Bronze
Entrada Ar para o cofre do motor
Ora bem, após andar a matutar nisto algum tempo, lá arranjei tempo para colocar em prática...

Penso que o cofre do motor do Leon é um pouco abafado e aquece em demasia. O ar tem que passar por três radiadores antes de chegar ao motor, o que não ajuda em nada o arrefecemento por exemplo, do radiador de óleo.

A peça de origem, igual à que serve para a entrada de ar para a cx de velocidades custa na Seat cerca de 35€...

Com um pouco de imaginação, encontrei isto. Tubo rectangular com 80*40mm, em pvc
Imagem

Depois de feito o corte para ficar com inclinação.
Imagem

Já com o tubo, com 65mm de diâmetro. o tubo é do utilizado para as sofagens em carro mais antigos, em aluminio, e forrado a papel preto. Na junção entre a peça de pvc e o tubo levou uma rede fina em metal, para evitar que entre muita sujidade.
Imagem

Já montado. Aqui, a melhor maneira é fazer entrar o tubo por baixo do carro, e depois colocá-lo no sitio, Tive de desmontar a grelha e o farol de nevoeiro, para o conseguir encaixar
Imagem

Visto de fora.
Imagem

Penso que em dias de calor já ajuda alguma coisa no arrefecimento. Tenho uma outra ideia, que permite a entrada de mais ar, mas que vai levar tb a mais sujidade....

Alguma dúvida estão a vontade...
Leon FR TDI
Bruno Carmo
A ideia parece muito porreira... :)

mas eu não o faria porque axo que é tugabens a mais aí no compartimento do motor :dah:

devias agora arranjar maneira de conseguir medir antes e depois a temperatura do bloco em x de metros a x velocidade para ver se resolve alguns graus aí dentro! 8)

Parabens!
Bronze
Pois, essa de medir a temperatura era porreira, mas não é fácil....se ao menos tivesse o vag-com, podia tentar medir a temperatura do óleo...

Mas conto conseguir fazer um outro pequeno teste, a ver se tem ou não benefícios...por norma, depois de chegar a casa ao fim de 20km, o carro meia hora depois ainda não arrefeceu nada, no ponteiro da temperatura. Agora com isto vamos ver. Se em condições aparentemente iguais descer, é porque está a ajudar.
A entrada de ar, ou melhor, o ângulo em que está montada poderá ter de ser alterado, pois parece-me que ficou um pouco fechado....mais aberto em relação ao choques e o ar flui melhor e entra com mais força... tenho de testar com uma ventoínha a ver se assim é....

Em relação a serem muitos tubos, pois aí não à nada a a fazer....mas como o motor já anda mesmo sem tampa, restringir mais circulação de ar não restringe....
Leon FR TDI
Silver
Eu sou mais adepto de saídas de ar do cofre do que entradas extra.
A grelha frontal é suficiente, e ao abrir a mais pequena saída no capô vai criar um fluxo de ar (entrada->saída) e de preferência por cima, porque o ar quente sobe.
O problema é fazer saídas discretas, não xuning, e tem de ser feito num bom bate-chapa para não ficar um trabalho mal feito.
Imagem
Novato
Eu resolvi facilmente esse problema..... Reguardos do motor FORA....... hehehe
Bronze
Pois, essa é a maneira fácil...mas tb é a maneira fácil de apanhar pó, lixo, humidades ou até mesmo pedras soltas de encontro ao carter motor...no, thanks :hum:
Leon FR TDI
Bronze
Leon_XH Escreveu:Eu resolvi facilmente esse problema..... Reguardos do motor FORA....... hehehe
ja somos no minimos dois :D até é melhor para ver se o carro anda a pingar oleo ou nao... mas talvex se perca ponta penso eu perdendo-se aerodinamica... :hum:
Novato
As pedras k se apanha não são assim tão grandes k possa danificar o Carter.... Se forem grandes, nem o Resguardo o vai proteger, poix akilo é plastico e não é preciso mto pra se partir.....
Bronze
O resguardo é só peso... Saca isso fora pá!!! :P
russo
por acaso quando comprei o carro tb reparei nao ter proteçao por baixo,mas acho so haver um prblema, é em tempos de chuva e em kestoes de andamento perde um bocado mas arrefece muito o motor...
Bruno Carmo
Kryptone Escreveu:
Leon_XH Escreveu:Eu resolvi facilmente esse problema..... Reguardos do motor FORA....... hehehe
ja somos no minimos dois :D até é melhor para ver se o carro anda a pingar oleo ou nao... mas talvex se perca ponta penso eu perdendo-se aerodinamica... :hum:
3 :D

e a temperatura baixou 8º :choque:
Bronze
Ora bem, ontem quando cheguei a casa lá fui ver se de facto o efeito era muito ou pouco....a zona para onde a saída do tubo está a apontar (radiador e filtro de óleo do moror) estava menos quente que a zona envolvente. À hora a que cheguei a casa ainda estava um ar quente, e até levou algum calor pelo caminho....por mim está a fazer o espectável...se desce ou não a temperatura, pelo menos a do óleo deve descer algo...

Em relação à forra do motor, deixo aqui o que se passou comigo à alguns anos, no primeiro carro que tive, uma Opel Astra. devido à falta de uma das forras do motor, neste caso lateral, todos os invernos, e em alguns deles por mais de uma vez, tive de trocar os rolamentos e vedantes da poli da correia do alternador que está ligada à cambota. Causa: quando desmontava, era ver só humidade. Ao fim de dois inverns, consegui encontrar a dita forra, e depois de estar no sitío, não mais voltou a acontecer. Daí que retirar a forra fora não seja opção para mim, não só por causa da humidade, mas também de pós, pedras e afins. Mas também sei que era a maneira mais fácil de arrefecer o motor.
Leon FR TDI
Silver
Mais uma coisa a fazer no próximo TD: resguado fora :D
Imagem
Gold
LNeves Escreveu:Mais uma coisa a fazer no próximo TD: resguado fora :D
E se fores à gravilha? :hum: :bangin:
Silver
DLeo Escreveu:
LNeves Escreveu:Mais uma coisa a fazer no próximo TD: resguado fora :D
E se fores à gravilha? :hum: :bangin:
Mais uma razão para conduzir ainda melhor :lol: