Novato
botao ESP
Ola amigos tenho um seat leon e dentro tem um botao que esta escrito ESP sera que alguem me pode explicar para que serve quando carrego nesse botao se acende uma luz com um simbolo queria saber se quando carrego no botao e aparece a luz com o simbolo se tenho esta funcao activada ou esta desactivada.Obrigados pela ajuda.
Gold
Vou colcar um texto que encontrei na net, que assim poupo o teclado :lol:
Electronic Stability Program
O ESP é o sistema de controlo de estabilidade dinâmica de um veículo. Corrige situações de subviragem e sobreviragem assim como problemas de falta de tracção em acelerações ou reduções bruscas. No caso de subviragem (situação em que o veículo numa curva tende a sair de frente), o ESP acciona automaticamente o travão da roda traseira interior à curva. Em caso de sobreviragem (situação em que o veículo tende a fugir de traseira durante a negociação da curva) o ESP acciona momentaneamente o travão da roda dianteira exterior à curva. Sempre que o ESP entra em funcionamento pisca uma luz avisadora no painel de instrumentos do veículo. O funcionamento do ESP não depende do condutor. Por outras palavras, ele funcionará mesmo que o condutor não accione o pedal do travão. Este sistema tornou-se famoso com o Mercedes Classe A, que, para colmatar os problemas relacionados com o teste do Alce, passou a vir equipado de série com ESP. Consoante a marca e modelo do automóvel, o ESP pode (ou não) ser desligado pelo próprio condutor.
Falta só dizer que quando carregas no botão e acende a luz no painel, é porque desligaste o ESP. Se voltares a carregar e a luz no painel desaparecer, está ligado!

Aconselho a andares sempre com ele ligado, uma vez que o Leon tem uma tendência natural para fugir de traseira, quando se abusa nas curvas. E não só por causa disto... em qualquer situação de perda de controlo do carro, o ESP pode salvar-te a vida! 8)
Desligá-lo só mesmo se tiveres consciente do que vais fazer :assobiar:

Cumps
Bronze
Se quiseres queimar borracha, desliga-o... :twisted:
Imagem
Imagem
Imagem
Novato
Obrigados amigos mas o que eu quero saber e se quando carrego no botao do ESP e aparece a luz no painel o ESP encontrase ligado ou desligado.
NandoCupraR
Quando a luz está desligada o sistema ESP está ligado, ou seja ele está presente na tua condução.

Quando a luz está ligada o sistema ESP está desligado, ou seja nao tens qualquer tipo de ajuda a nivel do ESP.

Conclusao: a luz é uma maneira "chamativa" para avisar o conductor a nivel visual que tem esta ajuda desligada. Por isso que só acende quando está desligado.
Responder