Novato
Travagem após mudança óleo
Nunca achei grande eficiência a travagem do meu Leon. Como já estava com o óleo dos travões há perto de 3 anos sem mudar, lá me decidi a trocar de óleo. Sangrei como deve ser (da roda mais distante para a mais perto da bomba principal) e tudo pronto.

Acontece que o carro alterou bastante a travagem. Não sei se para melhor se para pior.

No caminho para casa, o ABS acionou 4 vezes. Ou seja, tinha o pé calibrado para ter de fazer mais força e, zás, aquilo parecia estar a travar melhor.
Acontece que o pedal parece ter ficado muito mais suave. A força necessária para travar parece ser bem menor. Como se o servo-freio estivesse a funcionar muito melhor. Mas, por outro lado o pedal parece estar com um curso maior até começar a sentir-se a travagem. Parece um contrasenso. Não sei se estará tudo bem. Alguém me dá uma dica destes sintomas? :(
Diamond
Re: Travagem após mudança óleo
Tens ar nas tubagens...
Bronze
exacto, esta mal sangrado
Bronze
Filipe Escreveu:exacto, esta mal sangrado
Nem mais ainda existe ar no sistema
FeedBack:
http://leonclubpt.com/forum/viewtopic.php?f=40&t=6357

Imagem

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Seat Leon TDI
Vw Lupo TDI
Diamond
O pedal do travao dos nossos bolides é muito duro nao é defeito é feitio, se o teu esta macio é por causa do ar que tens dentro das tubagens...
Novato
Obrigado pela ajuda.

Eu não coloquei logo a hipótese de ter ficado ar porque o pedal está mole mas mantem a pressão. Ou seja, quando existe ar tem tendência a ir "deslizando" após se pressionar a fundo.

Suponho que o tipo de óleo não seja tb parte do problema. Coloquei DOT4 mas não comprei na marca.

Para a semana vou voltar a sangrar.

Já agora. Não preciso com o VAG de abrir as válvulas do ABS? Posso sangrar pelo processo tradicional (carrega, injecta, abre, larga) ? :)
Ou tenho que ter em atenção algum detalhe ou usar algum equipamento?

Obrigado

João
Diamond
joaocfc Escreveu:Obrigado pela ajuda.

Eu não coloquei logo a hipótese de ter ficado ar porque o pedal está mole mas mantem a pressão. Ou seja, quando existe ar tem tendência a ir "deslizando" após se pressionar a fundo.

Suponho que o tipo de óleo não seja tb parte do problema. Coloquei DOT4 mas não comprei na marca.

Para a semana vou voltar a sangrar.

Já agora. Não preciso com o VAG de abrir as válvulas do ABS? Posso sangrar pelo processo tradicional (carrega, injecta, abre, larga) ? :)
Ou tenho que ter em atenção algum detalhe ou usar algum equipamento?

Obrigado

João
O modo tradicional é sempre o melhor, podes é começar a sangrar pela Bomba central e depois sim passar para as bombas das rodas para ficar como deve de ser...

Nota para ficar como deve de ser nao basta sangrar uma vez em cada roda especialmente as de trás que tem uns bons metros de tubo convem sangrar varias vezes para nao ficar nenhuma bolha de ar la dentro...
Novato
Eu começo sempre pela roda traseira direita porque é a mais distante da bomba central (tem o curso mais longo). Depois a de tras esquerda, frente direita e por fim frente esquerda. Como o circuito é independente facilita tb um pouco as coisas.

Já fiz o processo dezenas de vezes em outros carros mas com o Leon tenho tido galo. Ou o circuito é mesmo complicado ou não sei. Fico sempre com a sensação de que não fica OK. Por isso questionei se o processo tradicional era válido.

Nos concessionários eles utilizam um adaptador para o depósito mas depreendo que seja apenas para ir metendo óleo à medida que vão sangrando. Não vai influenciar em nada a pressão do circuito.

Vou repetir a dose e ver se é desta.

