Boas colega.
Tenho a mesma motorização e posso dizer que após gastar algum (modesto) dinheiro, o mesmo não se rentabilizou em potencia mas como eu amo o meu carro DAMN teve que ser

....
Mas ficam aqui algumas dicas:
- Poderás colocar uma admissão de ar directa comprando um daqueles filtros "cónicos" ou poderás optar pelos filtros de caixa K&N ou Pipercross, sendo que as duas podem ser conciliadas com uma admissão de ar dinâmica semelhante a existente para o vw Golf III.
- As velas Poderás manter as “3polos” da ngk ou poderás comprar umas de iridium, acompanhadas de melhores cabos e bobine.
- A linha de escape pode ser modificada mas não podes colocar linhas de 60mm nem nada semelhante senão o carro perderá “ponta”. O catalisador poderá ser removido sempre com os inconveniente do IPO e da tão famosa sonda lambda que te vai “assombrar o painel com aparições constantes” ( e pois claro não é ambientalmente correcto pois os carros a gasolina são extremamente poluentes).
- Por Ultimo estou a lembrar-me das famosas Box de Potencia que são um sensor de temperatura que da leitura ao ECU, uma resistência adicional para que a temperatura engane o ECU e o motor trabalhe com uma mistura mais rica. Não faz milagres mas poderá “soltar” 2 cavalos do potencial total do motor.
Sendo assim todas estas alterações não te vão dar uns delirantes 30 cavalos, mas garanto-te que vai fazer diferença e o carro vai ficar mais “soltinho”.
Será que valerá a pena?!
Mais dispendioso será isto tudo aliado a uma cabeça do motor com válvulas trabalhadas taxa de compressão elevada (é Imperioso usar gasolina 98 oc -mais despesa-) e quem sabe um turbo ou compressor e as possíveis electrónicas
Espero ter ajudado.