Bronze
Diagnóstico
Sr.'s moderadores, não sei se será aqui a secção certa para este tópico, mas eu penso que seja aqui, mas se não for, trabalhem lá um bocadito :P

Ora,
acendeu a luz de diagnóstico no Leon e hoje levei-o há máquina para fazer um diagnóstico, e detectou-se dois erros:
(vou escrever como estava na máquina)

1º erro

P1200
Válv. do ar de circulação p/ o
turbocompressor movido por gás de esc.
Erro mecânico

2º erro

P0411
Sistema de ar secundário
Débito muito pequeno

Amigos,
será que alguém me sabe traduzir isto para "português", é que eu entendo pouco disto.
:roll: :oops: :ops03:

Urgente (para aproveitar a garantia)
Bruno Carmo
EGR marada? :? tb tou um bocado xines nisso!
Bronze
Experts, ajudem aqui o je :render:
Urgente, para aproveitar a garantia.
Novato
Rapaz tu mesmo deste a solução :dah:

" Aproveitar Garantia" ???? :assobiar: :assobiar:

Faz uso dela e eles que resolvam.... :D

Abraço
Seat Leon TDI Top Sport powered by........ME!
Bronze
Puma99 Escreveu:Rapaz tu mesmo deste a solução :dah:

" Aproveitar Garantia" ???? :assobiar: :assobiar:

Faz uso dela e eles que resolvam.... :D

Abraço
Isso sei eu,
traduzam-me é os erros em concreto, se souberem ou puderem
Bronze
Re: Diagnóstico
britas Escreveu:...acendeu a luz de diagnóstico no Leon e hoje levei-o há máquina para fazer um diagnóstico, e detectou-se dois erros:
(vou escrever como estava na máquina)

1º erro

P1200
Válv. do ar de circulação p/ o
turbocompressor movido por gás de esc.
Erro mecânico

2º erro

P0411
Sistema de ar secundário
Débito muito pequeno

será que alguém me sabe traduzir isto para "português", é que eu entendo pouco disto.

Urgente (para aproveitar a garantia)
Eu estive a ver aqui http://www.obd-codes.com/trouble_codes/index.php
e só encontrei o P0411 Secondary Air Injection System Incorrect Flow Detected, o P1200 não encontro em lado nenhum.
Silver
Problemas com a N249 ou os tubos que a ligam à dump valve (fugas ou algo assim).

A N249 abre e fecha a dump valve por ordem da centralina. Pode ser desligada e "bypassada" que não faz falta.

Vai à seat, não te preocupes, que eles mudam-ta ou verificam se não há tubos soltos ou rotos.
Imagem
Bronze
LNeves Escreveu:Problemas com a N249 ou os tubos que a ligam à dump valve (fugas ou algo assim).

A N249 abre e fecha a dump valve por ordem da centralina. Pode ser desligada e "bypassada" que não faz falta.

Vai à seat, não te preocupes, que eles mudam-ta ou verificam se não há tubos soltos ou rotos.
Obrigado, Luis.

Então em princípio será a N249,
e pode ser "bypassada" :hum:

:oops: Desculpa a minha ignorância, mas ao dizeres que pode ser "bypassada", é o mesmo que dizeres inutiliza-la, não?

E não faz falta ligar o carro á máquina?
Bruno Carmo
é mais ou menos isso britas... tipo uma anulação :)
Bronze
Pergunto se não faz falta ligar o carro á máquina,
para a centralina assumir a sua anulação?
Silver
britas Escreveu: :oops: Desculpa a minha ignorância, mas ao dizeres que pode ser "bypassada", é o mesmo que dizeres inutiliza-la, não?
Mais ou menos, "bypass" significa contornar. Neste caso para deixar de a usar, sim ;)
Há um "do it yourself" que explica como fazer um "bypass" à N249, e retirar a mesma. Há pros e contras.

Pros: A dump valve abre mais rapidamente (mas mal se nota). Ficas com menos tubos e "merdas" por cima do motor. Menos uma coisa que se avaria.

Contras: Se lá está é para permitir à ECU proteger o motor em casos extremos (não acredito que seja o teu).

Antes de ires à seat verifica se tens algum fio desligado, algum tubo solto, ou algo assim. Sem a tampa por cima do motor, vais ver um depósito com a forma de um piano. É um depósito de vácuo. Ao lado direito está a N249 e as respectivas tubagens e fios.
Imagem
Bronze
Mas...
britas Escreveu:Pergunto se não faz falta ligar o carro á máquina,
para a centralina assumir a sua anulação?
ToledoTDI
Em relação aos erros está quase tudo dito...

britas Escreveu:Eu estive a ver aqui http://www.obd-codes.com/trouble_codes/index.php
e só encontrei o P0411 Secondary Air Injection System Incorrect Flow Detected, o P1200 não encontro em lado nenhum.
Não encontras nada sobre o P1200 nessas listas pq acima do código erro P1000 (inclusivé) já são erros específicos do fabricante. Daí para baixo são códigos de erro genéricos ODBII P (ou "EOBD"). ;)

Se puderes, liga o carro ao VAG-COM, pode ser que os erros sejam mais fáceis de interpretar.

Foi só a luz ke acendeu, ou estás mesmo com problemas? Notaste alguma coisa... perda de potência, soluços... qq coisa?
Pode até ter sido um problema exporádico...
Como é que ias na altura em ke acendeu a luz? Em cidade (pára-arranca), a fundo, em aceleração a puxar, em velocidade cruzeiro...??

P.S.: Desmarca/apaga os erros, e daqui a uns dias liga o carro à máquina novamente para ver se te aparece alguma coisa...
Bronze
ToledoTDI Escreveu: :arrow: Foi só a luz ke acendeu,
:arrow: ou estás mesmo com problemas?
:arrow: Notaste alguma coisa... perda de potência, soluços... qq coisa?
:arrow: Como é que ias na altura em ke acendeu a luz? ...??

P.S.: Desmarca/apaga os erros, e daqui a uns dias liga o carro à máquina novamente para ver se te aparece alguma coisa...
Por ordem de pergunta:

:arrow: Sim, foi só a luz que acendeu, e no diagnóstico acusou os dois erros acima;
:arrow: e não dei por nenhum problema,
os únicos problemas que tive foi a embraiagem em setembro (levou o kit completo, volante do motor incluído)
e no fim do ano passado acendeu a luz, levei-o á Seat e eles disseram que era uma coisa sem importância,
mas não me explicaram o quê (foi na altura que me recusaram a homologação das J. 17"
e as relações não ficaram muito boas entre nós :assobiar: ), mas de resto tá tudo bem;
:arrow: não tenho a certeza, mas parece-me que perdi um pouco de velocidade de ponta;
:arrow: na auto-estrada, a andar na boa (+-140)

Ao fazer o diagnóstico apaguei os erros.
Vou ver se faço outro diagnóstico, só estava á espera se acendia outra vez, eu li no TT forum, um problm idêntico ao meu e a luz voltava a acender, por isso vou esperar uns dias e logo se vê.
Bronze
N249 Bypass:
SEATCupra.net Gallery / Guides / N249 Bypass
http://www.seatcupra.net/gallery/main.p ... temId=1532
Responder