Já agora, lembrei-me. Sanfra-se com o motor ligado (servo-freio a funcionar) ou desligado? Deveria de ser a mesma coisa mas talvez não seja necessário injectar quando se tem o motor ligado pois a pressão é muito maior.
Bronze
Penso que possas fazer com o carro desligado... :hum:

Tenta perder mais algum tempo com as bombadas e fica OK, é um circuito muito grande, e nao deixes acabar o oleo no deposito, nem fazer bolhas quando o metes lá para dentro.
:happy14:
Abraço.
Novato
Muito Obrigado. :cool:

Vai ser na terça-feira que vou repetir o processo. Vamos a ver se é desta.
Diamond
Carro desligado e começa pela Bomba Central...
Novato
O meu julgo estar com o mesmo problema, ja agora onde é que se sangra a bomba central?
FEEDBACK: http://leonclubpt.com/forum/viewtopic.php?t=11483
Projecto: http://leonclubpt.com/forum/viewtopic.php?f=31&t=12719

ImagemImagemImagem
SEAT LEON TOP SPORT TDI XENON 6000K MILLE MIGLIA EV-R 18"/8.5 & Tinted Windows 35%
Novato
Repeti ontem a operação. Em especial da roda traseira direita (a mais distante da bomba principal) saiu algum ar. Na frente, tudo sem problemas. Tal como previsto, a travagem não digo que tenha melhorado (apenas 20% é feito nas rodas traseiras com o carro vazio). Mas a sensação de só começar a ter travagem com o pedal a meio, melhorou bastante.
Deixei de sangrar quando deixou de sair ar. Depreendo que o ar existente se acumule nas extremidades (bombas). Assim sendo, tendo começado a sair apenas óleo, deve querer dizer que deixou de haver ar.
Agora é dificil dizer se está 100% bom pois melhorou bastante mas não tenho comparativo para saber se já não pode melhorar mais (já lá vão uns anos desde que recebi o carro vindo de fábrica). :)
Diamond
ALPHARS Escreveu:O meu julgo estar com o mesmo problema, ja agora onde é que se sangra a bomba central?
Debaixo do deposito do oleo...
Novato
desculpa estar a usar o teu topico, mas tenho o mesmo problema, pois quando mudei as mangas de eixo para colocar os discos de 312 e os tubos em malha de aço, retirei o oleo dos travoes que já tinha mais de 4 anos e coloquei dot 5.1.
apos sangrar fiquei com um espaço enorme na travagem e o pedal chega +/- a meio e faz do tipo um click, parece que acaba o ar e começa a travagem... apos uma semana, fiz novamente o sangramento, ficou melhor, mas continuo com um espaço grande e o mesmo click, apenas saiu de 2as rodas um bocadinho de ar. e nao sangrei a bomba central pois nao sabia que era necessario sangrar a bomba, e nem sei como se sangra. podera ser ar na bomba central ou podera ser alguma avaria da bomba central ou do servo-freio.... ???
Novato
mas podiam postar alguma imagem onde se sangra a bomba principal, é que não estou a ver mesmo o sitio....
Novato
boas

desculpem estar a desinterrar o tópico, mas como fiz recentemente a muda do oleo dos travoes e tb não sangrei a bomba central.. já olhei pra ela bem e não estou a ver como sangra-la..
pergunto isto porque tb noto uma estranheza qualquer no pedal, nada de muito, está a travar a 95%.. o pedal apenas vai um poco de nada mais abaixo doq antes.. já experiementei o abs e ta tudo ok tb..

ou será que quando leva oleo novo fica assim e depois com o envelhecimento vai ficando mais em cima ?! n me parece q seja isto, estou so a supor :hum:
Novato
Viva novamente.

Posso dizer nesta altura que a situação do meu voltou ao "normal" ou criei o hábito e já não tenho comparativo.
Até acredito que com o uso o sistema acabe por melhorar com o uso.

A verdade é que o sangramento deste carro é muito mais complicado de ser feito na perfeição do que o que tenho experimentado com outros carros.Não sei se existe algum tubo mais elevado ou algum estrangulamento a verdade é que tive de repetir o processo algumas vezes até conseguir sacar o ar fora. Da próxima vez não volto a vazar o circuito.
Novato
boas

epa ya quando deixas mesmo vazar tudo pnt já foste.. é um stress isso.. o meu suguei o oleo velho e limpei o deposito.. atestei com novo e dp fui roda a roda tirando e acrescentando.. fiz cm muita calmex para n dar merda e correu bem.. dp la sentia qq coisa estranha no pedal.. no dia asseguir sangrei again lá saiu umas bolhitas msm poucas e ag hje em dia tá perfeito.. as vezes é mesmo do habito.. na altura tarmos ali cm a atencao toda parece q n ta bom e ate tá.. lol
Responder