

E onde é que se pode encontar esse "amigo"? :D
Encontra-se em Lisboa, concretamente em Loures. Mas para teres tudo orientado manda P.M. ao big Jota :D
Gold
Dalton Escreveu:
RedHeart Escreveu:Afinal, alguém já sabe a causa do problema relatado pelo Dalton?

Por esquecimento meu nunca mais voltei a este post.... Houve um user que me enviou PM sobre o mesmo problema, inmdiquei-lhe o meu azar e o dele tinha exactamente a mesma coisa e por isso tambem em curva disparava o contro de tracção.

Passo entao a explicar....
Isto ocorria quando ainda tinha jante 17 e qd montei os Potenza, calculei que fosse de ter pneus em condiçoes e abusava mais da curva.
Mais tarde mudei para jante 18 e mudei tb de pneus mas o problema continuava lá, para alem disso até em curvas feitas mais devagar que as outras por vezes disparava na mesma.

Quando fui montar as novas molas, falei disto ao mecanico e ao retirar as jantes, observou-se que havia um amontoado de ferodo(limalhas) o que poderia estar a afectar o sensor... tudo limpinho e é aí que se descobre o verdadeiro problema... as limalhas até poderiam estar a contribuir mas o que eu tinha mesmo danificado era o rolamento da roda. Passamos para o outro lado e voilá!! O da esquerda tambem estava mamado, fiquei :choque: , o carro tinha na altura perto de 40000km apenas e os dois rolamnetos da frente mamados já!!

Fez-se a troca, dois novos e até hoje nunca mais houve disparo do controlo de tracção sem que, claro, haja motivo para o mesmo.
Aconselho portanto a quem tem o mesmo problema, primeiro limpar a acumulo de limalhas e depois ver os rolamentos.
Vim desenterrar este post, pois após ter trocado os meus pneus da frente, alinhado a direcção, etc., fiquei com o ESP a disparar nas curvas (sem razão para isso!).
Os sintomas são os mesmos que o Dalton referiu :(

Primeiramente gostava que alguém me indicasse onde ficam os tais sensores que ficam sujos de limanhas, para ver se estão mesmo sujos.
Se não for disso, vou ter que chatear o Jota para me indicar onde pára esse Sr. Luis Serra :)

Alguém me descreve onde estão os sensores? :hum:
Bronze
Ao sacares as jantes olha para os discos (interior) de certeza que `^es lo go a acumolar de limalhas.
Se nao te orientares ou nao vires nada poderá ser o mesmo problema que tive.
Manda P.M. ao Jota, ele indica-te o homem.
Gold
Dalton Escreveu:Ao sacares as jantes olha para os discos (interior) de certeza que `^es lo go a acumolar de limalhas.
Se nao te orientares ou nao vires nada poderá ser o mesmo problema que tive.
Manda P.M. ao Jota, ele indica-te o homem.
Não sei se percebi bem, mas já vi que tenho que desmontar as rodas.
É o que vou fazer então!
Gracias Dalton :cool:
Bronze
DLeo entao fizeste aquilo??

Novidades?
Gold
Fiz melhor, que foi ir ter com o Luís Serras :yap:

Mas ele apenas limpou os sensores, pois parece que os rolamentos estavam em ordem.
A curvar para a esquerda a coisa melhorou, mas para a direita faz na mesma :dah: Confesso que tenho os pneus gastos, mas é que o esp dispara em curvas normalíssimas, mesmo sem o carro estar a escorregar :(

Vou ter de lá voltar...
Já agora Dalton, quanto custam os rolamentos, sabes?
Bronze
Boas!!

Os rolamentos lá nesse sitio em concreto foi +/- 50€ cada um.

Agora as más noticias, voltou a fazer a mesma coisa esta semana e novamente nas curvas a esquerda e só à esquerda.
Resultado, chatiei-me mesmo com o cabrao do carro e estrada com ele. Foi mesmo à bruto, escolhi aquela estrada especifica e bimba, curva a chiar para um lado curva chiar para o outro, "ai queres disparar o ESP?? atao vá, agora vais ter razoes para isso..."
Depois mais calmo regressei, ainda insisti numa ou noutra mas o que é certo é que nao voltou a fazer.
Fiz um search no site dos nuestros hermanos, acerca do assunto e qual nao é o meu espanto, nem imaginas a quantidade de posts que lá há sobre este assunto e pessoas a queixarem-se do mesmo :choque: e a maior parte a utilizar F1 como eu tenho agora ou RE050A, os ditos pneus em que o carro me fez isto da primeira vez...
Das duas uma, ou é de certos pneus que por qualquer razao fazem isto, ou são limalhas que se criam/alojam com facilidade em certos sensores.
Este sabado vou a seat montar o meu dogbone que se lixou e vou pedir para me limparem os sensores ou ver se algo está mal montado e faz disparar o sensor...

Uma coisa é certa, nao padecemos só nós deste mal :hum:
Gold
:lol: :lol: :lol:
O que eu me ri ao ler esta merda, porque este sábado à noite também me passei com a merda do carro e fui pra arrábida com o esp desligado :dah: Cheguei à Figueirinha com o cheio a borracha queimada :assobiar:
Infelizmente não foi remédio santo, pq continua a fazer :(

Vou esperar mais um bocado para gastar o resto dos pneus (já falta pouco) e meter uns novos. Espero que fique melhor :hum:
Curiosamente também sinto mais, quando faço curvas para a esquerda...
Jota
As cenas com que esta malta se preocupa... :lol:

Isso é pa andar desligado pah... :P
Responder