boas tenho 1 seat altea 1.6 tdi cr ecomotive de 2010, as vezes o relantin fica nas 1000rpm, ja perguntei na seat dizem k e normal, será?? alguem me ajuda
.
Boas,
Pelo que já li isso acontece quando o carro está a regenerar o FAP (filtro partículas).
Abraço.
Pelo que já li isso acontece quando o carro está a regenerar o FAP (filtro partículas).
Abraço.

pode ser aquilo que o manji disse, ou então pode ser o sensor de temperatura da agua do motor estragado, e isso altera o relanti... Por vezes sobe para as 1.000 rpm, outras vezes estabiliza na rotação normal...ibizapt Escreveu:boas tenho 1 seat altea 1.6 tdi cr ecomotive de 2010, as vezes o relantin fica nas 1000rpm, ja perguntei na seat dizem k e normal, será?? alguem me ajuda.

McCunha FU
o k e n sei, mas qnd ligo o carro o relantin esta normal, dp de andar cm ele fica assim mas n acontece sempre, e de vez em qnd, tanto a frio como a quente. sera a regeneração da fap? obrigado pela ajuda
É facil ver se é a regeneração.
Faz assim: com o carro a quente (rpm normal) vê o consumo instantâneo com o carro parado, com o ar condicionado desligado e as luzes desligadas. Memoriza esse valor, no meu caso 2.0TDI CR 170Cv é de 0,5litros/hora.
Quando estiver com o relantim mais elevado verifica o consumo instananeo da mesma forma, no meu caso fica a 0,9litros por hora. Isto é a regenerar.
Para o caso de ser o tal sensor de temperatura estragado e estar a dar informação à ecu que o carro está frio, o consumo instantaneo dará 0,7l/hora e à medida que vai aquecendo passa para 0,6l/h até estabilizar nos 0,5l/hora.
Espero ter ajudado...
Ultimamente tenho controlado mais o ciclo das regenerações e elas têm ocorrido umas vezes após 550km, outras vezes 600e poucos km e outras vezes 700 e pouco km. Isto já com quase 60mil km de estrada (supostamente meia vida)
abraços
Faz assim: com o carro a quente (rpm normal) vê o consumo instantâneo com o carro parado, com o ar condicionado desligado e as luzes desligadas. Memoriza esse valor, no meu caso 2.0TDI CR 170Cv é de 0,5litros/hora.
Quando estiver com o relantim mais elevado verifica o consumo instananeo da mesma forma, no meu caso fica a 0,9litros por hora. Isto é a regenerar.
Para o caso de ser o tal sensor de temperatura estragado e estar a dar informação à ecu que o carro está frio, o consumo instantaneo dará 0,7l/hora e à medida que vai aquecendo passa para 0,6l/h até estabilizar nos 0,5l/hora.
Espero ter ajudado...
Ultimamente tenho controlado mais o ciclo das regenerações e elas têm ocorrido umas vezes após 550km, outras vezes 600e poucos km e outras vezes 700 e pouco km. Isto já com quase 60mil km de estrada (supostamente meia vida)
abraços
antes de mais obrigado pela ajuda, deve ser msm a regeneração, ainda a pouco fez a quente e deixei ficar assim passado 1s minutos o relantin voltou ao normal. o meu e 1 1.6tdi e tem cerca de 22mil km. n percebi essa da meia vida do teu??Number12 Escreveu:É facil ver se é a regeneração.
Espero ter ajudado...
abraços